Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Nanda 23/09/2020

Esse livro é lindo em todos os sentidos, foi uma experiência mágica!!! Nem consigo descrever como fiquei apaixonada pelo livro ?

Maisa @porqueleio 21/09/2020

Que estória mais poética!
Já imaginou uma estória em que a música fosse a personagem principal? Pois é exatamente isso que esse livro encantador nos traz.

Tudo começa com Otto, que se perde na floresta e encontra três irmãs, prisioneiras de uma velha bruxa. As irmãs ajudam Otto, que sai com a promessa de libertá-las, levando o espírito das três na forma de uma gaita, cuja música deverá salvar vidas.

Assim começam outras estórias: primeiro, Friedrich, que sonha em ser maestro, mas que tem seu sonho interrompido na Alemanha nazista por ter uma marca de nascença no rosto, tornando-o um alvo; o segundo destino, Mike, um jovem pianista que vive em um orfanato e se esforça para não ser separado do irmão mais novo, durante a recessão estadunidense; e, finalmente, a gaita acaba nas mãos de Ivy, uma filha de imigrantes mexicanos, durante a segunda guerra, que cuidam da fazenda de imigrantes japoneses que são retirados da mesma por suposto envolvimento nos acontecimentos de Pearl Harbor.

Mesmo com as estórias sendo interrompidas em momentos cruciais, me deixando com o coração na mão, a autora consegue alinhavar tudo de uma forma encantadora!

Ao final, descobri que alguns pontos históricos utilizados na narrativa foram reais: temos uma lei de prevenção contra descendentes hereditariamente doentes promulgada pelo nazismo, prevendo a esterilização forçada de pessoas que tivessem algum tipo de ‘defeito’ como deficiências físicas, bem como a criação de campos de concentração nos EUA para descendentes orientais, que eram vistos com desconfiança logo após o ataque à Pearl Harbor, através da Ordem Executiva 9066, permitindo que o exército aprisionasse cidadãos que representassem um risco para o esforço de guerra, que eram enviados para campos de ‘internamento’. Uma forma poética para não esquecermos absurdos que foram e ainda são cometidos!

site: https://www.instagram.com/p/CFAurfhD-bf/

Aline @maesliterarias 21/09/2020

Ecos
O livro é dividido em três histórias distintas, com apenas uma ligação entreelas, a música, onde o personagem central de cada a história sabe ou aprende a tocar gaita, e não por acaso, a mesma gaita, claro em anos distintos.Eu não sei definir de qual história gostei mais, cada uma teve características diferentes que fizeram com que eu me apegasse a elas.
A primeira se passa na Alemanha nazista, um assunto que gosto muito de explorar e conhecer, apesar de triste, para mim se faz necessário esse conhecimento.
A segunda se passa em chicago, mas não faz uma alusão direta a guerra, porém aborda a questão da adoção que é um tema que descobri recentemente nos livros e me deixa sempre querendo saber mais sobre os sentimentos.
Na terceira e última história voltamos aos detalhes da guerra porém através da vivência de uma família de imigrantes latinos que vivem nos EUA, e que um dos filhos está defendendo a pátria americana na Europa. Temos alguns detalhes sobre Pearl Harbor, e sobre o preconceito que os japoneses residentes na América sofreram, sendo considerados espiões.
Enfim, é uma leitura super válida, principalmente se você gosta, ou tem  um pouquinho de curiosidade sobre histórias de pessoas que viveram o horror das guerra mesmo distante dos campos de concentração europeus.
E se prepare para ficar em pânico no final de cada capítulo, e cada palavra dita após isso pode ser considerado spoiler rss.

site: https://www.instagram.com/maesliterarias/

Dry 19/09/2020

"Gute Reise".. Boa viagem
Não sei nem como dizer o quanto eu amei essa história, fazia tanto tempo que eu não me apegava a personagens, como eu me apeguei a essas crianças, eu realmente me senti na história, era como se eu fosse amiga delas e estivesse passando com elas cada linha do livro, toda vez que algo dava errado chegava a me dar um aperto no coração, pela forma como a autora deixou diversos pontos tão realistas, ainda mais historicamente falando do nacismo.
Amei a história, a forma como tudo acabou ligado de uma forma que realmente se encaixou, o final tbm não poderia ter sido melhor, mas confesso que foi difícil me despedir desse livro tão surpreende.

Dary 16/09/2020

Ecos
Esse livro tem magia tem história de superação amor amizade família conta sobre a segunda guerra mundial mas só um pincelada conta sobre o Ataque de Pear Habor e o final é blinde te surpreende eu amei esse livro

Denise.Marreiros 15/09/2020

O livro começa um pouco antes do início da segunda guerra mundial e segue até o fim dela. Acompanhamos as histórias de quatro protagonistas infantis (apaixonantes) que se tornam fortes em suas desventuras através da música.

