O abismo

Wilkie Collins

Resenhas - O abismo

Michela Wakami 15/01/2024

Razoável
Uma história com uma temática interessante, mas que deixa a desejar.

Temos aqui muitas coincidências.
Que são justificadas pelo narrador: Devido à pequenez do mundo.

Sei que o autor quis construir uns personagens de caráter íntegro, mas, na verdade, o que encontrei foram personagens ingênuos de mais, que chegam a irritar.
Fabricio268 21/02/2024minha estante
Também não gostei muito quando li.

Carolina.Gomes 18/04/2021

Grata surpresa!
Em busca de um livro curtinho para alternar com outras leituras, encontrei, disponível no kindle unlimited, esse texto de Dickens em parceria com William Wilkie Collins.

Apesar de ter achado a tradução ruinzinha, a história é bem interessante e possui alguns elementos que me prenderam: bom enredo, a luta entre o bem e o mal e uma história de amor.

As reviravoltas surpreendentes estão presentes também e fiquei muito curiosa para saber o desfecho final.

Particularmente, gosto muito do estilo de Dickens mas comecei a ler sem grandes expectativas e me surpreendi positivamente.

Gostaria de ler o texto original em inglês pois tenho a impressão que, muito da beleza da narrativa de Dickens, se perdeu nessa tradução.

Bárbara F. Byrro 21/07/2020

Todo mundo deveria ler Dickens <3
Um dos meus autores preferidos!

O livro tem uma trama extremamente envolvente, daquele tipo que as coisas acontecem completamente do nada, quando você menos espera - amo isso!
Fala bastante sobre as diferenças sociais da época e de como isso era visto como normal e obrigatório - me lembrou o esquema de castas da índia.

E o plot twist, MEU DEUS!!
Não sei como demorei tanto tempo pra ler essa obra de arte maravilhosa.

Defeito: acaba rápido rsrsrs

Podem ler que vale a pena!

Reginaldo Pereira 15/04/2022

O Abismo: onde algumas coisas deveriam permanecer???
Uma curta peça de Dickens, com poucos personagens, envolvidos em uma trama (policial?) bem desenvolvida, parte na já conhecida sombria Londres dickensiana, e parte na gélida Suiça.
Como traço característico do autor, não podem faltar órfãos, orfanatos e tutores! Mas o que mais gostei foram o surpreendente desenrolar da história (me surpreendeu mesmo!), e o pulsar da hostilidade de Obenrizer no meio da neve? o que leva inclusive à descoberta do motivo do nome da obra!
Gostei!!!! (é claro que, sendo o autor Charles Dickens, me seria impossível dizer o contrário?!!! ??)

otxjunior 17/12/2022

O Abismo, Charles Dickens, Wilkie Collins
Na tradição da literatura inglesa, o tema é luta de classes; e mais caro ao autor, uma história de órfãos. Um tanto rocambolesca, com um excesso de coincidências justificado pela "teoria sobre a pequenez do mundo", que nem sempre convence.

Tiago 20/11/2020

Dickens ao alcance de todos
Charles Dickens é inegavelmente um dos pilares da literatura ocidental, e ler O Abismo é ter uma bela prova de sua genialidade literária. Desde o primeiro capítulo, passando pelas inúmeras reviravoltas da história, é um livro que consegue prender a atenção de todos aqueles que se dispõem a desfrutar da companhia deste célebre autor. Mesmo a formalidade e a tendência às falas longas e pomposas das personagens, ainda que fujam da realidade, são uma excelente forma de vislumbrar suas mentes, que de outra forma ficariam deficientemente expostas, ou demandariam de mais artifícios do autor para serem expressas. E seu tamanho, modesto, além da bela edição em capa dura, deixam a leitura ainda mais fácil e apreciável, mesmo para leitores iniciantes neste universo.

Gabriela3935 23/03/2021

Produções mexicanas apresentam: Maria do Abismo
Uma das coisas que mais gosto nos livros clássicos, nos romances principalmente, é o quanto o mundo é pequeno. Como uma única pessoa pode se desdobrar em três e encontrar outra pessoa que também já teve diversas personas.
Admito que dos Clássicos, Dickens não é o meu preferido. Amei Um conto de duas cidades e pensei até em o equiparar a Victor Hugo, mas ao ler mais descobri que há um "quê" de infantil, talvez muito didático e moral em sua escrita, que não me desagrada mas também não me encanta. É possível que eu dê um tempo de Dickens de agora para frente.
Mas vamos ao livro. Tirando seu ponto muito moral, gosto muito das voltas que se dá para nos deixar felizes. É uma verdadeira novela mexicana!
Começa com um plot interessante, de um homem que, supostamente órfão, é encontrado por sua mãe materna e vive de grande fortuna e bondade. Mas por um acaso descobre que na verdade não era o filho legítimo da boa mulher e inicia sua busca para restaurar ao verdadeiro herdeiro a fortuna que possui. E então há uma grande quebra que me fez ficar encarando o livro por pelo menos cinco minutos surpresa e me perguntando "o que está acontecendo?". Acho que aqui, além de tudo, o livro vale a pena.
Além disso os personagens mesmo que caricatos são divertidos e até nos fazem pensar um pouco. Pela primeira vez não vejo uma personagem feminina hiper sem sal e esquecivel. Margarida agora é uma de minhas heroínas, mesmo tendo tão pouco protagonismo fiquei feliz em ver o quanto Dickens permitiu que ela fosse forte e impetuosa. Aqui o livro também vale a pena.
Apesar de a escrita ser um pouco entediante para mim, achei a adaptação do texto de teatro muito bem trabalhada também. Fica aqui um livro que me deu um respiro depois das duas últimas classificações baixas que dei. Estou feliz com essa leitura e inclusive recomendo a vocês. ??

