Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Mimi 14/07/2022

Meh...
O universo do livro é ótimo, todos os personagens são apaixonantes, mas não acho que isso foi bem explorado. O final foi muito apressado e acabou deixando a desejar, já que o livro tem um começo que promete muito.
rafaa 14/07/2022minha estante
do que se trata??achei a capa linda

Mimi 14/07/2022minha estante
É sobre uma lenda antiga envolvendo um mago que pega crianças numa vila, uma floresta de magia corrompida. É um ótimo livro pra distrair a cabeça, mas não se apegue mto

rafaa 14/07/2022minha estante
aaaa quero ler, já adicionei KAKAKAKAKAKA amo um trauma

Annie19 28/07/2021

Era uma vez....Enraizados
Quando eu comecei esse livro, eu não imaginei que ficaria assim no final, com o coração tão quentinho, quero dizer: eu amei. Essa história é tão aconchegante, como ser criança e ficar enrolada num cobertor quentinho com a sua mãe te contando histórias. Esse livro é um ar mais conto de fadas, magos e feiticeiras, príncipes e princesas, monstros e magia, torres e "dragões", como se fosse mais uma história clássica de "era uma vez...", e sim, é isso, mas é tudo muito diferente, algo tão novo e tão familiar, pra quem ama conto de fadas e quer algo novo e tão gostoso de se ler, com um toque macabro, mágico e com um pouco de romance, leia enraizados!! A protagonista (Deus me perdoe, mas eu nunca vou aprender o nome dela) evoluiu muito, eu tenho muito orgulho dela, esse final me emocionou, eu não esperei mesmo aquilo, mas aqueceu meu coração; eu queria que tivesse um segundo livro, que eu pudesse ver mais dela e do Dragão agora. Bom, é um livro ótimo, tem um início um pouco cansativo, mas vale a pena, tem um toque de romance que foi o motivo do meu surto kkkk, mas não é focado nisso (eu daria muita coisa pra conseguir mais momentos deles juntos), e, como todo livro, tem sim suas falhas e coisas que deixam a desejar, mas não muda o valor desse livro!! EU AMEIII!! Favorito com muito amor e carinho!!
(Detalhe: Lá no fundo, por trás das histórias, o verdadeiro mal, a verdadeira corrupção do mundo, sempre são os humanos)

leticris 07/09/2020

Uma bela fantasia
O livro é super dinâmico, tudo acontece muito rápido e com uma gama de informações imensa. Confesso que cansei um pouco do meio do livro para o final. Mas a leitura valeu a pena.

Sianyar 15/01/2021

Livro bom, mas com alguns defeitos que me incomodaram.
De pontos positivos, destaco a história em si, a mitologia, a magia, uau! Amei!
Mas poderia ter sido melhor desenvolvida. Cheguei na metade do livro achando que já era o final e daí em diante foi um acontecimento atropelando o outro. Foi uma leitura estranha, pois ao mesmo tempo que eu achava que tava acontecendo tudo muito rápido, também achava que eu estava demorando anos pra ler e não via a hora de acabar! Vai entender...
Gostei do final, mas novamente, tudo poderia ter sido melhor trabalhado nesta história.
Agora esse casalzinho não colou de jeito nenhum e foi totalmente desnecessário viu, tirando que senti uma certa pedofilia no ar, mais alguém?
Enfim, três estrelas. Recomendo para quem gosta de fantasia, mas tenham esses quesitos em mente.

Karlinha 23/07/2021

Era pra ser mas não foi
Comecei a ler esse livro com a expectativa lá em cima por ter a premissa de fábula e por ter um pezinho no folclore eslavo, mas a realidade foi outra.
O livro começa até bem com um ritmo bom, a história me empolgou e me deixou curiosa pra saber para qual lado iria, só que depois desse início ela desandou, ficou chata, lenta e cheia de enrolação, a autora começou a encher linguiça mesmo ao ponto de ter partes que precisei ler mais de uma vez pra entender o que tava acontecendo (isso me atrasou tanto que passei mais de 1 mês enrolando pra terminar esse livro).
Durante toda a leitura eu senti que sempre ficava esperando por algo acontecer só que sempre que eu achava que enfim iria a autora diminuía o ritmo e cortava a tensão, além de ter passados MUITAS páginas com descrições desnecessárias, a criação e existência de um dos personagens específico e tudo (ABSOLUTAMENTE TUDO) que ele fez foi sem necessidade e deu um peso a história que, na minha opinião, uma fábula não pedia. A parte do desenvolvimento dos poderes da protagonista também achei muito superficial, mas isso não foi algo que me encomendou muito.
Infelizmente, só nos últimos 8% que eu devorei novamente o livro. A empolgação da história voltou com aquele clima mágico de fábulas mesmo.
Um livro de 442 páginas que pareceu ter 900.