Esse é um livro musical e isso por si só já o tornaria mágico, mas temos o quinto elemento ou podemos chamar de quinto protagonista, a gaita mágica que encontra nossas crianças no momento mais oportuno, aquele momento que mudará suas vidas.

A guerra é o pano de fundo de toda a história tornando-a pesada, mas o livro é sobre amor, sobre o quanto o amor mesmo nos momentos mais difíceis pode mudar nossas vidas. Fala sobre a inocência de uma criança que se perde numa floresta e vive um conto de fadas que ninguém acredita, do amor de um pai que ama fortemente seu filho menos favorecido fisicamente, de um irmão disposto aos mais variados sacrifícios por seu irmão menor, de uma menina disposta a sofrer humilhações constantes pelo bem estar de sua família e de uma gaita que traz alívio em meio a dor.

Essa história é para falar de Amor, Amor Fraternal, sobre nosso primeiro contato com esse sentimento arrebatador que nos domina durante toda a vida. Ela nos mostra que amar nem sempre é fácil mas que vale a pena.

Recomendo fortemente a leitura desse livro que é uma obra de arte por sua história, por sua música e por sua edição caprichada, vale cada minuto do seu tempo e no final ira te fazer sorrir.

Lety 13/09/2020

gostei muito
Chorei que nem uma condenada no final, muito bom sério.

(foi choro de alegria. tipo, totalmente. orgulho de mãe que vê os filhos crescerem, 100%)

Heloisa 06/09/2020

Livro perfeito
Nem tenho o que falar muito, maravilhoso e a última parte me tocou profundamente, tudo que eu precisava

Fabi Pimentel 03/09/2020

Música não tem raça nem qualquer inclinação!

[...] E lembre-se do que sempre digo a você e a todos os alunos: não importa a música que escolha, deve tocá-la de tal maneira que a plateia não tenha escolha a não ser ouvir com o coração.

Baconzitas 30/08/2020

Uma leitura legal
Não curti o estilo do livro, no sentido das divisões de capítulos e o formato da história, de modo geral.

No entanto, é uma leitura válida.

Leticia2513 29/08/2020

Um livro incrível digno de um lugar especial na cabeceira e no coração!
Conta a história de três jovens que compartilham um grande amor: uma gaita especial e a música!
Com enredos emocionantes e encantadores, tomam um pedaço do coração e nos faz sentir cada onda de amor, medo e insegurança junto com os personagens. O final emocionante faz com que tudo faça sentido e fique em seu devido lugar.
Uma história que com toda certeza estará sempre em meu coração!!!

Tainara 26/08/2020

O livro é realmente impressionante. Li ele sem saber sobre o que seria pois nem tinha lido a sinopse, e não esperava por nada disso. Principalmente pelo final. O jeito que esse livro trata a música é diferente, a maneira como ele faz você ouvir e sentir a beleza da música sem ela estar sendo tocada kkkkkk é incrível. Deu um pouco de raiva em algumas partes, mas quando cheguei no final eu entendi tudo, então ta tranquilo.

Isis.Borges 26/08/2020

três contos interligados
História de três crianças em épocas e lugares diferentes. As dificuldades e o amor pela música é a conexão dessas histórias. É sobre como a música salva, dá esperança e transforma vidas. Livro de uma delicadeza emocionante, é muito sobre sentimento, então ouça as músicas citadas durante a leitura, que faz toda a diferença.

Nathany Teixeira 21/08/2020

Estou surpresa e feliz!
Que livro INCRÍVEL. Escrita maravilhosa, história perfeita.

Me surpreendi quando comecei, esperava algo, mas todas as minhas expectativas foram superadas. A autora conseguiu interligar através do destino 5 histórias incríveis.

Das três irmãs que acabaram presas dentro de uma gaita por uma bruxa, de Otto, um jovem que ficou perdido em uma floresta e fica encarregado de soltar essa gaita no mundo, e de três jovens, onde cada um deles teve um contato com a gaita que mudaria seu destino. O primeiro tinha uma marca de nascença no rosto que o tornava diferente dos outros e ele sofria por isso, o segundo, era órfão e lutava para proteger o irmãozinho e a terceira era uma jovem que estava ansiosa esperando o irmão voltar da guerra, enquanto tenta ajudar os pais a manter a casa que conseguiram. Tudo isso envolto no cenário da segunda guerra mundial, pós ataque à Pearl Harbor.

INCRÍVEL como ela conseguiu unir tudo e nos deixar desesperados ao final de cada história! Não sei nem mais o que dizer. Só agradecer por ter conhecido essa história linda.

Cintia295 19/08/2020

Lindo e emocionante
"SEU DESTINO AINDA NÃO ESTÁ SELADO. ATÉ NA MAIS SOMBRIA NOITE UMA ESTRELA BRILHARÁ, UM SINO SOARÁ, UM CAMINHO SERÁ REVELADO."
Lindas histórias, livro emocionante, tudo gira em torno da música. Até sem palavras para expressar o que senti com essa leitura. Recomendo e muito. Amei.