Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Natalia 07/02/2024

Emocionante!
Não sei como descrever ecos, sem spoilers, mas posso dizer que li com o coração apertado, triste no fim de cada história, me sentindo parte de cada personagem, sentindo a dor da perda, a falta de esperança, a forma de como tudo pode mudar de uma hora para outra.
Porém o final do livro foi um grande alívio, de fato emocionante, aquele tipo de história que aquece o coração.
Recomendo para todas as idades, todos os gêneros e inclusive para todos que estão sem esperança, esse não é o fim da sua história. "Seu destino ainda não está selado... um caminho será revelado "

vicestalendo 04/02/2024

Quentinho no coração ??
"Aí é que está. Não importa o quanto você não tem, há sempre muito mais na vida para se ter. Portanto, não importa quanta tristeza exista numa canção, vai sempre existir a mesma quantidade de 'talvez as coisas melhorem em breve'."

Ecos é o livro mais lindo do mundo e eu não falo isso me referindo apenas à essa edição belíssima da Darkside. Ele é o livro mais lindo do mundo porque é um conto de fadas, porque aborda temas difíceis com leveza e beleza, porque serve tanto para crianças quanto para adultos, porque faz da música uma personagem essencial e lhe dá o reconhecimento que merece, porque faz brotar esperança no coração do leitor. Eu sinto que não tenho palavras suficientes no meu vocabulário para descrever o quanto eu amei Ecos.

Esse foi um livro que eu li muito rápido até aproximadamente 2/3 e depois fiquei enrolando para continuar, porque não queria abandonar a escrita, o enredo e as personagens. A leitura foi uma montanha-russa de emoções: tanta dor, tristeza e medo, felicidade, esperança e borboletas no estômago. Foi de partir o coração e de colar os pedacinhos dele de volta. Quando finalmente tomei coragem para terminar, não me decepcionei: o final faz jus à história e os nossos queridos personagens encontram, enfim, o destino que lhes esperava.

A autora realmente sabia o que estava fazendo e é possível sentir o amor dela em cada página. Cabe um destaque especial para o retrato dos acontecimentos históricos e o modo como eles alteram substancialmente a vida das personagens, e o realismo mágico que está sempre presente e amarra o nó (de seda) no fim da história.

Fazia muito tempo que um livro não mexia assim comigo e esse é daqueles que dá um quentinho no coração. Espero que todo mundo que leia Ecos possa sentir o que eu senti.

5???

Victória 24/01/2024

Resenha| Ecos
Que livro bom ! ?
Ficou anos parado na minha estante e eu fui pega de surpresa. Leitura fluida, história maravilhosa.

Náb 21/01/2024

Espetacular
A história que a autora nos convida embarcar é repleta de maravilhas. É linda e tocante mesmo se passando no cenário da Segunda Guerra Mundial.

É incrível ver como ela trouxe a arte (em seu formato de música) na narração e como essa, pode tocar as almas e transformar vidas.

"... não importa quanta tristeza haja na vida, há quantidades iguais de 'talvez as coisas melhorem em breve'."

??

FAbio894 13/01/2024

Um livro muito bom, eu recomendo com certeza.

Um livro com Histórias de 3 personagens diferentes, que se empenham em levar alegria para o mundo através da música, em meio a grandes dificuldades vividas Durante uma guerra...

Naty Alves 09/01/2024

Ecos da música e da vida
Delicado é uma boa palavra para definir Ecos não só na estética mais em toda a sua essência, é uma obra que surpreende por ser mais que uma fábula que promete resgatar os contos sombrios dos irmãos Grimm, ele também é uma ficção histórica, que narra através de seus personagens, as crianças, aflições da segunda Guerra mundial, e seus efeitos Sociais, a autora denúncia todos os preconceitos étnicos, contra pessoas com alguma deficiência, e a situação dos órfãos.

Tudo isso mesclado com uma bonita fábula sobre uma gaita mágica, princesas, e maldições, e claro como a música é a magia que as ligará e as unirá em momentos difíceis quebrando assim as fronteiras do real e da fantasia, e mostrando que o milagre e a beleza podem fazer morada em qualquer lugar e tempo.

Os contos são bem escritos e emocionantes, doloros porém lindos por tratar de assuntos tão fortes com tamanha sutileza, o que faz com que o leitor se sinta próximo à todos eles, e queira vê- los felizes. Apesar de achar os finais muitos apressados achei que a autora não decepcionou.

