Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Carol Garcia 18/08/2020

'Seu destino ainda não está selado. Até na mais sombria noite, uma estrela brilhará, um sino soará, um caminho será revelado.'

Ah!! Eu não via a hora de vir aqui falar desse amor de livro. Esse livro me agarrou que eu não sosseguei até terminá-lo. Foi presente de aniversário e hoje é um dos meus livro no meu Top 5.

O livro conta de uma forma linda e simples uma fábula que descreve uma magia antiga de três irmãs que é carregada por uma gaita ao longo dos anos. Essa gaita passará por três mãos diferentes e cada uma aproveitará o tesouro que tem em mãos da melhor forma.

Cada uma dessas pessoas que estará com essa gaita estará passando por alguma dificuldade, seja familiar, pessoal ou devido ao cenário que vive. O livro se passa entre as Duas grandes guerras, retratando que não é porque a pessoa não vai para a guerra, que ela não sofre com suas consequencias.

Quem encontra primeiro a tal gaita e Otto, ainda criança. As fadas aparecem para ele e pedem que ele repasse a gaita no momento certo, pois ela salvará a pessoa que com ela estiver no momento da morte. Assim, elas poderão estar em paz.

O primeiro que tem a gaita em mãos é Friederich, um garoto alemão, que sofre por ter uma marca de nascenca e não ser aceito com as demais crianças, já que é diferente e tem um gosto particular com a música. O pai para poupar o filho decide colocá-lo na firma onde trabalha, uma fabrica de gaitas. Um dia, durante o expediente, Friederich vê uma gaita diferente das outras, sente algo ao te-la nas mãos e decide carregá-la consigo, mesmo que os Nazistas proibissem qualquer tipo de música.

Anos depois, os irmãos orfãos Mike e Frankie são levados a um orfanato, onde tem um piano, única exigencia da avó recem falecida, já que os netos amam música. Mike vendo que corre o risco do irmão ser adotado sozinho, decide fugir do orfanato, mas é surpreendido por uma pessoa que deseja adotar uma criança com dotes musicais.

O tempo passa, e vemos Ivy, uma garota feliz, que sente que agora tudo ficará bem e ela finalmente terá um lugar para chamar de lar. Quando um recital é marcado e ela terá o seu tão sonhado solo, vê sua vida virar novamente, já que o irmão foi chamado para lutar na guerra e os pais precisam se mudar as pressas. Ela vai para uma nova cidade, conhece novas pessoas e acaba sabendo coisas da guerra que não fazia idéia.

Você se surpreende a cada final, e vê que a guerra afeta muito a todas as pessoas: seja na angustia por um familiar, na miséria, no preconceito. Mas é bonito de ver que as coisas podem ser vistas por um outro angulo, e que a música é capaz de salvar das mais diversas maneiras.

Alguns trechos cheios de amor:

'Significa que você consegue mais coisas sendo legal e educado do que outra coisa.'

'Não importa o quanto você não tem, há sempre muito mais na vida para se ter. Portanto, não importa quanta tristeza exista numa canção, vai sempre existir a mesma quantidade de talvez as coisas melhorem em breve.'

Classificação Literária: ❤❤❤❤❤

site: http://jeitodemulhereolhardemenina.blogspot.com/

Amanda ^^ 18/08/2020

Encantador
Um livro não somente lindo pela capa e toda a sua estrutura por fora e por dentro, mas um livro realmente lindo a ponto de transformar a música em algo essencial para viver e sobreviver... As 3 histórias contam isso a magia da música transformando todo o cenário ruim em algo belo. A princípio eu tinha achado mto estranho a história acabar assim do nada e começar a outra...mas só faz sentido tudo no final...Leiam.