Renata Rezende 04/06/2021

Absolutamente fã de Dickens!
_ Deixe-me ? implorou ela, _ deixe eu me retirar, sr.Vendale.

_ Chame-me de Jorge.

Margarida deixou a cabeça dele descansar-lhe sobre o seio. O seu coração precipitava-se finalmente para ele.

? Jorge! ? balbuciou.
? Diga que me ama.

Os braços dela enlaçaram o pescoço de Jorge e seus lábios se uniram aos do rapaz, murmurando estas palavras deliciosas:
? Amo-o.
Emanuele 06/06/2021minha estante
??????

Cinara... 20/03/2020

"Sr. Bintrey, nem o senhor nem eu sabemos o momento em que hei de morrer; portanto desejo ficar com o espírito tranquilo."

Ah, do jeito que amo Charles Dickens esperava mais :(

Michele 14/04/2021

Nos primórdios das tramas policiais
Este romance fala da situação de um menino criado em um orfanato que tinha direito a uma herança, mas foi confundido com um garoto de mesmo nome, Walter Wilding. Em paralelo, uma história de amor entre Margarida e Jorge Vendale, ao estilo romance proibido, encaminha o enredo a uma narrativa quase policial (gênero por qual Wilkie Collins é conhecido).

vbitazi 24/05/2021

Confesso que esse não foi o melhor livro do Dickens que já li, mas mesmo um livro ruim dele é um livro acima da média.
O engraçado que nesse livro, para quem já leu algumas obras do Dickens é lógico, dá para perceber direitinho onde ele escreveu e onde o Wilkie Collins escreveu. Talvez por isso acaba se perdendo em algumas partes.
Mas mesmo assim recomendo totalmente o livro.
lu :): 06/10/2021minha estante
quais livros vc me indica dele? esse foi o primeiro que li e como gostei bastante queria me aprofundar mais nas obras dele :)

vbitazi 06/10/2021minha estante
Oi Lu. Então o meu livro preferido dele é o David copperfield. Aliás é um dos meus livros preferidos da vida. Mas é muito grande, umas 1200 paginas. Caso queira algo mais curto e bom recomendo o Oliver Twist ou um conto de duas cidades. E se quiser algo bem conhecido e curto mesmo, tem o Um conto de Natal. Mas tem tanto livro bom dele que a lista ia ficar grande aqui rsrs
Vou te seguir para trocarmos dicas tá.

lu :): 07/10/2021minha estante
todos esses estão na minha lista! eu ia comprar um conto de natal mas fiquei confusa pq tem várias edições, a mais curta com 90 páginas e outras vão até 300. qual eu compro?

vbitazi 09/10/2021minha estante
Oi lu, desculpa a demora. Tava uns dias off. Então o livro em si é curtinho, tem algumas edições cheia de ilustrações e algumas que vem outros contos de Natal do Dickens. Acho que pode pegar o que tiver mais em conta

Carol 02/02/2021

Primeiro livro lido do ano, eu amei ele e o estilo dele, escrita boa e bom desenvolvimento.

Vivi 03/12/2020

Ameiii demais ler O abismo. As coisas nunca são certas tudo muda de uma tal forma e isso que torna incrível! E de uma total reviravolta que surpreende. A sede do poder, críticas sociais e lado céu e inferno do homem é bem caracterizado aqui. E claro a amor sempre presente. Não somente entre almas gêmeas mas tb o materno e fraterno. Me pergunto porque demorei tanto a ler Charles Dickens. Maravilhoso!!!!!!!

Erika Xavier 12/08/2021

Que peça maravilhosa!!
Imagino está obra magnífica sendo encenada em um grande teatro.
O enredo me prendeu durante toda a leitura e o desfecho é bem deferente do esperado.
A escrita de Dickens é tão fluida que nos perdemos nas horas com tamanho realismo.
Recomendo muitíssimo a leitura.

nmstoppa 20/03/2021

Esse foi o meu primeiro contato com o Charles Dickens e digo que achei interessante. A tradução está boa, não foi difícil entender e ainda tinha um linguajar mais antigo.

Me deu vontade de ler mais dele.
Renata Rezende 21/05/2021minha estante
Sugiro "Um Conto de Duas Cidades", que é maravilhoso! O pano de fundo é a Revolução Francesa e a queda da Bastilha. E estou lendo agora 'Grandes Esperanças', que está se mostrando lindo tb. Não deixe de voltar a lê-lo!!

nmstoppa 21/05/2021minha estante
Vou ler Um Conto em Dezembro!!! E Grandes Esperanças está na lista também!!! Muito obrigada pela recomendação ??

Renata Rezende 21/05/2021minha estante
Eba! Legal!