A Senhora do Lago - Volume 1

A Senhora do Lago - Volume 1 Andrzej Sapkowski

Resenhas - SENHORA DO LAGO, A

Kate.Batista 19/10/2020

Sigo apaixonada, já comecei a leitura surtando, super recomendo!
O livro é sensacional, surtei logo de cara com a menção da lenda arthuriana.
Levei um mês pra ler, não porque o livro tenha sido chato como a leitura do anterior, não! Estou escrevendo tese, enrolada na vida e acabei atrasando leituras. Quem nunca?
Acho que tem muita coisa pra acontecer ainda pra ser a primeira parte do fim da saga, estou achando que a segunda parte vai ser meio corrida. Estou torcendo pra que não seja assim, ainda porque estamos falando da escrita de Andrzej Sapkowski.
Sigo na saga, sigo apaixonada e recomendando

Niájera 02/10/2020

Preparação pro grande final.
O livro começa meio parado, ficamos sem entender direito o que está acontecendo, até que as peças começam a se encaixar e novamente, sensacional... Quem chega até aqui já sente um aperto no coração ao saber que caminha para o final da saga de Geralt, Yennefer e Ciri... Que venha o último.

Aline Andrade 28/09/2020

O começo do fim
Confesso que o início do livro me irritou um pouco. Queria mais respostas, queria saber sobre o "percurso" dos personagens principais, mas isso só veio acontecer após 40% do livro. Apesar desse detalhe, a estória como sempre, conseguiu me prender, exceto algumas partes repugnantes, bem difíceis de ler. O final me deixou ávida pela continuação, e com uma dorzinha no coração por estar chegando ao fim dessa série que tem muito mais a ver com a Ciri, do que com o Geralt.

Luan.Brito 04/09/2020

Muito bom livro
O livro da saga que mais demorei, senti um pouco de lentidão na história. Mas vamos agora para o último da saga, e ver o que vai acontecer.

@juliaavictorino 01/09/2020

Promissor
A Senhora do Lago parte I apresenta altos e baixos. O que achei estranho é que, para mim, o ápice do livro foi o meio dele, aonde estamos super envolvidos na história da Ciri, uma das melhores personagens, com uma jornada muito interessante de se acompanhar. A história acaba dando uma esfriada para o final, mas deixa um bom gancho para o próximo.
Ansiosa pra ver como vai terminar!

fyveer 29/08/2020

A Dama do Lago (Volume I), Andrzej Sapkowski.
"? Neste mundo há feiticeiros? Sabe, esses que lidam com a magia. Magos. Versados.
? Merlin. E Morgana. Mas Morgana é má.
? E Merlin?
? Mais ou menos."

Falta apenas uma obra para finalizar a leitura da saga do bruxo Geralt de Rívia e já estou sentindo saudade dos personagens, Andrzej Sapkowski fez com que eu me prendesse muito na narrativa e que sentisse apego aos heróis e heroínas da trama.

No primeiro volume de A Dama do Lago, obra dividia em dois tomos na versão brasileira por causa de seu tamanho, o leitor se reune com Ciri em um novo mundo, uma nova realidade que desafia a princesa bruxa em conectar-se com o passado e descobrir quem ela realmente é e o que sua existência significa.

Ciri se vê cativa com os elfos versados, eles são mais periogosos do que aqueles bandoleiros que lutam por liberdade em seu mundo, esses são mais cruéis que os nilfgaardianos pois buscam uma constante expansão através das realidades, mas precisam do sangue de Cirilla para abrir os portais que permitem a marcha de seu exército pelo Continente.

Sapkowski também integra em sua obra ícones da alta fantasia, que se tornaram de certa forma, um símbolo do fantástico no meio literário: Nimue, a Dama do Lago, Rei Arthur com seus cavaleiros e os feiticeiros Merlin e Morgana. Alguns são apenas menções, mas Nimue aparece como uma mestre feiticeira em busca da lenda da princesa bruxa.

Yennifer, infelizmente, encontra-se sob o poder de Vilgerfoz e não sabemos se haverá escapatória, nem mesmo se haverá ajuda já que ela é considerada uma traidora para o resto do mundo. Tudo depende das ações de Vilgerforz! Geralt segue com sua companhia em busca de Ciri, mas tem uma breve parada em Thoussaid e acaba nas garra de Frigilla Vigo.

Não vejo como se dará o fim dos personagens e isso me torna mais ansiosa para saber o fim dessa saga. Recomendo uma leitura bem detalhada de cada obra, pois sempre aparece uma referência aos livros anteriores.

Amanda Schemin 11/08/2020

E a panela de pressão vai explodir...
Com a saga chegando ao seu final, a pressão da panela está prestes a estourar!
Confesso que durante a leitura senti vontade de dar uns safanões na Ciri, meio que me decepcionei com a postura do Jaskier também, mas a história evoluiu de um jeito muito bacana.
Terminei o livro já louca atrás da continuação, sinto que ficará aquele vazio existencial típico de fim de leitura de uma saga boa, daquelas que você se vê trocando uma ideia com os personagens como se fossem seus amigos.

Fenrir 01/08/2020

Muito bom mas...
Gostei demais mas... já poderia ter terminado a saga ... não precisaria da segunda parte

Patty Pizarro 24/07/2020

Ansiosa
Enquanto Yennefer continua prisioneira de Vilgefortz e Geralt desfruta de uma rotina agradável em Toussaint, Ciri encontra na Torre da Andorinha um inimigo poderoso com um pedido peculiar.

