Os meninos que enganavam nazistas

Os meninos que enganavam nazistas Joseph Joffo

Resenhas - Os Meninos Que Enganavam Nazistas

Claudiapnm 19/11/2022

Amo livros com a temática da segunda guerra. Não dá pra ser toda hora, porque é pesado. Algo que não dá sequer pra imaginar. Mas quando começo a ler, não consigo parar?muito bom.

Soso 26/10/2022

O livro que me fez gostar de ler
Um livro super fácil de ler, muito informativo e sentimental. A cada segundo ficava entre chorar e comemorar quando tudo dava certo.

Livia Barini 28/05/2018

Ótimo
Fiquei chocada quando vi os pais mandando os filhos, de dez e doze anos, cruzar o país sozinhos em plena guerra e perseguição nazista. Que desespero obriga um pai a tomar uma atitude como essa ... Crianças tão pequenas como meus filhos ...
Depois eles passam por tantos apuros que eu não via a hora de terminar o livro e ter certeza de que eles estavam bem. Meu lado mãe ficava desesperada com cada problema que surgia.
O livro é ótimo. Uma biografia onde sobreviver foi um verdadeiro milagre.

Nathalia Benevides 31/05/2018

"Vendo meus filhos dormirem, só posso desejar uma coisa: que eles nunca experimentem um tempo de sofrimento e de medo como eu experimentei durante aqueles anos."

Um relato muito emocionante da triste realidade vivenciada por dois irmãos judeus que tiveram a infância roubada durante a Segunda Guerra.

Minha crítica é em questão às mudanças de cenas, que não é deixada em explícito. Você lê algo, e logo depois se dá conta que está lendo OUTRO momento deles.
Também sobre os personagens, que é muito difícil de acompanhar, ele menciona, por exemplo, o Jean, que eu nunca tinha ouvido falar, como se já fosse um conhecido na estória. E você se vê numa situação confusa.

Porém, no posfácio do livro, achei interessante o fato do autor explicar uns acontecimentos que ocorrem ao decorrer da narração, algo como um "dúvidas dos leitores", isso ajudou muito.

Ju 28/02/2023

Muito sobre a vida
" O presente é o tempo sem surpresa, um tempo ingênuo, aquele que vivemos as coisas como elas acontecem, ainda novas e vivas."

Não esperava nada do que encontrei, retratando uma época tão conturbada é uma surpresa que tenha sido uma leitura tão leve.

Gosto de livros que falem sobre a história de forma mais pessoal, porque quando contada assim mostra verdadeiras experiências, e os irmãos Joffo viveram uma vida inteira nesses anos de guerra.

Me apaixonei por essa história, por esse mundo tão ingênuo da infância, que os acompanhou mesmo quando tiveram que se tornar adultos.

Queria que mais pessoas conhecessem, foi particularmente encantador.

Amanda 24/08/2022

Os meninos que enganavam nazistas
História linda e incrível.

Em vários momentos me senti ansiosa e encurralada como os meninos estavam nos relatos.

Retrato de uma realidade tão distante da minha e ao mesmo tempo tão próxima dos milhares pensamentos que tenho na calada da noite quando matuto sobre esses assuntos delicados e lamentáveis.

Jo Joffo, não menos irmão mais novo de Maurice, estimulou nosso raciocínio para a crítica dos fatos, e coração para empatia e cuidado. Colocou sua pura e inteira alma neste livro que nos faz mergulhar e voltar à época, como se o leitor estivesse, invisivelmente, acompanhando os meninos nas várias viagens e missões feitas afim de fugir.

Amei a escrita e admiro muito a coragem de todos envolvidos nessa história. Livro que nos faz refletir sobre como a vida era antigamente e sobre os impactos que causaram, não só na vida destes como também de milhões de pessoas. Tantas mortes e sofrimentos causados por este pensamento preconceituoso, que desencadeou inúmeras cicatrizes na nossa história e no nosso povo.

Devo citar a falta de compaixão para com, principalmente, crianças. Submeter adultos ao que tiveram de passar neste momento histórico é horrível, mas destacando nossas crianças e tantas infâncias destruídas, sofridas e despedaçadas é assustador. Pequenos que deveriam brincar de bola de gude infelizmente vivendo com o peso do medo, da culpa, da confusão e da pressão.

Jo Joffo você e sua família são verdadeiros guerreiros.
Há de existir milhares de você, como de Anne Frank?s e também de Shmuel?s.
Sobrevivendo ou não a esta trágica fase, todos lutaram e de certa forma, estão vivos na história.

Torugho 28/06/2020

Lindo
Embora o livro tenha o tema pesado, a leitura é super convidativa e fácil. As paisagens da França são incríveis e muito belas, e o carinho pelas personagens é muito forte.

nessava 24/07/2020

É tão triste pensar que essa história é real e algo que aconteceu com inúmeras pessoas e o mais assustador ainda é que as pessoas não aprenderam e é muito fácil algo assim acontecer. De novo.

Jenny Vokalnii 20/11/2022

Que história...
Saber que isso aconteceu de verdade deixa tudo muito mais tenso. Duas crianças que tiveram que se virar e viver sozinhas no meio da guerra e por pouco escaparam da morte diversas vezes. É um período pesado da história, mas fiquei realmente feliz em saber que no meio a tanto caos, tiveram pessoas que escaparam e sobreviveram. É uma leitura muito boa, principalmente para mim que AMO história. Recomendo a todos ler, mesmo para quem for sensível.

_Wesley_ 17/05/2021

Vale a leitura
Os meninos que enganavam nazistas é uma autobiografia emocionante como muitas histórias de guerra são. O livro é escrito de maneira simples e bem cadenciado, evidênciando as memórias nítidas e marcantes do autor.

Bina 30/05/2021

Excelente leitura
Comecei a ler o livro e achei muito bom. Uma narrativa que te prende e mostra a perspectiva do holocausto por meio de uma menino francês, saindo um pouco das histórias da Alemanha e da Polônia. Recomendo a todos que se interessam pelo tema.

Catharinetencal 14/08/2022

Doeu
Olha...eu me surpreendi muito com esse livro que a escola passou pq eu estranhamente gostei muito, o final me deu uma dor no coração ??

Ana 02/12/2022

A perseguisão de JUDEUS
Murício e joseb são irmãos e têm apenas 10 e 12 anos de idade eles esconder sua indentidade judica para que os alemões não capturar e condenado a fica no campo de concentração.

Joao.Antonio 23/08/2021

"Nossa infância tinha terminado."
"...Talve tenha acreditado sair da guerra ileso, ate agora, mas talvez esteja redondamente enganado.
Os nazistas não tiraram minha vida, mas fizeram pior: roubaram minha infância."

Com esse trecho do livro, só tenho a dizer que é uma leitura indispensável para fãs do genero.