Quando escolheram por mim

Resenhas - Quando Escolheram por Mim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ratinha de Biblioteca 08/12/2019

YA dos bons!
Ficção Científica, distopia, suspense, romance. Difícil não gostar desse YA inteligente, que trata de filosofia, religião, literaturae até administração, num enredo cheio de suspense.
A história é narrada em primeira pessoa pela Rory, Aurora Vaughn, que acaba de realizar seu sonho de estudar na Noveden: uma escola para poucos escolhidos e que os prepara para as melhores oportunidades do mundo.
Antes de ir para a escola, Rory descobre que sua falecida mãe estudou lá e deixou uma estranha mensagem para ela: "Eu os formei judiciosos e livres, e assim devem permanecer até escravizarem a si próprios". Para descobrir por que a mãe lhe deixou essa mensagem esquisita e a razão de nunca terem lhe dito que sua mãe estudou na Noveden, Rory começa uma investigação que a levará por caminhos desconhecidos e perigosos. Um YA maravilhoso que não subestima o leitor jovem.

Euclenia 05/04/2019

O livro tem o começo bem lento,mas a história fluir rápido. ele mostrar como nois somos ligados aos aparelhos e não saímos da nossa sona de conforto,mas simplesmente ele não me agradou,achei chato,a história ,não gostei.

Mari 06/02/2018

|RESENHA| Quando Escolheram Por Mim, Lauren Miller
Estamos constantemente sujeitos a fazer escolhas. Desde as mais simples, até aquelas não tão fáceis. Vezes acertamos, vezes erramos. E é assim que a vida funciona, já estamos acostumados com este percurso. Porém, este não é o estilo de vida que Rory Vaughn conhece e leva.

A trama se passa no ano 2032, as coisas não são nem sequer parecidas com hoje em dia. A tecnologia tomou conta por completo da vida dos indivíduos. Incluindo as escolhas feitas por estes. Parece bizarro imaginar a possibilidade de futuramente dispositivos anos luz à frente da tecnologia que conhecemos e, que esta possui um aplicativo capaz de tomar todas as decisões por um indivíduo, porém o livro traz consigo esta temática e, devo dizer que com maestria.

Rory Vaughn é uma jovem de dezesseis anos, diferente das outras garotas de sua idade, por ter um QI notável acabou de ingressar na renomada Noveden, uma escola preparatória voltada para as melhores universidades do mundo. Ela não poderia se sentir mais realizada, finalmente sentia que as coisas estavam tomando seus devidos rumos e, que finalmente havia encontrado o seu lugar. Porém, as coisas fogem um pouco de seu controle quando conhece North, um garoto que mora na cidade próxima ao campus onde ela vive e isso desencadeia uma série de acontecimentos, que estão só por começar.

Poderia ser um romance normal e ideal entre dois jovens. Porém, os princípios dos mesmos são tão distintos quanto água e vinho. Começando pelo fato de North ser um adorador de tecnologia antiquada e, completamente, contra o Lux - aplicativo que controla tomada de decisões -, enquanto Rory simplesmente não vai ao banheiro sem um comando do seu dispositivo. Entretanto, isso não impede que algo os aproximem, e aos poucos Rory vai entendendo os motivos que levam a ''rebeldia'' adota por North e, consequentemente, dando espaço a sua voz interior, tão temida por todos, a Dúvida. Assim, dando voz a Dúvida, que nada mais é do que sua consciência, algo tão abominável no ano 2032, Rory passa a criticar a sua realidade e de todos a sua volta.

