Rápido e devagar

Rápido e devagar Daniel Kahneman

Resenhas -

Tarcísio 20/08/2013

A combinação de falta de tempo para leitura com um livro denso, longo e complexo geralmente não gera bons frutos. Foi o que aconteceu comigo na leitura de "Rápido e Devagar".

O assunto do livro é bastante interessante e o autor é excelente. Por outro lado, é muito longo e invariavelmente cansativo. Alguns assuntos vêm e voltam com relativa frequência, deixando-o às vezes repetitivo.

Definitivamente não é daqueles livros que causam o desejo de voltar a lê-lo o mais rápido possível. Parece-me mais com um trabalho de mestrado ou doutorado do que com um livro comercial.

Apesar do excelente conteúdo, eu indicaria o livro apenas para profissionais da área de economia, psicologia, estatística e afins do que para um leitor leigo.

site: http://pessoailtda.blogspot.com.br/2013/08/livro-rapido-e-devagar-de-daniel.html
Paulo A.A 13/04/2016minha estante
É exatamente isso, acabei de abandonar a leitura porque ele é extremamente longo e denso e consequentemente para mim sua leitura é mais devagar e pausada, como tem outras leituras na fila não vou gastar tanto tempo em algo tão didático fora de minha área. Estou em 25% vou tentar achar um resumo para pegar a ideia dos outros tópicos. Posso afirmar que o conteúdo é excelente mas acredito que vale a pena mais para profissionais eu entusiasta ferrenho do assunto.

Rony 07/06/2016minha estante
Eu tive a mesma sensação. Também acabei de abandonar o livro. Depois que você entende o que são os dois sistemas, você começa a se perder em tantos desdobramentos complicados, classificações e conceitos periféricos complexos. O tema é interessantíssimo mas pareceu mesmo uma tese de doutorado na área. Uma pena! Hoje é difícil alguém ter tanta disposição para ler algo formatado desse jeito.

Nicolas Rodrigues 18/06/2017minha estante
Acho que esse é aquele tipo de livro que você não pode ter pressa de ler.

Eu estou lendo ele agora, mas sem compromisso de terminar de ler ele em uma semana. se você ler com preocupação de entender como cada coisa que esta no livro funciona no seu dia a dia, e o como isso tudo pode influenciar nas suas tomadas de decisões e a forma de pensar em varias situações, ele pode ajudar qualquer pessoa

Em relação as partes que são repetitivas. Elas estão sendo de grande ajuda nas retomadas de leituras e compreensão de como uma parte se junta a outra.

E para quem vai iniciar a leitura deste livro, eu aconselharia a não tê-lo como unica leitura. ler este livro de capa a capa em sequencia não vai ajudar a entende-lo e tirar o melhor do que ele tem a oferecer.

Bruno.Fernando 25/07/2017minha estante
Eu tenho a opinião de que leitura é momento. Como vc mesmo disse, diversos fatores combinados podem ou não gerar bons frutos.

Eu estou na metade do livro e de fato ele é bem longo. Porém, não considerei uma leitura densa; muito pelo contrário, estou achando a escrita bem acessível (considerando um tema que considero complexo: psicologia).

Creio que as repetições se devem ao fato de os assuntos do livro (intuição, julgamentos, vieses, heurística) serem correlatos. Pra mim, a repetição de alguns exemplos e conceitos ajudam a entendê-los. Sem falar que as conclusões a que ele chega são relevantes até para quem não é da área.

Enfim, ta sendo uma ótima experiência pra mim, que gosto de livros de divulgação científica. Um dos melhores que já li.

Gabriel 02/10/2017minha estante
Compartilho em partes com a sua avaliação. O livro é muito exaustivo. A cada exemplo dado ou teoria apresentada, nosso cérebro precisa trabalhar demais para acompanhar.

De qualquer forma, para mim, que trabalho com administração, abriu os olhos para muita coisa. Principalmente em tomadas de decisão (ou evasão delas rs). Então eu recomendo muito o livro para quem lida diretamente com decisões e de alguma forma.

Sendo assim, avalio muito bem o livro. Porém, parar reler, só talvez daqui uns 10 anos rsrs.

Ludmila.Fernandes 01/05/2020minha estante
Penso exatamente da mesma forma. Um conteúdo muito rico, mas tem que ler com muita calma e atenção.