Ani C 18/08/2020

Um dos livros mais lindos, tanto pelo seu projeto gráfico, quanto por seu enredo. Aqui a música é o personagem principal

Hue 13/08/2020

? Ecos | 5? | Pam Munoz Ryan.
"Seu destino ainda não está selado. Até na mais sombria noite uma estrela brilhará, um sino soará, um caminho será revelado."
?Ecos vai nos apresentar três contos em diferentes tempos e lugares, mas tudo conectado por uma profecia e rodeado de MUITA música.
1933 - Alemanha - o menino Friedrich Schmidt que era de família judia, encontrou na fábrica de gaitas (onde seu pai trabalhava) um talento até então desconhecido. E após o partido nazista roubar tudo o que ele mais amava; foi na música e na esperança de uma vida melhor que ele lutou pelos seus sonhos.
1935 - Pensilvânia - os irmãos Flannery: Mike e Frankie, que viviam em um orfanato na esperança de encontrarem um lar e continuarem juntos. Encontram uma oportunidade (após uma demostração do talento de Mike no piano) que mudariam as suas vidas. Mas tudo parecia um sonho até um incidente ocorrer.
1942 - sul da Califórnia - Ivy Maria Lopez era uma menina muito inteligente e tinha um talento incrível com a flauta. Porém, após tantas mudanças e tantas despedidas, essa encontrou uma oportunidade de mudança para sua família. E foi na música que ela encontrou forças e determinação para cuidar e ajudar quem ela amava.
Ecos é uma estória incrivelmente construída e emocionante! A autora usou da música como um elemento para trilhar o caminho dos personagens até o final do livro. A gaita (sendo o símbolo chave do livro) leva de geração em geração a mensagem de superação e força de vontade. Carregando uma profecia.
?Uma estória que tem muito o que somar!
Pam Munoz Ryan tem uma escrita tão fluída e uma capacidade de construir personagens tão cativantes, com suas particularidades e singularidades; que encantam qualquer leitor! Eu fiquei encantado com o final do livro e como ela conseguiu desenvolver a conexão dos contos, nos deixando com o coração quentinho e cheio de aprendizados.
RECOMENDO muito para qualquer tipo de leitor??.

Kaysa.Mirelly 12/08/2020

Ecos, da Pam Munoz é um daqueles livros lindos e que chamam atenção na prateleira, é uma produção da @darksidebooks ("pra variar") que como sabemos está sempre nos surpreendendo com a beleza dos livros.

Ecos mistura 'realidade' e fantasia ao iniciar a narrativa com um conto de fadas que terá total importância na conclusão da história dos personagens. O Livro é dividido em 3 partes, cada parte conta a história de uma criança que vive durante os períodos de 1933 a 1951, à sombra da segunda guerra mundial. Cada uma delas com seus dramas pessoais relacionados ao nazismo, o abandono, o preconceito racial e outras questões relevantes.

Na minha opinião, o livro trás uma abordagem leve, pode ser lido por qualquer pessoa independente da faixa etária. Me encantou a forma como a autora abordou temas tão reais e importantes de uma forma tão delicada e compreensível .

Ju.amorim 10/08/2020

Encantador, mágico, triste e surpreendente!
Eu só quero guardar esse livro pro resto da minha vida! Toca a história humana com tanta sensibilidade e realidade que não tem como não se emocionar! A música salva vidas, salva almas!

?Será que a plateia escutou com o coração??

Laura 09/08/2020

Esse livro é de uma delicadeza sem igual...
O início do livro com a história fantástica das 3 irmãs, o desenrolar das tramas, todas as doses de amor, força, superação e até às tristezas contribuem para uma viagem primorosa!
Dê uma chance pra esse livro, deixe ele te envolver com sua música, sua fantasia e descubra que uma estrela sempre brilhará!!!

Elise 07/08/2020

Aquece o coração
"Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará,
Um caminho será revelado."

Era uma vez a segunda guerra mundial, um dos maiores conflitos já existentes que gerou extremo preconceito, ódio, segregação, culpa, intolerância, perdas e mortes.

Mas, como um sábio livro me ensinou uma vez, não importa quanta tristeza tenha na vida, há quantidades iguais de "talvez as coisas melhorem em breve".

E apesar dos inúmeros corações feridos, eles continuam sendo maiores do que pensamos e mais fortes do que acreditamos. Não devemos desistir de acreditar em nós mesmos, pois temos a nossa importância no meio do caos.

Nesses momentos é sempre importante lembrarmos de que não estamos sozinhos. A sua família, os seus amigos ou o seu amor estará lá. Às vezes os três juntos, outras, nenhum deles.

