O Jardim das Hespérides

O Jardim das Hespérides Daniel Gruber

Resenhas - O Jardim das Hespérides

Frank.Gonzalez 03/10/2023

O Jardim das Hespérides é uma obra composta por fragmentos de histórias cujos protagonistas se perdem, por vezes , nas redes das convulsão da vida cotidiana , encontrando-se ao final com o reflexo da própria imagem .

Com uma narrativa peculiar , pessoal e íntima , Daniel Gruber constrói cenários reais que são aos mesmo tempo próximos e bizarros. A falta do uso dos sinais de pontuação reforça a sensação de impersonalidade dos personagens , contrastando com o espectro de matizes dos quais são feitos .

Eu lembrei muito de Margarite Duras , Hemingway e até Saramago durante a leitura .

Rute31 15/12/2022

O Jardim das Hespérides
O Jardim das Hespérides é um livro de contos, recheado de referências mitológicas em todos eles, mas não de um jeito tradicional, como se recontasse o mito; em vez disso, o autor utiliza elementos dos mitos para construir histórias contemporâneas, algumas até com um ar mais futurista.

Há ainda um tipo de brincadeira com a estrutura do conto em si, nem sempre é uma história linear e o autor também joga com a forma, como no conto em que o personagem é um escritor ou no diário de uma mulher ? e foram os contos que menos gostei, mas porque não gosto muito do enredo homem-escritor-em-bloqueio-criativo e isso é uma questão minha e não da história em si.

Gostei muito dos contos Noite de Ópera, Prometeu e Aqueus, pra mim as melhores histórias da coletânea. O último conto, que nomeia o livro, também é muito bom.

Se você gosta de mitologia e histórias sobre os desejos e traumas profundos que temos, vai gostar desse livro.