Monica 15/06/2020minha estante
E redundante, mas não tem profundidade de um doutorado a menos que fosse um ruim em termos de objetivos. To lendo entre um livro e outro um capítulo mais como quem ler a revista super interessante

AlexBX 16/02/2021minha estante
Perfeita a sua resenha, Tarcísio.

Adriano.Vieira 07/03/2021minha estante
Concordo plenamente...

Gustavo 20/06/2021minha estante
Perfeita definição. Estou lendo ele ha 6 meses ??

Mulim 04/08/2021minha estante
Não li nem metade do livro e já concordo 200% com você.

Mujin 12/01/2022minha estante
To estudando economia por hobbie e acho o debate um confronto intelectual incrível... Vejo que esse livro me renderá bons frutos, obrigado.

Maria Fernanda 12/11/2022minha estante
Concordo com tudo!!!

Nathalia998 14/09/2023minha estante
Achei que fosse livro de auto ajuda.
Kkkkkk
Graças ao seu comentário sobre o livro, não vou perder meu tempo lendo. Sinceramente.

Biafort.Meireles 11/01/2024minha estante
Estou lendo agora, 64% por enquanto. Quis desistir no início, mas fiquei feliz de não o ter feito. Estou impressionada com as ideias do texto, mesmo que eu não entenda 100% das explicações. Concordo que estatísticos aproveitam melhor a totalidade das informações, mas é importante saber como nossos processos mentais podem ser falhos.

Aelton.Aita 13/01/2024minha estante
Acabei agora o livrei. Esta foi exatamente a minha percepção. Se eu tivesse visto antes tua avaliação não tinha nem começado kkk

Mira23 05/04/2024minha estante
Estava muito interessada em ler esse livro, mas acabei de reconsiderar. Obrigada!

Joseane 04/05/2024minha estante
Estou nessa também, fazendo pré projeto pro doc . ocupadíssima e com leitura atrasada. Peguei rápido e devagar pra meta de abril e já estamos em maio. Nesse meio tempo também comecei a ler "Dentro da baleia e outros ensaios" de Orwell... Meu Deus, dois livros dificeis...

Natalie.Camargo 04/05/2024minha estante
Realmente eu também abandonei não consegui se ele. O livro é muito bom mas não me prendeu exatamente eu digo o mesmo mais indicado pra pessoas que estão estudando para essa área. Eu não consegui ler ele literalmente li 80 páginas e não ia mais ??

@thereader2408 08/08/2022

Nem somos tão racionais assim...
Você sabia que, segundo o psicólogo Daniel Kahneman, existem duas formas de pensar? Há a forma rápida, emocional e mais intuitiva e a outra é lenta, lógica e preguiçosa. E nesse livro o autor vai explorar essa ideia que ele chamou de "Sistemas 1 e 2", o livro virou um best-seller e revolucionou a maneira como analisamos a tomada de decisão pelas pessoas.

O livro sintetiza anos de trabalho de pesquisas feita pelo Kahneman e pelo seu parceiro Amos Tversky, que ele cita o livro inteiro, mas que infelizmente faleceu em 1996. Os dois são referência na área de psicologia cognitiva e esse livro expõe tudo que podemos fazer de forma eficaz, ou nem tanto, usando o pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas decisões do dia a dia.

A racionalidade humana é colocada em xeque e embora os termos "sistemas 1 e 2" não sejam novidade no campo da psicologia, o autor revela como utilizamos os dois sistemas para fazer julgamentos e escolhas. Não somos assim tão racionais quanto pensamos e para provar seu ponto de vista o autor nos apresenta inúmeros exemplos, relativamente fáceis de aplicar. De acordo com o autor o sistema 1 foi criado para analisar problemas que devem ser resolvidos em prol da sobrevivência. Como sentimentos de simpatia, detecção de um som repentino, percepção de um objeto distante, percepção de hostilidade em uma voz, compreensão de sentenças simples. Esse sistema elabora as primeiras impressões e sensações que servem como banco de dados para o Sistema 2.

