Os 27 Crushes de Molly

Os 27 Crushes de Molly Becky Albertalli
Becky Albertalli

Resenhas - As 27 Paixonites de Molly

Kennia Santos | @LendoDePijamas 15/12/2017

"E às vezes isso acontece. As pessoas se afastam."
Classificação: 2,5/5
Título: Os 27 crushes de Molly (Becky Albertalli)

Molly Peskin-Suso tem 17 anos, 26 crushes e 0 beijos. Apesar de tantas paixões, ela nunca se declarou para nenhum, apenas guardou os sentimentos para si mesma, por diversas questões, principalmente por estar acima do peso, e como sabemos a sociedade tem sérios problemas com excessos.

Sua irmã gêmea, Cassie, é seu completo oposto: loira, alta, magra, simpática e extrovertida... o protótipo de beleza americana. Elas sempre foram muito unidas, Molly sempre viu em Cassie um porto seguro. Mas as coisas mudam quando Cassie começa a namorar Mina, e Molly se vê sendo deixada de lado e a solidão a cerca.

Mas ainda bem que Mina tem um amigo lindo, fofo e hipster que tem grandes chances de se tornar o crush número 27. O que Molly não esperava era se sentir atraída também por Reid, um garoto do seu trabalho que usa todos os dias os mesmos tênis brancos rídiculos. Molly sente uma conexão incrível com Reid, mas Will (o amigo de Mina) parece a melhor opção para recuperar sua proximidade com Cassie e estar novamente constantemente presente na vida da irmã.

Os dois parecem ter muitos prós e nenhum contra. Quem será que Molly vai escolher para dar seu primeiro beijo e ter sua iniciação na vida romântica?

"Os 27 crushes de Molly" é o segundo livro de Becky Albertalli lançado aqui no Brasil, e minha primeira e última experiência com a autora. Pode parecer meio "pesado" mas é o que eu quero: nunca mais ler nada dela. Muitas pessoas me recomendaram Simon, mas como já tinha esse livro, comecei por ele.

A princípio existem algumas coisas chatas, mas eu relevei pelo fato de ser uma adolescente, então não adianta esperar atitudes maduras e racionais o tempo todo. Mas a grande questão é que só piora. SÓ. PIORA. Vou pontuar algumas coisas que me fizeram detestar o livro:

1) Molly é CHATA
2)Molly depende da irmã até para tomar banho
3)Molly tá com fogo pra beijar
4)Molly tem vergonha de namorar o menino que ela gosta porque tem medo dos outros acharem ele feio
5)Molly é a pessoa que mais impede ela mesma

Eu achava que esse livro se tratava sobre as dificuldades de ser diferente na sociedade.Sobre como quando você não segue um padrão, você muitas vezes é excluído e esquecido tão frequentemente, que quando alguém te enxerga, nem parece realidade.

Mas definitivamente NÃO É ISSO. O livro se trata de uma adolescente de DEZESSETE ANOS que depende da irmã para absolutamente tudo. De uma adolescente de DEZESSETE ANOS cuja a irmã não pode sair com a própria namorada que ela acha que está sendo ABANDONADA à sua triste vida. De uma adolescente de DEZESSETE ANOS que se importa TANTO com o que os outros pensa que chega a ser doentio.

E não me venha com essa de "se colocar no lugar". Eu SEMPRE fui acima do peso, sempre fui gorda, desde a pré-escola. Hoje tenho 21 anos, mas já passei pelos 17, e essas coisas que a Molly faz e pensa NÃO SÃO NORMAIS. Essas coisas não são saudáveis ou aceitáveis. Molly só dá importância para o conceito de namorado, não para a pessoa com a qual ela vai namorar. Ela passa o livro INTEIRO se sentindo desconfortável, e quando começa a namorar, se olha no espelho e se sente uma princesa da Disney em ascensão. HAJA PACIÊNCIA.

Isso não é normal, não é uma mensagem que vale a pena ser lida e absorvida, não é. Pelo fato de a autora ser psicóloga, eu achei que a temática teria uma melhor abordagem, mas não teve. Que grande decepção. O livro me irritou e me cansou do início ao fim, não trouxe uma mensagem útil sequer para no final, SÓ NA PORCARIA DO FINAL, a Molly finalmente conseguir entender que boas relações, familiares ou não não precisam de contato constante para serem duradouras e verdadeiras, porque a vida acontece, e nem sempre conseguimos ficar cercados eternamente por quem amamos.

