Os 27 Crushes de Molly

Becky Albertalli

Resenhas - As 27 Paixonites de Molly

bru 05/07/2020

MARAVILHOSO
Livro água com açúcar, ótimo para quem estava em ressaca literária. Me prendeu e fez com que me apaixonasse ??

Leti 29/06/2020

Gostei do livro, é uma leitura bem leve de ser feita.

isabellamolkoli 16/05/2020

Representou idade importa ! Mas ...
A representatividade da história é super bacana e importante sim, mas querendo incluir, a autora realmente define as personagens pelas minorias que elas representam, e elas são bem mais que isso. Pelo menos ela compensa adicionando complexidade aos personagens.
Gostei bastante da leitura. Leve e divertida. Recomendo.

Thalyta Guedes 26/03/2021

Um romance sensível, lindo, emocionante e necessário
Meu sentimento por acabar esse livro é de extrema indignação. Ele não poderia continuar, sei lá, pra sempre? Não tenho palavras para descrever o que Becky Albertalli fez com essa narrativa.

A sensibilidade da escrita, a verdade, a intimidade... Eu consegui viver através das páginas de uma maneira extremamente intensa. Consegui ver o que as personagens viam, andar pelas ruas que elas andavam, ouvir as músicas que elas ouviam, sentir o cheiro que elas sentiam, tocar o que elas tocavam. Até mesmo as borboletas no estômago com o processo de apaixonar-se, eu experienciei.

Encontro-me devidamente e irrevogavelmente apaixonada por Molly Peskin-Suso. O amadurecimento de Molly foi incrível de acompanhar, que personagem bem construída! Todos os pensamentos conflituosos, a maneira com que ela lida com o preconceito, as questões da adolescência, do amor, achei tudo muito bem abordado. A relação de Molly e Cassie é uma das relações fraternais mais lindas que já li sobre.

E aí temos um problema, pois me encontro do mesmo jeito por Reid. Completamente rendida. Sinceramente, o verdadeiro significado de "tanto faz". Gostei como o namoro dele e de Molly se construiu, a amizade primeiro, depois aquela chamazinha vergonhosa, pra em seguida uma paixão saudável e gostosa. Lindo!

Sinto que poderia escrever sobre esse livro por muito mais tempo e já estou indicando-o para quem encontro, mas preciso finalizar para sofrer pelo fim mais eficientemente. Me sinto grata por ter lido "Os 27 crushes de Molly".

Clarinha 03/08/2020

Todo mundo tem o direito de viver um grande amor
Molly tem 17 anos e sua vida amorosa se resume a um total de 26 crushes e zero beijos. Apesar de se apaixonar muito fácil, ela tem medo de se declarar. A ideia de levar um fora a apavora de tal forma, que a impede de tentar.⁣

Cassie, sua irmã gêmea, melhor amiga e companheira inseparável, vive tentando mostrar a ela que pra conseguir passar do platônico é necessário ter coragem. Ao contrário de Molly, Cassie é super segura e desencanada, não tem problema nenhum na hora da conquista. ⁣

As inseguranças e os medos da rejeição vem do fato de Molly ser gorda e acreditar que garotas gordas realmente devem ser cautelosas, ou irão se machucar. O fato de sua irmã gêmea ser o total oposto dela acaba gerando olhares e comentários, que aumentam sua paranóias e complicam ainda mais sua autoaceitação.⁣

Quando Cassie começa a namorar Mina, deixa a irmã um pouco de lado. Molly acaba se sentindo muito sozinha e é aí que as coisas começam a mudar um pouco.⁣

Assim como nos outros livros da Becky, aqui temos muita representatividade, muitas referências a Harry Potter e algumas de O senhor dos anéis.

Não é meu livro favorito da autora (esse posto continua ocupado por Simon vs a agenda homo sapiens), mas é um bom livro. A leitura flui rapidamente, dá pra terminar em um dia e nos traz ótimas reflexões.⁣

site: https://www.instagram.com/sheisabookaholic_/

Cat 15/09/2021

O livro aborda temas super necessário mas de uma forma sutil e leve, eu me identifiquei tanto com a Molly, isso me fez gostar muito mais do livro

jzschereave 24/05/2020

Como sempre a Becky arrasa. Amo a escrita dela, e mais um livro lgbt pra lista ??

Julia Barrow 07/11/2023

Xodózinho do mês
Esse livro me pegou de um jeito inexplicável. Nossa, muito muito bom. Vai vem além de um simples romance, sério. Me identifiquei pra caramba e amei demais. Recomendo!!

Mhery 09/05/2021

Antes de escrever minha crítica sobre a história, gostaria de falar um pouco sobre a autora Becky Albertalli, agora que já li quatro livros dela.

Becky é uma autora incrível pra mim, pois escreve histórias que são cativantes e ao mesmo tempo simples, casuais. Poderiam acontecer facilmente comigo ou com você. Eu, pelo menos, me vejo um pouco nos personagens dela.

