Os meninos que enganavam nazistas

Os meninos que enganavam nazistas Joseph Joffo

Resenhas - Os Meninos Que Enganavam Nazistas

Lolô 24/12/2023

Forte e sensível
Sendo um livro autobiográfico, torna muito sensível a leitura de tantas situações que os irmãos vivenciaram. Forçados a abandonar suas infâncias comuns, inocência e proteção da família. Lançados no mundo a sorte, que não lhes faltou! Um livro muito forte e muito bonito!

Glória 03/11/2022

Os meninos que enganavam os nazistas!
Então,só não dei 5 estrelas porque teve momentos que realmente desejei abandonar o livro,mas ainda bem que não desisti!
Que história linda desses dois irmãos,quanta superação,meu Deus!?
Acho que não conseguiria passar por um terço do que eles viveram,é claro que o instinto de sobrevivência te faz querer vencer todas os obstáculos,mas eles eram duas crianças,que tiveram suas vidas roubadas ,mais do que suas vidas,tiveram suas infâncias roubadas , e por uma causa covarde e egoista!
Mas por vezes souberam driblar as circunstâncias com muito humor e esperança de voltarem ao seu país e rever sua família !?
Lendo essa história só consigo agradecer por viver em um país livre e por ver que não preciso fazer o mesmo que os pais desses dois garotinhos fizeram, pra tentar salvá-los da guerra!
??????

Francisco 20/01/2021

Que livro!
A Alemanha em guerra nos quatro cantos do mundo e como podem se importar se duas crianças são judeus ou não em sucessivos interrogatórios? Joffo se questionava, eu tbm!

Anna 24/02/2024

Emocionante
Os Meninos Que Enganavam os Nazistas é uma autobiografia escrita por Joseph Joff, em 1941, quando a Alemanha nazista toma Paris.

Por isso, já entendo o livro como pesado, mesmo com sua narrativa fluída e leve. Também é muito emocionante, já que descreve a separação da família, a união dos irmãos, o contexto histórico, a luta pela sobrevivência.

Por fim, o autor faz um apelo aos seus leitores, que conheçam a sua história e a admirem mas não tenho a ousadia de repetir, de privar outros seres humanos como ele, seus irmãos, sua família e milhares de judeus mortos em campos de concentração, foram privados.

Tuts 05/04/2021

Um favorito da vida
Essa história é real,e isso que é tão tocante. Uma leitura muito especial pra mim,foi realmente muito emocionante acompanhar a jornada desses dois irmãos na segunda guerra,o livro tem uma linguagem acessível e simples,bem dura e realista. Não há do que reclamar nessa história,simplesmente arrebatadora.

gabsaantz 02/09/2020

O livro é muito bom, muito emocionante e traz tantos detalhes e reflexões. É assustador o tanto de coisa que meninos de 10/12 tiveram que enfrentar praticamente sozinhos, e pensar que tudo isso foi real.

Michelle Cristiane de Carvalho 22/06/2023

Os meninos que enganavam nazistas
"Paris, 1941. O país é ocupado pelo exército nazista e o medo invade as casas e as ruas francesas. O poder de Hitler se mostra absoluto e brutal na França… É durante um dos períodos mais turbulentos da História que a emocionante narrativa de Joseph e Maurice se desenrola. Irmãos judeus de 10 e 12 anos de idade, eles perambulam sozinhos pelas estradas, vivendo experiências surpreendentes, tentando escapar da morte e em busca da zona livre para ganhar a liberdade."

Inspirador e cativante. Uma história real de coragem e sobrevivência durante a Segunda Guerra Mundial

Gusta.Saraiva 27/11/2022

chorei até de madrugada
é muito triste mas bastante esclarecedor, merece uma releitura e nos mostra o quanto o humano pode ser cruel com quem parece diferente

Mariana 08/10/2022

Um relato de sobrevivência
"Vendo meus filhos dormirem, só posso desejar uma coisa: que eles nunca experimentem um tempo de sofrimento e de medo como eu experimentei durante aqueles anos."

