Um Pequeno Favor

Um Pequeno Favor Darcey Bell

Resenhas - Um Pequeno Favor

Morgana 20/06/2022

Um pequeno favor?
Seria um pequeno favor de fato apenas quando é só pegar o filho de outra na escola, mesmo sendo sua "melhor amiga". Mas levar para casa, cuidar, alimentar, dar banho, levar para a escola, brincar e aguentar de tudo o mais por dias a fio sem dar satisfação acho um pouco demais e
não se trata de um pequeno favor e sim de um baita trabalho. Mas como a história se desenrola é interessante, mas o final impressiona porque tudo o que não devia acontecer acaba de fato acontecendo e na verdade me frustrou um pouco porque parece que o final voltou para o começo.

Karini.Couto 18/10/2017

Oi Leitores, como estão? Eu de molho uns dias com bronquite, mas lendo.. Então hoje vim falar sobre um livro que pedi para resenha Um Pequeno Favor. Eu curto muito o gênero, vamos as minhas impressões?

"Minha mãe costumava dizer que todos guardamos segredos. Por isso é que nunca é possível conhecer alguém de verdade. Ou confiar em alguém. E é por isso que nunca é possível conhecer a si mesmo de verdade. As vezes guardamos segredos até de nós mesmos."

Em Um Pequeno favor conhecemos Stephanie blogueira e mãe, moradora do subúrbio, porém uma pessoa solitária; perdeu pessoas queridas e ao conhecer Emily, que também é mãe e o filho dela amigo do filho de Stephanie; a partir daí cria-se um grande laço de amizade e tudo parece melhor que antes, como se sentia com a perda do marido e irmão. Sua mais nova amiga parece se encaixar perfeitamente em sua vida e rotina e além disso parece a pessoa perfeita que a entende como ninguém antes poderia.

"Mais tarde, descobri que minha mãe falava por experiência própria. E me pergunto se ela estaria me programando para ser reservada e desconfiada. Teria ela pressentido que, quando eu crescesse, guardaria segredos mais sombrios e vergonhoso do que as outras pessoas? Segredos que me esforço para guardar... inclusive de mim mesma?"

Tudo parecia completamente normal e perfeito, mas algo estranho acontece. Emily pede a Stephanie "um pequeno favor" e depois disso simplesmente some deixando seu filho para trás. Isso seria de fato possível? Será que pode-se enganar tanto com relação a alguém?

A história tem começo com uma espécie de pensamentos sobre o passado e em seguida somos apresentados a Stephanie através de seu blog com uma primeira chamada assim: "BLOG DA STEPHANIE URGENTE!"

Em seguida a isso seu post dá as boas vindas as mães e diz que o post é diferente de todos já escrito, porém não menos importante que os demais. E aí ela conta que sua melhor amiga desapareceu faz dois dias e cita o nome da amiga, dizendo que ela nunca faria isso antes, mas que por motivos específicos a situação agora é diferente. Fala dos filhos de ambas de maneira bondosa e amorosa e começa a narrar uma estada com sua melhor amiga onde assistiam a um filme baseado em um livro de crime e suspense e ao perguntar a sua amiga, um tanto quanto assustada se alguém no mundo seria capaz de fazer algo assim na vida real. Sua amiga lhe diz rindo: - Ah, minha doce Stephanie, você ficaria surpresa com o que as pessoas são capazes de fazer. Coisas que elas jamais admitiriam a alguém... nem a si mesmas.

"É tão legal ter uma amiga de verdade que às vezes me esqueço do quanto era solitária antes de nos conhecermos."

Percebemos aí que Stephanie apesar de apreciar a amizade, gostaria de dizer coisas que contradizem como a outra pensa a respeito dela; mas seu espanto diante ao tom e atitude da amiga foi tão grande que ela deixou para lá e apenas conseguiu lembrar-se de sua própria história, do que sua mãe lhe dizia no passado sobre confiança e segredos.

