Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Paulo Albuquerque 26/04/2023

Gostei
Gostei bastante, e nos faz pensar em o que realmente importa para a gente, se é ser feliz ou agradas as pessoas a nossa volta.

Lauana.Rorigues 29/09/2022

Adam Silveira sempre criando coisas muita loucas, amo
Bom, esse é o segundo livro que leio do autor e gostei muito. É um livro com um personagem bastante perdido, egoísta e deprimido, acho que a maior lição que o livro deixa é que devemos lidar com as situações que aparecem em nossas vidas, pq se fingirmos que ela não existe, uma hora ela vem à tona, e torna tudo ainda mais difícil.
"Às vezes, é preciso seguir em frente, até encontrar o que você está procurando."

Raissa Barros 05/09/2021

Fiquei com depressão, amei!
Esse é um daqueles livros que a gente demora pra se recuperar da leitura, pois ele acaba com a gente.

Eu fui pega totalmente desprevenida, sem lenços para enxugar minhas lágrimas das últimas páginas, e de surpresa, já que não li a sinopse e nenhuma resenha. Não estava preparada pra desenvolver depressão nível 3, a pior.

Eu senti um turbilhão de sentimentos lendo esse livro. No final fiquei derrotada, sensível e com o coração apertado.

Algumas partes podem até ser previsíveis, mas a gente continua interessado na história, principalmente no final, que não imaginamos o que irá acontecer.

"minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes."

GustavoSaboia 02/02/2022

Não é o melhor do autor
Eu adoro a escrita do Adam, é o terceiro livro dele que eu leio e isso é algo que sempre me prende e nesse livro não foi diferente. Fiquei muito cativado pelo Aaron e interessado pelo rumo da história. Os capítulos são curtos no geral e a linguagem é fácil, fazendo a leitura ser bem rápida.

Acho difícil julgar esse livro depois de conhecer outras obras do autor, já que foi o primeiro que foi escrito. Porém, dos três livros que li, esse é o mais fraco. A história tem um rumo bem lento, de modo que 60% do livro já está resumido na sinopse. Dessa forma, restam poucas páginas para algo realmente surpreendente acontecer. Até acontece, mas não com profundidade. Quanto ao final, achei insatisfatório, considerando tudo que aconteceu no livro. Fez sentido, mas não gostei hahaha

Definitivamente lerei mais do Adam, mas não é o seu melhor livro. Quem estiver lendo Adam pela primeira vez, vale ler "Os Dois Morrem no Final" ou "E Se Fosse a Gente?" antes de formar uma opinião

biel abage 30/06/2020

desgraçamento de cabeça
pense em um YA perfeito e misture com um pouco de sci-fi
agora coloque uma trama que te prende e tem um plot impressionante
bum, você tem esse livro
saiu no momento perfeito pra mim, amei muito, esse livro tem uma grande carga emocional

Lalá 06/07/2020

Que livro lindamente triste!
Vai ficar marcado na memória, eu só quero deitar em posição fetal e chorar até cair no sono.
Ah! O poder de um livro bem escrito

Léo Soares 13/08/2020

Não se esqueça de mim.
Fiquei pensando o que poderia escrever sobre esse livro, pois até agora estou com os olhos marejados. Mas vamos lá.

A história criada por Adam Silveira é simplesmente magnífica, o Livro é YA gay com um fundo de ficção científica, o que já me deixou interessado logo pela proposta. No início temos uma história que apesar de já apresentar alguns problemas que o protagonista passou durante seus poucos anos de vida (17 anos pra ser específico) não me deixou tão abalado assim. No meio do livro que foi surgindo assustos extremamente importantes no que diz respeito a fatos que a comunidade lgbt passou e passa e nesse momento a o Livro traz um Plot Twist fenomenal, a partir daí a leitura fluiu pra mim de forma que não parei até chegar na última página.

Os últimos capítulos são os mais tristes, pois já dá para o leitor entender que rumo tudo vai terminar, mas ao mesmo tempo fiquei admiro que em meio a tudo, o protagonista conseguiu tomar as atitudes que tomou e ainda tentar encontrar uma gota que for da felicidade.

Mavi 08/08/2021

O gay não tem paz!!!
Quando comecei esse livro não fazia ideia de que rumo ele tomaria mas o livro te envolve facilmente desde as primeiras páginas. O inicio do livro é bem tranquilo e tem uma vibe bem clichê de romance lgbt+ mas, dps da metade do livro é só tapa na cara e facada no coração. Quando eu achava que a situação não podia piorar pro Aaron (que ganhou um lugar no meu coração) a vida ia e acabava com a felicidade do garoto. Nunca vi um gay se lascar tanto em um livro e eu não podia fazer nada pq aparentemente não inventaram um jeito de fazer as pessoas entrarem em livros. Só sei que eu amei cada segundo da história, o livro é ótimo e super rápido de ler, os assuntos abordados são bem importantes e eu até tive que me trancar no quarto pra minha mãe não me ver chorar por personagem literário de novo.
Só leiam esse livro, pfv!!

