Os meninos que enganavam nazistas

Os meninos que enganavam nazistas Joseph Joffo

Resenhas - Os Meninos Que Enganavam Nazistas

elisaarrudaa 28/12/2021

duas crianças judias fogem da ocupação alemã na frança
sem palavras para esse livro. Joseph Joffo descreve sua experiência como um judeu na segunda guerra mundial, fugindo dos alemães e fazendo de tudo para sobreviver, mesmo isso sacrificasse sua infância. acho esse tipo de livro extremamente interessante, já que é possível analisar uma situação terrível e violenta da perspectiva de alguém que passou por tudo, e não apenas estudando os principais acontecimentos e responsáveis.

pisce 22/01/2022

a esperteza foi a salvação
cara eu to sem chão, que história pesada e não somente por que conta do nazismo mas por que em cada linha a gente ve o desespero de uma criança, uma criança que entende e que faz de tudo pra sobreviver. Eu comecei esse livro rindo, os dois irmãos são muito espertos e eu acho que foi isso que salvou eles. Maurice e Joseph aprenderam a se virar muito rápido, se adequaram a realidade muito rápido, quando o Maurice foi dar um role eu esperava o pior mas o que aconteceu foi incrível. Não só a esperteza desses dois de inventarem uma mentira tão boa a ponto de enganar qualquer um eu também acredito que se não fosse por algumas pessoas certas colocadas nos lugares certo e com certo poder (igreja) eles não teriam chego tão longe.

Eu amei esse livro, poder ler tudo o que os Joffo passaram e o que muito provavelmente muitas crianças e familias não puderam passar por falta de sorte foi incrivelmente doloroso.

"As bolsas estão no sótão, ficarão ali para sempre. Talvez..."
Eu espero q sim, Joseph. Descanse em paz

Rafael Flores 28/01/2022

Os Meninos Que Enganavam Nazistas é um bom livro que cativa até os mais céticos. Um livro autobiográfico que traz a reflexão sobre a perseverança no bem e acreditar que se pode encontrar pessoas do bem durante o caminho da vida. Ao que parece se a intenção de uma empreitada for motivada pelo bem, sempre há uma "sorte" motivada pela coragem.

MahCordeiro*.* 13/07/2023

O caos pelo olhar das crianças
Sem dúvida nenhuma um dos livros que mais me surpreendeu. Narra a história de dois irmãos judeus que fugiam pela França durante a ocupação dos nazistas. Trata com leveza e simplicidade as aventuras de duas crianças fugitivas do regime nazista, tem um toque de tristeza e muitos ensinamentos recomendo a todos.

darkblueonfire 09/03/2022

Cativante e doloroso
É um livro extremamente cativante, doloroso, é bem difícil de ler sem sentir isso, admira-se a coragem dos garotos, passa um aprendizado surreal, deveria ser lido por todos.

Eveline.Conto 10/03/2022

Leitura incrível!!! Muitas vezes ler sobre histórias da Segunda Guerra é doloroso, mas Joseph Joffo traz através de suas vivências de criança, a história de uma forma mais acessível e leve. Não que tire o peso do que foi aquele trágico período, mas simplesmente nos envolve na história de tal maneira que passamos a leitura torcendo e amando aqueles dois meninos!!!

The 01/05/2022

Os irmãos Joffo
Esse livro fala sobre os irmãos Maurice e Joseph Joffo. Narrado por Joseph ele conta de como foi sua infância durante a segunda guerra, ele e seu irmão vive aventuras sobrevivendo durante a segunda guerra.

Eu amei esse livro, amei a escrita do autor, para um livro sobre a segunda guerra ele é até leve. Me emocionei em algumas partes e ri em outras, senti raiva e fiquei desesperada, esse livro me proporcionou sentir tudo isso em menos de 300 páginas.
Super recomendo.

Amanda 24/08/2022

Os meninos que enganavam nazistas
História linda e incrível.

Em vários momentos me senti ansiosa e encurralada como os meninos estavam nos relatos.

Retrato de uma realidade tão distante da minha e ao mesmo tempo tão próxima dos milhares pensamentos que tenho na calada da noite quando matuto sobre esses assuntos delicados e lamentáveis.

Jo Joffo, não menos irmão mais novo de Maurice, estimulou nosso raciocínio para a crítica dos fatos, e coração para empatia e cuidado. Colocou sua pura e inteira alma neste livro que nos faz mergulhar e voltar à época, como se o leitor estivesse, invisivelmente, acompanhando os meninos nas várias viagens e missões feitas afim de fugir.

Amei a escrita e admiro muito a coragem de todos envolvidos nessa história. Livro que nos faz refletir sobre como a vida era antigamente e sobre os impactos que causaram, não só na vida destes como também de milhões de pessoas. Tantas mortes e sofrimentos causados por este pensamento preconceituoso, que desencadeou inúmeras cicatrizes na nossa história e no nosso povo.

Devo citar a falta de compaixão para com, principalmente, crianças. Submeter adultos ao que tiveram de passar neste momento histórico é horrível, mas destacando nossas crianças e tantas infâncias destruídas, sofridas e despedaçadas é assustador. Pequenos que deveriam brincar de bola de gude infelizmente vivendo com o peso do medo, da culpa, da confusão e da pressão.

