Heroínas negras brasileiras

Heroínas negras brasileiras Jarid Arraes

Resenhas - Heroínas Negras Brasileiras

Caroline 04/08/2022

Imagino salas e mais salas de aulas estudando esse livro. As crianças, os adolescentes todos deveriam ter acesso a essas histórias apagadas.

Mirelle 06/09/2022

Em "Heroínas Negras Brasileiras", Jarid Arraes nos reapresenta em 15 cordéis, lindíssimos, mulheres negras de grande importância em nossa história. Nos deparamos com as aventuras e lutas de Dandara, há resiliência em Carolina Maria de Jesus e muitas outras.

M.eduardamarques 01/10/2022

Essencial
A escrita me cativou. Nunca tinha lido um livro de cordéis, experimente deliciosa, leitura necessária e deliciosa

Carme 17/11/2022

Heroinas
É impressionante como a nossa história é excludente. A autora nos mostra que, grandes mulheres lutaram e deram a vida em busca da liberdade e de serem tratadas como seres humanos, e nem ao menos são lembrados pela suas contribuições sociais.

Raira26 29/11/2022

Gostei demais. Eu nunca tinha parado pra ler cordel e achei diferente, é interessante. As histórias contadas são bem resumidas, mas é bom que desperta a curiosidade de ir atrás de um material mais profundo sobre a vida de cada uma dessas heroínas.

isa 12/01/2023

Poético e educativo.
Como ainda não estou tão acostumada com o estilo de cordéis, não posso dizer nada quanto ao estilo de escrita. Mas, no que diz respeito ao conteúdo, quero dizer que foi perfeito. Além dos cordéis contando a história de cada uma dessas mulheres (de modo fácil de entender), há também um pequeno resumo no final onde suas trajetórias são explicadas ainda mais claramente.
Esse livro é muito necessário nas escolas e nas casas de todos os brasileiros por mostrar o papel das mulheres negras em diversas lutas pela história que normalmente é ignorado e até renegado.

caio.cidrini 26/01/2023

O Brasil que não tá no retrato
De forma lírica, didática e ritmada, o livro apresenta 15 mulheres negras que são invisibilizadas da história do nosso país. Uma ótima introdução pra despertar o interesse e a curiosidade de conhecer essas agentes da luta contra o racismo, machismo e elitismo. Esse ano além de contos, romances e não ficção, quero ler poesias e crônicas pra ter contato com outras formas de texto. Começar por esse foi um acerto!

Gabi Nery 16/02/2023

Muito bom, um livro muito atual e importante para os dias de hoje
Olha que combinação perfeita: histórias de mulheres guerreiras negras que muitas vezes não conhecemos, e escrita em cordéis.
Achei muito importante, pois percebi que em nenhum momento da minha vida ninguém me apresentou mulheres negras que fizeram parte da história. Dessas quinze mulheres, eu só conhecia duas.
Todas essas mulheres tiveram histórias inspiradora, história que nos fazem ter esperança.
O livro finalizou com uma mulher totalmente inteligente e lutadora, que me deixou orgulhosa. Gostei de todas essas mulheres.

Katia Rodrigues 08/03/2023

"Às heroínas do presente por acreditarem num futuro possível
"Eu e todas as mulheres
Neste verso agradecemos
E esperamos que em frente
Sempre juntas caminhemos
E lembrando Antonieta
Certo que nós venceremos."

******

"Quando penso em Aqualtune
Sinto esse encorajamento
A vontade de enfrentar
De mudar neste momento
Tudo aquilo que é racismo
E plantar conhecimento"

É por isso que Esperança
Na História se mantém
Porque teve essa coragem
E porque foi muito além
Não ficou só em silêncio
E mostrou que era alguém."

*********

"Ela foi Eva Maria
Pulso de trabalhadora
Por direito de viver
Incansável lutadora
Ela deu foi exemplo
Que rompeu o véu do tempo
E lhe fez mais redentora"

"Tudo que foi conquistado
Para essas trabalhadoras
Começou com Laudelina
Que foi transformadora
A coragem que ela teve
Nos é muito inspiradora"

***********

E para as mulheres negras
Mahin é uma referência

Hoje temos esse espelho
Da mulher negra escritora
E que publicou primeiro
Um livro abolicionista
Como mais belo centelho."

"E assim como Mariana

"Sobre Na Agontimé
Nem sequer estudamos
O seu nome tão bonito
Na escola não lembramos
Isso é triste por demais
Esquecer dos ancestrais
De quem tanto precisamos"

"Que exemplo inspirador
Que mulher tão importante
Foi Tereza de Benguela
Uma deusa para a gente
Que até hoje não desiste
Dessa luta pertinente"

"Tia Ciata foi chamada
Por Oxum fortalecida
Sua origem enalteceu
Mesmo sendo perseguida
E por causa dessa luta
Hoje eu sou agradecida"

"Tenho orgulho de Zacimba
De ser parte de sua gente
Meu cabelo e minha pele
O meu sangue aqui corrente
São herança da princesa
De bravura coerente"

O livro está disponível no Biblion.

Ig: @_katia__rodrigues_

tai.mobi 20/03/2023

QUE LIVRO PRECIOSO ???
A leitura vale cada segundo, de tanto que se aprende em pouquíssimas linhas.
Além de apresentar a história não contada, a sensibilidade dos versos da autora tornam o processo inteiro levíssimo. Que leitura gostosa, que experiência singular.
Excelente livro pra ser trabalhado na escola!

Thomas124 02/04/2023

Eu li por conta de um trabalho da escola, e apesar de eu não ser muito fã de cordéis, achei super interessante.

Eu não sabia de quase nenhuma história dessas mulheres negras brasileiras, então foi bem legal conhecer a história de cada uma delas e suas conquistas.

Mahalia 29/04/2023

Bom demais
Amei ter lido. É um livro muito relevante e conta a história de mulheres negras que pouco ou nada sabíamos a respeito em forma de cordéis - o que achei uma graça -, deixando a leitura leve e acessível. É ótimo para reflexões em sala de aula, pois dialoga com vários públicos.

Vitor 30/04/2023

Heroínas negras brasileiras
Li ele bem rapidinho já que é em cordéis, eu gostei bastante,conheci mulheres maravilhosas e outras ja conhecia, recomendo essa leitura, leiam

Ítala Morgana Leite 16/06/2023

Não sei bem o que aconteceu
Eu gosto bastante da escrita da autora, já li o livro de contos e o de romance, talvez por isso decidi ler esse de cordéis. Apesar de ser nordestina e amar poesia, a literatura de cordel, apesar de linda, não me prende muito. O tema dos cordéis nesse livro são muito importantes, e a obra deve ser trabalhada nas escolas, com toda certeza. Não sei mesmo o que aconteceu, mas não me prendeu.

Medeiros 12/07/2023

As pessoas deveriam ler esse livro.
As histórias dessas mulheres são tão ricas e importantes que deveriam ser discutidas e postas em maior visibilidade.
Por conta da nossa sociedade machista e racista essas mulheres foram esquecidas ou não tiveram o devido reconhecimento, porém fico feliz em disser que esse livro trouxe a história delas de uma maneira muito bonita e bem contada. Me vi curiosa a cada cordel, querendo saber mais dessas mulheres que desmontraram força e coragem de seu próprio modo.
De tantas cordéis acabei ficando mais apegada as história de Zacimba Gaba, Tereza de Benguela, Maria Firmina dos reis, laudelina dos campos melo e aqualtune, porém isso não dá menos importância a essas outras heroínas do Brasil.