O abismo

Wilkie Collins

Resenhas - O abismo

Fernanda 10/02/2020

null
Uma história prazerosa e envolvente, que me faz lembrar porque Dickens continua sendo o meu autor favorito.

bobbie 04/12/2020

Dickens como numa pensei ler Dickens
Este é um pequeno livro bastante diferente do que jamais pensei encontrar em Dickens. Escrito em parceria com seu amigo Wilkie Collins, com pendor acentuado para livros policiais, esta novela que foi publicada tanto em formato de peça teatral como no formato de texto em prosa me remeteu a sensações experimentadas sempre que leio Conan Doyle. Não é exatamente uma novela detetivesca, com um crime a ser solucionado e pistas espalhadas pelo caminho, mas há um mistério a ser desvendado e uma reviravolta no final. A cena que ilustra a capa desta edição, inclusive, é bastante típica de Doyle. No todo, o livro passa ao largo da verve dickensiana, com sua sátira e crítica social apuradas, o clash of classes escancarado (embora ele esteja discretamente lá, na figura do tutor da heroína Margarida). Aliás, Margarida torna-se uma bela surpresa e exemplo de personagem avant-garde, com seu grande e corajoso ato final para um exemplo de literatura oitocentista, vitoriana. Resumindo, trata-se de um livro leve para ser lido rapidamente para deleite descompromissado.

Tati 29/04/2021

Sr. Vendale...
Quando li que esse livro tinha uma pegada de romance policial, pois foi escrito a quatro mãos com Wilkie Collins (1824-1889) - de quem nunca tinha ouvido falar - me pareceu uma boa oportunidade. Afinal, se tem uma literatura que leio com muito interesse é o romance policial.
Começa com a história de Walter Wilding, que foi adotado por uma senhora que lhe revelou ser a sua mãe. Ela lança mão de uma estratégia de convencimento com funcionárias do Hospício dos Enjeitados e consegue saber o nome que deram à sua criança (a história não explica como a criança foi parar lá). Assim, Walter tem uma vida maravilhosa e sofre muito com a morte de sua adorada mãe. Walter morre e deixa dois amigos encarregados de executarem o seu testamento, que consistia simplesmente em duas vontades: encontrar o verdadeiro Walter Winding e, caso não o encontrasse, deveriam doar toda a fortuna para o Hospício dos Enjeitados...
Não vou contar mais, o livro é curtinho, pois assim continuar, contarei toda a história. O fato é que essa leitura me surpreendeu com elementos que não foram prometidos na sinopse e nem sob o rótulo de "romance com pegada policial". Gostei, embora não saiba onde entre o estilo do Dickens e o do Wilkie. Preciso ler mais Dickens...

Alana226 15/04/2021

Instigante
Edição muito bonita em capa dura, livro com poucas páginas, mas nem por isso menos interessante. Com uma narrativa envolvente, este romance trás varias situações inesperadas, com aventura e senso de justiça, traço este que não pode faltar em obras de Charles Dickens

Evelin Graceffi 04/09/2020

Leitura rápida, história que prende desde o início, e a prova de que Dickens é um escritor de vários gêneros, se aventurou neste livro para o lado de muito suspense e uma trama cheia de surpresas.Recomendo muito!

Djefferson.Silva 31/12/2020

Poderia ser melhor... Não atendeu as expectativas.
Até 50% o livro é ótimo , então ele muda completamente o rumo, acontece algo chocante rs, acho que poderia ser melhor.
O livro é bom como passa tempo.

RaquelC_Torres 04/02/2021

desfecho previsível
meu primeiro contato com o charles dickens e digo que gostei dos seus personagens. mas a leitura não foi fluída e nem culpo o autor, pode ter sido uma tradução ruim.
pra quem está acostumado a ler livros com uma pegada policial e mistério, vai sacar logo de início qual o desfecho da trama. fiquei um pouco enrolada na parte da adoção, tive até que esquematizar no papel pra conseguir entender o que se passava.
é um livro curto mas que não consegui ler rápido por causa da linguagem.

Dri F. @viagenscomlivros 06/06/2020

Foi bom para conhecer mais a escrita de Dickens
Fiquei curiosa sobre esse livro principalmente por ser do Charles Dickens, um autor de quem so? li Um conto de natal e quero muito ler mais coisas. Eu achei o e-book super baratinho e comprei sem pensar muito, mas infelizmente, ele na?o foi tudo que eu esperava.
A sinopse fala sobre um rapaz cuja ma?e falece e lhe deixa uma boa heranc?a, mas que durante esse processo de luto descobre que na verdade na?o era filho legi?timo dessa ma?e.
A partir dai? ele quer encontrar o filho legi?timo e devolver-lhe a heranc?a.

O livro e? bem curtinho (o e-book tem menos de 200 pa?ginas), mas mesmo assim, foi uma leitura devagar. A escrita do autor e? muito tranquila e sem muitas firulas, mas o ritmo da histo?ria foi, para mim, um pouco arrastado. A sinopse se perde logo nas primeiras pa?ginas ja? que a histo?ria toma um outro rumo, e dai? por diante achei tudo meio devagar demais.
O lado bom foi conhecer mais alguma coisa de Dickens, isso me estimulou a tentar tomar coragem para ler suas grandes obras como David Copperfield ou Grandes esperanc?as, que sa?o dois livros que eu quero ler a muito tempo.
Acho que se voce? quer comec?ar a ler algo do autor esse livro pode ser um bom comec?o ja? que e? curtinho e descomplicado!
E se voce? ja? leu algo dele, comenta aqui embaixo o que achou???

Junior 10/02/2021

Da linha tênue
Esse livro é muito bom, no sentido de envolver vários acontecimentos dentro da mesma história, que no final de torna um conglomerado de situações! A dinâmica traçada pelo autor revela muito sobre sua obra e estilo de escrita! Livro ótimo para quem está iniciando a leitura ou que já tem habitual costume de ler!