Já o sistema 2 é mais controlado e analítico. Ele funciona quando precisamos executar tarefas mentais mais trabalhosas e que necessitam de concentração Em algumas situações o Sistema 2 toma o controle da situação por precisar dominar os impulsos do Sistema 1.O livro é um convite para experimentos interessantes sobre a nossa conduta em meio a diferentes situações – não deixando de fornecer dicas para não cairmos em armadilhas. Livro muito legal, pode empacar em algumas partes e o tamanho assusta, mas vale muito a pena. Recomendo para professores, tem vários exemplos que podem ser usados em aula.

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/Cg5osDaOOwX/?img_index=1
Kirla 07/12/2023minha estante
Olá Mari! te mandei uma solicitação, não sei se tu viu.

@thereader2408 07/12/2023minha estante
Não, vi. O skoob tem escondido solicitações de mim. Já vou olhar, obrigada por avisar ;)

Kirla 08/12/2023minha estante
Pois é! Por isso avisei aqui! Obrigada!

@thereader2408 08/12/2023minha estante
Envio seu livro na segunda feira, está bem? Hoje é feriado aqui.

Kirla 08/12/2023minha estante
sem pressa!

Ronaldo 29/12/2020

Terminei, finalmente
Em nossa vida somos constantemente pressionados a fazer escolhas, fáceis e difíceis. Neste obra conhecemos os sistemas na nossa mente responsáveis pela tomada de decisões, o rápido (sistema 1) : opera de forma rápida em sem esforço; e o devagar (sistema 2) : racionaliza idéias e também responsável pelo trabalho laborioso.
Daniel Kahneman nos apresenta, após décadas de estudo, como esses dois sistemas influenciam nossa tomada de decisão nas mais variadas situações.
Por que só 4 estrelas?

Ronaldo 15/02/2021minha estante
Demorei muito pra ler... Kkkkkk

Kkkkkk achou chato?

Ronaldo 15/02/2021minha estante
Não é o tipo de leitura que estou acostumado, então acabei me arrastando por várias páginas (principalmente a primeira metade do livro). A partir daí a leitura ficou mais interessante pois tratou do comportamento das pessoas no mercado financeiro. Pra quem gosta de psicologia, é um prato cheio.

Ah bacana! Obrigada ?

kmilabk 31/12/2020

Confesso que tinha uma expectativa gigante em relação ao livro, não só porque eu gosto muito do assunto, mas também por tudo que já ouvi os outros falando sobre ele.
Ao mesmo tempo que o livro é incrível e fascinante, ele é longo e extremamente cansativo. Fico imaginando, se eu que queria demais ler, quase desisti da leitura várias vezes, imagina quem não estava tão a fim assim?
O livro tem muito conteúdo e é muito bom, não é a toa que rendeu o Nobel para o Kahneman, os estudos científicos dele são sensacionais, mas o livro ficou muito maçante e dependendo do estilo de leitura que você gosta, vai odiar esse.
Mas ao mesmo tempo, eu sugiro que dê uma chance, pois tem muitas partes que valem a pena, porém, inicie a leitura sabendo que vai cansar.
Vitor Hugo 31/12/2020minha estante
Gostei da sua visão sobre o Rápido e Devagar. Foi o meu livro favorito de 2020 pelo mérito no conteúdo abordado. Pela escrita eu daria uma nota baixíssima. O que me fez terminar o livro, foi justamente já ter uma certa "bagagem" no tema, já que há alguns anos, tenho me aprofundado cada vez mais.

kmilabk 31/12/2020minha estante
Verdade! Acho que a bagagem ajuda mesmo, eu também já tinha e acabou ajudando.
Mas que foi quase uma luta chegar no fim, foi ?

Vitor Hugo 02/01/2021minha estante
Foi um sacrifício aqui também hahaha.
Feliz 2021!!!

