O abismo

O abismo Charles Dickens
Wilkie Collins

Resenhas - O abismo

nmstoppa 20/03/2021

Esse foi o meu primeiro contato com o Charles Dickens e digo que achei interessante. A tradução está boa, não foi difícil entender e ainda tinha um linguajar mais antigo.

Me deu vontade de ler mais dele.
Renata Rezende 21/05/2021minha estante
Sugiro "Um Conto de Duas Cidades", que é maravilhoso! O pano de fundo é a Revolução Francesa e a queda da Bastilha. E estou lendo agora 'Grandes Esperanças', que está se mostrando lindo tb. Não deixe de voltar a lê-lo!!

nmstoppa 21/05/2021minha estante
Vou ler Um Conto em Dezembro!!! E Grandes Esperanças está na lista também!!! Muito obrigada pela recomendação ??

Renata Rezende 21/05/2021minha estante
Eba! Legal!

Pedro.Gondim 05/01/2021

Abismo
"-- Em outras palavras: o senhor, que é representante da lei, está aqui para representar uma infração a mesma lei.
-- Esplendidamente dito! -- exclamou Bintrey. -- Se todas as pessoas com quem trato fossem tão explícitas como o senhor, a minha profissão seria realmente fácil!" (p. 143)

Patricia 16/03/2021

Bela obra
O Abismo é um livro inquietante. A obra de Charles Dickens e Wilkie Collins conta a história de um homem que tinha tudo para ter uma vida de conforto e tranquilidade, mas acaba sendo perturbado por informações do passado. Também é uma história sobre amizade verdadeira. E sobre amor. Fiquei muito envolvida pela narrativa, a trama, a atmosfera. Bela obra.

Edna 29/02/2020

O duplo
A genialidade de Dickens temperada com a dramaturgia de um dos precursores do gênero policial Wilkie Collins, e com Prefácio de Daniel Puglia e apresentação do Crítico Adonias Filho

A história inicia com uma senhora em visita ao Hospício dos Injeitados local onde as damas da sociedade deixava seus filhos bastardos e os deficientes, quem não se lembra, da comovente história de Quasimodo em "O corcunda de Notredame", Então o aperto no coração da mulher após anos resolve adotar o filho que rejeitara: Walter Wilding, esse foi o nome que recebera ao entrar no orfanato, nome esse utilizado duas vezes por coincidir da chegada de um na data da adoção do outro.

E agora você já pode iniciar suas conjecturas desta história que levará o Leitor a conhecer desde a adega de Wilding 25 anos após esse episódio, e a chegada de uma governanta cuja experiência adquirida naquele estabelecimento à casa desse comerciante quando se dá para com uma pintura daquela senhora que a interpelou para saber quem era o seu filho.

Imagina a cabeça de W.W. que adotado já adolescente, viverá feliz com a suposta mãe já falecida por 08 anos, homem íntegro que ñ quer mais toda a fortuna que acredita pertencer a outro.

Aguça a curiosidade, te leva à montanhas geladas de Estraburgo; Bale; e Brietz interior da Suíça e outros cenários de tão bem descritos são imagináveis e o abismo existirá na profundidade e também na superficie.

Tem um grande amor, muito mistério e um desfecho surpreendente nessa história além de uma obra emblemática que foi publicado em texto Teatral e Romance em 1867.

Uma ótima indicação tanto para iniciar a ler Dickens como para os apaixonados.

#Bagagemliteraria
#Oabismo
#CharlesDickens
#WilkieCollins
#Resenhaednagalindo
#bookstagram

Ana Claudia 20/12/2023

Primeira experiência com Dickens
O livro conta a história de dois amigos que são sócios de uma casa comercial: Walter Wilding e Jorge Vendale. O pior defeito do livro é justamente a personalidade dos protagonistas, o objetivo era criar personagens bondosos e ingênuos, mas acaba que algumas atitudes deixam de ser apenas ingenuidade e passam a ser uma pura e completa burrice.
A primeira metade do livro é um pouco lenta e entediante, e minha nota se deve mais ao final, por ter algumas reviravoltas interessantes e bem construídas, levando em conta que é um romance curto.