Pah 01/10/2022

Eu demorei pra terminar a leitura pq a história não me prendeu, achei o livro bem parado, as coisas demoram pra acontecer e quando acontecem não tem emoção nenhuma. Foi meu segundo lindo do Adam, não vou desistir do autor pq gosto da escrita dele, mas esse livro me decepcionou um pouco. Não tem UM personagem que eu tenha conseguido me apegar.

Júlia 16/04/2021

Em alguns momentos me prendeu, mas no geral sempre tinha algo que me incomodava .

Luanweee 27/04/2021

Achei a primeira parte desse livro toda desnecessária, no começo eu fiquei só esperando algo realmente acontecer, tudo parece meio confuso e me fez pensar ?mds, que protagonista estranho?.

Mas em um pouco mais da metade do livro as coisas ficam mais claras e entendemos melhor o protagonista. Enfim, eu não gostei desse livro, achei muito forçado o drama que contém nele, não conseguiu me passar a empatia com os personagens, na verdade dá muita vontade de bater no protagonista, achei tudo muito exagerado e não consegui gostar de nenhum personagem, todos eram iguais com detalhes diferentes.

Eu não recomendo esse livro. Mas para quem quer tentar: boa sorte, pois é chato para krl

joaovictorsds 10/09/2021

Interessante para o público alvo
Como se trata de algo mais infanto juvenil acho que cumpriu o propósito de fazer o leitor especificamente o LGBTQI+ começar a ter uma percepção de que não tem nada de errado em ser diferente e em amar.
O livro mostra todas as frustrações que uma pessoa que está se descobrindo pode passar e termina com uma lição de aceitação muito boa.

Carol Rouz 08/06/2021

O novo e polêmico instituto Leteo realiza cirurgias para apagar memórias que sejam dolorosas demais para que seus pacientes consigam viver com elas.
Aaron Soto, jovem de 16 anos, vive atualmente em uma comunidade pobre, no Bronx, com sua mãe e irmão mais velho. Após o suicídio de seu pai, e de sua tentativa de tirar a própria vida, Aaron tenta se reaproximar de sua namorada e melhor amiga Genevieve, que sempre esteve ao seu lado em momentos difíceis. Então, conhece Thomas, um garoto do conjunto habitacional vizinho, e começa a nutrir sentimentos por ele e descobrir sua verdadeira identidade sexual.
Ser pobre e ser gay é muito perigoso, e quando seus antigos amigos de infância o agridem, memórias começam a emergir. Aaron havia se submetido ao procedimento Leteo antes. Havia coisas que ele gostaria de nunca mais lembrar.
Mas será que vale a pena esquecer das dores e até mesmo de quem você é para ir em busca da segurança e da felicidade? Não seria essa uma falsa felicidade?

flormell 02/12/2022

Uma série interminável de começos felizes
Sabe, quem nunca se pegou pensando em como seria melhor esquecer aquele acontecimento, aquele relacionamento (amoroso, amizade), aquele dia ruim?

Essa é a exata proposta desse livro e eu adoro premissas como essa, por isso tava bem animada pra começar Lembra Aquela Vez.

No geral gostei do livro, mesmo considerando que personagens erraram um monte, isso é sempre algo que os torna mais humanos na narrativa.
O plot é mto bem construído, sério, nem vou comentar mais para quem não leu.

Apesar de ter gostado demais do modo como o autor tratou os temas apresentados, tive diversas ressalvas ao longo do livro:

O ritmo do livro me incomodou bastante, sinto que só consegui engatar na leitura depois dos 40%, q demorei um tempinho pra chegar, daí pra frente li todo o resto em um dia.
Outro ponto que acabou diminuindo a nota, para mim, foi que queria saber mais sobre o procedimento, sobre a reação das pessoas, sobre como ele afeta as relações, a cultura pop, etc etc. Eu sou fascinada por esse tipo de ficção científica onde uma tecnologia como essa é inserida na sociedade e sinto que isso poderia ter sido mais explorado (tipo como o próprio Adam Silvera fez, posteriormente em ?Os dois morrem no final? que é um dos meus preferidos da vida).

Apesar de tudo, sinto que a mensagem veio para mim em um momento que eu realmente precisava, lidar com o passado pode ser difícil, e esse livro trás algumas reflexões importantes sobre isso.

??ALERTA DE SPOILER AQUI EMBAIXO???

Gostaria de inserir aqui três trechos que gostei muito, então lá vai:
?Memórias: algumas nos atingem de surpresa, outras nos levam adiante; algumas ficam conosco para sempre, outras esquecemos sozinhos. Não podemos saber de verdade a quais sobreviveremos se não continuarmos no campo de batalha, com os momentos ruins dispararem em nossa direção como projéteis.
Mas, se tivermos sorte, teremos momentos bons o bastante para nos proteger.?

?O garoto sem direção me ensinou algo inesquecível: a felicidade volta, se você deixar que ela volte.?

?Minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes.?