[CONTINUAÇÃO DA RESENHA NO BLOG]

site: http://anneandcia.blogspot.com.br/2018/02/quando-escolheram-por-mim-de-lauren.html

Andresa 12/12/2017

MARAVILHOSO!!!
Acabo de terminar Quando escolheram por mim e estou completamente maravilhada com ele. Impactada é como ele te deixa até mesmo antes do final.
Ao longo do livro, eu estava incomodada com algumas coisas, mas algo que eu recomendo muito é: procure sobre a política de privacidade do Facebook, veja vídeos no youtube sobre isso. Esse livro é um esclarecimento ENORME. Merece ser lido por todos, inclusive quem vive em função das redes sociais, que precisa o tempo todo de um celular na mão.
Acredito que essa história seja um pretexto para mostrar às pessoas como o uso indevido da tecnologia leva à um ponto quase desumano.

ella 22/11/2017

cinematográfico
O início é lento, mas a história rapidamente flui de forma extremamente planejada. Um daqueles livros onde tudo há ligação, mostrando um universo inteiro se desenvolvendo por trás do romance em destaque. O livro me assustou um pouco, ele joga na cara como os aplicativos e a internet nos tem tirado da realidade e da liberdade, apesar de nos proporcionar muitas coisas incríveis, é bastante aparente o fator de que nunca saímos de nossa zona de conforto.

Fernanda.Granzotto 01/11/2017

2,5 estrelas
Este foi um livro muito difícil para mim dar uma classificação.
Quando eu comecei a ler, eu estava gostando, não era o melhor livro que eu iria ler,mas eu estava gostando,então eu cheguei no meio do livro e as coisas começaram a ficar realmente ruins,a história estava perdendo foco, vários pontos importantes só estavam sendo lançados no livro sem qualquer explicação,o romance estava de repente no fundo,tudo ficou com uma bagunça.
Então, chegamos às últimas 200 páginas,onde a maioria dessas coisas reveladas eram completamente previsíveis,mas o pior era que o livro que começou como uma história de uma menina em um futuro distópico tornou-se simplesmente uma distopia,como se o livro tivesse começado algo e acabou por ser completamente diferente,de um momento para outro todo o enredo do livro se tornou um enredo de um livro de distopia e tudo diferente que eu encontrei no início do livro não existia mais,tornou-se um livro de distopia muito mal escrito.
Mas eu tenho que admitir que o mundo distópico foi muito bem construído e relevante para o que estamos vivendo hoje,em várias ocasiões durante a leitura, eu parei para penar e refletir sobre o mundo em que vivemos.

Giulia 22/09/2017

PERFEITO
O livro é incrível! Muito bom mesmo eu amei e gostaria de ter mais da escritora e do casal

Vai Lendo 24/08/2017

Uma trama repleta de reviravoltas
Quanto tempo demoramos para fazer uma escolha? E, mesmo assim, nem sempre conseguimos tomar a melhor decisão. Mas, e se existisse um aplicativo capaz de nos indicar rapidamente qual seria a nossa melhor opção? Esse é o Lux, que promete transformar a vida das pessoas em algo mais prático e, assim, torná-las mais feliz. O cenário parece perfeito! No entanto, será que o uso da tecnologia para controlar todas as nossas escolhas é o melhor caminho? Descubra em "Quando Escolheram por Mim", de Lauren Miller, publicado pelo selo Pavana, da editora Alaúde.

A trama, que se passa em 2032, conta a história de Rory Vaughn, uma garota de 16 anos que acabou de ser aceita em Noveden, uma exigente escola preparatória que é a porta de entrada para as melhores universidades. O futuro de Rory parecia estar encaminhado, até que a jovem começa a se envolver com North, um morador das redondezas que insiste em não obedecer ao Lux. Logo, Rory passa a não seguir mais os conselhos do aplicativo e a ouvir a temida voz interior – chamada de Dúvida – que foi ensinada a ignorar. Esta atitude muda radicalmente a vida da garota, que começa a questionar toda essa realidade.

Quando Escolheram por Mim é uma trama repleta de ação, romance, reviravoltas e teoria da conspiração, com uma narrativa completamente cativante! O tipo de leitura que você não consegue parar! Dos dilemas de Rory até as descobertas da jovem, é tudo muito envolvente e frenético. Quando você acha que a história vai te direcionar para um caminho, ela muda e segue outro. E, para mim, isso é o mais fascinante.

