Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

ximenesbru_ 18/10/2020

Lembra aquela vez em que esse livro me destruiu ?
Triste e real. É só o que posso dizer sobre esse livro, quando iniciei a leitura, não imaginava o quanto esse livro ia me ensinar.

Memórias são tudo que temos, e mesmo quando parecer que ela não estão lá, você irá se lembrar.

Recomendo esse livro que me fez chorar e rir.

"Às vezes, é preciso seguir em frente, até encontrar o que você está procurando." Thomas.

Felipe @quarta.capa 21/10/2020

Com uma pegada “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças”, a obra é muito bem escrita e com uma narrativa bem desenvolvida. O autor consegue encaixar perfeitamente drama com ficção científica. Além de ser uma montanha-russa de sentimentos: você começa achando a história fofa e leve, quase um YA, até que tudo muda...

A história te faz refletir sobre como as pessoas conseguem ser ruins; como o mundo é injusto; como é difícil ser feliz se você não se aceita por consequência do que é imposto socialmente; E, principalmente, sobre a importância de não depositar em outra pessoa a essência da sua felicidade.

Esses temas, entretanto, são tratados de forma crua. É uma leitura pesada. Temas extremamente delicados, como preconceito, agressão e suicídio, são tratados de uma forma muito real, sem irresponsabilidade, mas de difícil digestão.

Os personagens são muito bem desenvolvidos. São pessoas normais, comuns, bem longe daquilo comumente idealizado pela ficção.

O livro é cheio de pistas, pontualmente inseridas, para te guiar até onde, de fato, o autor quer chegar (um plot twist grandioso). O maior e talvez único problema, foi demorar a engatar. Você só percebe a complexidade da obra após cerca de 100 páginas.

site: https://www.instagram.com/p/CGlHXogDO9y/

CarmemE 13/01/2022

Amei
Esse livro é incrível, eu fui ler sem saber de nada e foi a melhor coisa que eu fiz pois quando terminei fui ler a sinopse e ela entrega demaaais, tipo, a pior sinopse que eu já li na vida, revoltante. Sobre o livro, é muito bom, recomendo que pesquisem lista de gatilhos pq tem vários. É sofrido demais, quase chorei em algumas partes e aprendi muito sobre muitas coisas e enfim..... leiam

Pah 01/10/2022

Eu demorei pra terminar a leitura pq a história não me prendeu, achei o livro bem parado, as coisas demoram pra acontecer e quando acontecem não tem emoção nenhuma. Foi meu segundo lindo do Adam, não vou desistir do autor pq gosto da escrita dele, mas esse livro me decepcionou um pouco. Não tem UM personagem que eu tenha conseguido me apegar.

flormell 02/12/2022

Uma série interminável de começos felizes
Sabe, quem nunca se pegou pensando em como seria melhor esquecer aquele acontecimento, aquele relacionamento (amoroso, amizade), aquele dia ruim?

Essa é a exata proposta desse livro e eu adoro premissas como essa, por isso tava bem animada pra começar Lembra Aquela Vez.

No geral gostei do livro, mesmo considerando que personagens erraram um monte, isso é sempre algo que os torna mais humanos na narrativa.
O plot é mto bem construído, sério, nem vou comentar mais para quem não leu.

Apesar de ter gostado demais do modo como o autor tratou os temas apresentados, tive diversas ressalvas ao longo do livro:

O ritmo do livro me incomodou bastante, sinto que só consegui engatar na leitura depois dos 40%, q demorei um tempinho pra chegar, daí pra frente li todo o resto em um dia.
Outro ponto que acabou diminuindo a nota, para mim, foi que queria saber mais sobre o procedimento, sobre a reação das pessoas, sobre como ele afeta as relações, a cultura pop, etc etc. Eu sou fascinada por esse tipo de ficção científica onde uma tecnologia como essa é inserida na sociedade e sinto que isso poderia ter sido mais explorado (tipo como o próprio Adam Silvera fez, posteriormente em ?Os dois morrem no final? que é um dos meus preferidos da vida).

Apesar de tudo, sinto que a mensagem veio para mim em um momento que eu realmente precisava, lidar com o passado pode ser difícil, e esse livro trás algumas reflexões importantes sobre isso.

??ALERTA DE SPOILER AQUI EMBAIXO???

Gostaria de inserir aqui três trechos que gostei muito, então lá vai:
?Memórias: algumas nos atingem de surpresa, outras nos levam adiante; algumas ficam conosco para sempre, outras esquecemos sozinhos. Não podemos saber de verdade a quais sobreviveremos se não continuarmos no campo de batalha, com os momentos ruins dispararem em nossa direção como projéteis.
Mas, se tivermos sorte, teremos momentos bons o bastante para nos proteger.?

?O garoto sem direção me ensinou algo inesquecível: a felicidade volta, se você deixar que ela volte.?

?Minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes.?