kmilabk 03/01/2021minha estante
hahaha. Feliz ano novo pra vc também :D

Paulo Henrique 31/12/2013

Fantástico para entender a mente humana
Todo livro seja de ficção ou não ficção pode trazer algum ensinamento, mesmo que incorreto. Entretanto alguns livros se destacam por trazerem conhecimento desde a primeira página até as referências bibliográficas, caso de “Rápido e Devagar” de Daniel Kahneman, vencedor de um Nobel de Economia, mesmo ele sendo um psicólogo.
Como engenheiro, devo acreditar que realmente temos muito pouca habilidade de pensar em termos de probabilidades enquanto somos capazes de em uma rápida passagem de olhos de analisar uma pessoa e até mesmo julgar o que ela está sentido, mesmo que o julgamento esteja errado.
Após os estudos de Kahneman e seu parceiro Amos um nova ciência toma impulso, a da Economia Comportamental, que tenta demonstrar que nos seres humanos não somos tão racionais em nossas tomadas de decisão, e isso pode ter vários efeitos na vida das pessoas. O livro vai abordar esse tema em cinco partes, sendo que primeiro somos apresentados ao lado irracional (Sistema 1) e o racional (Sistema 2) , sendo uma rápido e outro lento na tomada de decisão. Na parte 2 é trado dos víeses e heuristicas que temos quando de nossas tomadas de decisão, um prato cheio para marketing e negociadores. Na Parte 3 é tratado do excesso de confiança que nós temos em nossas decisões e como isso afeta o humor e vida das pessoas. Na Parte 4 trata-se de como o ser humano faz escolhas, mais uma vez uma aula para profissionais de marketing, líderes e negociadores. Por último a Parte 5 trata dos dois Eus, o eu experiencial e o eu recordativo, onde você se recorda suas experiências de uma maneira que não é bem a que foi vivida.
Ao fim dessas cinco partes você terá descoberto muito sobre como você e os outros pensam e irá se surpreender e até mesmo se decepcionar em determinados momentos.
Giliane.Rosa 13/07/2016minha estante
Interessante, este livro estava na minha meta de leitura, mas retirei por medo de não dar conta de todos. Se não leu ainda, leia "Essencialismo". Acredito que você vá gostar também!

Paulo Henrique 13/07/2016minha estante
Eu li esse livro por duas vezes, ele traz muita teoria, principalmente a Parte 4 sobre escolhas que não é de leitura tranquila - o ritmo de leitura será mais lento. Eu o recomendo a todo mundo pois mudou muito meu comportamento em relação a muita coisa. Eu namorei o livro Essencialismo mas fiquei receoso, vou colocar na lista - obrigado.

João Marcelo 24/12/2018

Sky Man!! (Mano do céu)
Gosto muito do trabalho da Nathalia Arcuri e esse livro foi uma sugestão dela em um de seus videos. A ideia do livro é excelente e de fato muitas partes são extremamente interessantes. Mas precisava ser tão longo, cansativo e repetitivo assim? Ler Macunaíma no colégio foi mais gostoso! Demorei meses para concluí-lo e me considero um leitor assíduo. Outro ponto: o autor. Normalmente, gosto de classificar os livros que leio pelo grau de amizade que seria possível existir com o autor ou os personagens em um mundo de faz de contas (quem não seria amigo do Harry Potter?) e, sejamos francos, este autor quando quer é um chato de galochas! A vantagem é que li em ebook e não tive que levar um tijolão por aí. Podia ser um ótimo livro por 1/4 de páginas...
Marcia Morena 05/01/2019minha estante
Legal você colocar seu comentário a respeito do livro. Coloquei ele como um livro que quero ler, mas a opinião de quem lê é muito importante. Às vezes fico frustrada de pensar como achei chato um livro tão recomendado? Mas você falou uma dica importante que também simpatizo: classificar o livro pelo grau de amizade que se desenvolve com o autor. Mas sabemos que alguns autores preferem manter uma distância para o livro ficar quase científico.

Sandromar 30/03/2019minha estante
Querendo ou não, a classificação por grau de amizade pode ser associado justamente ao que o livro fala, Sistema 1 se manifestando...
Opiniões sobre assuntos são importantes, mas não devem ser definidores...

Alex 13/01/2018

BONITINHO, MAS ORDINÁRIO
Best Seller publicado em 2011, pelo Prêmio Nobel de Economia Daniel Kahneman, "Rápido e Devagar: duas formas de pensar" é uma obra que se aprofunda nas questões cognitivas que nos levam a tomar decisões diante de situações singulares. Por vezes, fazemos julgamentos completos acerca de algum tema em questão de milésimos de segundos, porém, há momentos em que outra área do nosso cérebro é ativada e precisamos sair do estado de repouso para buscar o entendimento de alguma situação, sem preguiça. Essa é a ideia principal do livro. E devemos nos lembrar disso (já que, aparentemente, o autor não fez questão de se limitar a um único foco).