"E às vezes isso acontece. As pessoas se afastam." (p.167)

A dica do dia é: se vocês gostam de ler livros que agregam, não leiam este. #pas
Consumindo Sagas 15/12/2017minha estante
"3) Molly tá com fogo pra beijar" é só o que tenho a declarar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk #maravilhosa

Kennia Santos | @LendoDePijamas 15/12/2017minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK não tenho paciência, não tenhooooooooooooo

Tali @letrasmaislivros 15/12/2017minha estante
Amei sua resenha sincera hehe

Carol 15/12/2017minha estante
sabia! mesmo com todos os elogios a esse livro, nunca tive vontade de ler pq desconfiava que a molly seria muito, muito, muito chata kkkk. depois da Cath (de Fangirl, único livro da rainbow q eu nao consegui engolir) e de metade dos livros da colleen hoover (amo os livros, odeio as protagonistas) peguei trauma com protagonista chata kkk valeu pelo alerta kkkkkk

Bárbara 08/01/2018minha estante
"A dica do dia é: se vocês gostam de ler livros que agregam, não leiam este."
Perfeito!

Paulinha 14/01/2018minha estante
Adorei sua resenha! Eu amei Simon e recomendo muito a leitura. Não parece que Os 27 crushes de Molly foi escrito pela mesma autora. :(

Kennia Santos | @LendoDePijamas 22/01/2018minha estante
Obrigada! Mas depois desse acho difícil eu pegar algo da autora pra ler kkk

Fabi 10/04/2018minha estante
Eu concordo que ela é meio chata em alguns momentos e eu entendo que sua adolescência não foi nada assim, mas de fato a adolescência É assim pra muita gente, eu achei bem factível, MAS também esperava mais discussão sobre ser diferente, houve essa discussão de forma sutil e o fato de ela ser gorda impedia ela de ter uma auto estima maior e de se considerar um par romantico, mas poderia ter sido mais abordado. Eu achei que a pegada da autora foi a mesma que ela teve com Simon.... Não focar NO PROBLEMA (aspas) mas mostrar que aquela pessoa tem OUTRAS preocupações e um mundo todo, ela não é só aquilo.

Dilma 19/05/2020

Retrata muito bem como é a vida de uma adolescente insegura e que está acima do peso, como a própria capa já nos mostra.
Me senti muito conectada a história por já ter me sentido e estado em situações muito parecidas, principalmente quanto aos parentes que sempre querem "ajudar" falando do nosso peso e recomendando dietas e afins. O quanto estamos sempre nos sentindo desconfortáveis e inconvenientes, sempre diferentes de todos.

Anna 24/12/2020

Um livro que dá vontade de apertar de tão fofo ?
Faz alguns dias que terminei de ler Os 27 crushes de Molly e posso dizer que me apaixonei em 2020, mas só pelos personagens desse livro super fofo. Enfim, eu comecei a ler esse no meio de dezembro, estava na minha estante há meses e devorei em dois dias. É loucura por que eu estava na metade da leitura a meia noite e continuei até terminar, o que aconteceu por volta das 4h da manhã.

No livro conhecemos a protagonista Molly que tem uma irmã gêmea fraterna chamada Cassie, duas mães incríveis e uma vida que está prestes a mudar com o primeiro namoro da irmã. Às vezes o comportamento da Cassie na história me irritou um pouco, mas ao mesmo tempo amei sua militância então virou relação de amor e ódio. Além dela temos personagens muito fofas que não são aprofundadas no romance, mas você está sempre torcendo para que tenham um final feliz lá.

Os personagens masculinos, que podem ou não ser crushes de Molly, também são uma graça. Sim, o livro é tão fofo que eu tive vontade de apertar ele! É gostoso ver o pequeno crescimento de Molly durante a narrativa, o apoio que ela tem na família e como ela amadurece e muda sua percepção sobre coisas simples. Acho que toda garota de 17 anos deveria ler o livro e, com 20 nas costas, a adolescente em mim amou cada página.

