Deuses Renascidos

Deuses Renascidos Sylvain Neuvel

Resenhas - Deuses Renascidos

Aelita Lear 22/05/2020

Livro viciante!
O primeiro livro da série já é sensacional, mas todo leitor fica um pouco inseguro com a continuação. Deuses renascidos acaba com qualquer insegurança quando se mostra melhor do que o Gigantes Adormecidos.
O livro é sensacional, a leitura é viciante e super fluída. Você consegue ler rapidinho, ainda mais por ter um estilo de narração bem diferente do comum. A história dos robôs alienígenas é simplesmente única. Recomendo demais a leitura!
Yasmin R 23/05/2020minha estante
Muito bom ?

Aelita Lear 24/05/2020minha estante
Também amei!!

Rodrigo Digão 23/05/2021

Otimo livro, quebrando a o paradoxo do segundo livro de ser somente a introdução do terceiro, este ao contrário, eleva a história levando a outro patamar, atiçando ainda mais sua curiosidade. Vale super a leitura, ansioso para ver o desfecho desta magnífica história.

Bart 03/10/2020

Deuses Renascidos - Arquivos Têmis livro 2 *Sylvain Neuvel*
Editora Suma de Letras Brasil
392 pág, 2017.
Trama:
Esse livro se passa 10 anos depois do 1°, e como eu disse antes, já começa com um robô que aparece do nada no meio de Londres, com um facho de luz saído da mão, ele pulveriza mais de 140 mil pessoas, parte do centro de Londres vira pó. A "nossa" robô, com seus 2 tripulantes, é designada p/o local p/combater o robô inimigo e... é só ler.
Temos manipulação genética, alienígenas, interesse bélico, países tentando passar a perna em outros paises, robôs alienígenas (13 deles, um aparece aqui por São Paulo e outro no Rio de Janeiro) por todo o mundo, muita morte (povo morrendo feito rato, aos milhares), tem uma trama que te segura. Mas lendo esse livro me dei conta do que me incomoda, tudo que é descrito... já aconteceu!! A gente não lê o fato se desenrolando, quando o robô chega ou quando sai... já era, como é contado através de arquivos (narrativa epistolar), o leitor acaba sabendo como aconteceu tal fato lendo outro arquivo, esse estilo de narrativa não funcionou tão bem até agora, acho até  mesmo um empecilho (dessa forma some os pulos temporais, chega e vai sem aviso)... diferente de Dracula de Bram Stocker... é epistolar e é maravilhoso ?.
O forte desse livro é a trama entre as personagens, não tem clonagem, mas temos cópias humanas kkkkkkkkkk.

É um bom livro, acho que foi melhor que o 1°, me deixou curioso p/3° livro principalmente pelo aparente fim da humanida... veremos!! Kkkkkkkkkk
?? ?? ?? ??

Ps. Acho que o daria um filme que seria sem dúvida melhor que o livro.
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Vera 05/06/2021

Incrível!! Somos alienígenas?!
Este é o segundo livro de uma trilogia e segue o mesmo formato do primeiro. Uma série de entrevistas ao estilo de interrogatório e em bases militares.

Novos robôs aparecem e causam um estrago enorme na terra. Milhares de pessoas mortas, algumas que o leitor não esperaria que saíssem da trama agora, mas que não impediu de a narrativa continuar a surpreender. O livro prende o leitor e traz uma ficção científica digna de reflexão.

Ansiosa pelo terceiro livro.
Boa leitura!

Caiana 06/06/2020

Imperdível
O primeiro livro já é bem legal, mas esse superou minhas expectativas. Você ri, chora, fica com raiva, fica surpreso. Não é a toa que me disseram que é o melhor da trilogia. Só não dou 5 estrelas porque achei a resolução meio tosca, mas, dependendo do 3° livro, eu volto e ponho 5 (até porque me disseram que elaboram melhor no 3°).

