O abismo

O abismo Charles Dickens
Wilkie Collins

Resenhas - O abismo

vbitazi 24/05/2021

Confesso que esse não foi o melhor livro do Dickens que já li, mas mesmo um livro ruim dele é um livro acima da média.
O engraçado que nesse livro, para quem já leu algumas obras do Dickens é lógico, dá para perceber direitinho onde ele escreveu e onde o Wilkie Collins escreveu. Talvez por isso acaba se perdendo em algumas partes.
Mas mesmo assim recomendo totalmente o livro.
lu :): 06/10/2021minha estante
quais livros vc me indica dele? esse foi o primeiro que li e como gostei bastante queria me aprofundar mais nas obras dele :)

vbitazi 06/10/2021minha estante
Oi Lu. Então o meu livro preferido dele é o David copperfield. Aliás é um dos meus livros preferidos da vida. Mas é muito grande, umas 1200 paginas. Caso queira algo mais curto e bom recomendo o Oliver Twist ou um conto de duas cidades. E se quiser algo bem conhecido e curto mesmo, tem o Um conto de Natal. Mas tem tanto livro bom dele que a lista ia ficar grande aqui rsrs
Vou te seguir para trocarmos dicas tá.

lu :): 07/10/2021minha estante
todos esses estão na minha lista! eu ia comprar um conto de natal mas fiquei confusa pq tem várias edições, a mais curta com 90 páginas e outras vão até 300. qual eu compro?

vbitazi 09/10/2021minha estante
Oi lu, desculpa a demora. Tava uns dias off. Então o livro em si é curtinho, tem algumas edições cheia de ilustrações e algumas que vem outros contos de Natal do Dickens. Acho que pode pegar o que tiver mais em conta

nmstoppa 20/03/2021

Esse foi o meu primeiro contato com o Charles Dickens e digo que achei interessante. A tradução está boa, não foi difícil entender e ainda tinha um linguajar mais antigo.

Me deu vontade de ler mais dele.
Renata Rezende 21/05/2021minha estante
Sugiro "Um Conto de Duas Cidades", que é maravilhoso! O pano de fundo é a Revolução Francesa e a queda da Bastilha. E estou lendo agora 'Grandes Esperanças', que está se mostrando lindo tb. Não deixe de voltar a lê-lo!!

nmstoppa 21/05/2021minha estante
Vou ler Um Conto em Dezembro!!! E Grandes Esperanças está na lista também!!! Muito obrigada pela recomendação ??

Renata Rezende 21/05/2021minha estante
Eba! Legal!

Michela Wakami 15/01/2024

Razoável
Uma história com uma temática interessante, mas que deixa a desejar.

Temos aqui muitas coincidências.
Que são justificadas pelo narrador: Devido à pequenez do mundo.

Sei que o autor quis construir uns personagens de caráter íntegro, mas, na verdade, o que encontrei foram personagens ingênuos de mais, que chegam a irritar.
Fabricio268 21/02/2024minha estante
Também não gostei muito quando li.

Renata Rezende 04/06/2021

Absolutamente fã de Dickens!
_ Deixe-me ? implorou ela, _ deixe eu me retirar, sr.Vendale.

_ Chame-me de Jorge.

Margarida deixou a cabeça dele descansar-lhe sobre o seio. O seu coração precipitava-se finalmente para ele.

? Jorge! ? balbuciou.
? Diga que me ama.

Os braços dela enlaçaram o pescoço de Jorge e seus lábios se uniram aos do rapaz, murmurando estas palavras deliciosas:
? Amo-o.
Emanuele 06/06/2021minha estante
??????

Fernanda 10/02/2020

null
Uma história prazerosa e envolvente, que me faz lembrar porque Dickens continua sendo o meu autor favorito.

Edna 29/02/2020

O duplo
A genialidade de Dickens temperada com a dramaturgia de um dos precursores do gênero policial Wilkie Collins, e com Prefácio de Daniel Puglia e apresentação do Crítico Adonias Filho

A história inicia com uma senhora em visita ao Hospício dos Injeitados local onde as damas da sociedade deixava seus filhos bastardos e os deficientes, quem não se lembra, da comovente história de Quasimodo em "O corcunda de Notredame", Então o aperto no coração da mulher após anos resolve adotar o filho que rejeitara: Walter Wilding, esse foi o nome que recebera ao entrar no orfanato, nome esse utilizado duas vezes por coincidir da chegada de um na data da adoção do outro.

E agora você já pode iniciar suas conjecturas desta história que levará o Leitor a conhecer desde a adega de Wilding 25 anos após esse episódio, e a chegada de uma governanta cuja experiência adquirida naquele estabelecimento à casa desse comerciante quando se dá para com uma pintura daquela senhora que a interpelou para saber quem era o seu filho.

Imagina a cabeça de W.W. que adotado já adolescente, viverá feliz com a suposta mãe já falecida por 08 anos, homem íntegro que ñ quer mais toda a fortuna que acredita pertencer a outro.

Aguça a curiosidade, te leva à montanhas geladas de Estraburgo; Bale; e Brietz interior da Suíça e outros cenários de tão bem descritos são imagináveis e o abismo existirá na profundidade e também na superficie.

Tem um grande amor, muito mistério e um desfecho surpreendente nessa história além de uma obra emblemática que foi publicado em texto Teatral e Romance em 1867.

