O Lado Escuro da Madrugada

O Lado Escuro da Madrugada Roberto Giacundino

Resenhas - O lado escuro da madrugada

Letícia 05/06/2020

Sandra é uma jornalista que não aceita deixar nada pra lá. Ela foi por muitos anos correpondente internacional em diversos países, o que lhe deu muita experiência.

Quando um amigo publicitário é assassinado após uma premiação em pleno Teatro Municipal, Sandra não iria ficar parada e toma a frente das investigações, indo por um caminho que a polícia não comprou: neonazistas estavam envolvidos, ela achou uma evidência, e o Evandro, o publicitário, havia feito uma campanha contra o preconceito além de ser negro, campanha que irritou esse grupo extremista, para Sandra estava claro o envolvimento do grupo de lunáticos.

E junto com ela mergulhamos pelas rua de São Paulo para desvendar esse mistério, ocorre que ela também tem um segredo escondido no passado, que poderia acabar com sua carreira...

Com algumas reviravoltas percebemos que Sandra não pode confiar em ninguém para trazer justiça ao Evandro.

Suzy 14/05/2020

A linguagem simples, porém bem ordenada somada a um enredo eletrizante, faz da leitura deste livro prazer do início ao fim. A história da jovem Sandra, repórter premiada, seus conflitos pessoais e familiares vão aos poucos tecendo a narrativa que se constrói a partir do suposto assassinato de Evandro, seu amigo de trabalho. Ela parte em busca de respostas e justiça, mas pra isso tem que enfrentar seus próprios medos e segredos.
Amei, especialmente, o final!!!!!!????????????

Luciano Otaciano 04/05/2020

Livro muito bom!

Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Em seu livro de estreia, Roberto Giacundino constrói um inesperado romance policial envolvendo um assassinato de um famoso publicitário em pleno Teatro de São Paulo e uma repórter que logo larga suas obrigações com a emissora de televisão para lá e passa a se dedicar com afinco em descobrir quem é o responsável por este crime.
O problema central da investigação é: fica claro desde cedo que, como o crime foi cometido durante uma cerimônia de premiação, após a vítima ter recebido um prêmio por uma campanha publicitária contra a discriminação, que o assassino muito provavelmente é um dos convidados. Poderia ser a ex-namorada, enciumada depois de ser trocada por uma menina? Poderia ser um dos funcionários da emissora de TV que fora visto discutindo com a vítima alguns minutos antes de sua morte? Poderia ser algum membro de uma organização neonazista insatisfeito com a campanha contra a discriminação?
Partindo dessa premissa Giacundino cria uma trama bastante envolvente de ser desbravada.
As possibilidades parecem ser infinitas. Mas só parecem infinitas, pois encontram neste livro um romance policial no estilo clássico, em que aos poucos vão surgindo pistas, algumas que destraem nossa heroína e outras que a deixam mais perto da verdade. O momento da revelação é bem construído, tanto por ser uma cena cheia de ação quanto por conseguir nos surpreender sem fazer com que nos sintamos enganados; a resposta estava ali, ao nosso alcance, o tempo todo.
No entanto, como seria natural, principalmente em um romance de estreia, existem dois pontos que poderiam ter sido melhores, na minha opinião. Primeiro, há muitos capítulos em que conhecemos o background da protagonista, a jornalista Sandra Garcia. Ela tem uma estória muito interessante, em que muitos fatos do passado podem servir de base para compreendermos melhor suas ações do presente, mas senti certo exagero nesta “volta ao passado”.
Se o autor optasse por um capítulo apenas contando o passado de Sandra seria ao meu ver o ideal.
Outro aspecto que poderia ter sido melhor trabalhado no livro é o quanto de informação o autor nos dá, isto é, o bom e velho “Show, don’t tell” (Mostre, não diga). Isto porque em mais de uma ocasião senti que o autor estava sendo repetitivo, me informando de coisas que já tinham ficado claras anteriormente. Este pequeno detalhe pode causar em certos leitores uma enfadonha sensação de leitura "arrastada".
Entretanto, mesmo com estes pequenos problemas, eu gostei bastante da leitura e recomendo para quem está atrás de um romance policial que mistura elementos tipicamente brasileiros com aqueles que fazem parte da tradição do gênero. Também é uma boa pedida para quem, como eu, costuma sentir falta de escritores homens capazes de escrever personagens femininas tão bons quanto os masculinos. Este aqui Giacundino caprichou na protagonista. A escrita de Roberto Giacundino é ágil e muito fluída, tornando a leitura agradável, apesar das ressalvas citadas. Ademais é um livro muitíssimo bem construído em personagens quanto aos sentimentos à eles atribuídos. Em resumo " O Lado Escuro da Madrugada" é uma grata surpresa, pois mostra-nos claramente como existem autores e autoras maravilhosos em nosso país. Recomendo! Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

