A Senhora do Lago - Volume 1

A Senhora do Lago - Volume 1 Andrzej Sapkowski

Resenhas - SENHORA DO LAGO, A

Marlos 02/03/2023

Um livro sensacional!
Nesse volume, acompanhamos a jornada de Ciri de uma forma mais aprofundada, ao passo que vamos observando o desenrolar dos eventos, que vão convergindo para o final da saga.

Achei muito interessante que alguns laços firmados entre certos personagens, no livro "Tempo do Desprezo" são retomados neste volume.

É uma leitura muito empolgante, cheia de revelações e esclarecimentos.

@litera2023 21/02/2023

Esplêndido!
Eu acompanhei toda a série e posso dizer que favoritei pra vida! Eu li todos os livros e favoritei com 5 estrelas os 7 livros. É uma história sensacional, aqui ri, chorei horrores, fiquei triste, feliz, pulei de alegria, eu tive um milhão de sentimentos?
Dê Literatura 21/02/2023minha estante
Que bom q vc gostou do final

be.astori 17/02/2023

Final agridoce
Me parece que algumas coisas foram resolvidas apressadamente, entretanto no geral não é um término decepcionante.

como sempre, o autor soube amarrar cada detalhe e a trama política se desenvolveu como deveria, e até de modo realista no lado bom e ruim.

quase perde a linearidade, ficando monótono em alguns pontos, assim como no quarto e no quinto livro.

Juliana.Silva 16/02/2023

Mais um volume excelente da série The Witcher, um pouco triste com o fim mas com certeza essa é uma série que eu vou reler sempre com o passar do tempo. Pra quem ama ler e ama livros de fantasia essa série é com certeza uma preciosidade.

Josiastds 04/02/2023

Final incrível
Uma saga que vai deixar saudades, já estou na verdade, os primeiros livros são incríveis até fico sem palavras pra falar sobre eles, esse livro foi mediano pra mim e por que? Nesse livro em específico o autor não soube dá uma carga dramática nas mortes de personagens importantes até demais na estória, fiquei irritado porque não teve profundidade no decorrer das narrativas das mortes, como se naquele momento o auto tivesse presa, só que depois dos acontecimentos teve mais ou menos 200 páginas se não me engano, me corrijan se eu tiver errado, dava pra dá uma de "George R. R. Martin... Seria maravilhoso e triste ao mesmo tempo, mad no geral realmente amei a saga. Amo livros densos!!! Hahah

Líria 31/01/2023

O maioral da saga The Witcher. Queria me esquecer pra poder ler de novo. A absoluta elite, você vê todo o progresso da escrita do autor durante a saga, e aqui, o ápice dele.
Há quem discorde e prefira Batismo de Fogo. Mas discorde aí em off no seu bloco de notas fjdlskfkftk

