Império das Tormentas

Resenhas - Arqueiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

UltimoNarrador 19/04/2024

Sadie é a melhor!
Está ai um bom livro de pirata!

Império das Tormentas é um livro incrivelmente bom! Claro que senti que nossa queria Sadie poderia ter sido mais explorada, ela é um rendado de pirata!

Não só ela, é claro, mas diria que Sadie sozinha levaria todo livro nas costas se quisesse. Além de todas as gírias que são ensolaradas por demais e tão um atrativo de leitura tremenda.
Claro que Red e Hope não ficam atrás, mas sem duvidas toda minha alegria foi reduzida pela metade com fato de Sadie não ser tão presente. Esse papel de mentora lhe caiu bem, com toda certeza, porem acredito que Sadie, Red e Hope seriam o trio perfeito para todos os livros futuros.

Enfim, este livro é muito bom!

Cristina186 04/07/2023

Uma experiência absoluta.
Ler esse livro foi muito especial pra mim por múltiplas razões, mas vou citar apenas as questões principais. Tudo que eu gostei no livro gira em torno de uma palavra: Qualidades.
O autor faz um ótimo trabalho em tudo que se propôs a fazer, aqui ele construiu um universo complexo, profundo e completo, personagens secundários, coadjuvantes e até mesmo extras todos bem desenvolvidos com ações e decisões que fazem sentido, com personalidades complexas e profundas e tudo isso foi simplesmente criado pelo ambiente em que eles vivem.
Sem entrar em muitos detalhes do enredo, boa parte da história se passa em cidades e com população em situações precárias, cercados por pobreza e crime e pela minha experiência lendo eu acredito que o autor fez um ótimo trabalho em criar esses ambientes e em deixar que esses próprios ambientes fossem responsáveis pela criação de suas personagens.
Outro ponto importante pra mim é a tradução. Sou uma tradutora formada então esse é um aspecto que eu normalmente presto bastante atenção, mas no caso desse livro fui completa e positivamente surpreendida com o nível do trabalho dos tradutores. Como o autor construiu um mundo completo e complexo, essa história teve um elemento bem interessante de gíria, e linguagens bem características daqueles personagens naquela realidade, o autor criou inúmeras giria deixando tudo bem original e a equipe de tradução fez um trabalho excelente adaptando elas e mantendo a originalidade, não só isso como também, no fim do livro, tem um artigo fictício de revista fazendo a análise semântica e etimológica dessa língua original. Esse detalhe eu achei bem interessante e alimentou a nerd linguística que tem dentro de mim

Emily_rc9 30/04/2023

O livro me surpreendeu, achei os termos que os personagens usam meio difíceis no começo, e por fim acabei não me acostumando com eles . . . No mais é uma boa história.

Brenda376 28/02/2023

Eu adorei esse livro, de verdade. A aventura, a fantasia e o romance de migalhas conquistaram meu frágil coração. Só leia ele e ponto, inclusive necessito da continuação. rezo todos os dias para editora traduzir o resto!

vick_andradety 27/01/2023

é assim que escreve um livro de fantasia
sinceramente, só vim pra elogiar o quão f*da é esse autor. Ambientação incrível, personagens perfeitos e bem trabalhados, uma história incrível carregada por uma escrita muito boa. Sofro por não ter a continuação no Brasil

Gramatura Alta 06/12/2022

Rixidenteron e Bleak Hope são jovens sobreviventes de perdas em um império medieval dividido pelo status social. Eles podiam ter sucumbido, mas a vida tratou de transformá-los em guerreiros. Suas jornadas tinham que se cruzar. Bleak Hope é a única sobrevivente da sua vila que foi atacada por soldados do Imperador, liderados por um biomante. Encontrada clandestinamente no navio do capitão Sin Toa, ela lhe conta sua triste história. O nome, Bleak Hope, é o mesmo da sua vila e ela passa a adotar a fim de nunca esquecer o horror que viveu. Para buscar vingança.

Nesse mundo criado por Jon Skovron, os navios não embarcam tripulantes mulheres, os marinheiros veem como mau agouro. Logo, Sin Toa decide deixar Bleak Hope em Ermo dos Ventos, na ordem dos Vinchen, onde monges lutam pelo império. Lá, não é aceito mulheres, mas como ela tem por volta de 8 anos é acolhida por Hurlo, chefe da ordem, apenas por tempo suficiente para chegar à idade de sobreviver como órfã. Com o tempo, Hurlo faz algo proibido: treina ela secretamente. Logo, temos uma Kill Bill em época medieval.

Rixidenteron é outro protagonista. Órfão de pais, sobreviveu na rua com sua esperteza incomum. Com olhos totalmente vermelhos, característica de crianças nascida por usuários da chamada “especiaria coral”, ele destoa das outras crianças.

Ao ser raptado por piratas que o tentavam escravizar como marinheiro, ele se une a Sadie Cabra (também raptada) nas empreitadas malucas dessa mulher totalmente independente. Ninguém a segura. Nem os capetas (apelido carinhoso para os soldados do império). Os verões passam e cada um aperfeiçoa suas habilidades nos ambientes que estão inseridos. Os objetivos são diferentes, mas a vida parece moldá-los como guerreiros para momentos que presenciaremos.