Confesso que esse livro me deixou com uma raivinha do Geralt. A "beleza" de Toussaint parece ter causado amnésia no bruxo. De repente, tudo que pelo qual ele estava lutando parecia simplesmente não existir. A Triss ganhou todo meu desprezo e não sei se mudo de ideia até o último livro.
A inserção do multiverso na história na agradou demais. Referências como a Lenda do Rei Arthur, a peste bubônica, entre outras, me deixou com vontade de entrar na história e ajudar a Ciri, que por sinal, não tinha noção do imenso poder que tem. Ansiosa pelo desfecho e triste de saber que está acabando. Que venha o volume 2.

Saulo Gervásio 22/07/2020

Quase lá...
Finalmente chegando o final da série. Já começa a bater a ansiedade e saudade.

Nath 21/07/2020

A Senhora do Lago
Senhora do Lago, do tempo, do espaço, da espiral, sangue antigo.
Os mundos se encontram e Uroboros morde seu rabo novamente.
A coitada da Ciri nem sabe mais aonde está mas sabe aonde quer chegar.

Denise 16/07/2020

A senhora do Lago
Bem que eu tava lendo e vendo que não ia dar tempo de acontecer tudo que faltava. Nem me liguei que esse era o volume 1. Então lá vamos nós para o último ?
Eu gostei do livro, mas confesso que esses personagens extras me entediaram um pouco. Sempre que volta aos personagens principais a leitura flui que é uma beleza.

Fernando.Lovato 13/07/2020

Utilizar-se de viagens tempo-espaço é um faca de dois gumes: resolve alguns problemas mas cria N outros
Obs: A obra “Senhora do Lago” pode ser encontrada em 2 formatos: dividida em dois volumes ou em um volume único. Sejam espertos e não façam como eu, pois, infelizmente, comprei o volume 2 da obra julgando que era o volume único (estava 10 reais mais barato e pensei que estava fazendo um grande negócio, porém comprei metade da obra), tive que comprar posteriormente o volume 1. Enfim, paguei mais caro comprando os dois volumes separadamente do que se tivesse comprado o vol. Único. Façam as contas!

Trata-se de meia obra!

--> pontos positivos:
- a partir dos problemas representados na trama, existe a possibilidade de tirar N problemas filosóficos para se debater que ainda estão vigentes no mundo contemporâneo. Ex: justificativas acerca do ato de mentir, falta de diálogo dentro de um relacionamento, impotência sexual, zoofilia (leia-se aqui coitos entre espécies distintas), etc.
- grande quantidade de micro "plot twists".
- detalhes das descrições de personagens e ambientes

--> Pontos negativos:
- uso excessivo de sentenças em outras línguas e que infelizmente não vêm traduzidas em notas de rodapé. Ex: Injuria ter que procurar no dicionário/celular o que significa uma expressão a cada duas páginas.
- Excesso de não linearidade da história. É uma marca do autor trabalhar com rememorações, porém nessa obra ele exagerou. Ex: O capítulo 4 poderia ser no lugar no capítulo 1, que não atrapalharia em nada a história e diminuiria as rememorações,
- quando uma saga decide explorar viagens no tempo-espaço deve-se ligar o sinal de alerta, pois a chance de surgir paradoxos dentro da trama é alta. E, no caso da obra, não é diferente, uma série de questões e “furos” podem ser levantados que põe em xeque a trama como um todo. Ex: Por que a Ciri não volta no tempo e salva a própria mãe da morte? Ou a avó? Ou a Lara Dorren?
- Protagonismo POWER. O protagonismo salva os personagens de uma série de males – se a mesma situação acontecesse com uma personagem descartável o mal teria acontecido. Exemplo: um atirador tem 97% de precisão
Fernando.Lovato 13/07/2020minha estante
lol! O skoob cortou o final da resenha, irei continuar aqui:

"Se ele atira num protagonista sempre ele erra o tiro, se atira num personagem descartável sempre acerta"

Luisa 13/07/2020

INCRÍVEL
Esse livro definitivamente me conquistou de uma maneira positiva que eu não estava esperando. Até então, meu livro preferido da saga era Tempo de Desprezo, não é novidade para ninguém que os capítulos da Ciri são de longe os melhores, e por conta deste livro ter um enfoque grande em toda a trajetória dela atrás do Geralt é demasiado (semlre quis usar essa palavra) envolvente. Eu fico muito impressionada sempre como o Andrzej constrói muito bem todos os seus personagens, cenários e como no final tudo se interliga sem nem mesmo percebemos de cara, essa sacada é genial e este estilo me lembra muito o King (apesar de ambos autores não terem nada a ver um com o outro). Simplesmente acho incrível toda essa organização de cada "semi capitulo" muitas vezes estarem em tempos diferentes com os mesmos personagens, por isso é tão necessário estar bem concentrado quando está se lendo The witcher, e agora que foi nos apresentados todo esse conceito de multi universo e de que o tempo na verdade é uma espiral, me pergunto se o objetivo do Andrzej desde o começo não foi nos instigar com essa "brincadeira" de percepção de espaço e tempo.

matheus 09/07/2020

Ótimo
Gostei bastante, muito rico em detalhes, muita a ação e muito humor.