Daniel Felipe 13/08/2017

Mais robôs nem sempre significa mais legal!
Depois de devorar o primeiro livro, estava muito ansioso para o segundo.
E ele finalmente chegou! Mais robôs, mais ação! Mas, infelizmente, não é tão bom quanto o primeiro.
A história dá uma viajada legal, e tem umas partes um tanto incongruentes. Mas diverte bastante ainda. Só não supera o primeiro.
É um bom livro, e deixa na vontade para o terceiro!
Sam 09/01/2018minha estante
Eu amei o primeiro também, to doida por essa continuação... O estilo do livro é igual o primeiro? Onde parece que estamos lendo relatórios dos acontecimentos? :)

rich 06/08/2021

Uma continuação digna
Deuses Renascidos, livro 2 da trilogia dos arquivos Têmis é uma continuação e tanto.

Mantém o mesmo ritmo e pegada do livro 1 e consegue ser até melhor em partes. Eu me surpreendi muito com esse livro pois o normal das continuações é que sejam piores que o livro inicial e isso não ocorre aqui.

Uma robô gigante, disputas políticas e alienígenas de algum outro lugar. Um cenário apocalíptico e bons personagens, já estou ansioso para ler o terceiro e último livro.

Desconfie de quem não goste de uma robô alienígena gigante.

Rene Brito 22/03/2022

Olha, umas das melhores sequências de um livro que já li. Focado no desenrolar dos acontecimentos do primeiro livro, mas com muito mais ação e reviravoltas gostosas de se ler.

Tudo o que pode dar errado acontece, inclusive no final da história!

Se você gosta de filmes apocalípticos, daqueles com destruição de cidades e o fim do mundo iminente, esse livro é pra você!

Acervo do Leitor 01/02/2018

Deuses Renascidos – Arquivos Têmis #02 – Sylvain Neuvel | Resenha
Batalha entre robôs gigantes, vida após a morte, colonização alienígena, geneticistas loucos, conspirações políticas, tensões econômicas, cidades vaporizadas e a extinção da humanidade! Ficou sem fôlego? Essa é a intenção do autor Sylvain Neuvel com a explosiva continuação da série “Arquivos Têmis”. Se você gosta de ficção científica e ainda não começou a ler esta incrível série você está completamente por fora!

“Agora voltem para casa e digam às suas famílias o quanto vocês amam cada um deles. Digam dez, cem vezes, enquanto ainda podem. Se de alguma forma conseguirmos sobreviver a tudo isso, continuem dizendo. No fim das contas, é só isso que importa.”

Quando Rose Franklin tinha 11 anos de idade ela acidentalmente encontrou uma mão gigante de robô que iria mudar a história da humanidade. Quando a renomada Dr. Rose Franklin tinha 28 anos ela formou uma equipe de especialistas com o intuito de encontrar as demais partes deste colossal robô. Acabou encontrando o que seria uma estranha arma “feminina” deixada para a humanidade há milhares de anos atrás. Deixada por alienígenas ou pelos deuses. Mas afinal, não seriam os deuses astronautas? Em sua corrida desenfrada por conhecimento ela ganhou amigos, Kara e Vincent alem de um estranho desconhecido assim como muitos inimigos. Todas as nações do mundo desejavam este robô. Ela estava preparada para lidar com isso, mas os criadores do mesmo, vindos dos confins da galáxia, também clamavam pelo que era seu. Aos 32 anos Dr. Rose Franklin morreu nessa empreitada. Aos 28 anos, sim aos vinte oito, ela retornou dos mortos.

“Eu cruzei uma linha que nenhum de nós deveria cruzar. Eu morri. E ainda estou aqui. Enganei a morte. Desafiei o poder de Deus. Eu matei Deus, e agora me sinto vazia por dentro.”

Se já era difícil lidar com um frágil equilíbrio político militar possuindo uma robô gigante, imagina a situação quando treze robôs maiores, e desconhecidos, surgem dos céus? Se passaram 9 anos desde que a Dr.Rose Franklin retornou dos mortos. Liderando o CDT (Corpo de Defesa da Terra), ela acorda certa manhã sabendo que um outro robô gigante, masculino, se materializou em Londres, mas não parou por aí. Os criadores da Têmis estão retornando a Terra. Mas para que? Entre estranhos, surdo e mudos é criado uma “Babel” mundial desesperada. Seriam eles (robôs) amistosos ou vieram atrás de guerra. O que começa com uma interrogação se encerra com uma grande exclamação quando capitais mundiais inteiras começam a ser dizimadas! Repousam sobre Rose, uma equipe desajustada e uma estranha criança a sobrevivência da humanidade. Gigantes irão colidir, aço contra aço e não sobrará pedra sobre pedra para registrar essa história!

