Os meninos que enganavam nazistas

Os meninos que enganavam nazistas Joseph Joffo

Resenhas - Os Meninos Que Enganavam Nazistas

Elda.Pimentel 27/12/2017

Encantador
De lágrimas nos olhos digo: encantador!

"Talvez tenha acreditado sair da guerra ileso, até agora, mas talvez esteja redondamente enganado. Não tiraram minha vida, mas fizeram pior: roubaram minha infância, mataram em mim o menino que eu podia ser..."
Uma família dividida apenas pelo fato de serem judeus. Dois irmãos, duas crianças que viraram gigantes diante os nazistas, não cederam, não fraquezaram jamais.

Vale muito a pena a leitura.

andwarf2004 31/12/2017

Uma lembrança...
O livro conta a história de dois irmãos judeus, Maurice e Joseph, que durante o período da segunda guerra mundial são forçados a se separar de sua família para conseguirem sobreviver.
Essa é a premissa do livro. Confesso que inicialmente, após ler as primeiras páginas, achei o livro bem chato. Eu esperava mais drama, mais suspense, mais ação. E não tinha nada disso. No entanto, conforme a história foi avançando, eu me apeguei ao livro de uma forma que não pude desistir do mesmo.
A história é baseada em fatos reais, e escrita por um dos meninos, personagem do livro. Quando pensado assim, você vai lendo o que os meninos passaram e é impossível não pensar sobre a crueldade que foi a segunda guerra, principalmente com os judeus.
Bom, não espere um livro dramático... esse não é o foco do mesmo. O foco é sim mostrar como dois irmãos - duas crianças - conseguiram enganar os judeus e saírem ilesas do vergonhoso capítulo do mundo. Por isso, eu recomendo.

Magasoares 05/04/2018

Também eu fui enganada!
No posfácio do livro o escritor faz uma pergunta.
- Por que razão terei eu escrito este livro?
E como leitora, respondo lhe: isso é que gostaria de saber!!! Porquê????

Cris 31/07/2018

Tocante
“Talvez tenha acreditado sair da guerra ileso até agora. Mas talvez esteja redondamente enganado. Não tiraram minha vida, mas fizeram pior: roubaram minha infância, mataram em mim o menino que eu podia ser. Talvez tenha me tornado duro demais, cruel demais.”

A história começa em Paris, em 1941. A cidade começou a ser sitiada pelo exército alemão, e a perseguição aos judeus teve início.

Este livro foi escrito por Joseph Joffo, que na época da Guerra, era uma criança de 10 anos.

Ele vivia com sua família em Paris: seu pai era cabeleireiro, junto com seus dois irmãos mais velhos. Sua mãe era música. E ele era um estudante sem preocupações, junto com o outro irmão, Maurice, de 12 anos.
Com a aproximação da Guerra, seus pais tomaram uma atitude radical: enviaram os dois filhos mais jovens sozinhos para o interior da França, a fim de escaparem da perseguição nazista.

E dessa forma, nós acompanhamos os dois irmãos viajando pela França de uma cidade para outra para escaparem da Guerra. A história é muito boa e o livro é narrado de forma muito fluida e gostosa de se acompanhar.

Os irmãos se envolvem em várias aventuras, e sofrem com a fome, frio, medo e saudades de casa e da família. Fiquei muito impressionada com esta história que realmente aconteceu e em ver como essas duas crianças conseguiram sobreviver, graças à sua inteligência e também com uma boa pitada de sorte.

A narrativa deixa um pouco a desejar porque em alguns pontos é um pouco confusa, mas eu recomendo pra quem gosta de ler histórias baseadas em fatos reais.

“Ao mesmo tempo, é espantoso o quanto somos capazes de nos habituar a uma situação amedrontadora. O ser humano tem uma faculdade de adaptação que lhe permite superar situações impossíveis.”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Ernani.Maciel 24/08/2018

Imaginava um livro triste e dramático, com ênfase nas dores e sofrimentos humanos; longe disso.
A narrativa e linguagem são de uma simplicidade encantadora.

Livro autobiográfico, narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva do menino, e não do então homem Joseph Joffo quando o publicou em 1973. Assim como em ?O Destino de Uma Nação?, concluí a leitura instigado em adquirir mais livros relacionados à Segunda Guerra Mundial.

Colocando-me no lugar de Joseph Joffo e seu irmão, tentei vislumbrar como seria a minha infância caso precisasse encarar uma longa jornada, sem supervisão dos pais, tampouco de qualquer outro adulto, tendo como perseguidores os nazistas? Será que seria tão perspicaz quanto os corajosos e leais irmãos Joffo, que precisaram mentir, manipular e envolver terceiros para conseguir escapar das mãos nazistas? Não sei se sobreviveria por muito tempo. Se sobrevivesse, quais seriam as consequências?

Em breve assistirei ao filme, espero que seja tão inspirador quanto o livro.

Edição: muito boa! Letras grandes e material levíssimo.

Maycon 04/09/2018

Que história.. Que aventura.
Que história maravilhosa.. Viajei com os meninos para todos os lugares que eles foram. E pensar que hoje em dia uma criança com a idade deles não sabe amarrar os cardaços.

Carolina.Mota 18/09/2018

História linda
A história contada dos irmãos é linda, sensível e marcante. Mostra ao mesmo tempo a dureza da guerra e a inocência das crianças.

Jaque 13/11/2019

Sobre a 2? Guerra...
Confesso que esse é um tema que sempre me chamou atenção, minha mãe tinha livros super grossos sobre a 2? Guerra e com muitas ilustrações e detalhes...
Esse livro é autobiográfico, com memórias de uma época onde o autor tinha 10 anos. Então retrada a Guerra com uma perspectiva de: Para quê? Porquê?
Para mim, tem uma mensagem clara que mostra Crianças que foram obrigadas a crescer por decisões de adultos poderosos e por isso acabam perdendo sua infância.
Não é um livro pesado, que retrate as atrocidades vividas por tantas pessoas de maneira explícita. Ele é triste em algumas partes, mas dá um panorama geral do que foi o avanço de Hitler sobre a França, obrigando os judeus a fugirem, buscando um lugar seguro para si e para os seus.
Para quem gosta desse tema e não quer uma leitura pesada recomendo. Para mim foi triste ler e pensar nas infâncias roubadas pela guerra, mas consegui terminar a leitura sem tantas lágrimas.

lillimarlene 13/11/2020

A visão da guerra pelo olhar de dois irmãos
A luta pela vida nos campos do interior da França ocupada. Limpo, simples e te faz mergulhar com eles.

sweehela 10/05/2021

Imaginação
A aventura é instigante, comecei lendo por curiosidade e terminei com o instinto aventureiro dos dois irmãos, obviamente apesar das circunstâncias é quase tentador se imaginar nas mesmas situações.

Daiana.Rozestolato 12/06/2021

Lindo demais!
Triste a história mais linda o aprendizado que me trouxe!

Bookbah_ 22/06/2021

QUE LIVRO
Eu amo livros baseados em fatos reais e relatos sobre a 1° e 2° guerra, e esse livro é sobre isso, leiam se gosta desse tipo de livro!

Alessandra 06/07/2021

Todos deveriam ler essa história!
Uma narrativa que nos faz lembrar que somos mais fortes do que imaginamos, quando temos esperança!!!

sofi5 20/07/2021

fav
li pela primeira vez em uma época péssima e por incrível q pareça, esse livro me ajudou bastante. além de que eu tava gostando mto de estudar guerras e principalmente as mundiais, ent isso ajudou tbm.
é um livro rápido e real, não tem o reconhecimento que merece.