Rápido e devagar

Rápido e devagar Daniel Kahneman

Resenhas -

Eliakin 08/04/2015

Rapido e devagar
Muito bom saber que cometemos grandes erros porque acreditamos em nossa intuição, mas cometemos mais acertos que erros, principalmente quando sabemos sobre o assunto.

Gosto de livros que não mostram apenas a opinião do autor e sim lhe concedem fatos, dados, estudos e tudo que você necessita para se aprofundar mais sobre o assunto.

Andréa 09/04/2019

Cansativo e repetitivo
O início do livro é ótimo e a leitura flui muito bem. Eu tinha terminado o livro "O poder o hábito" quando comecei a ler "Rápido e Devagar", ambos falam basicamente da mesma coisa a maior diferença é que o "O poder o hábito" é simples, divertido e tem exemplos interessantes. Enquanto "Rápido e Devagar", é bastante denso e difícil de ler.

Logo nas primeiras páginas o autor diz distingue o cérebro em duas partes:
Sistema 1 - pensa rápido e esta constantemente em uso. Nossa cabeça funciona criando hábitos, que são atividades cotidianas e repetitivas. Os hábitos fazem com que nosso cérebro gaste pouca energia e esse é o objetivo do cérebro.
Sistema 2 - tira o seu cérebro do automático. Usa bastante energia. O sistema 2 é ativado em momentos que algo novo acontece, quando estamos em alerta de perigo ou fazendo uma conta de matemática complexa.
Ex.: Quando começamos a dirigir é exaustivo, temos que pensar em tudo toda hora (Sistema 2). Depois de um tempo, você nem percebe mais o que esta fazendo. (Sistema 1).

O autor faz o sistema 2 funcionar constantemente, o que é bom, é claro, mas como já sabemos é cansativo. Penso que o que faz o livro ser mais maçante é o fato dele ser bastante repetitivo – e olha que sou a mestre da repetição haha. Exemplos repetitivos, muitas teorias e diferente nomes para cada uma delas em cada página, difícil de assimilar.

Achei o livro interessante, mas tenho que assumir que o final eu estava até evitando pegar no livro. Fiquei extremamente feliz por terminar. Na minha opinião, "O poder o hábito" faz o papel do "Rápido e Devagar" de forma muito mais simples, menos densa e divertida. Para quem quer algo mais denso e mais preciso em como a cabeça funciona eu indicaria o "Rápido e Devagar".

Diogo480 19/04/2024

Excelente e complexo
Um livro com conteúdo excelente voltado principalmente para as finanças comportamentais e as implicações psicológicas do ser nas diversas situações do dia dia através de vieses comportamentais. Traz consigo grande parte da complexidade do estudo científico e das diversas pesquisas que levaram o trabalho até a conclusão. Demanda um certo conhecimento prévio. Mas vale com certeza a leitura.

