Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Gabriela 20/12/2020

Ecos, Sensível e Tocante Esse Livro Vai Encantar Você
O livro começa com um garoto brincando de esconder com seus amigos. A única regra é: não ir para a floresta, mas para impressionar a bela Mathilde ele corre para o meio das árvores, mantando o pomar onde os amigos estavam sempre à vista.

Enquanto espera Mathilde terminar de encontrar todos os outros ele se lança na leitura de um livro que uma cigana vendeu a ele mais cedo. Como todo bom leitor nem viu o tempo passar e quando se deu conta o dia estava no fim.

Em Ecos, como em um conto de fadas o principio da história de Otto acontece quando ele se perde na floresta e recebe ajuda de três irmãs em uma clareira. Eins, Zwei e Drei, ou Um, Dois e Três, são princesas perdidas que prometem ajudar Otto a encontrar seu caminho se ele as ajudar a encontrar o delas.

É com a gaita que parece magica, presente da cigana que vendeu o livro, que Otto consegue voltar para casa, mas o desenrolar da história vai muito além e envolve muitas outras pessoas.

Ecos: autora e as personagens do livro

livro, ecos, resenha do livro, resenhalivro, ecos, resenha do livro, resenha
Ecos, Sensível e Tocante Esse Livro Vai Encantar Você (Foto: GMRhaekyrion)

Ecos é um contos de fadas que se mistura a realidade de três épocas diferentes, na visão de três protagonistas, Friedrich, Myke e Ivy, com histórias cheias de dificuldades, mas que envolvem muito afeto, carinho e principalmente amor à música.

Escrito por Pam Muñoz Ryan, autora norte-americana de livros infanto-juvenis, Ecos, foi publicado em 2015, chegando ao Brasil, em 2017, pela editora DarkSide, já da para imagina a obra prima que é essa edição, não é?

O fato é que independente da beleza da capa e dos detalhes minimalistas que a Dark sempre coloca em seus livros, Pam Muños faz transbordar nas 368 páginas, em uma linguagem simples, um sentimento de afeto que inunda o leitor de uma sensação mista de amor as personagens que logo cativam e ansiedade por saber o que irá acontecer com eles.

Podemos sentir o empenho em estudar a história nas épocas em que o livro se passa, a dedicação em falar sobre um instrumento tão simples, mas tão poderoso em demonstrar como a música é capaz de detalhar os sentimentos do ser humano.

Ecos é uma leitura obrigatória, não só para o público infanto-juvenil, mas para todos que um dia se encantaram com contos de fadas, pois além de uma história com um toque de magia é uma história de superação e afeto, linda de ser lida.

Beijos de fogo.

site: https://www.gmrhaekyrion.com/post/ecos-sensivel-e-tocante-esse-livro-vai-encantar-voce

Alicorniio 13/12/2020

Conexão
A gente se conecta tão rápido com a história, é tão profundo, tão incrível e delicado. Mesmo sendo um livro contado por crianças, acredito que ele deve ser lido por todas as idades, sem contar que essa edição é um primor.
A forma como a música conectou a todos e a nós mesmos nos fazendo entrar e sofrer as angústias de cada um dos personagens
Acho que é livro que deve ser lido. Confesso particularmente que minha história favorita foi a segunda.

FabyTedrus 11/12/2020

Ecos - Pam Muñoz Ryan
Adoro livros que misturam fantasia e vida real e esse aqui é um ótimo exemplo disso. Com a premissa num "conto de fadas" ele começa e a magia dessa história continua no ar, passando por personagens diferentes, épocas diferentes, no meio da Segunda Guerra Mundial, com a música e uma gaita como 'liga' dessa colcha de retalhos.
Gostei dos personagens, me envolvi com cada história, me encantei com as histórias, fiquei com o coração apertado, me emocionei e me diverti com eles. Gostei de não ter enrolação, sempre quando imaginava que viria alguma 'lenga-lenga' eu me surpreendia. Os diálogos são bem formados e os personagens interessantes e reais. No final de cada trecho eu ficava ansiosa para saber o que tinha acontecido e adorei que o livro amarrou todas as pontas no final sem deixar i nenhum sem pingo.
Uma história realmente encantadora, amei! Super recomendo!

"Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
uma estrela brilhará, um sino soará,
um caminho será revelado."

cami.gauer 07/12/2020

Perfeito
Histórias profundas, tocantes, honestas, tão reais e que mexem com a gente, te fazem torcer, se desesperar e engolir um capítulo atrás do outro pra saber o que vai acontecer. E a conclusão é maravilhosa, simplesmente perfeito

Camila.Camilo 29/11/2020

Emocionante e brilhante
Pessoal, esse livro se tornou o meu favorito da VIDA. Ele é um misto de fantasia com problemas reais, que me prendeu do começo ao fim. Essa obra conta com 4 histórias interligadas por um instrumento, a gaita, que contém a "alma" de 3 jovens moças que foram aprisionadas por uma maldição, e ela poderá apenas ser quebrada quando a vida de alguém for salva através desse instrumento.
As histórias, pra mim, foram inicialmente bem tristes, elas são marcadas por grandes períodos históricos, os personagens são extremamente cativantes, e o final é avassalador e incrivelmente emocionante.
Eu estou apaixonada por Ecos!

Patrícia Emydio 19/11/2020

Maravilhoso!
Livro lindo, emocionante, que faz a gente se conectar com cada história.

Yamilla 12/11/2020

M
Três histórias distintas, mas o destino dá uma mãozinha de cruzá-las.

Aline 10/11/2020

Por que eu não li esse livro antes?
Um livro lindo,muito lindo apesar de todo o sofrimento descrito nele,a superação e realização do final,ele aquece o coração e renova as esperanças...

Bianca 09/11/2020

Para sorrir e chorar
Me conectei rapidamente com cada um dos personagens. Sorri com cada esperança que surgia e senti um aperto no peito com cada porém que vinha em seguida. Ao mesmo tempo que incitava ao mágico dava o gosto da realidade. Favoritado.

Beatriz 04/11/2020

Emocionante
Que livro sensível, são várias histórias que se cruzam no decorrer dos anos, escritas de um forma tao bonita e delicada, nos transportando através do amor pela música. Tem como pano de fundo os perigos da 2° guerra mundial, mostra a importância de se manter fiel ao seus valores e amores, simplesmente perfeito!

Tah_baddauy 03/11/2020

"Todos precisam de um pouco de beleza e leveza, principalmente nas piores épocas."

Ecos é cativante, fluído, esperançoso e mágico.

De.lais 29/10/2020

Perfeito ???
Caramba!!!!! Que livro magnífico !!!! Eu amei demais !!!!
???

Recomendo muito !!!!

" Numa noite encantada
Quando encontrar seu verdadeiro amor,
Quando sentir que ela o chama
Em uma lotada,
Corra para o lado dela,
E faca-a sua
Ou pelo resto da vida
Sonhará sozinho . "

" Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará,
Um caminho será revelado."

Briela sardothien 16/10/2020

Esse livro mecheu comigo de uma maneira inexplicável. Todos os personagens são incríveis a sua maneira e modo como foi contado a historia e no tempo q se passa so ajudam.

Lisyane 29/09/2020

Livro perfeito! Todo enredo é montado com muita delicadeza para nenhuma ponta ficar solta. A autora te guia tão levemente na escrita que parece q estamos dentro do livro, conectados pela música com aquelas crianças. E leitores de Ecos, não achem que ela não amarra tudo no final, pq amarra!!! Simplesmente Maravilhoso!