Heroínas negras brasileiras

Heroínas negras brasileiras Jarid Arraes

Resenhas - Heroínas Negras Brasileiras

Thiago.silva88 17/04/2021

Um livro incrível e necessário
Eu gostaria de poder falar infinitamente o quanto a leitura desse livro é incrível, mas tentarei ser breve.
A proposta desse livro de contar histórias em cordel é simplesmente maravilhosa. A autora consegue, de forma espetacular, levar o leitor a conhecer a história de 15 mulheres negras incríveis, e que tiveram suas histórias apagadas da história brasileira, nos fazendo nos apaixonar e se espantar com o pensamento "como eu nunca ouvi falar dessa história?" Ou "como eu nunca ouvi falar dessa mulher?".
De princesas africanas à guerreiras da resistência, Janid nos mostra, de forma simples e poética, a garra e a coragem que todas essas mulheres pretas tem em comum, e como suas histórias são importantes, até hoje, para destacar a coragem e a luta do povo negro, além de romper com esteriótipos sobre negritude, cultura, racismo, e a história do povo negro, que não é sinonimo de escravidão e nem de passividade, muito pelo contrário, ele possui uma cultura incrível e sempre lutaram com garra e força por sua liberdade e por sua cultura, às vezes abdicando até de sua vida em nome dela.
Por fim, reitero o quanto essa leitura é linda e necessária. Super indico e ainda adiciono a sugestão de: coloquem td mundo que vocês conhecem para comprar e ler esse livro de uma autora brasileira tão maravilhosa. Conhecer a história dessas mulheres negras é algo incrível e libertador, e todos merecem conhecer o prazer dessa sensação.

Thiarlley 12/04/2021

Necessário e incrível!
Escrito por Jarid Arraes e com prefácio de Jaqueline Gomes de Jesus, “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis” visa resgatar a memória de mulheres negras brasileiras que foram e são exemplos de luta e resistência. Do meu ponto de vista, quando se fala sobre negritude no nosso país, além de se focar em pouquíssimos nomes já conhecidos, em sua maioria a ser mencionada, são homens. Mas e as mulheres? Quem são as mulheres negras, além de Dandara, que fizeram história no Brasil?

Trazer os relatos da trajetória dessas mulheres é crucial para compreendermos a pluralidade feminina existente dentro do movimento negro. As pessoas se habituaram a nos enxergar como uma pessoa só; por que pensar em representatividade negra se nós já temos Lázaro Ramos e Taís Araújo na TV? Isso já não é o bastante? Fico feliz que tenha perguntado porque, bem, não é. Lázaro e Taís são ótimos, mas a comunidade negra é plural, diversa, com vivências das mais variadas.

Neste livro, Jarid Arraes apresenta a multiplicidade de estratégia e resistência que, até hoje, é sinônimo da vida de mulheres negras no Brasil e no mundo. Relembrar as mulheres brancas que fizeram história e tiveram parte importante para a garantia de direitos para as mulheres brasileira é ótimo, mas elas não são as únicas. Nomes como Zacimba Gaba, Mariana Crioula, Maria Firmina dos Reis e Tereza Benguela quebram o estereótipo por anos nos ensinado de que os negros escravizados eram submissos e aceitavam de bom grado o sofrimento que lhes era imposto. Houve luta, houve resistência, houve revolta.

Para além disso, a história conta em cordel deixa a leitura fluída, rápida. Foram poucos dias até que eu finalizasse a leitura. No entanto, isso não diminui a importância do livro, na verdade, deixa ainda mais interessante. É história, pelo que é relatado, e história, pelo cordel, unidas, a fim de espalhar e celebrar as heroínas negras brasileiras.

Recebi o livro como parte da campanha #CompartilheLeiturasFemininas que já compartilhei lá no Instagram. A editora mandou dois exemplares do livro e um já está nas mãos de Priscila Santos, do blog Lírios ao Mar, que é tão parte deste blog, quanto é na minha vida. E você, já indicou uma autora brasileira hoje?

site: http://www.apenasfugindo.com/2021/04/resenha-57-heroinas-negras-brasileiras.html

Beto | @beto_anderson 10/04/2021

Muito didático
O livro é um primor. Uma leitura rápida, mas que consegue ser útil, já que nos mostra um pouco da vida e da importância de mulheres negras no Brasil. Conta da participação delas em fazer do país um lugar mais igualitário e melhor de se viver. A linguagem simples favorece a leitura para todas a idades.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Jeyza 29/03/2021

Você precisa ler esse livro!
Quantas mulheres negras você estudou durante a escola? A partir dessa pergunta, Jarid Arraes fez uma minuciosa pesquisa sobre as heroínas negras brasileiras e escreveu em cordéis as histórias.
Vale a pena cada página, o livro também está lindo, a capa, as ilustrações...