A.Maia 06/12/2023

Enraizados
A cada dez anos um poderoso mago, chamado de Dragão, escolhe uma jovem de um vilarejo para viver em sua torre. A escolhida não pode ter contato com seus familiares e poucos sabem o que faz quando parte com o mago, mas ele sempre as libera após um período de tempo.

Agnieszka tem certeza de que não será escolhida, mas ela é e a aventura começa! A protagonista conhece o mago e o que ele faz, também descobre ser bem parecida com ele. Bastante curiosa e teimosa, a jovem não segue o que ele diz e entra mais afundo na doença devastando a floresta próxima ao vilarejo.

Toda a história gira em torno do mal presente na floresta, tudo o que acontece se volta para tal foco. Infelizmente é um pouco cansativo, pois os personagens falam apenas de tal temática e vira uma obsessão curar a floresta. Em minha opinião, faltou conhecermos mais o mundo mágico criado, os motivos de poder usar alguma magia em uma situação e em outras os personagens simplesmente não a usarem.

A narrativa é no estilo de uma lenda, uma mistura de "A Bela e a Fera" com "Rapunzel" e possui ação, seres diferenciados, guerra por poder, magia, magos e poções. Um livro sobre perseverança e a luta pelo que se acredita! Ressalta sobre como muitos ficam enraizados em circunstâncias ou situações que poderiam ser solucionadas.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Mirella | @readingmirella 18/12/2022

livro chato do cac*te só aproveite mesmo a parte mitológica, porque de resto não gostei de nada, temos que parar com isso de romance entre uma pobi de 17 anos e um maluco de 100 anos, coisa esquisita.

Elisama27 19/01/2021

O começo parece muito com a Bela e a Fera, até achei que fosse uma releitura, porém foi indo por um caminho bem diferente.
A atitude do Dragão com a Agnieszka me incomodou um pouco. E com certeza peguei um ranço do Falcão e principalmente do Marek.
Tem descrições desnessarias que poderia passar sem.
O início foi um pouco arrastado pra mim nos primeiros capítulos, mas depois o ritmo é frenético. No geral gostei bastante.

Lua 15/05/2020

Avisos
Resenha só para avisar que não venham ler esse livro procurando romance, coisa que fiz, pois o romance nesse livro tem pouco foco, achei que poderia ter tido mais doses mas para minha sorte a história do livro cumpre bem seu papel sem precisar se apoiar no romance. Uma observação irritante que eu tenho a fazer deste livro é o complexo de Alecrim dourado da nossa protagonista, sim a típica mocinha especial que consegue em 1 semana o que outros mais sábios e experientes não conseguiram em 1 século.

Beatriz Kozlakowski 11/01/2022

História cativante!
Fazia muito tempo que eu não ficava presa em um livro como foi com esse. Li em mais ou menos 5 dias (o que pro meu padrão recente de leitura foi bem rápido) e estou triste porque acabou kkk
O livro tem uma história um pouco complicada, mas que não deixa de ser boa e cativante.
Ótimo também o fato de ser história única, sem te fazer ficar preso em continuações! Pra mim é um ponto super positivo.
5/5 ?

Luh 08/05/2021

Problemático
Esse livro tinha tudo pra ser uma das melhores leitura do ano, a ideia dele é incrível e tinha todos os elementos que eu gosto, porém, a autora conseguiu me fazer detestar todos os personagens. Os personagens masculinos tem MUITAS problemáticas, são abusivos e machistas, mas não de uma forma que foi o intuito do personagem mais sim de uma forma romatizada. Tem uma cena no início do livro em que uma tentativa de ESTRUPO é simplesmente justificada e o mocinho da história ainda fica do lado do abusador como se a culpa fosse da garota. Tentei me força a ler pq estava ansiosa com o lance da floresta, mas certas atitudes da personagem que sempre se coloca pra baixo não ajudou nem um pouco e eu estou desistindo em 80% do livro.

Ilana 21/05/2020

Enraizados podia ser... Mas não foi.
Enraizados conta a história de Agnieszka, uma jovem que é escolhida como oferenda para um mago chamado de Dragão e acaba se envolvendo em uma rede de magia, intrigas, traições e esperança de salvar o reino e a Floresta - que acaba sendo personagem principal desta história.