Su 28/01/2016

Esse livro chamou a minha atenção por causa do titulo. Rápido e devagar – duas formas de pensar me deixou muito curiosa.
O autor começa o livro nos falando sobre o seu extenso trabalho acerca de julgamento e tomada de decisões em conjunto com Amos Tversky.
Para que possamos ter um entendimento melhor, o autor divide as duas formas de pensar em Sistema 1 e 2. O Sistema 1, pensamento rápido, está relacionado à intuição, memória e tarefas cotidianas. Já o Sistema 2, pensamento devagar, está relacionado com análise, concentração e raciocínio lógico matemático.
O livro é dividido em trinta e oito capítulos. Dentre eles os que mais me interessaram foram Emoção, Disponibilidade e Risco, A vida como uma narrativa e Bem-estar experimentado.
A leitura desse livro foi bem interessante. Nos ajuda a compreender aquelas questões que geralmente nos perguntamos e nunca conseguimos achar a resposta. Traz vários esclarecimentos sobre o funcionamento da nossa mente. Só tive a impressão que algumas passagens foram repetitivas e alguns experimentos foram abordados várias vezes. Recomendo que a leitura desse livro seja feita de forma pausada, para evitar que ele se torne maçante.
“Quando pensamos em nós mesmos, nos identificamos com o Sistema 2, o eu consciente, raciocinador, que tem crenças, faz escolhas e decide o que pensar e o que fazer a respeito de algo. Embora o Sistema 2 acredite estar onde a ação acontece, é o automático Sistema 1 o herói deste livro. Descrevo o Sistema 1 como originando sem esforço as impressões e sensações que são as principais fontes das crenças explícitas e escolhas deliberadas do Sistema 2. As operações automáticas do Sistema 1 geram padrões de ideias surpreendentemente complexos, mas apenas o Sistema 2, mais lento, pode construir pensamentos em séries ordenadas de passos. Também descrevo circunstâncias em que o Sistema 2 assume o controle, dominando os irrefreáveis impulsos e associações do Sistema 1.”
“As pessoas tendem a estimar a importância relativa das questões pela facilidade com que são puxadas da memória — e isso é amplamente determinado pela extensão da cobertura na mídia. Tópicos mencionados com frequência ocupam a mente mesmo quando outros fogem à consciência. Por sua vez, o que a mídia decidiu cobrir corresponde à opinião que eles têm sobre o que se passa na cabeça do público. Não é por acaso que regimes autoritários exercem substancial pressão sobre a mídia independente. Como o interesse público é mais facilmente estimulado por eventos dramáticos e celebridades, frenesis alimentados pela mídia são comuns.”
“O papel do tempo tem sido um refrão nesta parte do livro. É algo lógico descrever a vida do eu experiencial como uma série de momentos, cada um com um valor. O valor de um episódio — tenho chamado isso de total de hedonímetro — é simplesmente a soma dos valores de seus momentos. Mas não é assim que a mente representa episódios. O eu recordativo, como o descrevi, também conta histórias e faz escolhas, e nem as histórias nem as escolhas representam o tempo de forma apropriada. No modo narrador de histórias, um episódio é representado por alguns poucos momentos críticos, especialmente o início, o pico e o fim. A duração é negligenciada.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Orlando 05/07/2016

Essencial
A obra é maravilhosa e constantemente surpreendente. Convence sem trapacear nas premissas ou empurrar conclusões goela abaixo. Para mim, 10 de 10.

Tiekon 03/08/2016

Denso
O livro de Daniel Kahneman é muito maior do que alguém que não conheça o autor possa imaginar. O livro é inundado de sujeitos diferentes, cada um extraído no seu limite, incluindo citação de artigos, referências a livros e autores e descrição de experimentos da área de psicologia. Além disso, o autor exagera na tentativa de manter sempre a mesma ideia tratada no título e torna o tema repetitivo ao longo dos capítulos e apêndices. Embora o livro trate de assuntos interessantes e profundos, a leitura pesa para aqueles não determinados à leitura acadêmica. Por fim, a leitura, mesmo densa, é valiosa e transforma o leitor consciente de um tema tão difícil em qualidade indispensável à compreensão do pensamento humano.

val silva 31/08/2016

Baixe o Livro Grátis... Rápido e Devagar
Baixe o Livro Grátis... Rápido e Devagar

Antonio Cesar 06/10/2016

Surpreendentemente um psicólogo, escrevendo artigos sobre o comportamento humano ganha o Nobel de economia. Ao lermos esta obra entendemos o porquê já que o autor descreve brilhantemente os mecanismos que utilizamos ‘entender e interpretar’ o mundo em que vivemos e tomamos as decisões que se nos apresentam a cada momento. Uma leitura obrigatória para nos entendermos como humanos principalmente para aqueles que se acham racionais ou pensam que suas decisões (ou de qualquer outro humano) não estão sujeitas a interferências externas e/ou inconscientes.

