A Ilusão do Tempo

A Ilusão do Tempo Andri Snaer Magnason

Resenhas - A Ilusão do Tempo

Camila Aranha 20/09/2020

Uma história contada de um jeito totalmente fantasioso, mas com tantas mensagens pelas entrelinhas.
O que fica desse livro é que nós humanos não sabemos apreciar e aproveitar o tempo como ele realmente merece. Perdemos o real valor do que significa o tempo e nos iludimos com coisas mundanas demais e insignificantes

Renata 27/08/2020

pura magia escorrendo em forma de palavras
meu deus, que livro perfeito!

atenção: não leia esse livro encarando a história literalmente. ele é muito mais profundo do que parece. há que se buscar o simbolismo escondido nas entrelinhas. ele é uma fábula. é também uma crítica social. e ao mesmo tempo um alerta e um lembrete pra humanidade.

o livro fala sobre tempo. sobre como os humanos lidam com as intempéries da vida. como as pessoas estão sempre esperando por "dias melhores", mas sem se dar conta que o dia que temos hoje é o único que temos de verdade.

não quero aqui ficar parecendo guru de autoajuda, mas em vez de ficar focando no futuro, à espera do momento perfeito, que saibamos apreciar o que temos agora. como trazido em uma das passagens do livro, "ela queria ver os dias cinzentos para compreender os dias ensolarados." cada momento traz seu aprendizado. afinal, sem o amargo o doce não é tão doce.

esse livro é a mais delicada poesia em forma de prosa.

Renata 21/08/2020

Que história interessante! Confesso que não esperava tanto do livro, mas realmente surpreendeu!
Uma aventura fantástica que entretém, mas se você tiver os olhos críticos perceberá que não se trata apenas de uma aventura... Me rendeu muitas reflexões acerca da natureza humana, do meio ambiente, da sociedade em si... entre outros.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 08/08/2020

Os economistas prevêem q o mundo enfrentará uma grave crise financeira. Esse é o momento perfeito p/ todos usarem a nova invenção da empresa TIMAX, a Caixa do tempo, onde vc entra e o tempo para, reabrindo apenas no dia q foi regulado.
A família de Vitória não quer enfrentar tempos difíceis, por isso, cada um da família entra em sua caixa e decidem esperar até a situação passar.
Vários anos se passam e quando finalmente a caixa de Vitória se abre ela vê q todas as outras estão fechadas e ela se encontra em uma cidade tomada pela ruína, natureza e animais.
Logo ela vê q não é a única, outras crianças tb saíram de suas caixas e estão na casa de uma senhora chamada Rosa q tem uma história p/ contar a elas q poderá ajudar a arrumar o mundo...
Era uma vez um reino chamado Pangeia comandado pelo rei Dímon. Ele teve uma linda filha chamada Obsidiana e a partir de então, ele queria dar o mundo a ela, porém ao conquistar o mundo Dímon via q o tempo não poupava a princesa, por isso, só o mundo não bastava... ele precisava dominar o tempo.
Foi quando anões trouxeram uma arca capaz de parar o tempo p/ quem se deitasse nela, assim, Obsidiana foi poupada dos dias ruins, de chuva ou frio, saindo da arca apenas se as condições fossem perfeitas.
O tempo passava p/ todos, menos p/ Obsidiana q não via o q se passava no mundo, nem as guerras q seu pai travava.

"- Você acredita ter conquistado o mundo, mas eu lhe digo uma coisa: ninguém conquista o mundo se não pode conquistar o tempo!(...)
- Todas as guerras que você trava são em vão. O TEMPO o aniquilará no fim!"Pág.50.

Uma fábula contemporânea p/ adultos e crianças q nos faz refletir como gastamos o nosso tempo em dias tão corridos, cheio de ambições, compromissos e afazeres e deixamos de lado o q realmente importa na vida... as pessoas q estão a nossa volta!
Um livro lindo (essa capa?) p/ uma história linda e muito bem escrita com muitas críticas sociais, ambientais e atuais q devem ser discutidas.