Às vezes, já na sinopse você sabe como a história vai terminar. Porém, eu acho que vale MUITO a pena ler as histórias dela, pois o que vale a pena de verdade é o percurso, como você vai se sentindo a cada pequeno problema que futuramente é resolvido. Becky escreve histórias que me ensinam a ser mais empática, e que por ter vários personagens que não são perfeitos, me faz entender melhor a vida, e as pessoas.

Bom, agora vamos à "Os 27 Crushes de Molly", cujo titulo é bem diferente do original, "The Upside of Unrequited", algo como "O lado positivo de não ser correspondido". Ambos títulos remetem bem à história, mas atualmente prefiro o primeiro. A longo prazo, não sei se o termo "crush" irá se sustentar...

O que eu mais gostei na história é que ela não é apenas sobre crushes, mas também sobre irmandade, família, e até mesmo distância. Becky consegue fazer uma salada mista com um sabor apetitoso. A princípio, vamos conhecendo os sabores, os personagens, nos situando em tudo que é novo, assim como é também para Molly. No fim, a história cresce e saímos (como SEMPRE!) de coração quentinho.

Uma leitura leve, de uma autora já consagrada no meu coração. Claro que recomendo. Porém, leia os livros do Simon primeiro.

Queria deixar uma observação final: a personagem principal me lembra MUITO a Rae de "My Mad Fat Diary", série que mora no meu coração. Até mesmo o desenho da personagem de costas na capa me lembra ela. Acho que esse fato facilitou que eu curtisse ainda mais a história.

Se você está lendo essa resenha depois de ter livro esse livro, recomendo essa série.

Leo Oliveira 02/01/2018

Uma história divertida, cheia de representatividade e personagens marcantes.
"Os 27 crushes de Molly" me surpreendeu em alguns pontos, mas deixou a desejar em outros. Eu adorei a dinâmica dos personagens, como Becky apresenta a história de cada um deles e como toda a questão de "preciso de um namorado" é bem desenvolvida. Molly é uma personagem maravilhosa, no entanto eu não consegui gostar nem um pouco da Cassie (na verdade o que sinto por ela se resume a: ranço). Reid é o meu segundo personagem favorito, ele é tão fofo e cheio de referências geeks. Eu amaria ler um livro inteiro com ele como protagonista, sério. A representatividade nessa história também é muito importante, é inegável o carinho e atenção que Becky deu as minorias ali representadas. Ela trata tudo de forma sutil, como se o preconceito fosse quase inexistente... Acho que precisamos de mais livros assim, que mostrem o quão normal pode ser a sua irmã namorar uma menina e você ser filha de duas mães.

A única coisa que realmente me incomodou e fez com que eu desse 4 estrelas ao invés de 5, foi a maneira mesquinha como a Cassie tratou a Molly. Achei completamente desnecessário, mas foi uma leitura válida e, claro, está mais do que recomendada.
Igu 02/01/2018minha estante
Oi pra você que já está mitando

Clau @meuescapeliterario 08/01/2018minha estante
Peguei ranço da Cassie também durante a leitura, e olha que ainda não terminei o livro! Hahaha Reid é o melhor personagem, na minha opinião.

Roberta Amorim 12/02/2018minha estante
Caramba! Estou quase terminando o livro e pensei que era a única que tinha ranço da Cassie. Achei ela muito babaca em várias situações.. .. Não consegui engolir a personagem!

onelica 19/09/2021

um livro muito fofinho e rápido.
a personagem principal as vezes faz umas coisas que eu não consegui entender, mas depois acabei relevando.
amo como a Becky faz desenvolvimento dos personagens secundários, apaixonada por todos!

Princesinha Boo 03/05/2021

Esse livro é definitivamente incrível e perfeito, trata de assuntos importantes e mostra os medos e inseguranças reais que podem atrapalhar a forma como vivemos a vida, além de contar com o romance incrível e a incerteza entre o sim e o não.

Borboletário 24/05/2021

Molly e além de 27 crushes
Antes de tudo: mais uma vez a escrita da Becky servindo ao mundo. Amo como essa mulher consegue me deixar um misto de sentimentos.

Amei Simon, mas Molly teve um papel muito importante para mim: eu me vejo muito nela. A ansiedade, o problema de se relacionar com os outros, pessoas gordofóbicas ao seu redor. Molly mostra que representatividade é sempre bom. Tive gatilho em alguns momentos de gordofobia, mas tentei reverter minha dor em: não sou só eu que vivo isso e fico feliz em achar uma personagem que me entende.

Além disso, temos mais representatividades na história: as mães da Molly e a própria irmã dela, eu amo as 3 e merecem todo amor e respeito do mundo, pois existem Cassies na vida real e Patty/Dine.

O Simonverso é bem conectado nesse livro, até conversar com Simon a molly conversa, melhores diálogos. E, para finalizar, EU TE AML REID PQ VC NAO É REAL??????? chorei, amo um casal.

Caso você tenha vontade de ler, indico que leia "com amor, Simon" antes, fica muito mais dinâmico. Já quero ler outros livros da Becky, mas duvido alguém me entender como a molly entendeu.

Um abraço em você, momomomo