Emiy possui um emprego que as vezes precisa viajar e em uma dessas vezes ela desaparece deixando seu filho para trás. Seu trabalho é no departamento de relações públicas da empresa de um estilista famoso, na verdade diretora desse departamento. Uma coisa incomum é que as amigas sempre se revezaram para buscar os filhos no colégio, passar tempo juntas com os meninos e etc e mesmo quando Emily trabalhava até tarde ela sempre enviava uma mensagem nos intervalos mandando notícias. Ela é uma mãe comum, sem ser super protetora ou chata.. digamos que consciente. E sempre que Emily voltava para casa ia direto buscar seu filho Nicky.. Ela é o tipo de mãe que quando o trem atrasa ou algum imprevisto ocorre ela envia mensagens e te mantém informada. E de repente faz dois dias que Emily sumiu sem deixar ou mandar notícias, sem retornar ligações.. Simplesmente some! E isso é muito assustador, pois só pode ter ocorrido algo muito terrível!

E com sua mensagem no blog é como se ela estivesse perguntando aos seus leitores se Emily parece ser o tipo de mãe que simplesmente sumiria sem que algo muito, muito ruim tivesse ocorrido.

Bom.. Com esse blog e as escritas de Stephanie temos uma percepção mais direta de como ela é como pessoa e como ela se sente e pensa, sua visão sobre maternidade, sobre si mesma e até sua seu relacionamento com sua melhor amiga. Com isso vamos percebendo que ela apesar de transparente na medida do possível, também é uma pessoa autocrítica e que parece de alguma forma estar envolvida no desaparecimento de sua amiga; pode parecer loucura, mas isso dá a entender em determinado momento de sua escrita para seu público de mães. O que acontece é como descrito nos quotes, sempre temos segredos e as vezes os guardamos tão bem, que nem nós mesmos sabemos disso!

O livro fala muito sobre nossas falhas como pessoas e seres humanos, sobre os segredos que guardamos do passado, presente e que muitas vezes isso nos afeta de maneiras irremediáveis. Tudo isso envolvendo personagens reais que ao mesmo tempo que são intensos e profundos, são superficiais em outros aspectos, e é o que nos remete a pensamentos próprios e nos guiam em um misto de dúvidas em alguns momentos e outros deixa claro o quão previsível seria a atitude de determinado personagem em uma situação. Não temos apenas a visão de Stephanie da história e é justamente aí que ficamos pensativos e reflexivos sobre determinadas coisas mencionadas.

A história é envolvente e ao mesmo tempo que previsível nos confunde, mostrando que certas coisas não são bem assim. E o fato de nos trazer mais de um ponto de vista nos coloca como "juízes" "julgadores" dos atos e atitudes.. Mesmo que não queiramos esse papel.

Amei a capa, revisão e diagramação. Apesar de simples, não deixa nada a desejar.

Literatura Policial 05/04/2018

Parece que Garota Exemplar é especificamente o modelo seguido. Há certo ponto de virada em Um Pequeno Favor que surge mais ou menos na mesma altura que uma virada idêntica no livro de Flynn. De modo semelhante, a motivação de uma das personagens é um aceno explícito em direção à Amy Dunne, uma das protagonistas de Garota Exemplar.

O problema é que a escrita de Darcey Bell não chega perto da de Flynn, que maneja a variação de vozes de maneira mais natural e imprime nos acontecimentos como um todo uma aura de ambiguidade e tensão crescente que Um Pequeno Favor não consegue reproduzir. A história se arrasta sem grandes mudanças de tom por mais de cem páginas, mera sucessão de eventos, e só daí em diante, com a primeira troca de ponto de vista, temos a inserção de algum suspense. Garota Exemplar, por sua vez, nos deixa desde o começo inquietos não apenas pelo desaparecimento que abre o romance, mas por uma sensação constante e palpável, provocada pelos relatos conflitantes, de que podemos estar sendo enganados.

site: https://literaturapolicial.com/2018/04/03/um-pequeno-favor-e-uma-obra-burocratica-e-sem-personalidade/

Natielly10 06/01/2022

Vi o trailer do filme e fiquei curiosa com as cenas, decidir ler o livro ante ser assistir. Depois de ler eu não quis nem assistir. Coloquei muita espectativa e não foi como esperei. Mas é legalzinho..