Quando uma venda mal-sucedida acontece com a tripulação da Bleak Hope, Rixidenteron (agora chamado de Red) corre para ajudar a garota desconhecida, e fica tão entranhado na vingança.

O mundo do IMPÉRIO DAS TORMENTAS é bem amarrado. Com elementos medievais a la Assassin ‘s Creed, temos uma mescla de ficção-científica, aventuras de piratas e pitadas bem insossas de romance (ufa!).

Os soldados mantêm controle a ferro e fogo sobre Nova Laven, que parece uma ilha prisional gigantesca onde a violência reina para ter o que comer. Não há cenas com o Imperador. Ele é uma sombra. Os que lhe representam são os chamados biomantes que
têm papel fundamental na criação de novas armas para destruição dos inimigos. Enquanto os biomantes servem ao Imperador, os Vinchen servem ao império.

Senti uma falta gritante de ação por parte dos Vinchen. São uma ordem isolada. Não participam de nenhuma frente de batalha. É quase como se fossem uma arma secreta para um momento da história. Bleak Hope vive alguns anos por lá. Com regras que só a
diminuem como mulher, ela sofre todo tipo de tortura por parte dos irmãos da ordem. É uma escrava que tem a liberdade, mas não se atreve mesmo que no fundo saiba que os seus dias estão contados. Entretanto, Hurlo é um milagre em meio aos desgraçados, à treina tão bem que só consigo vê-la como uma prodigio.

Todo capítulo que surgia de Bleak Hope eram os melhores. O frio na barriga pelo desconhecido vinha. Suas atitudes seguem uma ordem vinchen, mas ela surpreende. Não é exagero quando associo sua imagem à icônica Kill Bill, mas Bleak sabe o momento de esperar. Sua evolução na busca do biomante assassino do seu povo é gradativa e estimulante de acompanhar.

Durante a leitura, me acompanhou a sensação de falta de destaque para personagens profundos. Senti isso com Sadie e Brigga Lin, essa última tem a história mais inusitada de todas. Mesmo com motivação foi jogada de escanteio com desfechos que só a diminuíram até se tornar uma figurante. Isso foi algo estressante de ler. Jon poderia ter trabalhado mais nessas personagens. Elas tinham tudo para ser chaves nos desfechos. Fiquei com a impressão de que elas podiam apagar as histórias de Red e Bleak Hope.

Red é um personagem que se molda conforme as situações aparecem. Ele não desperta aquela vontade de ver a próxima ação impensada que com certeza virá. É uma baita sorte ele não morrer por conta das decisões que toma. Serve até como representação da
juventude: imprudência.

A divisão dos bairros em Nova Laven é bem definida: Círculo do Paraíso, Costas de Prata e Ponta do Martelo são os mais pobres e recorrem à formação de gangues para defendê-los. Salto Fundo é a parte rica do mapa e ninguém se atreve a chegar em seu porto se não pertence ao local. A parte política desse mundo despertou minha atenção. Cada gangue permanece em seu território. Fugir disso já é motivo para pancadaria.

Outro ponto que me chamou atenção é a utilização de gírias para pessoas e situações. Às vezes parava para assimilar uma palavra dentro do contexto. Esse tipo de vocabulário enriqueceu a história. É algo que deviam adotar em criações de mundos.

Os grandes vilões da obra são os biomantes. Temidos, lembram os cientistas com seus experimentos. Mas diferente da realidade, eles utilizam sem consentir os humanos como cobaias. Assassinar a “escória” é apenas um fim que justifica o meio. Além disso, ninguém se atreve a tocá-los, pois com o toque coisas inimagináveis acontecem. Jon tenta descrever visualmente o que acontece no corpo humano quando recebe o toque de um biomante, e quando imaginamos é nauseante.

A escrita da obra tem fácil compreensão. Você consegue se situar durante as cenas tranquilamente. Demorei um mês para concluir porque lia no ônibus, mas tenho certeza que concluiria muito antes se realizasse leituras mais focadas.

Houveram pontas soltas, pois estamos falando de uma trilogia. Infelizmente os outros volumes não foram traduzidos para o português brasileiro. Se o(a) leitor(a) quiser concluir vai ter que importar de Portugal na versão feita pela Saída de Emergência que deu a cara e fechou a trilogia. A editora Arqueiro bem que podia resgatar.

A edição física segue o mesmo padrão de outras obras da casa editorial. Tem o mapa das ilhas que compõem o Império das Tormentas logo nas primeiras páginas. A fonte das letras tem um tamanho até que confortável, mas preferia que fosse um pouco maior. Os capítulos tem tamanho excelente. Recomendo a leitura para aqueles que exploram a fantasia medieval. Só não garanto que vai ser o seu livro do ano.