O universo da escola de Noveden, assim como as disciplinas, tarefas e discussões de salas de aula são bem interessantes e proporcionam diversas reflexões que vão além das páginas do livro. Os personagens de "Quando Escolheram por Mim" também chamam a atenção. Além de serem instigantes, eles vão se revelando aos poucos. Quando você acha que não pode ser mais surpreendido por um deles, eles se mostram de outro jeito. Gosto disso!

Contudo, ainda que a trama seja muito ágil, na minha opinião, ela também enfrenta alguns problemas logo no início, principalmente de contextualização. Falar de um futuro não tão distante é complicado porque temos uma realidade ainda muito palpável – que, inclusive, já fica obsoleta da época que o livro foi escrito até ser publicado – e conseguimos ter um vislumbre de como serão as próximas décadas. Sei que é ficção, a autora tem total liberdade, mas, como se trata de pouco menos de 15 anos, é impossível não fazer um paralelo. Assim, é preciso fazer um trabalho redobrado de explicação deste cenário para que tudo fique bem nítido para o leitor, o que não acontece.

Acho que faltou destrinchar melhor, logo no começo, quais as tecnologias existentes naquela realidade, quais ficaram obsoletas e como ocorreu essa substituição. Tive a sensação de que algumas já tinham ficado ultrapassadas, quando elas, posteriormente, foram citadas na obra. Isso me confundiu, em alguns momentos. Senti falta ainda de uma explicação mais elaborada sobre o declínio das gigantes Google e Apple no livro – isso é apenas citado, mas novamente é a minha opinião. Já explicação sobre a Dúvida, que é a voz interior que induz as escolhas de alguns personagens, não chegou a me convencer. Tive dificuldades para imaginar como seria esta realidade. Entendo o ponto que Lauren Miller quis abordar – a discussão sobre a tecnologia tomando decisões pelos humanos -, mas tirar totalmente o discernimento das pessoas é algo surreal, e só se justificaria por algo que vai acontecer no fim do livro – não posso falar o que é. Antes disso, não é muito crível.

Geralmente não comento questões relacionados à parte gráfica, como a capa, mas me senti forçado a falar porque acredito que ela não seja tão condizente com a história. Nem culpo a editora, pois a versão original também tem esse problema. É uma distopia, com uma pegada de ficção científica e pitadas de romance. Colocar um rosto me remete muito a tramas que abordam dramas com um pé forte na realidade ou que tenham o romance como tema principal.

Mesmo com uma contextualização confusa, e esse problema da capa, a trama de "Quando Escolheram por Mim" é tão forte que compensa a leitura. Principalmente para aqueles leitores que gostam de muita ação, tecnologia, reviravoltas, romance e uma mensagem final bacana. Apesar de ser uma ficção, cada vez mais estamos sendo direcionados para que os aplicativos ajudem a nossa vida, teoricamente. O que dá um tempero especial ao livro. Será que toda essa comodidade só traz efeitos positivos?

site: http://www.vailendo.com.br/2017/08/23/quando-escolheram-por-mim-de-lauren-miller-resenha/

@retratodaleitora 03/08/2017

Um jovem adulto com pegada utópica que prende o leitor do início ao fim.
Rory Vaughn mal pode acreditar quando recebe uma carta de aceitação para a escola preparatória Noveden, o que sempre foi seu sonho. Agora, prestes a completar dezesseis anos, ela precisa deixar a cidade em que cresceu, seu pai e seu melhor amigo, dando adeus a tudo o que conhece ali para ingressar na escola de elite, onde poucos conseguem essa façanha.

Logo em suas primeiras semanas ali, ela começa a perceber algo de estranho no lugar, e não só a maneira como sua professora a encara ou parece odiá-la, nem o interesse súbito de um dos alunos nela; Rory aos poucos vai investigando os segredos que aquele campus esconde, e assim ela espera entender melhor sua própria mãe, que morreu durante o parto de Rory e lhe deixou uma carta que mais parecia escrita em códigos.

