Enraizados

Resenhas - Enraizados

Ka ð 28/07/2020minha estante
Adorei???

Ju Duarte 16/08/2020minha estante
Hahahaahha ainda tentando entender o Marek

Mari 31/10/2021

Pra quem gosta de contos de fada.
O livro é parecido com um conto de fadas! Aqueles que são mágicos mas sinistros e um pouco violentos ao mesmo tempo. Então quem gosta desse tipo de histórias vai curtir esse livro.

A historia começa quando a protagonista, Agnieszka, é escolhida pelo Dragão, um mago que protege as vilas da Floresta e a cada dez anos escolhe uma moça pra ficar com ele em sua torre e elas retornam mudadas e não querem mais ficar na vila. Mas isso é só o começo. A historia se desenvolve bastante rápido a partir daí.

Eu achei a construção do mundo perfeito! Ele é fortemente baseado no folclore escandinavo o que faz a história parecer familiar e única ao mesmo tempo.
A caracterização da Floresta foi especialmente viva, acredito que foi a parte mais bem feita. E eu poderia ler as descrições da natureza e da magia pra sempre.

A relação entre os personagens também foi, ao meu ver, bem feita, em poucas páginas as dinâmicas foram estabelecidas e eu me senti conectada eles, particularmente na primeira metade do livro e em relação a amizade da Kasia e a Agnieszka. O romance, apesar que poderia ter tido mais tempo, foi muito bonito!

A única coisa que impediu esse livro de alcançar as cinco estrelas pra mim é que no meio do livro o foco muda, e apesar de no final tudo ter se conectado eu teria preferido que tivesse se mantido o foco de antes. O final no entanto, eu amei!

A atmosfera, o enredo e a Agnieszka fazem valer a pena ler o livro, se fantasia, contos de fada e folclore for algo que interessam. Recomendo muito!

Dani 05/11/2020

A princípio, é melhor esclarecer que esse livro não é um livro infanto-juvenil, como parece ser, é um livro mais adulto, mas que nem por isso deixa de ser um conto de fadas.
A história gira em torno da personagem Agnieszka, que vive num vilarejo chamado Dvernik no meio dum vale, num universo medieval que é baseado em contos de fadas poloneses - o que torna tudo mil vezes mais interessante (pelo menos para mim) - com uma pitada de romance, muita magia e feitiços e um quê de macabro (sim, é maravilhoso)
A cada dez anos, o lorde e mago do vale, o Dragão, escolhe uma garota e a leva para sua torre. Nieshka cresceu sabendo e temendo que o mago levaria sua melhor amiga, Kasia, certamente a mais bonita, graciosa e corajosa, mas quando o tão temido dia chega, a última coisa que se poderia imaginar acontece, Nieshka é escolhida e levada.
O Dragão é um tipo de personagem grosseiro, irritadiço, sarcástico e imponente, em contraste com Nieshka, que é uma garota estabanada e atrapalhada, as vezes meia confusa, e que não consegue ficar sem se sujar.
Vendo até aqui, isso parece que não passa de um romance clichê que lembra a bela e a fera, mas a estória se desenvolve muito mais além disso.
Ao decorrer da leitura, percebemos o desenvolvimento dos personagens principalmente da Agnieszka, que se demonstra uma personagem maravilhosa, corajosa, forte e determinada.
A história se desenrola em guerras, algumas questões políticas, romance e amizade.

mahft 20/01/2021

O fim compensa
O início do livro é bem chatinho, nenhum dos personagens é interessante nesse ponto e essa mania da Agnieszka de ser desastrada e ?diferente das outras garotas? é irritante. O Dragão é só um mago chato que leva a menina para a torre mas mal olha pra ela. O que mais me irrita no início é a mania da Agnieszka estar sempre suja porque não acrescenta em nada e ficar vendo a mesma coisa acontecendo por dias é irritante.
O meio do livro é meio morno, ela finalmente está começando a descobrir seu caminho, mas ainda não faz nada muito interessante sozinha. Parte das cenas, como a batalha na floresta, são muito boas e prendem, a história realmente começa a acontecer aqui, mas quando Agnieszka precisa lidar com a política da corte volta a ficar lento e sem muita emoção.
O fim do livro é de longe a melhor parte, ela finalmente entende a sua própria magia e começa a agir por conta própria. Essa é a com mais ação e realmente prende o leitor, todos os personagens são mais interessantes aqui, guerras já estão sendo travadas e aqui Agniszka finalmente mostra que é a personagem principal.
Obviamente não é um livro perfeito, o romance entre o Dragão e ela é problemático, a passada de pano dada para atitude do príncipe com Agnieszka na torre é ridícula, Kasia é a única personagem suportável e gostável desde o começo, o início do livro é chato, mas o fim é interessante o suficiente para compensar.
Em resumo: é um livro lento e chato no início, então não venha esperando uma história fluida e rápida, mas o fim é uma boa recompensa.

Olivia 20/04/2021

Muito gostosinho de ler, muito intenso, muita coisa acontece e tudo é muito complexo.....
Fala sobre família, sobre mesmo amando ainda se pode sentir raiva ou qualquer sentimento negativo pelos que amam, e mesmo sentindo essas coisas, ainda é capaz de ir até o fim do mundo pelo bem estar dessas pessoas. Fala de magia, de paixão, de reinados, bosques e florestas amaldiçoadas. Eu amei!