Matheus Luckas 23/03/2022

Emocionante
Mais um livro incrível da Becky Albertalli! Fui completamente envolvido por seu estilo de escrita porque os problemas apresentados na história são sempre apresentados de uma forma bastante real, sem idealizações bobas e com muita empatia, fazendo o leitor se conectar com os dilemas dos personagens que, vale ressaltar, são extremamente diversos e representativos, trazendo identificação e acolhimento. É muito legal ver o arco de desenvolvimento e amadurecimento da Molly e do mundo ao redor dela, ressignificando certos clichês e trazendo um final muito lindo!

PS: Queria muito um livro da Abby porque ela é incrível demais!!

itsgioduarte 03/08/2020

Lindo
É tão importante ler romances com protagonistas gordas quando normalmente só vemos padrões e não é possível se indentificar, e é isso que esse livro mostra um romance clichê com uma adolescente, gorda, compartilhando experiências

Ells 13/06/2021

É definitivamente meu livro favorito!! Me identifiquei 100% com a Molly (fisicamente principalmente)... É como se eu estivesse lendo uma história minha... Com meus medos e minhas inseguranças; o que me faz chegar a conclusão de que um dia quero poder me aceitar como a Molly se aceitou, mesmo com as críticas e zombarias! Obrigada Becky Albertalli por essa obra de arte!!

gwenbisexuai 31/08/2020

Os 27 crushes de molly
Eu simplesmente achei esse livro PERFEITO, sem defeito algum. Geralmente não faço resenhas por não saber o que dizer porém eu achei que precisava falar sobre esse livro.

É simplesmente perfeito, gosto da forma que a autora escreveu o mesmo e de como tinha muita representatividade em todo o livro. Todo o momento do livro eu sentia que a autora deixou claro uma mensagem muito importante, sobre você ser linde do jeito que você é e que não deve mudar pelos outros.

O romance desse livro então, o que dizer? É simplesmente perfeito demais, a forma como foi desenvolvido e também o jeito que ela descreveu me deixou totalmente encantado mais ainda pelo livro. Eu amei esse livro!

Jas 19/05/2021

A Molly é tão fofa. Me identifiquei um pouco com ela na questão da ansiedade. Eu entendi tanto ela de como os pensamentos nunca param e nem ficam poucos, e vocês supõem coisas, imaginam coisas e tal. É exaustivo.
Gostei muito de como a história do livro Com amor, Simon se juntou de alguma forma nesse livro, os personagens. Demorei um pouco pra juntar as peças de que a Abby é a mesma Abby, amiga do Simon, e ele até aparece em uma parte.
Enfim, gostei muito da historia e recomendo. É leve e boa de se ler. ?

skuser02844 19/07/2020

Coração aquecido!
Molly se importa muito com o que os outros pensam dela, principalmente por ser gordinha. Ela tem 17 anos, já teve 25 crushes e nunca namorou ou beijou alguém, o que ela quer desesperadamente.
Quando sua irmã gêmea bivitelina começa a namorar, Molly afunda de vez, porque aos olhos dela, todo mundo ao seu redor está namorando e sente que sua gêmea, Cassie, está cada vez mais distante. Então, Molly tenta se distrair com os dois novos crushes.

Não tem como não amar a Molly, principalmente por ela ser a louca do pinterest igual eu. Chorei nos agradecimentos. Recomendoo!!
Leitura e . 19/07/2020minha estante
Oii... Boa tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... tem sorteio de livros em andamento... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

ac0 23/01/2022

love love
assim sinceramente eu achei o começo meio chatinho mas DPS DO 45% FICOU MUITO MUITO MUIYO BOM SRIO, livro muito rapidinho de ler srio, esse livro é simplesmente muito bom , e só pra deixar claro eu amo o reid, só isso??

Leti 29/06/2020

Gostei do livro, é uma leitura bem leve de ser feita.

isabellamolkoli 16/05/2020

Representou idade importa ! Mas ...
A representatividade da história é super bacana e importante sim, mas querendo incluir, a autora realmente define as personagens pelas minorias que elas representam, e elas são bem mais que isso. Pelo menos ela compensa adicionando complexidade aos personagens.
Gostei bastante da leitura. Leve e divertida. Recomendo.