Mas a realidade em que Rory vive, que tem a proposta de melhorar a vida das pessoas através de aparelhos e aplicativos que escolhem sempre o melhor caminho a seguir e as melhores escolhas a fazer, não vai facilitar em nada os seus planos. Agora, pela primeira vez em sua vida, a garota não irá consultar o aplicativo Lux para ver qual escolha deverá tomar, e sim deixar a voz interior, tão temida por toda a sociedade, guiar seus passos. E com a ajuda de uma colega de quarto improvável, um funcionário de uma cafeteria, tatuado e mais velho e as pistas deixadas por sua mãe, que estranhamente parecia saber cada passo que Rory daria, nossa protagonista descobre uma força que não pensava ter para enfrentar perigosas organizações e também seus próprios fantasmas.

"Mas 'deveria' não importava muito naquele momento, porque fazer o que eu deveria fazer significaria perder aquilo que eu estava vivendo."

Essa história se passa em 2032, e o mundo que vemos aqui é diferente do que conhecemos hoje, mas não tão diferente assim. Aqui a tecnologia avançou vertiginosamente, e a maioria da população mundial já não consegue viver sem alguns frutos desse avanço, como o aplicativo Lux, que nada mais é que um tomador de decisões seguindo uma lógica com base no que é melhor para seus usuários (ou não).

Lauren Miller faz nesse livro uma crítica ao vício em redes sociais e o uso excessivo de tecnologia para tomar as mais simples decisões; por exemplo, no livro temos várias situações em que os usuários do Lux o consultam para escolher qual café tomar, em que estabelecimento entrar ou a quantidade de comida que podem ingerir. Além de terem sua localização atualizada a cada minuto no celular que usam e terem que atualizar seus status a cada momento para não "preocupar" ninguém. Mas a parte utópica não fica em primeiro plano, e sim em segundo, pois a autora foca mais nos mistérios que envolvem a protagonista e em seus relacionamentos, tanto com seu interesse amoroso, North, quanto com seus amigos.

"Eu nunca tinha visto nada assim antes, não nessa proporção. A pulsação efervescente causada pela interação humana. Pessoas olhando além de suas telas. Era um esplendor por si só."

São muitas reviravoltas, personagens novos e revelações de perder o fôlego. A autora prende o leitor e o mantém vidrado do começo ao fim, com todos os dramas e o desenvolvimento da protagonista, que também é narradora do livro. O fato de ter um só narrador me incomodou um pouco, pois demorei a criar uma ligação com a personagem da Rory, mas conforme ela foi amadurecendo as coisas começaram a melhorar e no final acabei simpatizando bastante com a protagonista!

É um livro completo, com começo, meio e fim, e foi uma leitura que me prendeu da primeira à última página. Queria sim acompanhar mais os personagens, mas não acredito que haverá uma continuação, pois realmente a história não necessita de uma. Mas quem sabe? :)

A edição está lindíssima! Eu adoro essa capa, pois representa bem a nossa protagonista. Não encontrei erros de revisão! A editora Pavana mais uma vez fez um ótimo trabalho. A autora tem outro livro publicado por aqui, intitulado Paralela, e já estou maluca para ler! Espero ter a oportunidade em breve.

site: umaleitoravoraz.blogspot.com/2017/08/quando-escolheram-por-mim-de-lauren.html

Erica.Ribacki 22/07/2017

MELHOR YA QUE LI ESSE ANO
Esse livro é maravilhoso. Por trás da história de amor há uma tremenda conspiração digna de filmes do Nicolas Cage.
Os primeiros capítulos são um pouco lentos mas depois a história pega ritmo e é um plot twist atrás do outro.
Sthefany.Goes 04/02/2020minha estante
É esse livro é incrivel, as escritoras tem uma mentalidade incrivel

Walter 04/12/2020minha estante
Eu não saberia descrever melhor a experiência!

1 | 2 | 3 | 4 | 5