Só leiam.
Vi_2 09/10/2022minha estante
me deixou com muita vontade de ler

Mariana 09/10/2022minha estante
Lê sim, vale muito a pena!

Gisele 09/08/2022

"Não tiraram minha vida, mas fizeram pior: roubaram minha infância, mataram em mim o menino que eu podia ser."

Os meninos que enganavam nazistas é uma história real sobre a vida de dois irmãos que precisaram enfrentar o universo de crueldade durante a guerra, mas que também encontraram gestos de solidariedade durante sua jornada de fuga dos nazistas.

Aqui um trecho que me marcou durante a leitura:

“Me pergunto se ainda sou uma criança… Tenho a impressão de que não sentiria vontade de jogar bolinhas de gude, uma partida de futebol, talvez, e olhe lá… No entanto, são coisas que um menino da minha idade adora: afinal, ainda não tenho nem 12 anos, devia sentir vontade, mas não. Talvez tenha acreditado sair da guerra ileso, até agora, mas talvez esteja redondamente enganado. Não tiraram minha vida, mas fizeram pior: roubaram minha infância, mataram em mim o menino que eu podia ser."

Um livro autobiográfico emocionante, que faz com que nos questionemos até onde a maldade humana pode chegar.

Destaco aqui um trecho, onde o autor homenageia o arcebispo de Tolouse, por sua corajosa mensagem ao povo francês e seu grito de revolta a tamanha atrocidade que foi o holocausto: “ Os judeus são homens, as judias são mulheres, nem tudo é permitido contra eles, contra esses homens, essas mulheres, esses pais e essas mães de família. Eles fazem parte do gênero humano. São nossos irmãos como tantos outros. Um cristão não pode esquecer isso.”

O livro relata uma época que traz vergonha a toda raça humana, mas que deve ser sempre relembrada para nunca mais venha a ser repetida.

Livro: Os meninos que enganavam nazistas
Autor: Joseph Joffo
Editora: Vestígio
N° de páginas: 284

Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

site: https://afagodemae.blogspot.com/2022/08/livro-os-meninos-que-enganavam-nazistas.html

g.artimundo.s 06/07/2023

Excepcional
Esse livro é impecável, trazendo esse assunto da Segunda Guerra Mundial com um linguagem mais simples aos que não tem vocabulário tão abrangente. O autor, Joseph, retrata o mundo ao seu redor de forma que consigamos imaginar de forma perfeita o cenário e situação, como se estivéssemos lá. É um livro tocante.

Luciana 08/01/2021

Diferente do que esperava
O livro é um pouco diferente do que imaginei. Pela sinopse pensei que seria mais angustiante, porém é uma leitura leve. Apesar do tema, a guerra é tratada pelo ponto de vista de um menino de 10 anos e esse é o maior trunfo do livro, os horrores e dores são filtrados pela inocência do narrador.
Li a edição com posfácio do autor que achei excelente, pois suas explicações deixa a narrativa ainda mais rica.

Tinúviel 28/06/2021

Antes de ler esse livro eu já tinha assistido a adaptação para o cinema, a qual gostei bastante, teve um pouco mais de emoção, para mim, a versão cinematográfica. O bom dessa história é que eles não sofreram tanto e não fiquei tão aflita lendo o livro.

Camila 19/11/2021

Joseph Joffo é um garoto de apenas 10 anos de idade que tem sua vida mudada quando a guerra começa. Em 1942 seu pai entrega uma mochila pra ele e uma para o seu irmão mais velho, Maurice, dizendo a eles que é melhor eles se separarem e pegarem o trem para irem sozinhos até os irmãos mais velhos a muitas cidades de distância.. Juntos eles saem para essa jornada encarando como se fosse um jogo, afinal era isso que eles sempre faziam, brincavam.
Mas com o passar do tempo Joseph percebe que o negócio é muito mais sério que ele imaginou.