Fortaleza Impossível

Fortaleza Impossível Jason Rekulak

Resenhas - Arqueiro

Lucas 12/09/2017

"Decepção" define esse livro
Um livro repleto de personagens machistas e com comentários gordofóbicos. Insisti com a leitura até o fim, na esperança de que houvesse uma evolução e amadurecimento, mas na verdade, os personagens só são babacas mesmo. A história é boa, porém o que motiva ela acontecer é algo tão ridículo, e com proporções tão absurdas, que simplesmente não dá para comprar a ideia. O final foi bem ok, possui um plot twist legal, mas infelizmente não foi o suficiente para salvar o livro todo. Desculpa quem gostou, mas para mim, não deu!

Barão 05/09/2017

Um livro sobre amizade, primeiras escolhas, diversas inteligências e amor, inclusive o amor pelos anos 1980.
"Olhei-a nos olhos, para que visse que eu estava dizendo a verdade; fiz força para que acreditasse em mim. A Fortaleza Impossível era verdade. A Radical Planet era verdade. Tudo o que eu sentia por Mary era verdade." - pág 235

O ano é 1987, Billy, Clark e Alf são garotos na faixa dos 14 e 15 anos, apaixonados por jogos de computador (a super novidade da época), musicas, filmes e programas de TV, completamente nerds e felizes. Billy é filho de mãe solteira e passa a maior parte do seu tempo sozinho em casa programando seus próprios jogos de computador feitos a 8-bits, mas ele vem apresentando sérios problemas na escola por não acompanhar a sua turma, o que acabará apresentando sérios problemas ao garoto.

Outro entretenimento que era auge naquela época era a revista Playboy, que acaba publicando fotos escandalosas de uma das apresentadoras de TV que o trio de nerds adora, Vanna White. Porém, por serem de menor e não possuírem amigos mais velhos para comprar a tão desejada revista, Billy, Clark e Alf planejam um "assalto" para conseguir a revista. Mas, até onde é um assalto se você pretende pagar pelo produto?

Contudo os garotos vão ter que conseguir se livrar de vários obstáculos para conseguir invadir a única loja da cidade que vende a Playboy, sendo eles: um policial; um cachorro escandaloso; atravessar dois prédios e conseguir o código de alarme da loja. É aí que entra na jogada a enigmática e super inteligente, Mary Zelinsky, filha do dono da loja que o trio quer invadir, e sobra para Billy a tarefa de conseguir o código do alarme. Porém, tudo começa a mudar a partir do primeiro contato de Billy com Mary.

Com uma escrita incrível, repleta de referências aos anos oitenta, Fortaleza Impossível é um prato cheio para quem morreu de amores por Os Goonies, ou por Stranger Things, vocês precisam ler esse livro, sério! Por mais que no meio do livro tenha muito assunto sobre computadores e programação eu não senti dificuldade na leitura. Enfim, vale a pena conferir esse livro!

site: https://www.instagram.com/meninatecaria/?hl=pt-br
CAMILA 05/09/2017minha estante
''Suponho que esta leitura, deva trazer novamente o passado bom que não se presencia mais no cotidiano". interessante livro!

Barão 13/09/2017minha estante
Sim! Arrasou na frase.

CAMILA 13/09/2017minha estante
Obrigada! Aline. Beijos!