Gabi 05/07/2020

Perfeito , por favor leia
Se esse livro tivesse saído pela darkside tenho certeza que seria uma sucesso, uma pena que tão poucas pessoas o leram , é um livro muito fluido , delicioso de ler , único , pra quem ama críticas ou livros mais delicados , poético mas ácido , livro pra se ler em um fds e deliciar , amei de mais essa leitura , por favor se você está em dúvida se leia ou não , Leia ele é realmente incrível , um conto de fadas sci fi

Paula.Telles 05/07/2020

um livro incrível que mescla vários gêneros literários diferentes de uma forma muito agradável.

leituradacamis 12/10/2020

Um livro que me fez pensar como eu utilizo meu tempo. É um livro para todas as idades, para quem quer sair da ressaca ou até mesmo um livro para quem quer começar a ler. Livro rápido e muito fluido. Gostei!

Kahh 19/05/2020

Muito bom!!
O livro é tipo um conto de fadas, mas com uma forte mensagem sobre o tempo!!!
Muitas vezes pensamos como seria a vida eterna e os meios de alcança la, mas será que vale a pena, as vezes os meios não valem os fins. No livro nós ensina que o tempo pode ser ruim ou bom, mas depende da forma que você o encara, e só você pode decidir isso.

Lari.Aldeia 01/04/2020

O livro A Ilusão do Tempo começa narrando a história de Vitória e seus pais que resolvem comprar uma caixa para cada um deles, que promete parar o tempo, para fugir da grande crise econômica que vivem e os jornais vivem anunciando. Ao acordar e sair da caixa, a menina se dá conta que o lugar que conhecia como lar está domado por galhos e plantas, com as janelas quebradas e poeira por todo lado. O problema é que só ela acordou e ela se desespera sem saber o que fazer. Começa a vagar, sem rumo, por prédios e ruas tomadas pela floresta e os animais selvagens, até um garoto chamado Marcos aparecer e levá-la a uma casa cheia de crianças, onde uma senhora, chamada Rosa, começa a conta uma história.

Essa história é de um reino bem distante, chamado Pangeia, onde o rei Dimon que era clamado por todos, perde seu grande amor e vai enlouquecendo aos poucos. A solução que lhe é dada é que, se se não pode ter o amor, pode ao menos se tornar mais poderoso e ir conquistar o mundo e aumentar o seu Reino. E é na guerra que ele ouve uma maldição. Uma velha de capa cor de gelo aparece e lhe alerta: ?ninguém conquista o mundo se não conquistar o tempo?. Essas palavras martelam tanto na mente do Rei, que ao voltar, anos depois, ele percebe que poder nenhum consegue frear o tempo perdido e vê que sua linda Obsidiana já cresceu e ele não viu cada momento único de sua vida. Decidido a proteger sua filha desse tempo que tanto lhe foi alertado, ele oferece metade do reino para quem conseguisse conservar a juventude de sua filha.

Os que tentaram enganá-lo foram jogados aos leões. Os que prometeram, mas não conseguiram cumprir, morreram da mesma forma. Até que, no meio do povo, anões, cansados de andar pela floresta, todos machucados e maltratados, ofereceram uma arca mágica. E morreram por se negarem a cedê-la ao rei, lembrando que seus familiares foram mortos pelo seu pai. Mas as palavras da velha chicoteavam a sua mente e ao matarem os anos no meio do povo, o chão se abre e separa o reino. Será que ele fora amaldiçoado?

É no meio dessa história, do que tinha acontecido ao reino e a Obsidiana, que Vitória e as crianças percebem, que o que aconteceu com todo mundo tem uma conexão com o que aconteceu em Pangéia e vão encontrar uma forma de resolver tudo isso antes que o tempo também acabe para eles.