Frannynh 16/10/2018

Uma grande decepção
Comecei esse livro por causa do filme, o plano era ler antes de ver ... mas não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro é ruim. Quanto personagem raso e chato. Os trio principal é insuportável: Sean é um banana, Stepanie é uma otaria de primeira e a Emily não passa de uma psicopata egocêntrica muito mal construída.

Mas nada compete com esse FINAL, que droga foi essa? Não entendi. Perdi meu tempo, não recomendo.
gaby.bino 21/10/2018minha estante
undefined

Ca Agulhari @literario_universo 07/01/2019minha estante
Fiquei esperando o desfecho e cadê? Minha nossa. Era preguiça da autora?

Nay 14/04/2022

Qual o significado de amizade?
Emily e Stephany são mães, mas essa por enquanto é a única característica em comum delas. Emily é uma executiva do ramo da moda, trabalha fora e tem um marido, Stephany tem a vida dedicada ao filho e é viúva. Elas se tornam amigas ao acaso, e se dão muito bem! Até que um dia Emily pede para Stephany um pequeno favor, para que busque seu filho na escola, porém desde então Stephany não foi mais vista. O que pode ter acontecido? Um suspense com bastante reviravoltas!

Werllen.Rubio 23/12/2018

Esse livro me surpreendeu muito, havia lido algumas críticas sobre ele, então comecei a leitura meio receioso, mas logo na primeiras páginas ele me surpreendeu.
A autora tem uma escrita muito boa e muito contemporânea. O livro é cheio de reviravoltas, agente fica apreensível com o sumiço da personagem, quando a trama vai se desenvolvendo agente fica de boca aberta com todas as revelações.
Esse livro é um dos meus favoritos.
A única crítica q faço é em relação ao final, eu gostei muito mais do final do filme, achei mais justo, mas a história é ótima, tenho certeza q vc vai gostar ;)

Rita 04/05/2020

Quando o filme é melhor que o livro
Esse livro é um thriller e muitos podem ler buscando mistério e surpresas, mas como eu já havia visto o filme, não foi o meu caso. Eu comprei o livro exatamente por ter visto o filme e gostado dele, achei a história interessante e até divertida de um jeito macabro - humor negro é uma boa definição.
Então, li o livro como forma de me distrair e relembrar a história.
É uma ótima leitura no sentido de ser bem escrito e não ser cansativa. Li super rápido.
Além disso, a gente entra na mente perturbada das personagens (3 narradores principais) o que é interessante.
O problema é não conseguir gostar de nenhuma personagem (talvez só do Miles).
Mas acho que o livro foi feito pra ser assim. A história é sobre 3 pessoas terríveis de várias formas que fazem coisas terríveis. Mesmo assim todos os 3 têm alguma atitude que pode ser considerada redentora - nem que seja apenas o amor pelos filhos, a ingenuidade irritante ou reconhecer que hindus não são muçulmanos e nenhum deles deve sofrer preconceito independente de qualquer coisa.
É uma história boa, não é divertido como o filme apesar de todas as bases do humor negro dele estarem presentes aqui, mesmo assim vale a leitura.
Achei o final meio fraco, mas é uma história louca demais para o final ser muito definido - nisso o filme vence por ter feito um final mais divertido, definido e louco também.
Não recomendo se você espera surpresas e reviravoltas chocantes relacionadas a crimes e motivações. Se quiser só uma distração e não se importar de ler sobre pessoas irritantes e ruins, pode ser pra você!