Aline Donatoni 21/01/2021

A primeira parte é a apresentação dos personagens, seu estilo de vida e propósitos e nos leva a achar que vamos acompanhar a realização desses propósitos, mas acontece algo que muda a vida de Walter Wilding e consequentemente o rumo da história... Além da crítica social, surge um mistério que me lembrou Sherlock Holmes...gostei mais do que de "Um Cântico de Natal".

Aline 30/11/2020

O Abismo
Só entendi o título no final.... E que final!!!!
É um livro rapidinho que custura a história destes personagens e tem reviravolta no final! Do jeito que eu gosto! Cinco estrelas! Com louvor!

JOY 16/08/2020

"Porém, o mundo é tão pequeno, que não podemos viver afastados uns dos outros por muito tempo."

Esse livro me despertou curiosidade por não ser um dos mais conhecidos de Dickens. Na história, um comerciante inglês é surpreendido pelo fato de não ser quem acha que é: sua origem é diferente da que ele imaginava, e o sentimento de usurpar o verdadeiro herdeiro da família o consome.

A história, porém, tem uma reviravolta e, logo, toma outro rumo. O leitor, então, é surpreendido com uma espécie de luta do bem e do mal, onde não há certezas sobre as identidades dos personagens.
A cena final é bem impactante e o livro é interessante.

Teppei 08/03/2021

Sensacional
A leitura é bastante prazerosa, a forma como o drama é desenvolvido é de tirar o fôlego. Cheio de plot twist, a narração da história prossegue impecavelmente em direção a um desfecho sensacional.

Tamires Felix 11/02/2022

Surpreendente!
Foi o primeiro livro do Dickens que eu li. Porém, já quero ler mais. O Abismo prendeu minha atenção do início ao fim. É tão bem escrito que cada detalhe te faz sentir a necessidade de saber o que tem no capítulo seguinte.
Super indico!

Cdmm 10/08/2020

Cativante.
Li em duas vezes que abri. É uma história extremamente rápida, quase um conto. Existe um mistério, amor e a vontade de que o bem triunfe no final.

Samara Diniz 05/05/2020

Luta de índoles
Charles Dickens é sempre envolvente e sabe dar o destino certo para os seus personagens, fazendo quem sofre ser recompensado e o mal sendo destruído. O único senão desse livro é que ele acaba rápido

ksantana_ 09/06/2021

Introdução a Dickens
Se utilizarmos os olhares da época, seria uma literatura de suspense bem divertida de se acompanhar, pois os embalos das palavras bem escritas nos faz imergir na história sem nenhum empecilho.

Sem fazer comparativos, na atualidade existem muitos tipos de narrativas do empregado gênero policial, portanto este não seria um dito do gênero. Embora tenha armações, traições, amores e conspirações...

É um livro curto, ideal para quem procura uma leitura rápida entre novas empreitadas.

Alessandra @euamolivrosnovos 07/10/2021

Instagram @euamolivrosnovos
Walter Wilding sempre viveu na riqueza e no prestígio. Entretanto, após a morte de sua mãe, ele acaba descobrindo que não era seu herdeiro legítimo.

Perturbado pelo fato de sentir-se um impostor, ele passa a procurar pelo verdadeiro legatário de sua fortuna, mas o destino tem os próprios planos para o desfecho dessa história.

O que achei?

Genial. Embora de texto curto e objetivo o livro, em formato de peça teatral, é extremamente fluido e com uma narrativa que te conquista logo no começo.

Para quem nunca leu Dickens, saiba que ele tem uma escrita convidativa e aprazível, com uma capacidade incrível de criar personagens cativantes.

A história de Wilding é apenas a primeira pincelada nessa trama, que traz muitas camadas e um final excelente.

Gostei de como o enredo se desenvolveu e acabei surpreendida pela leitura em diversas passagens.

Recomendo para quem quiser começar a ler alguma coisa do autor e para aqueles que adoram sua obra.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Elexandra.Amaral 05/05/2021

Predecessor dos dramalhões
Charles Dickens é reconhecido como um dos maiores nomes da literatura universal e como mestre em dramalhões.
Na presente obra, Dickens, acompanhado por Wilkie Collins, lança mão dos recursos que séculos depois fizeram de "A usurpadora" uma telenovela tão memorável: segredos, enganos, traições, romances, retornos e, quem diria (!), funestas despedidas.