Jo Joffo você e sua família são verdadeiros guerreiros.
Há de existir milhares de você, como de Anne Frank?s e também de Shmuel?s.
Sobrevivendo ou não a esta trágica fase, todos lutaram e de certa forma, estão vivos na história.

tati 19/06/2022

Livro narrado pela visão de uma criança na Segunda Guerra
Li em dois dias pois não é entediante, e como diz no título, ao decorreer do livro é mostrado como os meninos enganavam os nazistas...
além de ser uma história real, me chamou atenção como o autor descreveu as dificuldades e a fraternidade que eles tinham em família (onde não importava se estevissem longe um do outro, no final de tudo se encontrariam)

Vale a pena ler, me senti satisfeita com a leitura.

Catharinetencal 14/08/2022

Doeu
Olha...eu me surpreendi muito com esse livro que a escola passou pq eu estranhamente gostei muito, o final me deu uma dor no coração ??

Lanna_resenhas 22/08/2022

Os meninos que enganavam os nazistas vale a leitura?
Os meninos que enganavam os nazistas vale a leitura??????
Sinopse:Durante um período de ocupação nazista na França, os jovens irmãos judeus Maurice e Joseph embarcam em uma aventura para escapar dos nazistas. Em meio a invasão e a perseguição, eles se monstram espertos, corajosos e inteligentes em sua escapada
?Eu achava que o livro seria uma história triste e trágica mas muito pelo ao contrário, é livro emocionante, divertido, e até dei umas risadas.
?Mas mesmo assim quando eu leio histórias sobre holocausto é tão absurdo que parece que é ficção,Que aquilo nunca aconteceu de verdade mas infelizmente é real!! e temos que nos lembrar sempre para nunca mais repetirmos a história novamente.
?Os irmão Joseph e Maurice são muito unidos e fazem de tudo para nunca se separarem. É uma relação muito bonita
?Para quem gosta de filmes e livros sobre a segunda guerra eu recomendo muito, foi um dos melhores do gênero para mim.

umalivraria 15/12/2017

Resenha @umalivraria
Joseph e Maurice, duas crianças que saíram de casa apenas com uma mochila e uma pequena quantia em dinheiro.

Os dois viviam na França ocupada pelos nazistas, onde os judeus tinham que viver em estado de alerta.

Hitler comandava isso tudo, e a situação do país ficava cada vez pior. Os pais dos garotos, para proteger seus filhos, os mandaram para um lugar seguro. Uma decisão difícil, mas necessária. Seus dois filhos mais velhos já tinham ido embora há algum tempo, os mais novos (Joseph e Maurice) iam logo atrás, onde seus irmãos iriam estar os esperando.

As crianças, que tinham 10 e 12 anos, precisavam enfrentar um longo caminho pela frente. Eles jamais poderiam dizer que eram judeus, pois isso colocaria suas vidas em risco. O pai dos garotos deu todas as instruções para que eles não fossem pegos pelo exército nazista.

Dois irmãos que buscavam a sobrevivência, fugiam do perigo e perdiam sua infância. A partir dali, os dois teriam que superar juntos todas as dificuldades que iriam surgir.

A obra retrata uma história real e isso mexe com as emoções do leitor.

Ler algo sobre segunda guerra mundial, algo que sabemos que foi cruel, com relatos de sobreviventes, é ainda mais chocante.

A história é emocionante e mostra, com detalhes, o terror que a guerra causou. Um livro que conta a vida de dois irmãos que só queriam sobreviver em meio a esse caos.

Eles se agarravam ao amor que sentiam um pelo outro e a vontade de rever a família. Uma garra que é o exemplo para todos nós.

site: https://www.instagram.com/umalivraria/
Ingrid.Rayane 23/12/2017minha estante
undefined

Ernani.Maciel 24/08/2018

Imaginava um livro triste e dramático, com ênfase nas dores e sofrimentos humanos; longe disso.
A narrativa e linguagem são de uma simplicidade encantadora.

Livro autobiográfico, narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva do menino, e não do então homem Joseph Joffo quando o publicou em 1973. Assim como em ?O Destino de Uma Nação?, concluí a leitura instigado em adquirir mais livros relacionados à Segunda Guerra Mundial.

Colocando-me no lugar de Joseph Joffo e seu irmão, tentei vislumbrar como seria a minha infância caso precisasse encarar uma longa jornada, sem supervisão dos pais, tampouco de qualquer outro adulto, tendo como perseguidores os nazistas? Será que seria tão perspicaz quanto os corajosos e leais irmãos Joffo, que precisaram mentir, manipular e envolver terceiros para conseguir escapar das mãos nazistas? Não sei se sobreviveria por muito tempo. Se sobrevivesse, quais seriam as consequências?

Em breve assistirei ao filme, espero que seja tão inspirador quanto o livro.

Edição: muito boa! Letras grandes e material levíssimo.

Maycon 04/09/2018

Que história.. Que aventura.
Que história maravilhosa.. Viajei com os meninos para todos os lugares que eles foram. E pensar que hoje em dia uma criança com a idade deles não sabe amarrar os cardaços.