Amanda 25/03/2021

Intenso e perfeito
Os cordéis de Jarid são fortes e intensos, contando histórias esquecidas e apagadas de mulheres negras heroínas do nosso Brasil, que lutaram com toda a força que tinham para serem felizes, livre e dar a liberdade aos seus companheiros.

andyelivros 10/03/2021

Cordéis encantados!
Talvez você já tenha ouvido falar de Dandara e Carolina Maria de Jesus. Mas e Eva Maria do Bonsucesso? Luisa Mahin? Na Agontimé? Tia Ciata? Essas (e tantas outras) mulheres negras foram verdadeiras heroínas brasileiras, mas pouco se fala delas, seja na escola ou nos meios de comunicação. Diante desse apagamento, há anos a escritora Jarid Arraes tem se dedicado a recuperar ? e recontar ? suas histórias.

Angelica75 13/06/2021

Lindos cordéis de Jarid Arraes.
Jarid Arraes mostra através dos lindos cordéis, a grandiosidade de 15
mulheres negras que foram importantes, mas não conhecidas e reconhecidas como deveriam. São vivências fortes e poderosas que infelizmente não nos ensinaram
nas escolas.

Tenho uma memória afetiva com os cordéis , meus pais são nordestinos e meu pai certa vez quando viajou para Sergipe trouxe dezenas desses livrinhos que me distraíram por meses e meses quando eu tinha por volta de 10 anos. Desde então sou apaixonada pela maneira cantada de ler os cordéis.

O tema tão interessante que Jarid nos trouxe, contado de uma maneira que pra mim é apaixonante, tornou o livro imperdível. As ilustrações são lindas também!
Comprei esse exemplar na FLIP em Paraty na própria Editora Pólen, tenho carinho pela edição e pensei até em não trocar aqui pelo Skoob. Depois repensei e acredito que essas histórias tem que circular, andar. No mesmo minuto que disponibilizei, como imaginava, pediram a troca.
Fiquei feliz.

Carol 22/01/2021

Quantas mulheres negras, valentes e determinadas, você conheceu as histórias nos bancos escolares?

Eu mal conheci as histórias de mulheres, que dirá de mulheres negras! Isso é um reflexo da nossa sociedade misógina e racista, que tenta invisibilizar duplamente personagens incríveis que mereciam muito mais estátuas e nomes de ruas do que outros que vemos por aí...

E Jarid Arraes vem fazer justiça a 15 das mulheres negras que fizeram nossa História, com seus versos arrebatadores e musicais, em sua estrutura de cordel tão linda e preciosa, em seu livro, Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, agora repaginado pela Editora Seguinte.

Há algum tempo, ainda esse ano, minha amiga Gio (Literatura Presente) fez um post sobre literatura de cordel e eu percebi que nunca havia lido nada do gênero, embora o assunto me fascinasse. Na mesma época, conheci Jarid Arraes, através da newsletter da Companhia das Letras e seus Diários do Isolamento, e decidi que ela deveria ser minha primeira cordelista. Por isso não hesitei em solicitar meu exemplar quando vi que a Companhia das Letras havia disponibilizado na NetGalley! E que maravilha de livro!

Eu li em pouquíssimo tempo! Por ser escrito em versos e com uma linguagem tranquila, a leitura fluiu muito rápido. A sensação que eu tive era a de mergulhar nas histórias dessas mulheres maravilhosas, tal a capacidade de encantamento das palavras de Jarid! Vi-me naqueles cenários, observando a História acontecer diante de meus olhos!

Apenas para citar algumas e não tirar toda a magia da surpresa, exemplos de heroínas que tem suas vidas homenageadas pelos versos de Jarid, são: Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis e Zacinda Gaba.

Esse é um daqueles livros que todos deveriam ler, que deveria estar em toda escola e trabalhado em diversas disciplinas. Mas, como não temos aqui o poder para isso nesse perfil, apenas peço a você que se permita embalar pelo cordel de Jarid Arraes e pelas histórias dessas heroínas, dessas bravas mulheres que um dia pisaram esse solo e que merecem ser lembradas!

Resenha completa no blog.

site: https://papoliterario.com.br/2020/09/29/resenha-heroinas-negras-brasileiras-em-15-cordeis/

Lavínia Rocha 13/01/2021

Amei!
Livro incrível! É sensacional o modo habilidoso como Jarid Arraes resgata nossas heranças. Como professora de História, digo com tranquilidade que deveria ser um livro obrigatório nas escolas!