Resenha escrita pelo Maru para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2022/12/06/imperio-das-tormentas-onde-a-garota-devia-ser-a-unica-protagonista/

Luana-ARL 21/06/2022

Boa história, mas mal desenvolvida
Achei a ideia principal legal, mas só se desenvolve para o final. É aquela história que conta várias coisas aleatórias para juntar no final, mas que não precisava de tanta enrolação pra isso.
E para um livro de fantasia, faltou muito dela.

Lucas Rocha 24/04/2022

Não tem continuação no Brasil
Queria muito ler a continuação mas ainda gostei na medida do possível do livro mas ainda fiquei triste por não ter uma continuação então não fiquei muito apegado

Lena 21/04/2022

Império das tormentas
Genteee, simplesmente amei... Amei o jeito que a história foi se desenrolando e tô louquinha para saber o que vai acontecer com o Red e com todos esses personagens que tem o meu coração. Sério, amei os personagens desse livro, a família que eles criam... Perfeição. Aconselho muito a leitura ??????

Rita625 06/03/2022

Fantasia top, romance meia boca
É uma boa história, o que pega é esse romance que eu achei meia boca. Eu sempre reviro meus olhos pra esses romances "unidos pelo destino" porque na maioria da vezes é cheio de clichês. E eu fiquei relutante em ler inicialmente, justamente por isso pela capa e sinopse dedurem o óbvio. Mas fui tentar de qualquer forma kkk

O mundo ambientando é bem maneiro e crível, te convence da realidade. A leitura super fluida e fácil de ler. Porém parece que o escritor tomou mais cuidado em criar um mundo fictício mais real possível e nao teve o msm cuidado com os desenvolvimento dos personagens.
Os personagens secundários são maneiros e carismáticos, mas o que mais me incomodou foi o lance do Hope e Red. Eles se unem na metade do livro, antes disso a gente ver eles tendo sua trajetórias separados. O que pra mim funcionou muito melhor. O protagonismos deles enfraquecem quando passam a ficar juntos, fica uma relação morna e sem graça.

O Red é um ladrão malandro e charmoso, porém tem um estilo de "o último romântico" que faz um contraponto interessante. A Hope (o livro poderia ser dela facil facil) é uma menina que perdeu tudo e se torna uma espadachim guerreira super focada. Talvez umas 30 páginas a mais de construção desse "amor" teria me convencido melhor.

Mas de forma geral é uma coisa que me incomodou, mas nao atrapalha muito a história. Se o amor dele tivesse sido mais fraternal e nao romântico, as razões das atitudes da Hope teria sido mais realistas.

E de novo o livro é sobre ela, porque logo no começo a gente sabe da vingança dela. O Red é só um fantasma perto dela. Pq ela é fabulosa e brilha muito. Se o livro fosse só dela e seu crescimento pessoal, seria muito melhor. Muito molenga ele, tem até uma personagem que fala isso pra ele kkk e mais de uma vez kkk

E pra mim o melhor de todos e tudo: OS BIOMANTES!!! Cara, são umas espécies de cientistas e magos. São os vilões de todo o livro e com razão , são sinistros. Eu preciso muito de um livros só deles kkk tem muito material pra ser explorado nesse mundo mágico.
Dione.Barros 06/03/2022minha estante
Eu adoraria ler a continuação, mas creio que terá o mesmo destino da saga Anjo da noite, que a Arqueiro simplesmente decidiu não dar continuidade

Rita625 06/03/2022minha estante
Mano... nem me lembra disso. Extremamente frustante começar uma serie e nem saber se vai ter tradução pro brasil, esse Império da Tormentas eu ja comecei sabendo desse detalhe, mas Anios da Noite não. Anios da Noite eu adorei os dois livros e pelo jeito nunca vou saber o bendito do final

Dione.Barros 07/03/2022minha estante
Eu questionei a Arqueiro a respeito da continuação da saga Anjo da noite e responderam que a série foi cancelada

Rita625 09/03/2022minha estante
Espero que outra editora queira relançar a saga, ficaria mt grata kkk

Dione.Barros 12/03/2022minha estante
Sim, é a minha esperança também

Line 19/02/2022

Eu acabei e fiquei... "Socorro? Cadê o resto?"
É um mundo totalmente novo e com uma linguagem própria que faz a gente se perder e tentar reproduzir as gírias.
Preciso saber como termina. O final me chocou um pouco... Mas eu acredito que a continuação iria tirar nossas dúvidas e aprofundar o relacionamento entre Hope e Red.
No geral o livro é bom.

Pri_ 14/01/2022

Mais que livro maravilhoso
Um livro de fantasia perfeito com um final surpreendente cheio de ação e aventura com personagens intrigantes, inteligentes, passados envolventes e caracteristicas unicas. Cada pagina lida vale a pena, super recomendo para qualquer um que queria uma historia envolvendo piratas e com uma ótima construção de mundo e personagens. Não vejo a hora de ler a sequencia desse livro maravilhoso.

Jessiana 30/10/2021

A vingança
Esse livro é centrado na vingança dos personagens contra as injustiças sociais do império em que estão vivendo, mas foi uma crítica bem pobre e o livro não despertou muita empatia. Tinha mais potencial e gírias bem nada a haver. No geral é uma leitura rápida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5