Fiala 22/06/2019

A palavra que resume o livro todo: frieza. A forma com que Emily consegue TUDO o que quer sem se importar com os efeitos colaterais é absurda.
É um bom livro, no geral, o final, claro, deixa a desejar um último plot twist, mas é um final esperado, de certa forma.
Meu coração ficou muito acelerado nas últimas páginas, deixando uma emoção a mais percorrer enquanto devorava os capítulos finais. Não sei ao certo se a autora optou pela conclusão certa, quem sabe o livro poderia ter tomado outro rumo mas a forma como a escritora construiu toda a trama me deixou bem satisfeita.
Como eu já imaginava, não se iguala ao final de A Garota do Trem onde eu fiquei em choque por um BOM tempo, mas podemos sim colocar na lista de um thriller bom para ser lido nas férias.
Nota 4,0.

Nelly 13/07/2019

Tentei assistir ao filme umas 4 vezes e sempre acontecia algum problema e não passava dos 10 minutos, então descobri o livro e parti para a leitura.
Iniciei sem saber nada da obra, nem sequer seu gênero, e foi uma baita surpresa descobrir que era um Thriller.
No começo eu achei bem interessante o fato de termos os três pontos de vista e ainda mais o blog da Steph, por que assim poderíamos ver a história de todos os ângulos possíveis. Mas, com o passar do tempo isso foi me cansando. Não consegui me conectar de fato com nenhum dos personagens, o que mais gostei, acreditem ou não, foi o Sean.
A história em si até em interessante, mas para mim, o jeito que a autora narra e expõe os fatos foi meio chatinho e arrastado, poderia ter bem melhor, mas, ainda assim uma leitura válida.

@vcdisselivros 15/07/2019

Um brinde aos segredos
Um Pequeno Favor apresenta uma trama evolvente, repleta de mistério, traição e reviravoltas.

Stephanie Ward é uma dona de casa viúva, que se dedica em tempo integral ás atividades escolares do filho, enquanto que no tempo livre faz vlogs de mãe para mães com receitas culinárias e dicas do dia a dia. Em contrapartida, Emily Nelson é uma mulher enigmática, bem-sucedida e mãe de Nicky, melhor amigo de Milles, filho de Stephanie. Por intermédio dos meninos, as duas acabam se conhecendo e se tornam melhores amigas.

Amizade Verdadeira?
Acho que não! Aos poucos fica claro para o leitor que Stephanie é uma invejosa e que Emily é uma falsa.

Vale a leitura?
Quando li a sinopse pela primeira vez pensei que o livro seria mais uma cópia barata de Garota Exemplar, mas conforme fui me envolvendo com a história, descobri o quão estava enganado. Claro que temos algumas similaridades, Emily desaparece, o marido é suspeito, o que aconteceu com Emily? No entanto as comparações param por aí, já que Darcey Bell retrata a seu modo como as aparências podem enganar e quão tóxico pode ser uma "amizade" quando você permite que outra pessoa conheça os seus segredos mais íntimos.

Já assistiu ao filme?
Sim, o livro foi adaptado para os cinemas em 2018 e foi estrelado por Anna
Kendrick e Blake Lively, que deram um ar perfeito para as personagens da obra em si.

Literario 06/02/2020

Eu diria... Assustador
Esse livro que conta a história de uma mãe de família, recém chegada em um local, onde conhece e faz amizade com uma mulher que desaparece misteriosamente.
É um livro muito surpreendente, eu fiquei muito chocada ao ler ele.
A história começa bem simples, você pensa que será algo previsível, mas os personagens e seus pensamentos e açõesn deixam de boca aberta.
Nessa história tem até o blog da mãe de família, que é bem interessante.
Mas esse livro me chocou tanto, mas tanto, que eu tive que ler uns 5 romances depois, porque ele simplesmente não saia da minha cabeça