Ana Issues 02/05/2021

Não esperava nada desse livro e simplesmente virou meu xodó, o tipo de livro que eu queria esquecer da história e ler novamente com a mesma emoção.
No começo fiquei com receio de a história toda se passar na torre e fosse uma versão da Bela e a fera, mas felizmente a história tomou um rumo inesperado e os dois tiveram um desenvolvimento separados, não teve aquela necessidade típica de estarem juntos toda hora e uma dependência um do outro, mas confesso que no final esperava pelo menos um abraço em público kkk.
A história é linda e nos leva a refletir constantemente sobre a nossa relação com a natureza, ação e reação, a maldade e ganância quase sem limites da humanidade e creio que acima de tudo a esperança.

Raíssa 31/07/2020

Legal
É um universo fantástico, e complexo.

Os personagens são bons, a história é incrivelmente detalhada. A floresta é a grande chave de tudo, e toda a história por trás dela e da corrupção são muito interessantes.

Quanto a leitura, achei o universo do livro mais atrativo que a relação dos personagens. O início é lento, fica um pouco cansativo, depois a história dá uma guinada e a situação fica tensa, te prende aí. Depois que uma guerra é narradada exaustivamente eu já estava querendo que a história acabasse e nada dela acabar, confesso que eu me apressei pra terminar o livro pois pra mim a autora se demorou bastante nas descrições e poderia ter contado as partes finais importantes de uma forma mais curta.

Karol 05/08/2021

Para quem ama fantasia
O livro me surpreendeu, acredito que tenha iniciado a leitura com poucas expectativas, devido a alguns comentários negativos que havia escutado, mas a maioria é infundada, a narrativa é ótima, recheada de surpresas e muitas aventuras.
Para quem ama mitologia e está cansado do de sempre, Enraizados é um excelente escolha.
A única coisa que realmente não me agradou foi o romance imposto durante todo o livro, apesar de amar romances, não sou do tipo que acredita que para um livro ser bom precisa de um par romântica, as vezes a amizade e o companheismo são bem mais importantes. Devido a essa ressalva acabei por dar quatro estrelas, mas a leitura é totalmente válida.

Lara 14/10/2020

Livro incrível
Uma fantasia maravilhosa, de aquecer o coração. Com uma protagonista incrível.

Tay 21/10/2020

Gostei do livro, mas o final não foi como eu esperava
Eu até que gostei do livro, mas não foi um dos melhores que eu já li.
E o final ficou muito vago.

bea ::triz 14/10/2021

Bom, mas ele esperava mais.
O livro é bom, o universo é muito bem construído, assim como a protagonista e os personagens secundários, principalmente a Kasia. Eu amei a amizade entre as duas, elas realmente fariam de tudo uma pela outra.

A autora também trabalhou muito bem na construção de toda a floresta, eu simplesmente amei, porque realmente parecia ser algo verdadeiro, no descrição dos lugares, e até mesmo o medo que todos nutriam dela, que parecia algo tangível.

O romance é em migalhas e confesso que eu queria mais, porém é uma fantasia e não um livro de romance.

Queria saber mais sobre os outros personagens, foi tudo muito razo no aprofundamento deles, queria saber mais sobre o dragão, mais sobre a alosha, até mesmo mais da família da protagonista.

O Plot realmente me surpreendeu, pois eu já tinha uma ideia do que aconteceria, mas aconteceu algo completamente diferente, foi literalmente um tapa na cara, e me deixou uma reflexão depois, com certeza. Esse foi o ponto alto do livro e garantiu mais uma estrela.

Algumas coisas me incomodaram no livro, por exemplo como as coisas pareciam favoráveis demais aos personagens, as coisas davam certo demais. E também acho que o livro demorou MUITO pra fluir, as vezes tinha que me forçar para continuar a leitura, e algumas coisas foi bastante confuso pra entender.

Mas em geral é um livro bom e recomendo pra quem gosta de fantasia, e culturas escandinavas.

barbaradearlete 24/10/2020

Amei muito a história. Como é narrada e toda aventura que se segue.
belfrancine 24/10/2020minha estante
ai eu amo esse livro ?

barbaradearlete 25/10/2020minha estante
Eu tbm ?

Tainá 22/01/2021

Muito bom :)
Eu li esse livro para uma leitura coletiva, e se não fosse por isso, eu provavelmente teria desistido. O início é extremamente arrastado e eu estava entediada até uns 30% do livro. Porém, a partir disso, cada acontecimento foi escalando em níveis extraordinários. Apesar do início arrastado, o livro compensa completamente com o desenvolvimento e o final. A construção de mundo é impecável, e apesar de ter amado muitas coisas ao longo da leitura, o romance me deixou com nojo e simplesmente não consegui engolir, o que me fez tirar uma estrela do livro.
Thaís 24/01/2021minha estante
Estou em 22% e estava pensando seriamente em desistir. Depois do seu comentário, vou continuar mais um pouco, até pq não gosto de abandonar :/ vamos verr