TCN 08/04/2020

Mistério Brasileiro a altura de Agatha Christie
Essa história é envolvente, emocionante, instigante e assustadora. É aquele mistério que faz com que você não large o livro até chegar ao fim. Por se passar em São Paulo, quem é da cidade, sente o pertencimento da história, além de entender exatamente cada lugar que o livro descreve. É um dos melhores livros que já li.

crpaiva 30/09/2019

Mistério envolvente
Uma trama passada em São Paulo envolvendo racismo e ganância. Muito bem desenvolvida.

Maria Clara | @umlivrodefases 24/06/2019

Resenha O lado escuro da madrugada por @vibedoslivros
GENTE QUE NACIONAL É ESSE? Uma das melhores histórias nacionais que já li, tem tudo o que eu gosto nela.
O suspense é bem elaborado, as pistas ao decorrer da trama são malucas (o que deixa o livro ainda mais curioso), e os personagens e suas vidas são pensados em casa detalhe.
Várias reviravoltas acontecem e quando você pensa que está descobrindo o mistério: Acontece algo inesperado e suas teorias caem por terra hahaha.
Recomendo demais, esse livro fez eu perceber que PRECISAMOS valorizar a literatura nacional, temos muitos talentos por perto e muitas vezes não percebemos. Obrigada autor @robertogiacundino pela oportunidade de conhecer sua escrita. Eu amei!

tadeugoulart 13/05/2019

Fãs da Série Vaga-Lume, leiam este livro!
Eu sempre admirei muito a capacidade de escritores para criar histórias policiais bem amarradas e que nos fisgam nas primeiras páginas. E este é um caso desses.

Cresci lendo os livros da Série Vaga-Lume, que desde os anos 1970 tem levado muitos brasileiros a se apaixonar pelos livros de ficção. Quem diria que iria ler um dia um livro que homenageia e traz para atualidade a técnica de Marcos Rey, um dos autores best-sellers dessa coletânea da editora Ática?

O Roberto Giacundino mandou bem pra caramba e soube usar com maestria os ingredientes necessários de uma boa história policial: apresentação de personagens, do caso a ser solucionado, pistas, suspeitos e motivações. Os personagens são bem construídos e a protagonista, a jornalista Sandra Garcia me chamou mais atenção ainda por também ser jornalista. Não teve como não me identificar com parte da história de vida dela!

Recomendo muuuuuito. Livro nota 1000!