Brnoliver 04/11/2016

Importante tanto para a área da economia como da psicologia
Achei o livro bastante interessante, principalmente por trazer novas informações, descobertas e referências da psicologia, o livro oferece vários espaços para que possamos imaginar a ciência psicológica no futuro, ao mesmo tempo em que traz descobertas atuais. O livro não se limita a poucas áreas, passadando da psicologia, economia, políticas publicas, ensino, marketing etc.
Confesso que achei algumas partes cansativas e repetitivas, mas vejo que algumas coisas pertence a tradução e outras podem ser apenas uma forma de detalhar os dados para quem não está acostumando com as ciências comportamentais e as estatísticas. Por isso, mantenho minhas 5 estrelas no livro pela genialidade do autor.
Esse também revelou ainda mais para mim a importância da exatidão dos dados ao estudar psicologia, ou dados no estudo do comportamento, principalmente no meio do livro onde ele compara os dados de computadores com os de especialistas em determinadas áreas, e os humanos se saem pior em avaliação, isso me fez repensam muita coisa sobre a forma de fazer e ciência e de atuar profissionalmente, mostrando que, às vezes, somos arrogantes demais para não perceber nossas falhas e melhorar.

Citaçao: "Dois importantes fatos acerca de nossas mentes: podemos ficar cegos para o óbvio, e também somos cegos para nossa própria cegueira."

Livia1405 11/12/2017

O tema é muito interessante e seus aspectos explicados de forma bastante clara, porém a leitura é cansativa.

Sobrinho 04/12/2017

Um livro que mexe com a forma de você pensar o cotidiano e tomar decisões. Denso, complexo, cheio de jogos e demonstrações. Vale a pena conferir.

Igor13 13/11/2017

Excelente conteúdo, mas foi mal estruturado
Dei 4 porque o livro é cheio de estudos interessantíssimos e suas implicações deveriam ser consideradas seriamente por todos. Mas se fosse dar nota só pela forma, daria 2. O autor foi mal assessorado nesse aspecto. Uma pena. E não é problema da versão em português, pois comecei com a versão original em inglês e tem o mesmo problema.

Como outras avaliações destacaram, a leitura é cansativa e repetitiva. Eu mesmo recomecei e larguei várias vezes. Tentei em inglês e depois passei para português para ver se ficava menos sofrível.

Vale pelo conteúdo, sem dúvidas. Porém, exigirá certa resiliência.

Gabriel 02/10/2017

Excelente e complexo
Um livro bem denso. Conteúdo complexo e que exige demais de qualquer mente, por mais preparada que esteja.

É um livro para ler capítulo por vez e refletir. Caso contrário, vai desistir no meio da leitura.

Gostei demais do conteúdo. Pude entender melhor como funciona a mente humana e principalmente a tomada de decisão (como tomamos nossas decisões e também porque, muitas vezes, fugimos delas).

Recomendo demais a leitura para quem gosta de conteúdos mais aprofundados e complexos. Se você não está acostumado a ficar viajando nos pensamentos e repensando seus atos, posturas, essa com toda certeza, não será uma leitura prazerosa.

Bruno_Tinoco 07/09/2017

Interessante
Livro bem escrito, muito interessante. O autor consegue expressar suas ideias sem que o texto fique pesado, ele sempre relembra assuntos importantes permitindo que seja possível acompanhar a leitura e avançar em conhecimento.

Bruno 12/08/2017

Espontâneo ou Racional
Nós tendemos a ter duas linhas de pensamento: uma superficial, tendenciosa, que nos leva a tomar decisões precipitadas e a perceber o mundo de maneira superficial; outra mais crítica, que nos leva a analisar as situações mais a fundo e em seu contexto, nos levando a tomar decisões mais acertadas. O problema é que a superficial está sempre alerta e é mais rápida e a crítica é preguiçosa e lenta porque exige mais de nós, o que permite que a primeira prevaleça. O desafio é inverter esse quadro, o que só é possível treinando o pensamento crítico - isso deve ser um objetivo.