Rápido e devagar

Rápido e devagar Daniel Kahneman

Resenhas -

Carla 12/01/2021

Pesquisas, testes difíceis e algo de conhecimento comum.
A leitura é fluída em alguns capítulos e outros dão trabalho pra terminar, provavelmente por instigar aquela verdade que ñ se quer confirmar ou saber.
Do conhecimento comum pude concordar completamente sobre uma colocação sobre amizades; demorasse muito tempo pra construir uma amizade e basta uma atitude pra desfaze-la.
Sem spoilers nessa.

Ana Lu 25/01/2021

Como nosso cérebro nos engana
Uma excelente obra que exige atenção do leitor para compreender como nossa intuição e nosso raciocínio podem nos levar a conclusões equivocadas nos diversos aspectos da vida. O autor apresenta por meio de diversos exemplos de pesquisas e estudos realizados como o Sistema 1 (rápido) e o Sistema 2 (devagar) operam e como isso afeta nossas decisões e julgamentos, dos mais simples aos mais complexos. Prepare-se para se surpreender!

Lucy 27/01/2021

Sistema que não existem
Ser responsível é algo que minha carreira já demonstrava desde sempre, o ser humano é.
Mas conhecer os sistemas 1 e 2, mesmo que eles não existam efetivamente me fez ver que muitas determinaçôes da minha vida e, decerto, as práticas pessoais e profossionais em que eu não tinha como nomear mas conhecia efetivamente eram reais e até tinham nomes.
Estou muito feliz de ter acesso a esta obra e poder continuar a leitira, achei de fácil entendimento, mesmo que meu sistema dois me deixasse lesada quando fosse para resolver algumas formulas dos testes propostos, afinal, eu sou flde humanas.
O material é realmente acessível e isso é uma prenda do autor. Estou encantada e vou usar esse material para pesquisa e aprofundamento. Vou para o nudget e espero ter uma experiência de tamanho aproveitamento tanto quanto deste livro.

Betoaan 31/01/2021

O melhor livro sobre processos de pensamento e escolha!
Esses fizeram jus ao Nobel. Livro extremamente bem escrito, bem fundamentado e com linguagem fácil.

Eu sou economista, o que facilitou no entendimento se vários pontos chaves sobre as críticas aos modelos de racionalidade que dão base às ciências econômicas, porém nada que um leigo ao consiga entender também.

O ponto forte do livro é simplificar ao extremo conceitos complexos sobre economia e psicologia.

Vale a pena demais!

Júlia 12/02/2021

Muito interessante e explica bem os conceitos, mesmo que as vezes seja meio repetitivo.

Davi.Aquino 15/02/2021

Dá vontade de desistir, mas vale a pena a leitura
Trata-se de uma obra de psicologia comportamental, com generosas doses de estatística, economia e políticas públicas, integradas sob o arcabouço de numerosos e ricos artigos científicos. O autor faz a compilação simplificada desses artigos numa discussão cientificamente robusta, mas com linguagem adequada a todos os leitores. Kahneman traz a discussão do comportamento humano em situações cotidianas curiosas e instigantes ao criar três pares de personagens: 2 sistemas de pensamento (um rápido e intuitivo e outro vagaroso e analítico); 2 espécies (os teóricos Econs e os reais Humanos); e 2 eus (um experiencial e outro recordativo).
Uma crítica muito comum à obra é sua repetitividade de alguns conceitos, mas isso tem seu valor ao ajudar a consolidar as ideias dos teoremas.
Não se trata de um livro muito prazeroso de se ler, principalmente no início, mas depois que se entende a importância dos sistemas mentais 1 e 2, o texto fica mais interessante. Principalmente para quem tem facilidade com artigos científicos, recomendo a leitura dos apêndices 1 e 2 logo após o leitor ter realmente entendido a teoria da perspectiva. Outra recomendação é que ele não seja livro único de leitura, e sim que seja lido concomitantemente com outro, pois chegará o momento tentador de desistir dele, mas ao final a leitura integral é recompensadora.

rafael.1 17/02/2021

Livro para estudo do comportamento humano
Rápido e Devagar é realmente surpreendente. Aborda conceitos relevantes sobre o pensamento e nos mostra o quanto nosso comportamento é razoável ao invés de racional (palavras do autor).

O livro é um compilado de estudos feitos em várias universidades e conclusões sobre os vários assuntos de tomadas de decisões, portanto a leitura se passa como uma pesquisa em cada capítulo lido. Esse formato deixa a leitura menos fluida e menos empolgante.

Porém, os conceitos e resultados apresentados são de deixar qualquer um boquiaberto pois os estudos revelam uma verdade sobre o seres humanos que não se percebe sozinho, é preciso que alguém retire a venda e ajude a enxergar a realidade, e é isso que Kahneman faz neste livro.

Depois da leitura dificilmente eu serei o mesmo, estar consciente é primeiro passo para fazer diferente.

Sofista Prateado 17/02/2021

Acesso ao inconsciente
Há alguns meses li o livro Subliminar e considero o Rápido e Devagar um irmão desse livro. Ambos explicam os mecanismos do nosso inconsciente (não o da psicanálise!) de uma forma muito rica e interessante! Vale a pena ler!

Luana 20/02/2021

Apesar de ser um livro beem extenso e difícil de ler, achei muito legal os exemplos que o Kahneman deu pra explicar como nosso cérebro é fácil de ser enganado.

Nem ele que é psicólogo e tem anos de estudo em cima, consegue evitar ser tapeado a todo momento.

Mayara Belém 28/02/2021

O livro é bom e o assunto abordado é muito interessante, mas é meio repetitivo o que tornou a leitura um pouco cansativa

Ingrid Lima 28/02/2021

Os protagonistas da mente
Daniel Kahneman (Nobel de Economia), apresenta detalhadamente os dois protagonistas que regem nossas ações, escolhas e memória.

Além de estimular a reflexão sobre a atuação dos sistemas 1 e 2 esta obra exemplifica conceitos estatísticos como regressão à média, vieses, representatividade e muito mais.

Um detalhe sobre esta ótima obra é que o texto retoma diversas vezes a temas anteriormente abordados, o texto poderia ser mais fluído e objetivo.

Recomendo muito esta leitura!

Pagliuca 07/03/2021

Mais do que maneiras de pensar
Mostra de forma clara as diferenças entre comportamentos e atitudes das pessoas, de onde vem as intuições e ações precipitadas. Nos mostra o quanto ainda somos e seremos primitivos apesar de tanto evoluirmos.

Derlane Lima 10/03/2021

"A intuição é confiável quando você tem um vasto conhecimento do assunto."

"Guarde as lembranças como um todo, não apenas os bons ou os maus momentos."

Livro maravilhoso, os insights são inúmeros. Recomendo demais para aqueles que querem entender um pouco mais sobre o lado emocional e o racional do cérebro.

Boa leitura ?