Os meninos que enganavam nazistas

Os meninos que enganavam nazistas Joseph Joffo

Resenhas - Os Meninos Que Enganavam Nazistas

Marta 21/09/2019

Perfeito!!
Adorei a história! Minha mãe nasceu na Polônia durante a guerra. Apesar dos horrores da guerra, ela, os meus avós e os 8 irmãos conseguiram sobreviver, com muitas histórias pra contar.
Normalmente livros sobre a guerra terminam sempre em tragédia. Nesse caso tiveram um final feliz, assim como minha família também teve.

Soso 26/10/2022

O livro que me fez gostar de ler
Um livro super fácil de ler, muito informativo e sentimental. A cada segundo ficava entre chorar e comemorar quando tudo dava certo.

Torugho 28/06/2020

Lindo
Embora o livro tenha o tema pesado, a leitura é super convidativa e fácil. As paisagens da França são incríveis e muito belas, e o carinho pelas personagens é muito forte.

nessava 24/07/2020

É tão triste pensar que essa história é real e algo que aconteceu com inúmeras pessoas e o mais assustador ainda é que as pessoas não aprenderam e é muito fácil algo assim acontecer. De novo.

galaxnity 13/06/2024

Inesquecivel
Este livro nos mostra a segunda guerra na visão de um judeu, que foi perseguido, que teve que enfrentar diversas tribulações. Foi muito inspirador ler esse livro, confesso que sabia o básico sobre a segunda guerra na visão dos judeus, então ler esse livro me ajudou muito a entender melhor os fatos, descobri coisas novas. Chorei muito também enquanto lia, a guerra foi horrível, simplesmente me pergunto como o ser humano teve capacidade de ter feito aquelas atrocidades... Mas enfim, super recomendo o livro, ele é impressionante, é uma leitura fácil e que te prende na história do primeiro até o ultimo momento.

Mimaria 21/01/2021

Emocionante
A história dos irmãos Joffo é uma comovente e emocionante luta pela vida. Este romance autobiográfico conta como duas crianças encarregadas do próprio destino buscam obstinadas a preservação de sua liberdade fugindo da Gestapo.
Josefh Joffo conduz com maestria o leitor em uma jornada repleta de resiliência e coragem. Uma leitura necessária para que reflitamos sobre tempos sombrios e perseguições racistas. Super recomendo a leitura!!!!

mor 20/02/2021

Essa dor não poderia ter sido descrita tão bem
Aqui estou eu tentando passar um pouquinho do que vivi lendo esse livro, e se precisasse descreve-lo em apenas uma palavra ela seria: DOR.

Meu peito ficou apertado todas as vezes em que eu lembrava que eram crianças passando por isso, que quando eu tinha a idade deles estava brincando e no conforto da minha casa.

Joseph e Maurice Joffo com certeza são inspirações, mas eu gostaria que não tivessem passado por tudo isso...

O autor conseguiu colocar tanto sentimento em suas palavras que prende qualquer pessoa na sua história, gerando todos as emoções possíveis, mesmo gostando pouco de histórias sem um pouquinho de romance e sendo péssima em História eu releria esse livro só pelo prazer de ler ?FRANÇA LIVRE? de novo.

???

Vany 18/04/2021

Gostei bastante da leitura! Apesar de se tratar de uma história verídica e sabidamente trágica, foi passada de 'forma leve' e com uma leitura bem fluída.
Trechos do "diálogo com os leitores": "Senhor, por favor, desculpe o menino, é a primeira vez que vê um negro". E o negro responde: "Não se preocupe...senti a mesma coisa a primeira vez q vi um branco!".

"Se as democracias, ainda poderosas naquele momento, tivessem se sentido menos seguras de si mesmas qdo Hitler de tomou o poder e revelou, + e +, o caráter agressivo de uma política baseada no ódio e no racismo, talvez a guerra mundial--com seus milhões de mortos dos mais diversos países, religiões e condições de sociais-- tivesse sido evitada."

_Wesley_ 17/05/2021

Vale a leitura
Os meninos que enganavam nazistas é uma autobiografia emocionante como muitas histórias de guerra são. O livro é escrito de maneira simples e bem cadenciado, evidênciando as memórias nítidas e marcantes do autor.

Bina 30/05/2021

Excelente leitura
Comecei a ler o livro e achei muito bom. Uma narrativa que te prende e mostra a perspectiva do holocausto por meio de uma menino francês, saindo um pouco das histórias da Alemanha e da Polônia. Recomendo a todos que se interessam pelo tema.

Ana 02/12/2022

A perseguisão de JUDEUS
Murício e joseb são irmãos e têm apenas 10 e 12 anos de idade eles esconder sua indentidade judica para que os alemões não capturar e condenado a fica no campo de concentração.

Hopexyjeon 14/09/2023

Esse livro é um livro que se passa na época da segunda Guerra Mundial, na época do Holocausto. Ele é um livro muito importante, nele, conta a história de dois irmãos: Joseph e Maurice, que fogem dos nazistas e enfrentam varios obstáculos no meio desse grande desafio.
No início da história, joseph, narrador da história, mora em Paris com seus pais e três irmãos, todos judeus. Até que chega o dia em que eles terão de colocar suas mochilas e partir para longe, para sobreviverem.
No meio desse caminho, eles passam por diversas coisas e recebem ajuda no meio de tudo isso: a primeira, foi a do padre no trem, que disse que eles estavam com ele, fazendo com que eles pudessem descer do trem sem problemas, a segunda foi a carona que eles conseguiram, a terceira foi a do médico no prédio dos nazistas, a quarta o padre que disse que eles foram batizados em sua igreja.
Após chegarem no destino, ele se encontra com seus irmãos e algum tempo dps de seu irmão conseguir tirar os seus pais da fila para os campos de concentração, a família toda se reencontra, mas logo tem que se separar denovo, começando outra jornada, nessa eles chegam até um acampamento e lá ficam, até um dia irem para a cidade e acabar sendo pegos por uma armadilha, eles ficam sobre a mão dos nazistas por um bom tempo, até conseguirem ir embora e passarem por outra jornada, no fim, eles voltam para a casa, mas a família não está completa, pois o pai nunca retornou após ser pego.

Joao.Antonio 23/08/2021

"Nossa infância tinha terminado."
"...Talve tenha acreditado sair da guerra ileso, ate agora, mas talvez esteja redondamente enganado.
Os nazistas não tiraram minha vida, mas fizeram pior: roubaram minha infância."

Com esse trecho do livro, só tenho a dizer que é uma leitura indispensável para fãs do genero.