site: https://www.facebook.com/SerieVagalume/

@livrodores 15/04/2019

O Lado Escuro da Madrugada
Eu fico cada vez mais feliz em poder ter a oportunidade de conhecer histórias nacionais com uma grande realidade e qualidade, não é novidade para ninguém que eu sou apaixonada por tramas investigativas e apesar desse livro trazer acontecimentos bem clichês o autor conseguiu abordar detalhes na vida dos personagens que enriqueceram o enredo dando um resultado único e especial a ele!
Nossa protagonista se chama Sandra e quem vê ela atualmente como uma jornalista famosa e de maior renome entre seu meio não imagina que ela precisou enfrentar no passado uma vida de sofrimentos ao conviver com o pai alcoólatra!
Simão e Evandro são irmãos negros que fizeram sucesso na carreira de publicidade, e ao produzirem uma campanha contra a discriminação acabam sendo premiados por ela em um grande evento do qual Sandra está presente também já que eles são amigos e trabalham na mesma emissora! O que ninguém espera é um assassinato justo nessa noite que contém varias pessoas!
A partir disso vamos nos aprofundando mais na trama, Sandra é tempestuosa e determinada, sempre preferiu trabalhar em campo e decide começar as suas investigações o que causa transtorno tanto com seu chefe como no investigador responsável do caso! É legal perceber a aliança que nasce nessa investigação entre ela, Simão o irmão da vitima, HD que é analista de T.I e Fábio diretor de externas.
Entre varias suspeitas a maior é que Evandro foi vítima de um grupo neonazista por repudiarem sua campanha! O que os aliados não esperam são atentados contra eles durante as investigações!
A inveja o rancor e a ganância são os pontos centrais desse crime hediondo do qual eu imaginei estar certa, mas me enganei redondamente, as pistas são bem sutis e o início do ralacionamento entre Sandra e Fábio também acabou ofuscando minhas teorias!

Vanessa Boedermann 24/02/2019

O Lado Escuro da Madrugada | Blog Corredora Literária
O cenário de fundo para esta obra é a nossa tão amada cidade de São Paulo. Sempre digo que quando os autores usam lugares reais em suas histórias faz tudo ser muito mais verdadeiro e eu particularmente gosto demais!

Nossa protagonista Sandra Garcia saiu do interior deixando sua vida pacata para trás e se tornou uma jornalista muito respeitada e admirada em todo o mundo e na noite de sua tão esperada premiação no Teatro Municipal, seu amigo de emissora Evandro Jordel é assassinado, e ao lado de seu corpo, Sandra encontra uma abotoadura com uma suástica.

Simão é irmão de Evandro, eles são negros, publicitários bem sucedidos e sócios, juntos fizeram uma campanha contra a discriminação racial, o qual também foi  um trabalho digno de premiação na noite em questão no Teatro Municipal, o que tornou toda a situação ainda mais estranha.

O detetive do caso chama-se Matarazzo, ele pede para que Sandra não se envolva na investigação, visto que se trata de uma pessoa próxima a ela, porém mesmo assim ela começa a investigar por conta própria com a ajuda do HD (o melhor hacker que trabalha na emissora), Fábio um novo membro da equipe de jornalismo e Simão, juntos descobrem coisas muito relevantes nas profundezas da Deep Web.

Durante essas investigações Fábio e Sandra acabam se aproximando cada vez mais e expondo suas inseguranças, mas será que Fábio também não pode ser um possível suspeito?

Durante a leitura várias cenas me chocaram bastante, mas uma em especial me deixou bem abalada e aflita, esta cena acontece no banheiro de um barzinho de Skinheads...

E quando o bicho pega Sandra e seus companheiros de investigação acabam indo se refugiar em uma casa bem afastada da cidade e de toda sua agitação, mas muito mais coisas estranhas acontecem no local e mais reviravoltas entram na história.

Temas como envolvimento com drogas, inveja, status, homossexualidade e o neonazismo são bem abordados pelo autor. Me apeguei aos personagens e suas histórias particulares e fiquei triste com as mortes de alguns deles. As cenas dos assassinatos são brutais e bem descritas, há sangue escorrendo pelas páginas.

O autor mesclou a narrativa entre o presente seguindo a linha temporal e o passado de Sandra, também seguindo uma linha temporal. Assim vamos conhecendo mais sobre sua vida particular e fiquei chocada com tudo que me foi apresentado. Sandra é uma personagem corajosa, com garra e muita determinação. Além disso ela também guarda um grande segredo... será que ela é tão boa moça quanto parece?

O Lado Escuro da Madrugada é um livro de suspense policial narrado em terceira pessoa. Não é um livro longo, a editora Padorga utilizou uma boa diagramação, então a leitura fluiu muito rapidamente.  Me prendi a leitura, gostei da escrita do autor, curti demais o final e por ser um livro de estreia não deixou nada a desejar! Sem duvida vale a pena a ter essa obra.