Beca 04/01/2021

Todo mundo precisava ler!
Nossas heroínas negras foram apagadas, e este livro faz um resgate histórico fundamental, além de ser escrito de uma forma poética muito bela

site: https://msha.ke/beca_fmachado/

Ana 31/12/2020

Vocês conhecem a literatura de cordel? É uma manifestação artística literária que exalta a cultura popular brasileira, e é tradicional no nordeste. A principal característica do estilo está na escrita em forma de versos, que utiliza linguagem popular e regional. Porém, o que mais se destaca é sua função social de informar, ao mesmo tempo em que diverte o leitor.

O nome do gênero literário tem origem na forma como os escritos eram inicialmente expostos para venda: folhetos pendurados em varias de corda ou barbante. Através do livro Heroínas Negras Brasileiras: em 15 Cordéis Jarid Arraes encontrou uma forma de dar voz a 15 mulheres negras que, apesar de terem marcado a história do Brasil, são pouquíssimo conhecidas.

É bem provável que vocês já tenham ouvido falar da Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo e uma das primeiras escritoras negras do Brasil. É possível que tenham estudado sobre Dandara dos Palmares na escola e até saibam da luta de Laudelina de Campos Melo, que defendeu com unhas e dentes os direitos das mulheres e das empregadas domésticas numa época em que não tínhamos voz. Mas e as inúmeras outras figuras importantes que fizeram a diferença por aqui e quase nunca ouvimos falar delas?

Nessa obra, além das três personalidades que citei anteriormente, vocês vão conhecer, através dos cordéis maravilhosos de Arraes, um pouco da história de outras 12 mulheres incríveis: Antonieta de Barros, Aqualtune, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Luisa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata e Zacimba Gaba.

A primeira coisa que chama atenção nessa obra é justamente o gênero escolhido. Jarid Arraes foi muito inteligente em utilizar uma ferramenta da própria cultura para espalhar o conhecimento de forma mais lúdica, fugindo totalmente daquela monotonia que estamos acostumados dos livros didáticos. O mais legal de tudo é que Heroínas Negras Brasileiras abre portas, sabe? A gente fica tão curioso para saber mais que é impossível não dar um Google depois de cada cordel.

Vou ser bem sincera com vocês: eu não conhecia boa parte das mulheres citadas nos livros, o que me deixa realmente triste... Porque isso só prova que apenas os feitos dos homens brancos são relevantes o suficiente para serem lembrados nas escolas. Uma das coisas que mais me alegra em relação à literatura brasileira contemporânea são autoras como Jarid Arraes, que não mediu palavras para resgatar essas memórias.

Além de tudo, não bastasse o domínio da autora sobre o gênero cordel — que eu particularmente acho extremamente complexo por causa dos elementos estéticos, como as rimas e métricas — e o tema maravilhoso escolhido por ela, existem as ilustrações magníficas de Gabriela Pires no estilo das xilogravuras, que casam perfeitamente com o livro, pois aqui no Brasil esse estilo de traço se desenvolveu com a literatura de cordel. Agora falem a verdade: esse livro é ou não é um prato cheio?

site: https://www.roendolivros.com.br

Paula 10/12/2020

Sempre gostei de literatura de cordel então estava empolgada para ter o primeiro contato com a obra da Jarid Arraes através desse livro. Acabou superando as minhas expectativas e já quero ler absolutamente tudo o que ela escreveu.

A habilidade de Jarid com as palavras é incrível, eu adorei cada página desse livro e recomendo para absolutamente qualquer pessoa. De fato, uma leitura obrigatória.

carolmc_ 29/11/2020

Cordel
O livro conta história de várias personalidades femininas negras em forma de Cordel. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Precisamos ouvir o outro lado da história sempre.

Lucinha 25/11/2020

Mais um livro maravilhoso para a conta de 2020. Jarid Arraes conta de forma lúdica e carinhosa a vida de heroínas negras do Brasil, algumas são conhecidas, mas a maioria nunca tinha ouvido falar. São histórias de superação e coragem!

Amandinha 17/11/2020

Cheia de referências fortes
Jarid Arraes aponta de forma leve e ao mesmo tempo intensa as vidas e os legados de mulheres negras ao longo da história, seja Dandara a Tia Ciata, nos envolvemos de forma vibrante!!!!! Em cordel nos envolvemos duplamente com a história do Brasil SISTEMATICAMENTE apagada.