Uma ótima indicação tanto para iniciar a ler Dickens como para os apaixonados.

#Bagagemliteraria
#Oabismo
#CharlesDickens
#WilkieCollins
#Resenhaednagalindo
#bookstagram

Cinara... 20/03/2020

"Sr. Bintrey, nem o senhor nem eu sabemos o momento em que hei de morrer; portanto desejo ficar com o espírito tranquilo."

Ah, do jeito que amo Charles Dickens esperava mais :(

Samara Diniz 05/05/2020

Luta de índoles
Charles Dickens é sempre envolvente e sabe dar o destino certo para os seus personagens, fazendo quem sofre ser recompensado e o mal sendo destruído. O único senão desse livro é que ele acaba rápido

Dri F. @viagenscomlivros 06/06/2020

Foi bom para conhecer mais a escrita de Dickens
Fiquei curiosa sobre esse livro principalmente por ser do Charles Dickens, um autor de quem so? li Um conto de natal e quero muito ler mais coisas. Eu achei o e-book super baratinho e comprei sem pensar muito, mas infelizmente, ele na?o foi tudo que eu esperava.
A sinopse fala sobre um rapaz cuja ma?e falece e lhe deixa uma boa heranc?a, mas que durante esse processo de luto descobre que na verdade na?o era filho legi?timo dessa ma?e.
A partir dai? ele quer encontrar o filho legi?timo e devolver-lhe a heranc?a.

O livro e? bem curtinho (o e-book tem menos de 200 pa?ginas), mas mesmo assim, foi uma leitura devagar. A escrita do autor e? muito tranquila e sem muitas firulas, mas o ritmo da histo?ria foi, para mim, um pouco arrastado. A sinopse se perde logo nas primeiras pa?ginas ja? que a histo?ria toma um outro rumo, e dai? por diante achei tudo meio devagar demais.
O lado bom foi conhecer mais alguma coisa de Dickens, isso me estimulou a tentar tomar coragem para ler suas grandes obras como David Copperfield ou Grandes esperanc?as, que sa?o dois livros que eu quero ler a muito tempo.
Acho que se voce? quer comec?ar a ler algo do autor esse livro pode ser um bom comec?o ja? que e? curtinho e descomplicado!
E se voce? ja? leu algo dele, comenta aqui embaixo o que achou???

Bárbara F. Byrro 21/07/2020

Todo mundo deveria ler Dickens <3
Um dos meus autores preferidos!

O livro tem uma trama extremamente envolvente, daquele tipo que as coisas acontecem completamente do nada, quando você menos espera - amo isso!
Fala bastante sobre as diferenças sociais da época e de como isso era visto como normal e obrigatório - me lembrou o esquema de castas da índia.

E o plot twist, MEU DEUS!!
Não sei como demorei tanto tempo pra ler essa obra de arte maravilhosa.

Defeito: acaba rápido rsrsrs

Podem ler que vale a pena!

Cdmm 10/08/2020

Cativante.
Li em duas vezes que abri. É uma história extremamente rápida, quase um conto. Existe um mistério, amor e a vontade de que o bem triunfe no final.

JOY 16/08/2020

"Porém, o mundo é tão pequeno, que não podemos viver afastados uns dos outros por muito tempo."

Esse livro me despertou curiosidade por não ser um dos mais conhecidos de Dickens. Na história, um comerciante inglês é surpreendido pelo fato de não ser quem acha que é: sua origem é diferente da que ele imaginava, e o sentimento de usurpar o verdadeiro herdeiro da família o consome.

A história, porém, tem uma reviravolta e, logo, toma outro rumo. O leitor, então, é surpreendido com uma espécie de luta do bem e do mal, onde não há certezas sobre as identidades dos personagens.
A cena final é bem impactante e o livro é interessante.

Tiago 20/11/2020

Dickens ao alcance de todos
Charles Dickens é inegavelmente um dos pilares da literatura ocidental, e ler O Abismo é ter uma bela prova de sua genialidade literária. Desde o primeiro capítulo, passando pelas inúmeras reviravoltas da história, é um livro que consegue prender a atenção de todos aqueles que se dispõem a desfrutar da companhia deste célebre autor. Mesmo a formalidade e a tendência às falas longas e pomposas das personagens, ainda que fujam da realidade, são uma excelente forma de vislumbrar suas mentes, que de outra forma ficariam deficientemente expostas, ou demandariam de mais artifícios do autor para serem expressas. E seu tamanho, modesto, além da bela edição em capa dura, deixam a leitura ainda mais fácil e apreciável, mesmo para leitores iniciantes neste universo.

Aline 30/11/2020

O Abismo
Só entendi o título no final.... E que final!!!!
É um livro rapidinho que custura a história destes personagens e tem reviravolta no final! Do jeito que eu gosto! Cinco estrelas! Com louvor!

Vivi 03/12/2020

Ameiii demais ler O abismo. As coisas nunca são certas tudo muda de uma tal forma e isso que torna incrível! E de uma total reviravolta que surpreende. A sede do poder, críticas sociais e lado céu e inferno do homem é bem caracterizado aqui. E claro a amor sempre presente. Não somente entre almas gêmeas mas tb o materno e fraterno. Me pergunto porque demorei tanto a ler Charles Dickens. Maravilhoso!!!!!!!