Colecionador de Pedras

Colecionador de Pedras Sérgio Vaz

Resenhas - Colecionador de Pedras

Memel 30/04/2023

Colecionador de pedras
É bom, até que eu recomendo, mas não é o melhor que eu li
É profundo e bom, tem poemas ótimos pra todo tipo de leitor
???.5

Bruna 27/10/2022

Poesia marginal
"Por favor, não repasse a ninguém os livros desse homem que não quer ser mais um na imensa massa manipulada pelos patronos.
Isso pode acarretar algum crime, se não hoje, talvez amanhã."

Estoure a sua bolha e passe a observar a realidade do outro. Veja a dor do outro e trate como sua.

Lari 21/10/2022

Conheci o poeta Sérgio Vaz no sarau "Parada Poética" e me apaixonei por sua obra e presença!
Esse livro traz poesias fortes, escancarando a realidade do nosso país (e mundo) tão injusto e desigual. Adorei as temáticas e a escrita cheia de nuances e jogos de palavras.

Recomendo!

Gabrielly 30/09/2022

?????
"Enquanto eles capitalizam a realidade eu

socializo meus sonhos."

...

Renata Vaz 29/07/2022

Poesias reais
Eu não sou uma apreciadora do gênero, no entanto, o poeta Sérgio Vaz tem a habilidade de buscar a beleza e sensibilidade nas coisas mais duras da realidade. E no fim, eu acho que a poesia é isso. Quando ela te emociona, sensibiliza, desestabiliza frente as maiores adversidades da vida real.

Henrique 14/04/2022

Poeta da periferia
Sergio Vaz escreve de forma excelente sobre a periferia, a comunidade. Alguns poemas são bem potentes, pesados, feitos para pensar, outros são bem leves e fortes.
Gostei muito de ler cada poema, cada um me marcou de uma forma diferente. Esse é um livro que levo para a vida.

Antonio Maluco 16/01/2022

Poesias
Até hoje não sei diferenciar poesia e poemas e eu gostei de algumas poesias que li no livro mas fica cansativo de ler pra quem não curte esse gênero literário mundial

Marina 26/11/2021

Necessário
Um amigo me presenteou com esse livro e eu fiquei totalmente surpreendida. Ele traz o Brasil nas suas miudezas, fazendo a gente lembrar do que de fato o país é composto, de desigualdade, racismo, escravidão, fome, violência, periferia, etc. Mas ele tbm traz um pouco de esperança em algumas de suas páginas, até porque essa violência que o sistema nos coloca não define totalmente quem somos. Vale a pena a leitura!!

Ginah 03/07/2021

Como eu admiro a habilidade de Sérgio Vaz transformar dores do cotidiano em poesia. Pedras em versos. E enxergar a beleza no cotidiano caótico.

Maria Fernanda Greiner 22/06/2021

Na época em que cursava letras fiz um trabalho de Estudos Literários I sobre um dos poemas de "Flores de Alvenaria", outra obra do autor.

Sérgio Vaz é um excelente poeta da periferia com uma carreira admirável como criador da Cooperifa. O premiado autor escreve com proeza belezas e tragédias da vida, como amor, pobreza, prostituição, união, violência policial etc.

O livro só não ganhou 5 estrelas pois alguns poemas trataram (acredito que propositalmente) a mulher de uma forma que me incomodou.

Cynthia Lia 16/03/2021

Sérgio Vaz escreve para provocar e expor as situações cotidianas da sociedade brasileira, especialmente da periferia.
Cada poema tem um brilho próprio e induz a mtas reflexões.

Manu 22/02/2021

Pra falar de Sérgio Vaz até me falta o ar. Não foi uma leitura diária, mas a classifico como necessária. No poder das sínteses, crônicas bem escritas, poemas que desestabilizam esse lugar de conforto que criamos em nosso entorno. Vaz se apropria de palavras e mostra como deve fazer o verdadeiro dono delas. Aurélio ficaria alegre em saber que nós temos em nosso tempo alguém com esse talento.

Carla Verçoza 06/01/2021

Uma grata surpresa esse livro de poemas!
"Queria ter pensado menos no futuro, porém o passado simples nunca foi o melhor presente e a eternidade sempre me pareceu coisa de gente que tem preguiça de viver."

"A minha poesia, apesar de pouca e rala, cabe na tua boca dentro da tua fala. Apesar de leve e rouca, chora em silêncio mas nunca se cala. E apesar da língua sem roupa, não engole papel, cospe bala!"

"Fanatismo O fanático é como o fósforo: alienado dentro da caixa, serve a qualquer causa incendiária."

Flavia.Santana 12/11/2020

O colecionador de pedras - 2007 (Sérgio Vaz)
Nessa coletânia de poemas, encontramos os mais diversos temas sendo discutidos em versos vicerais que a cada linha nos obrem os olhos para as minucidades do nosso dia a dia. Momentos que muitas vezes passam desapercebidos aos nossos olhos apressados e muitas vezes pegos pelo cabresto, nesses poemas saltam das linhas dando em nossa cara a realidade nua e crua dos nossos pares nas quebradas.
Sérgio, com sua doçura e sua crítica que dilata a ferida, nos mostra a vida de Chicos, Marias, Donas Zicas entre outros. Nos fala sobre as dores e delícias de serem quem são e nos faz deliciar com a representatividade.
Sérgio reverbera entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Com sua poesia marginal nos faz navegar entre mares já navegáveis e em alguns inimagináveis.
Ler O colecionador de pedras foi, para mim, como estar com um pé no céu e outro no inferno e ainda agradecer por isso.
E quando você pensa que ele já deu o nome e o sobrenome, percebe que ele não prometeu nada e entregou tudo quando se depara com o poema "João Cândido (a chibata da revolta)" que me deixou sem ar, me fez pesquisar sobre história por 3 dias e me fez pensar pra uma vida inteira.
Essa é a função de seus poemas, sempre cheios de refências que abrem sua mente e ampliam seu horizonte.
Aproveite e se deleite!

harison 30/09/2020

Poesias Marginais
Uma delicadeza voraz na hora de falar sobre a realidade desnuda do nosso país, sustentada sobretudo por desigualdades de classes. É uma obra que precisa ser visitada por qualquer um que queira conhecer, simbolicamente, o resultado prático da construção de uma sociedade baseada em castas.