Desireé (@UpLiterario) 02/09/2017

Inocência, amizade e uma tela em DOS. (@UpLiterário)
Se você se apaixonou com pelo menos uma dessas duas séries nostálgicas: Anos Incríveis e Stranger Things, você precisa ler Fortaleza Impossível!
Will, Alf e Clark são grandes amigos e como todo garoto de 14 anos ou mais são apaixonados por Vanna White, uma famosa apresentadora de TV. Quando a Playboy lança uma edição com fotos exclusivas de Vanna, os meninos bolam um plano mirabolante para conseguir um exemplar. Mas no meio de todos os desafios que eles terão que vencer para finalmente colocarem as mãos na revista, Will jamais poderia esperar que teria que superar os percalços do primeiro amor.
Recebi a prova desse livro da Editora Arqueiro, em um pacote cheio de amor e carinho (e chocolate!) e amei! Queria muito ler essa história, pois amo os anos 80 (afinal nasci nessa década - em novembro de 89, maaas, ainda anos 80) e adoro leituras e séries que mostram um pouco desses tempos tão próximos, mas tão tecnologicamente distantes de nós. E eu não podia ter amado mais esse livro. Ele foi perfeito do início ao fim.
Com uma narrativa empolgante e os relatos de Will, aquele típico nerd que ninguém dá bola na escola, mas que esconde uma genialidade impressionante, deixam a leitura com o sabor doce do início da adolescência, umas das fases mais difíceis do jogo da vida. E as aventuras e os sonhos dos garotos vão te lembrar daqueles dias mágicos em que os pequenos problemas pareciam grandes enigmas a serem desvendados, e quando cada pequena conquista é uma enorme vitória.
Impossível parar de ler e, mais ainda, não se emocionar com Will e Mary. Não percam o lançamento, apertem o play e boa leitura!

site: www.instagram.com/upliterario

Carol 29/08/2017

ahhh, os anos 80

Bill Marvin é um nerd de 14 anos apaixonado por programação que vira suas noite jogando e programando novos jogos. Ele, assim como todos os adolescentes da sua idade, quando querem uma coisa, fazem de tudo para conseguir e o novo alvo de Bill e seus amigos, Alf e Clark, é a nova revista publicada pela Playboy da famosa apresentadora de TV Vanna White. Como são menores de idade arquitetam um plano para conseguir adquirir um exemplar na única banca da cidade.

E é assim que Bill conhece Mary Zelinsky, filha do dono da banca, nerd e ama programação. Bill finge para seus amigos que só está iniciando uma amizade com Mary afim de conseguir a revista da Playboy, mas é claro que o motivo não é esse. Será que Bill conseguirá mentir para todos, inclusive para si mesmo?

O livro "Fortaleza Impossível" vem nos trazer toda a nostalgia que sentimentos ao falar dos anos 80. Não nasci nessa época, mas foi impossível não terminar esse livro nostálgica após tantas referências e um enredo muito bem escrito.

Mary foi aquela personagem que deixou impossível não admirá-la e amá-la, foi a melhor parte do livro. Ela foi crescendo e me surpreendendo a cada página e eu terminei o livro querendo abraçá-la forte, levar pra casa e passar a minha senha do Wi-Fi para ela.

É uma obra que não retrata apenas jogos, mas sim amizade, lealdade, amor e amadurecimento. Não espero diálogos incessantes e chieos de carga emocional, pois é um infanto juvenil leve e gostoso de ler, que mesmo sem possuir uma carga pesada consegue te fazer enxergar os personagens e seus sentimentos.

Recebi a prova do livro da Editora Arqueiro e mesmo não sendo a impressão oficial já fiquei surpresa com todo o cuidado e carinho da editora com seus leitores, é lindo de ver uma editora tão grande como eles, mas ao mesmo tempo tão atenciosa. Obrigada pelo envio dessa prova, foi a minha primeira e eu me emocionei demais.

Cheiro de Livro 14/08/2017

Fortaleza Impossível
Fui adolescente em um período pré mundo conectado, era um mundo vasto e analógico. Vi a chegada dos computadores, da internet e toda a modificação que eles causaram. “Fortaleza Impossível” fala desse momento em que os computadores começavam a chegar na vida das pessoas e, mesmo assim, o mundo ainda era analógico. A pequena aventura de Will, Clark, Alf e Mary é nostálgico e carrega todo o clima de clássicos como “Goonies” e “Uma noite de Aventuras”.