“O mais recente se materializou no Rio de Janeiro há mais ou menos nove minutos. Agora são treze robôs gigantes na Terra…”

SENTENÇA
O autor acertou na mosca mais uma vez. Com uma escrita simples, veloz e envolvente ele nos presenteia com mais uma obra de tirar o fôlego! Não espere uma ficção científica “hard” cheia de termos técnicos que, por vezes, pode ser tediosa, mas sim uma explosão de diversão! Fazendo menos uso da narrativa em forma apenas de entrevistas, Sylvain (autor) expande sua capacidade de narrar essa incrível jornada que envolve robôs gigantes, aliens, espionagem, suspense, história e imaginação. Mais uma vez leve e viciante sem deixar a registrada qualidade de lado. Devorei este livro em três dias e fiquei olhando para as estrelas e me perguntando: quando será o próximo livro? Afinal, gigantes já acordaram e deus já renasceram! O que mais o futuro nos reserva? Teremos, infelizmente, que aguardar ansiosamente o que sairá da cabeça desse talentosíssimo escritor que precisa ser conhecido.

site: http://acervodoleitor.com.br/deuses-renascidos-resenha/

J. Marques 19/04/2021

Uma boa conclusão
Eu amei essa série.

Não posso dizer que foi uma trilogia de ficção científica que me marcou como, por exemplo, Eu Robô e Fundação, do Asimov, ou Encontro com Rama do Arthur C. Clarke.

Na verdade eu comecei a ler essa trilogia como um escapismo. Eram robôs gigantes lutando, pelo amor de Deus. O segundo livro é o mais escapista da série e eu simplesmente me apaixonei. Aí cheguei nesse e... Pesado.

Talvez ele não seja assim tão denso, provavelmente seja por causa de toda a situação que a gente tá passando, mas como esse livro pode ser um paralelo para 2021. Algumas frases no livro poderia fazer parte de um artigo do Buzzfeed chamado "Coisas que você pode dizer na Pandemia ou nos Arquivos de Têmis".

Me identifiquei muito com a Eva, e é ela que tem algumas das frases mais memoráveis do livro. A personagem mais jovem vista, ela tem uma fúria, um desassossego com o que há de errado no que ela vê, que traduz muito o que eu sinto com tudo que está acontecendo.

Uma frase da Dra Franklin talvez resuma tudo o que eu penso hoje:

"Estamos falando de seres humanos fazendo um esforço consciente, desviando de seu caminho natural, para permanecerem ignorantes. Estúpidos por vontade própria. E sentem orgulho disso. Essas pessoas estão se orgulhando da própria estupidez. Não há sequer uma tentativa de racionalizar as coisas"

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 10/07/2018

Sugestão de Leitura
"Arquivos Têmis" é uma trilogia de ficção-científica que parte do pressuposto de que uma civilização alienígena deixou na Terra, há cinco mil anos, partes de um robô que se completariam formando uma arma com poder destrutivo nunca antes visto. Não sabemos se esta arma foi deixada como defesa para a Humanidade contra algum mal vindo do Universo ou se a própria raça alienígena virá buscá-la em algum momento. Também não sabemos se a tal raça retornará à Terra e com qual intenção.

O segundo volume da trilogia, "Deuses Renascidos", começa do ponto onde o volume anterior terminou, trazendo de volta as mesmas personagens - que são ótimas, então é bom reencontrá-las. O formato narrativo também se mantém, ou seja, a estória é contada através de relatórios militares, reportagens jornalísticas, entrevistas e interrogatórios. Na resenha do primeiro volume, comentei que demorei um pouco para me acostumar com este formato. No entanto, agora, não vejo forma melhor desta estória ser contada e Sylvain Neuvel foi ganhando espaço no meu coração literário.

Se você não quer spoilers do primeiro livro, sugiro pular esta resenha, pois eles serão inevitáveis.