A leitura deste livro calhou bem com a chegada do meu Kindle, então eu fui alternando entre ler o e-book na rua e o livro físico em casa para ir pegando o jeito e ir me acostumando com a versão digital, e de verdade, valeu muito a pena o investimento! Se vocês ainda estão em dúvida quanto a ter um e-reader não tenha mais! Eu tenho muitos livros físicos e jamais deixarei de tê-los, mas o e-book te faz realmente ler com mais agilidade e sem distrações, continua sendo uma experiência incrível e eu amei! A Amazon lançou um modelo novo do Kindle Paperwhite, agora ele é um pouco menor e a prova d'água. Depois nos contem o que acharam!

Volte na próxima semana para ler a próxima resenha BR da vez! Nos vemos em breve!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Vinny Britto 13/02/2019

É um bom livro, principalmente levando em consideração que é um livro de estréia, mas achei que faltou algo. Provavelmente leitores iniciantes em romance policial acabem gostando bastante, mas quem tem mais bagagem vai sentir que poderia ter rendido muito mais. A parte de investigação achei fraca, que tudo foi feito sem muito esforço e as pistas acabavam surgindo facilmente.

Discordo de alguns leitores que afirmaram que o final foi surpreendente. Pra mim não foi, já imaginava quem era o assassino, e não foi por isso que não achei bom, mas a motivação não colou.

Enfim, tem seus méritos, mas mais uma vez ficou a sensação de que as opiniões de blogs não são tão confiáveis.

Anderson 08/01/2019

Surpreendente!
Uma narrativa envolvente que prende o leitor a cada página. Senti-me dentro da história, pois me vi tão aflito e indignado quanto os personagens. Sofri junto com eles. Os acontecimentos te dão um rumo e logo em seguida te levam a outro, o que faz a história ser ainda mais emocionante, aguçando ainda mais o desejo de saber o final. E que final!

Tito 24/11/2018

Bons tempos de O Gênio do Crime
O livro policial, além de bom, é uma viagem ao tempo das nossas emocionantes leituras de coleção Vagalume, Marcos Rey e outros escritores de romance policial teen.
Adorei.

Thalita - @mundodaspaginas 19/09/2018

Muito surpreendente!
Essa resenha foi postada originalmente no perfil literário no Instagram @mundodaspaginas
📖 Sandra Garcia é uma renomada jornalista que acaba de receber um importantíssimo prêmio em sua área. Durante a luxuosa festa de premiação, um dos publicitários, que também foi premiado por uma campanha que fez contra todos os tipos de preconceito, é brutalmente assassinado chocando a todos os jornalistas e celebridades presentes.
📖 Seguindo seus instintos de repórter investigativa, Sandra decide desvendar esse crime por conta própria já que a polícia parece enveredar por caminhos absurdos. Sandra passa então a investigar as pessoas próximas ao publicitário e grupos de extermínio que poderiam ter se revoltado com a propaganda produzida por ele, enquanto novos assassinatos acontecem e novas informações surgem deixando o leitor cada vez mais imerso nesse mistério.
📝Primeiramente preciso dizer que essa foi uma resenha difícil de escrever, sem conter nenhum spoiler mas tentando ao máximo passar para vocês quão incrível esse livro é. Durante a leitura criei mil teorias, desconfiei de milhares de caminhos para a resolução do mistério e quando pensei saber de todas as respostas, o autor me surpreendeu mais uma vez. Precisei inclusive fechar o livro, respirar um pouco, para então continuar a leitura de tão chocada que fiquei.
📝Além de um mistério muito bem elaborado e um plot twist sensacional, o autor também consegue uma criação de personagem incrível. Em determinados capítulos conhecemos a história de Sandra, os caminhos que a levaram ao jornalismo e, além de conseguir nos fazer simpatizar e abraçar essa protagonista, o autor cria uma personagem complexa e, acima de tudo, verossímil. Ela não tem aquela postura de heroína absoluta que muitas vezes encontramos nesses livros, é uma personagem muito forte mas ainda assim com suas vulnerabilidades. O lado escuro da madrugada é aquele tipo de livro que nos deixa com o coração disparado e com aquela vontade enorme de devorar o livro todo de uma vez! Entrou para o time de melhores leituras do ano até agora.