Jason Rekulak pega um trio de amigos adolescentes, um deles, Will, um nerd antes de ser nerd virar cool na década de 00, e os coloca diante de um desafio: a playboy da Vanna White. Para nós brasileiros pode não dizer nada o nome de Vanna White, mas nos EUA ela era a musa e, em 1987, a playboy era A fonte de fotos sensuais de mulheres. A revista não podia ser vendida por ninguém com menos de 18 anos, com isso o trio elabora um plano que mais se parece com os planos infalíveis do Cebolinha para conseguir a revista. Não, esse não é um livro sobre garotos querendo uma revista de mulher pelada. A parte do plano que cabe a Will, ele se oferece na verdade, é seduzir Mary. Will não quer seduzir Mary, Will, um programador em formação, quer é trocar seus conhecimentos de computação com ela, quer aperfeiçoar o seu jogo Fortaleza Impossível para concorrer a um prêmio.
Tudo no livro é nostalgia, o inicio dos capítulos com códigos em BASIC, as referencias aos jogos de texto, o desconhecimento da maioria das pessoas sobre computação, está tudo nas páginas. Tenho que admitir que cada vez que se falava em programação e jogos de computação dos primórdios eu lembrava do meu irmão e o seu TK-85 e de jogar Carmen Sandiego no meu super moderno 286. Em meio a tanto anos 1980 o que faz desse livro algo tão divertido é que esses adolescentes podem estar no mundo analógico mas seus sentimentos, confusões, brigas, amores, tudo é igual em qualquer época.

Vou dizer apenas que tem um segundo plano infalível que acho bem mais legal do que o da playboy, não falarei mais do que isso para evitar spoiler. É nesse momento do livro que surge uma reviravolta que causa bastante estranheza. Não chega a estragar a experiência como um todo, mas que é uma reviravolta estranha é. Mesmo assim recomendo a leitura, ainda mais para as crianças e adolescentes da década de 1980 mas não só para elas.

Ah, já ia esquecendo. Se você, como eu, quer ver como ficou o jogo do Will é só entrar aqui e se viciar. Estou lá tentando melhorar meu recorde! Venha

site: http://cheirodelivro.com/fortaleza-impossivel/

Ellem - @colecionandoprimaveras 07/08/2017

Billy tem 14 anos e ama programar jogos de videogame. Ele faz uns jogos bem legais, mas seus dois melhores amigos, Alf e Clark, não estão nem aí, porque não entendem nada de programação.

Então, a revista Playboy publica umas fotos de Vanna White, uma famosa apresentadora de TV e os três meninos começam a arquitetar vários planos loucos e engraçados para conseguirem comprar a revista na única loja da cidade que tem pra vender.

Em uma dessas tentativas, Billy conhece Mary Zelinsky, a filha do dono da loja. Mary também tem 14 anos e é uma nerd brilhante e apaixonada por programação.

A partir de então, Billy e Mary começam a trabalhar juntos no jogo Fortaleza Impossível, para submetê-lo a um concurso super importante de videogames. E, entre disquetes, Commodore 64 e um fundo musical com "Todas as Suas Canções de Amor Favoritas dos Anos 80', começa a surgir um romance.

Porém, Mary é uma garota e é gorda, então, para que seus amigos não fiquem zoando, Billy faz com que eles pensem que o seu envolvimento com ela é apenas parte do plano para conseguir a Playboy. E, bem, é claro que isso não vai dar certo, né?!

Gente, esse livro é um amorzinho. Ele aborda o universo nerd adolescente dos anos 80, o que dá aquele clima nostálgico bem legal.

A história é narrada em primeira pessoa pelo Billy e a leitura flui super bem. Tem vários termos de programação e computação que eu não fazia nem ideia do que era, mas isso não atrapalhou em nada a leitura, pelo contrário, fez com que eu me sentisse mesmo dentro do mundo geek haha'

Os personagens são muito legais, engraçados e típicos adolescentes esquisitos haha', eu adorei a Mary, ela é bem diferentona das 'meninas normais'.