É bom deixar claro que apesar de ser protagonizado por crianças este livro NÃO é infantil, e em nada subestima quem acompanha as narrativas de cada um, algumas cenas podem incomodar, e outras vão emocionar com certeza.

giovana 07/01/2024

Gostei desse livro porque a escrita da autora é envolvente e cada parte é dividida em capítulos curtos e interessantes, que contam três histórias diferentes. O final é muito bom, já que liga todos os protagonistas e ainda dá um desfecho tanto à história inicial de Otto quanto às irmãs da gaita.

Letícia 06/01/2024

Quando pesquisei as resenhas sobre, vi que era classificado como conto de fadas, imaginei aquele padrão disney, mas me surpreendi. A história é emocionante e chorei várias vezes, a música realmente traz a alegria

wtfartby 21/12/2023

?Todo mundo precisa de leveza,até mesmo nas épocas difíceis?
Confesso que comecei a ficar frustrada com esse livro, pois achei que não teria um final para cada história. A Pam separou o livro em partes, contando uma história em cada uma e depois finalizou muito bem. Foram histórias chocantes, emocionantes, divinas. Um tipo de leitura que faz você ficar se questionando o que vai acontecer depois de cada capítulo.

litenheks 27/11/2023

Isso não é necessariamente uma resenha...
Quando eu penso em fazer uma resenha sempre me dá certo medo já que na minha cabeça sempre foi algo super importante e sério, mas lidar com leveza as vezes me parece mais sério e certo do que escrever algo mecânico e já pre planejado. Ecos me fez pensar nisso em todo momento, as vezes a leveza em uma escrita pode mostrar e nos fazer sentir coisas mais profundas do que uma escrita séria e dura. A literatura não é uma redação do Enem ou um artigo científico, e passar quase 1 ano sem conseguir ler nada de ficção me deixou tão mecânica e sem criatividade que durante a leitura eu me toquei que eu não sou eu se não há fantasia, eu não sou um ser criativo se não há nada para pensar ou sonhar.
Ecos é um livro tocante, uma gaita que abriga 3 musas passa na mão de crianças tão especiais com vidas tão difíceis, mas todas são tocadas pela musica, acima de tudo todas elas sentem a música e se encontram na música, a arte às persegue e persegue seus destinos que se entrelaçam através da música.
Eu talvez tenha me encontrado de novo lendo Ecos, eu não sou eu se não há livros para instigar a minha imaginação, eu não consigo criar arte se a minha vida é cercada de textos acadêmicos que tentam me ensinar de maneira tão técnica a ser criativa, mas eu me sinto criativa atrás da literatura, gosto de poder escrever de maneira sem jeito, assombrada e caótica sabendo que para mim (ou alguém mais) isso vai fazer sentido, resenhar é expressar meus sentimentos através da leitura, e caoticamente Ecos além de me fazer amar cada uma daquelas crianças e a música que as toca, também me fez voltar a amar a literatura e seguir meu coração enquanto escrevo (quando eu posso).

(Contextualizando eu só reescrevi para cá o que eu escrevi no meu planner de leituras, foram mais reflexões associadas à leitura do que exatamente uma resenha com pé, asas e cabeça)

Trabach0 20/11/2023

Perfeito
O livro começa com três irmãs, uma maldição e um instrumento musical Mágico.

Dividido em três contos, cada um acontecendo em uma época da história e todos os três são interligados pelo poder da música, Ecos é um livro que vai te causar os mais variados sentimentos, vergonha, medo, indignação... cada conto traz em si uma particularidade única e o poder de tocar o íntimo de cada leitor.

Amizade, família, preconceito, solidão, Esses são alguns dos temas abordados neste livro de forma extremamente delicada, cada personagem tem seus próprios obstáculos a vencer, seus próprios demônios e cada um deles tem a música como principal aliada.

Separações, guerras, nazistas, esses são apenas alguns dos obstáculos que nossos personagens terão que enfrentar ao longo do livro.

Cada conto vai mostrar o que há de pior no ser humano, mas também vai mostrar que nem tudo está perdido e que se procurarmos, bem lá no fundo ainda há bondade no homem.

Maíra 19/11/2023

A música durante a segunda guerra
Confesso que não sou fã de histórias envolvendo a segunda guerra, porém esse livro surpreendeu-me. O livro aborda temas pesados com leveza, e cada conto me deixou mais ansiosa pra saber o final do livro.

Edson.Gabriel 08/11/2023

Ecos
Um livro que em muitos momentos me lembrou o livro o diário de Anne Frank.
Uma história gostosa de ler e triste em muitos momentos.