Os meninos que enganavam nazistas

Os meninos que enganavam nazistas Joseph Joffo

Resenhas - Os Meninos Que Enganavam Nazistas

sweehela 10/05/2021

Imaginação
A aventura é instigante, comecei lendo por curiosidade e terminei com o instinto aventureiro dos dois irmãos, obviamente apesar das circunstâncias é quase tentador se imaginar nas mesmas situações.

Jéssica 05/06/2021

Um relato emocionante por quem viveu os horrores da perseguição aos judeus e grupos de minoria na Segunda Guerra Mundial. O autor estava na adolescência quando os fatos do livro acontece e é impressionante como mesmo sempre fugindo dos nazistas, ele conseguia viver algumas situações com uma esperança que muitas pessoas talvez, não teriam. Muito emocionante

Daiana.Rozestolato 12/06/2021

Lindo demais!
Triste a história mais linda o aprendizado que me trouxe!

Bookbah_ 22/06/2021

QUE LIVRO
Eu amo livros baseados em fatos reais e relatos sobre a 1° e 2° guerra, e esse livro é sobre isso, leiam se gosta desse tipo de livro!

Alessandra 06/07/2021

Todos deveriam ler essa história!
Uma narrativa que nos faz lembrar que somos mais fortes do que imaginamos, quando temos esperança!!!

sofi5 20/07/2021

fav
li pela primeira vez em uma época péssima e por incrível q pareça, esse livro me ajudou bastante. além de que eu tava gostando mto de estudar guerras e principalmente as mundiais, ent isso ajudou tbm.
é um livro rápido e real, não tem o reconhecimento que merece.

Jessika 04/08/2021

A história de Joseph Joffo narra o período em que ainda criança, juntamente com seu irmão, tiveram que lidar com a perseguição aos judeus, e de maneira detalhada descreve passo a passo do caminho que cruzaram na França ocupada pelos nazistas. Histórias autobiográficas passadas na 2 Guerra sempre me interessam, com esta não foi diferente, somente senti falta de ter mais acesso as percepções e sentimentos do autor durante as passagens, porém não estraga o brilho da obra.
Recomendo a leitura.

Thassy 05/12/2021

Emocionante
Esse livro me surpreendeu muito, conseguiu me emocionar muito mas também mostrou a leveza da narração de como duas crianças enfrentaram a guerra.

Ester 07/11/2022

não sou de gostar de autobiografias mas amo histórias relacionadas a segunda guerra mundial, então essa foi uma autobiografia que realmente gostei.

Lilosinskas 01/12/2022

É uma história tão surpreendente que, em diversos momentos, tive a impressão que chegaria no final e veria algo como ?não é tudo verdadeiro?. Mas não é o que acontece!

Neste livro temos a trajetória surpreende da família Joffo, judeus que no ímpeto de sobrevivência à segunda guerra e à perseguição dos Alemães, se dividem.

É uma narrativa alegre (diante do que esse enredo pode ser, claro!), pelos olhos de um menino de 10 anos com esperança, medo, saudades e mto vontade de viver.

Ao final, temos cerca de um 20 páginas do autor
contato um pouco do ?pós livro?, tbm mto interessante! Recomendo!

Rose 11/12/2022

Quando peguei este livro, achei que viria um livro sofrido onde dois irmãos judeus tentam sobreviver em plena guerra.

Não foi bem isso que aconteceu, ou melhor dizendo, o autor, que é justamente o irmão caçula da dupla, manteve uma narrativa mais leve para contar sua história. Um enredo com um "q" de aventura.

Apesar disso, o meu coração ficava pequeno e angustiado em imaginar duas crianças passando por tudo isso.

Pior ainda quando me coloco no lugar dois pais, que tiveram que mandar os filhos fugirem sozinhos para que ambos tivessem uma chance de sobreviver diante do nazismo que chegava cada vez mais perto deles.

Joseph (10 anos), ou Jo, como é chamado no livro, parte ao lado do irmão Maurice (12 anos), com a cara, a coragem, algum dinheiro e uma mochila. Ambos precisam atravessar a "linha neutra" e chegarem a França livre, onde viviam seus irmãos.

Sozinhos, sem documentos, e bem no ápice da perseguição nazista, esta dupla precisará mais do que coragem para ficarem vivos.

Com inteligência, muito jogo de cintura, uma pitada de audácia, e claro, alguns anjos da guarda, esta dupla me deixou com o coração na mão a cada página que eu virava. Aquele medo do que poderia acontecer foi meu companheiro constante.

A narrativa de certa forma é simples, e percebe-se em muitos trechos a ingenuidade da dupla diante do que estava acontecendo.

A fome, o frio, o medo, a incerteza, eles passaram por tudo isso, coisas que ninguém deveria passar, ainda mais crianças, sem nunca desistirem ou mesmo se acorvadarem.

A inteligência e o pensamento rápido deles, principalmente de Mauricie foi algo que me chamou atenção.

É um livro único, onde mergulhamos nas lembranças de uma criança que precisou enfrentar de frente os soldados nazistas.

Sofia 28/12/2022

O autor retrata suas histórias reais com seu irmão Maurice nas peregrinações pela França durante a 2ª Guerra Mundial, começando em 1941. A família, judia, mora na periferia de Paris e precisa se separar para fugir dos alemães. Atravessam para a zona livre, passando por Menton, Nice, um acampamento “pró-nazista”, são pegos, e acabam num vilarejo onde Joseph trabalha como entregador de jornais na casa e na livraria de um pró-nazista e Maurice num hotel. A história toda se desenvolve através de mentiras e mais mentiras, negando ser da religião judaica, usando histórias de outras pessoas, entre outros. No fim, quando a França é finalmente libertada, o mais novo decide ir para Paris reencontrar sua família, e encontra todos, menos o pai, que foi morto.

É um livro muito leve de se ler, onde é bem notável a perspectiva de uma criança no meio de tudo que estava acontecendo, como acontece ainda no início, em que Joseph troca sua estrela de identificação como judeu por bolas de gude com seu amigo. Em outros momentos também fica claro que, muitas vezes, ele não entendia o porquê de tudo aquilo e ficava confuso com as contradições das notícias divulgadas. O fato de a história ser real faz com que você pense na quantidade de crianças que perderam sua infância, assim como os protagonistas, que não se separaram em momento nenhum durante toda aquela jornada.

Camilly 30/12/2022

Simplesmente maravilhoso
O tanto que eu chorei lendo, é inacreditável... as últimas páginas acabaram comigo, mas ainda assim, fiquei feliz pelos meninos.

Dear Moon 09/01/2023

Os meninos que enganavam nazistas
Esse livro é muito legal,porém a leitura (no meu caso) foi um pouco demorada e conforme fui lendo comecei a gostar bastante da história,em vários momentos a história ficava tensa e triste. Achei um livro que me fez refletir bastante sobre a minha vida e muitas vezes eu me pegava sentindo/imaginando tudo o que eles falavam. Recomendo bastante para o pessoal que se interessa pelas histórias da segunda guerra mundial e gosta de um livro mais "denso" na parte de leitura.

Pedro han 09/01/2023

Sobre o livro
Achei legal e muito bom já que mostra sobre como judeus era fugir/escapar dos nazistas,só que eu acho que corre muito,não é muito detalhado,mas recomendo