É difícil criticar um livro que é venerado em todos os lugares. Tido como um dos principais títulos para futuros empreendedores, "Rápido e Devagar" é aquela refeição sofisticada, mas com gosto indigesto. Aquele adereço que as pessoas adoram expor, mas que no final das contas, não é tão bonito assim. O autor é prolixo durante todo o livro. A mesma ideia é debatida diversas vezes, com exemplos exaustivos que insistem em convidar o leitor a abandonar a viagem pelo conhecimento. Não foi o meu caso. Fui até o final, mas precisei de muita tenacidade, pois é um livro extremamente maçante.

Considero esta obra leitura obrigatória para psicólogos e publicitários. Particularmente, o tema do livro apetece-me muito. Entender as motivações humanas, saber que certas expressões são âncoras para atitudes previsíveis, persuadir e até mesmo manipular pessoas, com o poder da oratória, é tema polêmico e bem vindo. Afinal, ainda que não pretenda-se colocar as práticas na ponta do lápis, é importante conhecer com afinco todas essas relações, afim de defender-se quando diante de um infortúnio. Portanto, pressupõe-se que, apesar das 580 páginas parecerem mais de 3 mil, as revelações e reflexões esclarecedoras, acabam valendo a pena ao final.

Kahneman nos dá uma aula sobre como escrever um livro repetitivo, cansativo e, ainda assim, muito proveitoso. Entender os vieses cognitivos que movimentam nossos impulsos, principalmente nas nossas próprias tomadas de decisão, é um processo que nos permite precaver-nos diante de futuras falhas e coloca-nos num novo patamar de compreensão dos limites da nossa mente. A intuição pode ser muito mais poderosa do que anos de estudo aprofundado. Parece que estou falando de um livro de autoajuda? Pois, absolutamente, não. É, de fato, sobre um livro de ciências, daqueles mais chatos e necessários.
Dandan 28/01/2018minha estante
undefined

wespug 21/03/2018minha estante
Você tem toda razão no teu comentário, o assunto é interessante, mas é um livro muito chato e massante.

Henrique Morais 17/08/2020

Poderia ter 250 Páginas
Eu sei que este é um livro de abordagem científica, mas, 624 páginas é como bater na mãe.
Dayane.Persil 22/10/2022minha estante
Kkkkkk melhor resumo

Henrique Morais 22/10/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkk

Gabriel 04/04/2019

Cansativo
Livro realmente bastante instigante, que nos faz pensar e aborda um assunto interessante sobre nossos comportamentos mais intuitivos e outros mais racionais, só que é extremamente cansativo. O livro tem 600 e poucas páginas, normalmente eu levaria uns 5 dias para lê-las, mas levei 20. Por volta da página 170 já estava cansado pela forma repetitiva do autor de abordar o tema. De qualquer forma é um bom livro.
Alberto 05/04/2019minha estante
Estou lendo as resenhas para não desistir da leitura. Já li 220 páginas e estou com o mesmo pensamento seu.

Athomic 05/05/2019minha estante
Eu ainda estou na página 60 mas é mesmo cansativo. Mas isso é bem peculiar à forma de abordagem americana do século passado e você nota isso em livros da mesma época como no livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas".

Rapha 05/01/2022

É possível controlar o que pensamos?
Esse livro é um estudo aprofundado, que dois colegas fizeram durante anos para saber mais sobre os nossos sistemas 1 (aquilo que fazemos e pensamos de forma automática) e sistema 2 (aquilo que fazemos e pensamos de forma analítica e cautelosa).

O livro fala que as coisas se fazem no sistema 1 e que o 2 analisa e melhora o que tem que melhorar. O sistema 2 é o treinador pessoal do sistema 1.