Gica Brombini 27/01/2023

"Algo termina, algo começa"
Eu não queria ter terminado esse livro, e nem essa série.
Minha história com a saga The Witcher é engraçada, pois comecei a ler ela de forma muito despretenciosa.
Quando a série foi anunciada, eu me interessei muito pela premissa da história. Eu já havia me aventura com fantasias antes, mas ainda era (e é) um gênero que me considero iniciante. Descidi tentar me aventurar pelo menos nos 3 primeiros livros, para depois ver a primeira temporada da adaptação.
Então no final de 2020, pude ouvir o audiobook do primeiro livro pelo Scribd. Escolhi ele pois ainda tinha algum tempo do teste gratuito, e simplesmente resolvi experimentar.
Eu gostei bastante do primeiro livro, assim como o segundo. O terceiro, infelizmente, não me cativou, mas como eu estava ouvindo o audiobook, foi mais fácil de persistir.
Essa é uma saga bem política, com inúmeros personagens com nome incomuns e díficeis, diversas conversas sobre estratégias e cenas de guerra, e confesso que, se não fosse pelos audiobooks, nunca teria terminado de ler ou me apegado tanto a saga.
É um leitura complexa, com um universo grande e inúmeras situações e núcleo a se desenrolar, então agradeço muito o trabalho de narração do Mauro Ramos, que tornou todas as situações envolventes e deu vida a cada personagem de forma única.
Quando terminei o terceiro livro da saga, ponderei se continuaria ou não. Tenho certeza de que, se estivesse lendo em livro ou e-book, eu nunca iria terminar. A escrita do autor é muito boa, é claro, detalhada e imersiva, mas também é bastante lenta e os livros são extensos.
Decidi ouvir o quarto livro, e ele iria definir se eu continuaria ou não saga.
E então aconteceu: eu simplesmente surtei ao longo de toda e leitura e principalmente com o final!!!!
A partir daí, apenas me empolguei e amei cada vez mais cada personagem, principalmente a Ciri e a Yennefer (eu já gostava do Geralt desde o início). A "trupe" do Geralt ganhou todo o meu coração!
Eu sinceramente não achei que me sentiria tão triste em concluir essa saga. Acho que só percebi o quanto amava quando muitas coisas começaram a ruir, personagem começaram a morrer, e destinos foram modificados.
Eu chorei de verdade no último capítulo e não previ isso.
Com certeza os últimos três livros foram os meus favoritos. Me diverti e mergulhei na história criando teorias em cada um deles.
Não digo que essa série como um todo é perfeita para mim. Também não ouso apontar defeitos ou coisas que deveriam ser modificas, mas compreendo que alguns elementos narrativos simplesmente não me descem. Entretanto, eu entendo que é algo muito particular meu. A história e a narrativa são completamente voltadas ao público adulto, então compreendo as cenas violêntas e descritivas (ainda mais pelo contexto de guerra), as partes eróticas e os diversos palavrões. Mas infelizmente, ainda assim me deparei com inúmeros incomodos no que diz respeito a sexualização extrema das personagens femininas, até mesmo das crianças, e da extrema violência sexual que sempre, em várias situações, em todos os livros, eram direcionadas as mulheres. Ao longo da leitura, eu me "acostumei", pois compreendi que seria dessa forma que autor iria levar a cosntrução dessas personagens, mas mesmo assim não deixei de me incomodar até o fim.
Fora isso, acredito que valeu muito a experiência, principalemnte por não ser uma série na qual eu tinha grande expectativas de amar.

Cintia 21/01/2023

Fim da saga
Eu amei dos os outros seis livros, mas esse sétimo, a conclusão, deixou muito a desejar, ficaram muitas coisas sem explicações, personagens importantes se foram de um jeito muito rápido e "sem graça", esperava mais desse livro.

Flavia1210 17/01/2023

Tenho a sensação que tudo acabará bem. Mas ainda há muitas Pag para ler. Tomara que as aventuras de Ciri, Gerald e Yenefer os leve a um final feliz, ou pelo menos, menos triste.

Alberto 11/01/2023

Final da saga
Depois de tantos livros até este último da saga do bruxo, acredito que o Andrzej Sapkowski teria feito melhor se mantivesse a pegada dos dois primeiros títulos. Quando ele entrou no romance, a partir do terceiro volume, ficou numa eterna promessa, e não entregou o que poderia. Os personagens são ótimos, o universo de The Witcher é excelente, mas a dedicação às tramas políticas e diálogos enfadonhos estragou o que poderia ser incrível.

Em Senhora do lago, pouca atenção é dada ao núcleo de Geralt. E Ciri passa por um arco totalmente nada a ver, uma fantasia fora de contexto. E o final dos personagens da party do bruxo foi muito rápido, enquanto o autor gastou páginas e mais páginas tratando de personagens secundários. Na parte final, quando finalmente temos mais de Geralt, o livro fica mais interessante, mas o final dúbio do bruxo não me agradou. Apesar de tudo, é uma boa saga, só não foi tudo que merecia.