Mas o que eu mais amei mesmo foi o clima de anos 80 (pra quem não sabe, depois do século 19, os anos 80 são minha época favorita ❤). Eu passei a leitura toda ouvindo as músicas da playlist 'Todas as Suas Canções de Amor Favorita dos Anos 80'.

Mas lá pro final teve uma reviravolta que me deixou MUITO surpresa, mas não me agradou muito. Eu fiquei sem entender qual foi o objetivo daquilo na história haha'. Se tivesse seguido o clichê, eu com certeza teria amado muito mais.

site: https://www.instagram.com/p/BXbpI7agG5Z/?taken-by=colecionandoprimaveras

Newjudge 07/08/2017

Resenha do Blog Lendo e Esmaltando
Fortaleza Impossível conta a história de Billy Marvin, um pequeno nerd de 14 anos. Ele e seus melhores amigos Alf e Clark estão sempre juntos comendo guloseimas, assistindo o mesmo filme e conversando sobre músicas e filmes. A mãe de Billy trabalha de madrugada e como ele sempre fica sozinho, o garoto vira as noites programando jogos de videogame em seu computador.

A vida dos três adolescentes começa a mudar quando a Playboy publica a edição da Vanna White, uma famosa apresentadora de TV. Como os meninos são menores de 18 anos, não possuem autorização para comprar e então decidem bolar um plano para conseguir botar as mãos na famosa revista. Em meio a criação desse plano Biily conhece Mary Zelinsky, igualmente nerd e programadora de videogames.

Uma aventura juvenil que relembra as glórias da década de oitenta. Eu não nasci nessa época, mas meu irmão sim e por tudo o que ele fala eu tenho certeza que era uma época gloriosa e que deixou muitas memórias. Foi uma prazer ter uma percepção melhor de como tudo funcionava na época, um deslumbre dos costumes e do avanço tecnológico.

O livro é bem juvenil, então não espere comportamentos maduros. O enredo gira basicamente em torno dos amigos criando planos e mais planos para ter acesso a revista da Vanna White e na amizade entre Billy e Mary.

A narrativa do Jason Rekulak é maravilhosa, e eu que não me considero uma fã do gênero, consegui terminar a leitura em um tempo recorde, foi uma leitura muito deliciosa e preciosa. Fui perfeitamente inserida em 1987 e me peguei curiosa em descobrir mais coisas da época. O livro tem muitas menções a músicas e filmes, o que eu achei muito legal. Biily, Alf e Clark são os típicos adolescentes de 80 e eu me diverti muito com eles.

Mary foi uma personagem surpreendente, aos poucos ela foi me conquistando e no final se tornou minha personagem preferida do livro. Eu entendi todo o sentimentalismo que ele carregava e o final foi incrível, fiquei chocada com a reviravolta criada pelo autor.

Esse não é um livro apenas sobre jogos, não espere encontrar isso. Acho que Fortaleza Impossível é, acima de tudo, um livro sobre amizade, amor e amadurecimento. É um livro que remonta a década de 80, então se você nasceu por aí, vai se sentir bem saudoso. É um enredo juvenil, tenham isso em mente, as atitudes dos personagens podem lhe parecer idiotas ou bobas, mas lembre-se que eles são adolescentes e que jovens são exatamente assim, imprudentes e as vezes irracionais.

Enfim, gostei dos personagens e da ambientação do enredo, mas principalmente amei a narrativa que prende o leitor do começo ao fim, assim como amei a reviravolta no final do livro. Recomendo muito para quem adora uma aventura juvenil e também para quem morre de saudade dos anos 80/90.

Eu tive acesso a prova do livro, portanto não li a versão final, mas já posso dizer que a diagramação proposta esta incrível e todo capítulo se inicia com referências a programação. A capa é maneira e não faz referência ao enredo em si, mas ao jogo criado por Billy e Mary.

site: http://lendoeesmaltando.com