O que achei bem interessante é que ele dá vários exemplos de como, talvez por não ter conhecimento sobre, fazemos coisas que não são positivas para nós e nossos objetivos. No fundo sabemos, mas não mudamos nossos hábitos. A resposta para isso é que o sistema 2 tende a ser preguiçoso, e quando um sistema 2 é dominado pela preguiça, ele simplesmente vê os "hábitos destrutivos" dominarem, e não quer ter o trabalho de mudar isso.
Nathan Souza 05/01/2022minha estante
Conseguiu terminar o bichão? Bouaaa

Rapha 08/01/2022minha estante
Consegui, mas contou como livro de 2022 kkkkk

Kassius 05/07/2020

Indispensável
O livro traz tantos ensinamentos válidos que não tem como ler apenas uma vez. Te faz refletir sobre suas atitudes "instintivas" estimulando o pensamento critico e racional. Daniel Kahneman mostra, com inúmeros exemplos, os mais diversos vieses cognitivos que nos afetam diariamente.
Mariana.Laranjo 07/07/2020minha estante
Fiquei com vontade de ler ?

MauricioTiso 03/05/2015

Um livro incrivelmente interessante. O autor demonstra através de diversas pesquisas cientificas que nosso "jeito de pensar e decidir" e muito influenciado pelo modo com as informações se apresentam e pelo nosso registro de memórias, e pouco direcionado à decisão ótima.
A base do livro separa em dois processos de escolha/tomada de decisão que trabalham em paralelo: um é mais rápido, sem controle consciente, faz as substituições e associações para aquilo que não reconhecemos e é responsável por resgatar da memória casos semelhantes ou parecidos a fim de dizer se a situação é "normal" ou "atípica"; e ou outro é mais lento, demanda mais energia do nosso corpo para funcionar, mas é quem regula as decisões rápidas (nem sempre perfeitamente) e é consciente e responsável pelas comparações e pelo uso da lógica.
Como o modo devagar demanda maior uso de energia, ele só é acionado quando conscientemente exigimos ou quando a situação é atípica. Isso deixa a maioria das decisões/escolhas ao modo rápido o qual sofre várias influências de vieses, heurísticas e enquadramento.
A explicitação desses modos de pensar/decidir e o detalhamento desses vieses, heurísticas e enquadramentos nos dão um arcabouço consciente de informações que nos ajudam a olhar mais criteriosamente para as decisões que temos que tomar.
Recomendo a todos, especialmente àqueles envolvidos em decisões mais complexas e em negociações. Vejo esse livro melhor do que os disponíveis sobre negociação por nos dar a base cientifica de como o cérebro funciona para esse fim.
Sheyla.Castro 05/04/2017minha estante
Esse livro está na lista dos que quero ler!

Jéssica 18/06/2020

Liberdade?
O autor busca explicar como funcionam os processos de tomada de decisões em nosso cérebro, mostrando porque não somos tão coerentes quanto pensamos.
Apesar de ser denso, com vários conceitos, é escrito de forma objetiva e simples, o que o torna acessível. Porém, é muito repetitivo, o que faz a leitura ser maçante. Acredito que o autor tentou ser o mais claro possível, mas acabou pecando pelo excesso. Então, por mais que não seja difícil, não é algo leve.
É bom. Acredito ser uma boa introdução para quem se interessa pelo assunto.
Anna 27/07/2020minha estante
Também achei repetitivo, e chega uma hora que a gente não aguenta mais os testes e resultados rsrs

Bruno Mancini 26/03/2017

Subestimado
Subestimado, tenho ouvido vários; podcaster dizendo que Rápido e Devagar é um bom livro. Bom, é uma classificação pessoal para os leitores específicos que são do meio psiquiátrico e pesquisares comportamentais. Para mim, e que fique bem claro. É a minha opinião e cada um tem a sua, Para mim, o livro é maçante, difícil, técnico, longo e voltado para um tipo específico de leitor. O meu motivo em aceitar em lê-lo, foi meramente por acompanhar o canal no YouTube Nerdológia é ouvir de referência varias vezes dos episódios o livro ser utilizado.

Portanto, se você leitor não estiver inteirado no meio psiquiátrico, ou seja um pesquisador comportamental, não aconselho a leitura.
wharahel 31/03/2017minha estante
Interessante. Estou começando a ler justamente pela indicação do Nerdologia. Entretanto, como me interesso, um pouco, pela área neurológica, espero ter uma experiência diferente da sua. Sempre que tem algo que todos falam bem, procuro ler e entender aqueles que têm uma opinião contrária. Seu comentário foi muito pertinente, obrigado por compartilhar.