Messias de Duna

Messias de Duna Frank Herbert

Resenhas - Messias de Duna

Alguem7 14/07/2021

Lenda
Eu amo muito essa história .... a ressaca tava me prendendo e pulei umas partes mas voltei tudo de novo porque sou curiosa e queira saber como aconteceu tudo ...
E eu AMEI O FINAL ... FIQUEI TRISTE CONALGUMAS COISAS MAS AMEI MIUUUUUITOOOO ...

duda 27/01/2024

Não acredito nisso
Li 680 páginas do primeiro livro pro segundo conseguir ser mais cansativo
nada acontece e no final o cara morre
o fim da picada mesmo

Henry 28/02/2024

Um herói... Do ponto de vista de quem?
Desde o primeiro livro, eu não via o Paul Atreides como um mocinho. Ele é escrito como tal, a ideia é dar a impressão que ele é o salvador, o arquétipo do escolhido e do protagonista que vai mudar tudo no Universo de Duna.

Mas a ideia do Autor, era alertar sobre a ascensão de figuras carismáticas no poder, e toda a religião política que existe por trás dessas figuras. E essa história é tão atual, que nós conseguimos ver exemplos recentes dessas figuras. Lembra dos Ataques ao Capitólio e da invasão de Brasília?

E isso foi uma das coisas que eu mais gostei no primeiro livro. E é legal que em Messias de Duna, isso tenha ficado mais escancarado.

Paul Atreides é sim um tirânico, mas é porque ele foi condicionado a ser assim, por gerações. Ele não é inocente, mas também é uma vítima.

E essas características, em tons cinzas, no universo dourado e terroso de Duna, é que me fascinam. E isso é o que eu tenho a elogiar sobre Messias de Duna.

Porém, acho que a história é meio entrucada, com personagens que estão perdidos (E inclusive desaparecem no meio da história e só voltam no final só com uma citação, isso se aparecem né).

Gostei sim, mas há problemas.

Marcelo Leite 11/02/2023

Duna 2
Doze anos depois, Paul Atreides consolida-se como imperador. Porém, o universo está longe de conquistar a paz.

Nesta parte temos a introdução do novos personagens e novos dilemas. Imperatriz Irulan e a fremem Chani carregam o desejo de que o imperador tenha um herdeiro e constantes conspirações são a tônica desta trama.

O retorno inesperado de um personagem do primeiro livro e a desconfiança sobre sua lealdade geram a expectativa sobre os eventos futuros. As questões climáticas, religiosas e políticas seguem constantes, o que dão o tom crítico a obra.

No entanto, senti falta de um ritmo mais dinâmico no enredo. Diálogos se estenderam frustando a expectativa de ler mais ação. Ainda assim, a história se concluí deixando elementos que desperta o desejo descobrir o que acontecerá no próximo livro.

Mano_jp 23/01/2024

Duna #2
Um pouco cansativo no começo, mas depois que a história começa a desenrolar parar de ler é quase que impossível! O final é cheio de reviravoltas, e acompanhar a mente de Paul e todas as tramas envolvendo o jogo político de Duna é incrível. Uma ótima leitura, sem sombra de dúvidas.

leaoliterario 12/03/2024

?Antes de nós, todos os métodos de aprendizagem eram maculados pelos instintos. Aprendemos a aprender.?

Thomas.Lincon 13/05/2023

Boa leitura
Gostei do livro, porém bem menos que o primeiro, vamos ver se a sequência vai ser melhor que este, parece que ficou faltando algo.

Maria Laura Chaves 12/10/2022

Muad'dib, querido Usul.. Que sua agua vá para Shaid-hulud!
No início estava entendendo nada e no final vi que era de propósito.
O homem que vê o futuro fica refém dele... E o destino que está traçado, nada se pode fazer a não ser segui-lo.
Uma amostra que em toda a devoção ha inveja, há inimigos confessos e os que se escondem sobre o manto da amizade.
No fim resta aceitar o próprio fim em detrimento do futuro.