Thales 17/02/2021

Talvez eu nunca me esqueça de você
Nunca escrevi um resenha aqui, mas não consigo evitar depois que acabei esse livro e com certeza entrou para os meus livros da vida.
Talvez seja difícil definir o que eu senti, confesso que no começo do livro eu achei que iria detestar, porém terminando agora, percebi que tudo foi bem pensando.
A jornada de Aaron é uma jornada que todos nós LGBTQIA+ passamos em nossas cabeças, Lembro me daquela vez que mandei mensagem para as minhas irmãs e sobrinhos se sentiam vergonha de mim, e se isso fosse melhor se eu fosse hétero. Todos me responderam, talvez isso não ia ser você, e eles tem razão, pois ser LGBTQIA+ não é algo que devemos escolher, é algo que vem de nós.
E olhar para a vida de Aaron e pensar em tudo que ele passou, nada mais é do que um medo que passa em nossas cabeças o medo de sair e dizer que é mais feliz como é do que como as pessoas querem que você seja. Aaron é cada um de nós, que com seus medos e receios pensam em fugir do que somos é a melhor solução.
E Aaron, mesmo você sendo um personagem, Talvez Eu Nunca Me Esqueça de Você.

Rafa 03/03/2021

Meu Deus, eu estou destruído depois desse livro KKKK Até 50% a história estava arrastada, entediante e os personagens não estavam nada interessantes e até então eu ia da 3 estrelas arrastando nas 2,5 mas ainda bem que eu continuei e levei um tapa na cara com toda força com esse plot no meio do livro. Eu nunca iria imagina uma coisa dessas e quando eu me toquei o que estava acontecendo eu não acreditei e o final.... O autor realmente soube fazer uma história totalmente fora de qualquer mesmice. Eu marquei mil coisas porque tudo era marcante, tudo era muito impactante e é impossível não chorar com a história do Aaron e do quanto ele sofreu e vai sofre ainda. Eu realmente fui muito surpreendido e quero muito ler as outras obras do autor. Eu só tirei uma estrela porque metade da história é entediante mas o resto compensa pra virar 4 estrelas e favoritado

Júlia 16/04/2021

Em alguns momentos me prendeu, mas no geral sempre tinha algo que me incomodava .

Luanweee 27/04/2021

Achei a primeira parte desse livro toda desnecessária, no começo eu fiquei só esperando algo realmente acontecer, tudo parece meio confuso e me fez pensar ?mds, que protagonista estranho?.

Mas em um pouco mais da metade do livro as coisas ficam mais claras e entendemos melhor o protagonista. Enfim, eu não gostei desse livro, achei muito forçado o drama que contém nele, não conseguiu me passar a empatia com os personagens, na verdade dá muita vontade de bater no protagonista, achei tudo muito exagerado e não consegui gostar de nenhum personagem, todos eram iguais com detalhes diferentes.

Eu não recomendo esse livro. Mas para quem quer tentar: boa sorte, pois é chato para krl

Carol Rouz 08/06/2021

O novo e polêmico instituto Leteo realiza cirurgias para apagar memórias que sejam dolorosas demais para que seus pacientes consigam viver com elas.
Aaron Soto, jovem de 16 anos, vive atualmente em uma comunidade pobre, no Bronx, com sua mãe e irmão mais velho. Após o suicídio de seu pai, e de sua tentativa de tirar a própria vida, Aaron tenta se reaproximar de sua namorada e melhor amiga Genevieve, que sempre esteve ao seu lado em momentos difíceis. Então, conhece Thomas, um garoto do conjunto habitacional vizinho, e começa a nutrir sentimentos por ele e descobrir sua verdadeira identidade sexual.
Ser pobre e ser gay é muito perigoso, e quando seus antigos amigos de infância o agridem, memórias começam a emergir. Aaron havia se submetido ao procedimento Leteo antes. Havia coisas que ele gostaria de nunca mais lembrar.
Mas será que vale a pena esquecer das dores e até mesmo de quem você é para ir em busca da segurança e da felicidade? Não seria essa uma falsa felicidade?

igormdreis 15/05/2022

Excelente.
Iniciei a leitura com receio devido a opiniões que li e ouvi por aí sobre a grande carga emocional e dos temas pesados carregados pelo livro (e realmente não é uma leitura leve), porém é muito tocante, lindo e real da sua maneira. É muito mais do que um livro triste. É sobre saber viver e lidar com as suas dores, mesmo as piores, para se tornar alguém mais forte.

Lauana.Rorigues 29/09/2022

Adam Silveira sempre criando coisas muita loucas, amo
Bom, esse é o segundo livro que leio do autor e gostei muito. É um livro com um personagem bastante perdido, egoísta e deprimido, acho que a maior lição que o livro deixa é que devemos lidar com as situações que aparecem em nossas vidas, pq se fingirmos que ela não existe, uma hora ela vem à tona, e torna tudo ainda mais difícil.

Jessica Monteiro 05/06/2023

Comecei a ler esse livro após ler uma resenha onde dizia que o final não era feliz, e eu discordo, A. tem sim um final feliz, ou pelo menos um recomeço feliz.
O livro fala muito da importância de lembranças ruins, elas também fazem parte de quem somos e sempre farão, não é possível mudar quem somos.

Julianaaires 01/07/2021

Bom mas previsível
O livro pra mim é flores a algernon versão LGBT. O começo é meio irritante com as falas homofóbicas dos personagens e o personagem principal concluiu uma coisa meio que do nada. É uma boa leitura, mas teria aproveitado mais se não tivesse lido algernon antes