Enraizados é uma história que tinha tudo para dar certo, mas em alguns pontos falta alguma coisa e em outros sobra. Começando pelo enredo, a autora tem muita história para contar, já que o livro se baseia em contos de fadas eslavos. Mas ao invés de usar bastante suas ferramentas, ela deixa a desejar em alguns momentos focando em problemas que sequer deveriam existir na história.

E, mesmo quando a leitura ficava mais entediante, por assim dizer, eu conseguia ver o bom conteúdo. O problema inicial para mim é a narração muito contada e pouco mostrada. Achei que estivesse sendo chata, mas depois de ler outras resenhas, percebo que não.

No entanto, depois de páginas e mais páginas a curiosidade sobre o que vai acontecer com a Floresta - o lugar encantado que suga pessoas, corrompe animais e seres humanos e devora vilas - se sobrepõe à forma como a autora narra.

No entanto, ao longo do livro algumas situações me tiraram do sério. Um dos personagens masculinos acaba mostrando sua estupidez de diversas formas e ainda assim a autora acaba passando a mão na cabeça dele em muitos momentos.

Agnieszka é uma personagem controversa. Ela tem só 17 anos quando é capturada. Ao longo do livro ela acaba evoluindo de acordo com a magia, se torna uma bruxa capaz de descobrir como resolver problemas e sua evolução como feiticeira é louvável - embora todos estejam criticando como ela consegue pensar em algo que bruxos mais velhos não conseguiram, vamos combinar, ela é a protagonista, de certa forma ela é como uma "escolhida", óbvio que mesmo sendo mais nova e com menos experiência, no livro é dever dela conseguir certas façanhas e ouso dizer que poucos comentariam isso caso a personagem fosse na verdade um jovem rapaz dotado de magia. No entanto, no quesito personagem, a autora estagnou Agnieszka, que continuou imprudente e muitas vezes irritante ao longo do livro, porém lembremos que ao longo da história - mesmo com o passar do tempo - ela não deveria ainda ter vinte anos.

O par de Agnieszka embora seja um personagem que foi fácil para mim aceitar, tem mais uma ligação emocional através da magia com ela. O que não o torna menos aceitável. Gosto do fato da autora ter focado muito mais em sua personagem e em sua jornada do que em como ela se apaixona e vive esse amor. Para mim esse é o ponto principal do livro. Não temos uma protagonista nos moldes, ela está sempre desalinhada, é desaforada, cuida da melhor amiga e deixa para trás o cara de quem gosta para ir atrás do que ela considera justo.

O livro tem muitos problemas, mas a fantasia por si só é arrebatadora. A ideia de uma magia que vem da terra, da aceitação e respeito a outras espécies e do amor que podemos semear quando não estamos em guerra são outros diferenciais.

A Floresta poderia ser muito mais explorada. É o núcleo do livro. Ele não aconteceria sem ela. Acho que é uma das grandes mancadas da autora. Não é o melhor que a autora poderia oferecer, mas nós instiga a imaginar onde essa fantasia vai dar e em como tudo que aprendemos ali poderia ser.
Mônica Paz 25/05/2020minha estante
Estão ótimas as suas resenhas! Realmente trazem pontos que poderiam contribuir para a obra! parabéns!

Ilana 25/05/2020minha estante
Obrigada, Mônica ???

Mônica Paz 25/05/2020minha estante

Day 22/01/2021

Um conto de fadas que não é conto de fadas...
Bom preciso dizer que tenho que entrar em mais leituras conjuntas, só assim encontrarei livros como esse.

Ele me deixou um pouco encucada no começo, as vezes eu parava e perguntava "Qual o gênero desse livro mesmo?"

Eu esperava um conto de fadas, e tive um, só que com uma grande dose de fantasia. E isso não me desanimou, pelo contrário.
A autora conseguiu desenvolver bem os personagens de tal modo que até aqueles a quem você deveria odiar você sente pena em certo momento.

Esse livro me mostrou que ninguém é mocinho ou vilão por completo. Sempre há uma história por trás. Ela pode ser boa ou não.

Mas acreditem, a História desse livro é.

Pamela Liu 27/05/2020

Ótima leitura
Adorei a leitura. Personagens bem desenvolvidos e uma trama interessante. Uma fantasia diferente do que estou acostumada a ler.