Mas, sem dúvidas, você terá a música. Ela pode vir a ser a seda da esperança em momentos tão confusos.

E essa é a história que Ecos nos entrega através de três contos com um toque de fantasia, que trata de temas muito reais e que precisam ser discutidos:

Friedrich é um menino com o sonho de ser um maestro, mas a mancha em seu rosto numa Alemanha em ascensão nazista parece o definir mais do que o seu talento.

Mike é um pianista talentoso, irmão de Frankie, de quem não quer se separar. Assim como o país em que vivem está em guerra, ele e seu irmão também se encontram numa batalha pessoal: se tornaram órfãos. Será que alguém irá os amar novamente?

Ivy também é talentosa e apaixonada pela música. Tudo o que quer é um lugar para chamar de seu, mas o que fazer quando o seu lar, o país em que nasceu, custa a lhe dizer de que você não pertence lá por ser descendente de mexicanos? Bem, Ivy e seus pais lutam para mostrar que pertencem sim a onde quer que eles - e todos - queiram pertencer.

Não irei dizer que há um arco-íris no fim do caminho, contudo, eu posso te garantir uma coisa: o medo e o ódio se espalham. Mas, com sorte, o amor também.

Ecos é um dos livros mais encantadores que já li e eu estou aqui para falar a todos vocês deixarem essa música chegar ao corações de vocês, assim como chegou ao meu.

Carolina 02/08/2020

Uma bela história dedicada à música e a como ela pode transformar vidas. Momentos de tristeza, revolta e aconchego. Lembramos que em nosso peito, por mais corriqueiro que seja, bate um coração.

KAvia0 29/07/2020

Mágico
Livro deslumbrante e com um imenso potencial de engrandecer o seu amor pela quarta arte ou fazê-lo brotar. Personagens extremamente cativantes, sensíveis e únicos mas que compartilham uma mesma paixão: a música.
Ambientado no período da 2° guerra mundial, nos apresenta tramas carregadas de sequelas desse cenário, doloridas mas, ainda assim, repletas de magia e amor, o amor compreendido de diversas maneiras.
Capaz de proporcionar uma jornada encantadora, um dos livros mais lindos que já li!

Deysiane 21/07/2020

Lindo, emocionante e reflexivo...

Ecos de Pam Muñoz Ryan é um livro muito lindo, não só pela capa e pelas ilustrações mas pela história em si!

George. 18/07/2020

Perfeito e Sublime - Uma obra de arte
Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará.
Um caminho será revelado.

Um livro fantástico, cativante, com histórias apaixonantes e intrigantes. Tudo isso com um pano de fundo musical.

Como não se apaixonar por todos os personagens do livro, pelas histórias de vida deles e por toda a reflexão que o livro nos faz enxergar?

O que dizer sobre Ecos?
Só posso dizer que é uma obra de arte!

Karol 16/07/2020

Surpreendente
No começo achei a história meio louca, um um tanto trágica. Inclusive achei que a sinopse estava errada, porém que surpresa.

O livro é muito bem escrito, as histórias das personagens se conectam e absolutamente tudo será muito bem explicado no final.

Passei o livro todinho reclamando do que acontecia, mas me precipitei nos meus julgamentos.

Valdy 15/07/2020

Ecos
Trata-se de uma fábula encantadora do selo Darklove. Dividida em três histórias emocionantes que se passam durante o período das duas grandes guerras, o que as unem é uma gaita mágica e o amor pela música.
Um livro que te prende do início ao fim, e deixa com gostinho de quero mais.

Nai 14/07/2020

Apaixonante
Ecos foi uma leitura que me encheu de surpresas do início ao fim.
O modo com a autora Pam Munõz desenvolve a história é surpreendente, cativante e emocionante.
E a surpresa está na mistura de contos de fadas, fatos históricos e ficção.
Um livro que você sente prazer de ler a cada página e onde você percebe a paixão pela música ligada pelas histórias antes, durante e após a segunda guerra mundial.
Envolvente, encantador e toca profundamente o coração.
Uma leitura que eu recomendo sem pensar duas vezes.
“Todos precisam de beleza e da leveza da música, principalmente durante as piores épocas”