Livroseliteratura 02/04/2018

Resenha do blog Livros & Literatura
Romance de estreia do autor, o livro tem bastante potencial. O enredo foi muito bem construído, senti falta apenas de um texto mais maduro.

Talvez leitores com uma maior bagagem sintam o mesmo desconforto. Mas acredito que aqueles leitores que estão começando a mergulhar nas tramas policiais se apaixonarão.

Torço para que o Roberto Giacundino deixe aflorar mais e mais vezes a sua belíssima imaginação, certamente valerá a espera!

site: www.instagram.com/livroseliteratura

Ani 24/03/2018

O Lado Escuro da Madrugada é o romance de estreia de Roberto Giacundino, a obra foi lançada pela editora Pandorga neste ano. Nele, nós conhecemos a vida da famosa jornalista Sandra Garcia. Vinda de uma família humilde e cheia de problemas, Sandra sofreu muito até decidir o que queria ser da vida. Por sempre gostar de ler e escrever, optou pelo jornalismo e não se acomodava com os problemas que a vida lhe impunha, sempre tentando ver o lado positivo, ela fazia o melhor para ser a melhor em todos os aspectos. E conseguiu. Depois de muita luta, ela estava em uma premiação onde seria nomeada a melhor jornalista investigativa quando um misterioso assassinato aconteceu.

Seu melhor amigo, o publicitário Evandro Jordel foi assassinato com uma facada após receber o prêmio por uma campanha importante nomeada como “Somos Todos Iguais”, que retratava a luta contra a intolerância e preconceito nos mais diversos aspectos.
Logo a polícia chegou e começaram as investigações, a princípio, eles acreditavam que a morte de Evandro era consequência de um latrocínio. Sandra não consegue aceitar que essa seja a única resposta possível. Para ela, havia algo escondido nas investigações, por isso, ela resolve usar o seu faro de jornalista investigativa para tentar resolver esse caso, sem ajuda da polícia.

O livro possuí capítulos curtinhos e sempre com um gancho para o próximo, o que deixa a leitura mais ágil e envolvente. Achei muito bacana a forma como o autor pegou pequenos – grandes – elementos para disfarçar o real motivo do crime, isso que foi mantendo minha vontade de ler.
Eu AMO livros que tragam o jornalismo no enredo, nem que seja uma pitadinha, e se for jornalismo investigativo então, é certeza que eu vou gostar. Só que Sandra até poderia ser a melhor jornalista investigativa, mas ela era muito fantasiosa e com a imaginação extremamente fértil. Além, claro, de ser irresponsável, mas eu falo isso por estar do lado de fora, se eu estivesse envolvida, provavelmente tomaria algumas atitudes parecidas com a dela.

Sobre a escrita do autor, eu gostei bastante, mas tenho a mesma reclamação que vi em algumas resenhas: o uso excessivo de ponto de exclamação. Achei um pouco desnecessário ele aparecer três ou quatro vezes em uma frase sendo que em muitas vezes ele estava fazendo o papel de um ponto final. O autor também voltou algumas vezes em pontos que já havia sido narrado e como eu li a obra em sequência, achei um pouco desnecessário, mas não é cansativo nem nada, não atrapalha a leitura. É apenas uma observação.
O livro possui um mistério e adrenalina que vai desde a primeira página até a última. Outra coisa bacana, é que o passado de Sandra foi contado desde quando ela era criança e sofria na mão do pai bêbado, até depois quando se tornou uma jornalista famosa e consagrada.
Em suma, O Lado Escuro da Madrugada é uma ótima pedida para quem gosta de romance policial. Leitura mais que indicada!

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2017/09/o-lado-escuro-da-madrugada-roberto.html