A Dra. Rose Franklin, dada como morta em um acidente com a robô alienígena Têmis, retorna à vida por mecanismos que ela nem sonha em compreender. Ela descobre que ficou quatro anos ausente, sendo substituída por um clone - que liderou toda a descoberta das partes de Têmis e compreendeu seu funcionamento, conforme lemos no volume anterior da trilogia. Em um segundo acidente, o clone se foi, dando lugar à "real" Rose. Ela fica muito perturbada com este cenário e tem dificuldades de concentrar-se na missão.

Além disso, um robô muito semelhante à Têmis surge no meio de um parque em Londres, em um piscar de olhos. Este robô tem dimensões e formatos mais masculinos, além de uma configuração diferente das luzes, mas fica claro que ele vem do mesmo planeta de Têmis - o difícil é entender suas intenções. Em questão de segundos, ele reduz metade de Londres a pó, matando milhares de pessoas. O Centro de Defesa da Terra é acionado, pois a esperança do planeta Terra é que Têmis possa pará-lo.

Assim, voltam à cena Kara e Vincent, os pilotos de Têmis. Kara está com a sua personalidade ligeiramente modificada em relação ao primeiro volume - mais calma e "meiga" - devido ao seu relacionamento com Vincent. Ela parece se reencontrar com sua real essência quando precisa lutar com o robô alienígena. A Dra. Rose tem acesso ao genoma dos dois pilotos deste segundo robô - que acaba sendo derrotado por Têmis (Kara/Vincent) - e começa a postular uma teoria na qual a invasão dos robôs tem a ver com a genética do ser humano.

De repente, a situação piora consideravelmente: de novo num piscar de olhos, treze robôs alienígenas surgem pelo planeta, concentrando-se nas capitais mais populosas da Terra. Em questão de minutos, mais de quatro milhões de pessoas são mortas e não é difícil perceber que Têmis não será capaz de salvar a Humanidade. Com isso, as teorias genéticas de Rose ganham força.

Também é imprescindível o surgimento de Eva - uma personagem muito importante para a trama, mas não direi quem ela é pois seria um grande spoiler para quem ainda não leu o livro. Também descobrimos a identidade do entrevistador misterioso (melhor parte do livro!).

A leitura é, mais uma vez, de tirar o fôlego. A exemplo do primeiro livro, não consegui desgrudar os olhos deste e terminei a leitura em dois dias. Sylvain é um ótimo escritor de ficção-científica: bem humorado, descontraído, inteligente, dinâmico e original. Sem arrogância, sem termos incompreensíveis e sem tédio - o que, infelizmente, é a característica de muitos escritores famosos de scifi. Recomendo muitíssimo a leitura e mal posso esperar pelo terceiro e último volume.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com/2018/07/sugestao-de-leitura-arquivos-temis-vol.html

Lucas Canabarro 06/11/2018

O final do primeiro volume deixou aquele gosto agridoce de "ok, para onde essa história irá?", porque muita coisa aconteceu e praticamente não nos levou a lugar nenhum (com exceção da cena final, claro). Então, para onde essa história poderia ir?
Aqui, após ler o segundo volume, enxergo o primeiro sendo um grande prólogo. A história de verdade começa aqui, em Deuses Renascidos. E que história! Se o primeiro livro deu a impressão de não nos levar a lugar nenhum, este volume nos apresenta muitas coisas. Uma trama envolvente, com tanta coisa acontecendo de forma tão dinâmica que parece ser impossível tudo ter acontecido em menos de 400 páginas.
Eu terminei este livro na empolgação. Eufórico, eu diria, a ponto de quase mandar e-mail cobrando a Suma pelo terceiro e último volume. Talvez no futuro eu enxergue essas minhas atitudes de forma exagerada. Ache só um livro ok, com certos exageros aqui e ali. Mas agora, com ele ainda fresco na mente, ele é um livro 10/10 sem sombra de dúvida!

Sabs.sz 01/04/2021

Amei
Demorei mais pra terminar esse do que o volume 1, mas achei ele tão bom quanto o primeiro, conseguiu me surpreender e até chorar enquanto lia, serio eu não pensei que ia chorar com essa saga, mas depois de um acontecimento cada vez que eu abria o livro eu tinha vontade de chorar, aah... Enfim, achei ótimo, com novas surpresas e um maravilhoso gancho pro próximo livro, o que me deixou mt anciosa pra lê-lo.