Matheus.Konrad 17/06/2021

Perfeito
Demorou um pouquinho pra me situar na história, mas depois dos 30 % fica impossível de largar o livro.

davicezarborges 07/06/2022

Ótimo, muito boa a história, com a mesma pegada política que no primeiro livro, te prende desde a primeira página

Madu 02/04/2023

Nunca leia Messias de duna no meio de uma ressaca literária
Gente, o livro é ótimo tá, não me levem a mal, li o primeiro em 1 semana, comi o livro basicamente, mas eu tava de ressaca literária, e inventei de ler messias de duna, e adivinha??? Passei quase 2 messes lendo um livro de 200 e poucas páginas,kkkkkk ódio viu, mas gostei, achei q esse livro é mais pra criar personalidade de personagens, não foi tãooooo bom como o primeiro mas tb não foi ruim, foi mediano, as três estrelas foi só por umas partes q enrolam muito, falta até a paciência, outra coisa, qual é o problema desse povo com inseto kkkkkk, gente??? Helo??? Credo, mas gostei bastante, e fiquei tristinha por o final, mas em fim esperar mais um tempo pra ler o 3 pra não ficar saturada da história, pq tô com um traumazinho kkkkk

neto0533_ 15/05/2023

A continuação de um grande clássico
Messias de Duna é um livro de Frank Herbert, publicado pela primeira em 1969. A obra é uma continuação de Duna, primeiro livro de uma série de seis volumes.

Ao final do primeiro livro, Muad'Dib ascende ao Trono de Leão e se torna Imperador do universo conhecido. O segundo livro já começa após 12 anos de seu governo, onde descobrimos que o personagem levou o Jihad por toda a extensão de seu império, desencadeando ao seu redor uma cultura de adoração de sua própria imagem, e causando a destruição de muitos mundos que rejeitavam se submeter ao seu comando.

A história segue, então, com os planos de diversos personagens para tirarem proveito dessa situação, e o protagonista se vê enredado pelas tramas de seus inimigos e do próprio futuro que o enlaça. Paul tem de lidar com as inconstâncias da presciência, tentando achar caminhos no futuro em que não tenha de se sentir culpado pelas atrocidades que causou.

A construção de mundo e ecologia que, eram umas das principais chaves de Duna, são deixadas um pouco de lado para dar espaço às intrigas políticas, cheias de planos dentro de planos, mostrando como a família Atreides tem de lidar com as ameaças a seu império. A obra também dá enfoque no fanatismo religioso, mostrando como o poder que Paul tem sobre os fremen é baseado na crença de seus poderes e em antigas profecias.

Com sua escrita complexa, Herbert cria uma conclusão digna para a primeira parte da história, deixando ao mesmo tempo lacunas em aberto para as suas sequências. Alguns personagens têm mais enfoque aqui, para terem um papel mais importante dos próximos livros, e outros novos são introduzidos.

Por ser um livro bem menor que o primeiro, Messias de Duna acaba sendo mais como um grande epílogo, tratando de diversos temas pertinentes sem se aprofundar totalmente nos personagens, que por vezes podem ter POV's chatos e alongados, mas que compensam pelo final do livro (especialmente os dois últimos capítulos) que fecha a história de uma forma excelente, revelando um avanço no universo criado pelo autor e deixando o leitor ansioso pela continuação.

Badu 31/12/2023

O causador do meu atraso nas leituras de 2023
Tô muita atrasada nas minhas resenhas e provavelmente não vou conseguir fazer todas hoje, mas esse livro foi o causador da minha ressaca literária que atrasou todas as minhas leituras desse ano.

o engraçado é que eu achava que ia demorar só umas duas semanas pra ler e o livro é muito bom, com muita coisa acontecendo. mas acho que demorei um mês e meio e ainda fiquei um tempo sem ler nada depois ?

enfim, gostei mais desse livro do que do primeiro, principalmente porque tem muito mais ação, mas fiquei triste. do que adianta o Paul ter o poder de ver o futuro se ele não consegue fazer merda nenhuma pra mudar os resultados?

agora eu tenho que ler o último livro dessa primeira trilogia, mas ele é gigantesco e tô com medo de me decepcionar ?