Eu nunca vi a história de um livro casar tanto com a capa como em A Ilusão do Tempo e muito menos, conseguir fazer uma menção a vários contos de fadas, como a fábula criada pelo Andri. Quem já leu consegue ver referências a história da Branca de Neve, como os anões e a arca de vidro, assim como uma rainha e um serviçal da corte que querem, de algum modo, atingir o seu coração e conseguir que o tempo não a castigue e sua beleza seja eternizada como a da princesa eterna. O livro também remete a história de Momo e o Senhor do Tempo, obra do autor Michael Ende, onde as pessoas desperdiçam o seu tempo com coisas triviais e por isso não resta tempo para o que é realmente importante. Andri ainda conseguiu fazer ligações com a crise que o mundo já passou.

Definitivamente, essa fábula é uma história atemporal, onde a supervalorização de finanças, riquezas e poder valem mais que a própria vida, o tempo de cada uma delas e como conseguimos aproveitá-las.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 12/02/2020

Não consigo gostar de infanto juvenil... :(

Bruna3731 09/02/2020

Fantasia, Ficção científica e Conto de Fadas.
De repente, a caixa de Vitória abre, mas a dos seus pais não. Ela percorre a sua antiga casa, rua, cidade e tudo está um caos. A mata e os animais tomaram conta de tudo. Não tem ninguém a vista. O mundo humano como um dia ela conheceu está chegando ao fim.
A Ilusão do Tempo foi um livro muito surpreendente para mim, pois quando li a sinopse não entendi nada (kkk). Então conhecemos um futuro bem parecido com nosso presente só que lá os economistas preveem uma crise como jamais vista antes e as pessoas tem um trunfo na manga: para tempos difíceis é só entrar cada um na sua caixa e permanecerem pausados para o tempo até que as coisas melhorem.
Mas desta vez as coisas não vão melhorar é apenas pioram até parecer que será o fim de tudo. Quando Vitória acorda acidentalmente, encontra outras poucas crianças que também tiveram as caixas abertas enigmaticamente é uma velha senhora com uma estória pra contar.
E através dessa estória, que parece um conto de fadas inspirado em A Branca de Neve, que as crianças poderão ajudar a salvar o mundo acordando todas as pessoas que estão nas caixas e convencendo-as a viverem suas vidas.
No conto da velha senhora chamada Rosa, ganha a primeira caixa do tempo da história, onde seu pai, um rei ganancioso que queria consquistar o mundo inteiro, a confina e só a deixa sair em dias especiais, convencendo a jovem que é o melhor para ela, mas todos acabam pagando um preço muito alto por querer dominar o tempo.
O grande ensinamento que o livro me trouxe é que não se pode querer mandar no tempo e que as vezes ter mais tempo não vai tornar a nossa vida melhor. Querer envelhecer mais devagar ou aproveitar apenas os dias bonitos e os momentos bons não nos tornará completos ou mais felizes. A perspectiva de ter um caixa onde pausamos o tempo enquanto algo ruim está acontecendo é muito atraente é claro, mas depende do preço que será cobrado depois.
É uma leitura que pode ser feita por todos os públicos e que nos envolve em diferentes gêneros, com o toque da ficção científica, do conto de fadas e da fantasia que eu amo!
Já leram algum livro que não conseguiram classificar em um único gênero?

Jéssica Nogueira 03/02/2020

Indico ou não indico
Fofíssimo, indico.

@tigloko 25/07/2019

Tempo - O maior inimigo
Uma mistura de fabula, ficção cientifica e fantasia. Tudo muito orgânico na história. Gostei dos personagens, são bem escritos. Principalmente do rei ganancioso Dímon, que queria vencer a guerra contra o tempo.

“Generoso e tambem impiedoso, o tempo jogaria com todos ora como uma brisa fresca, ora como uma tempestade furiosa, ora como um dia de bonança. Ele arrebanharia as pessoas, as alçaria às alturas ou as sopraria para longe como grãos de areia”.

A própria proposta da fabula em si é muito boa, a mensagem por trás: o tempo é o inimigo mais imbatível se você não souber como combate-lo. Há uma mensagem ecológica fortíssima também, que acho q foi o que mais gostei nesse livro. Livraço!