Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Luh 08/05/2021

Problemático
Esse livro tinha tudo pra ser uma das melhores leitura do ano, a ideia dele é incrível e tinha todos os elementos que eu gosto, porém, a autora conseguiu me fazer detestar todos os personagens. Os personagens masculinos tem MUITAS problemáticas, são abusivos e machistas, mas não de uma forma que foi o intuito do personagem mais sim de uma forma romatizada. Tem uma cena no início do livro em que uma tentativa de ESTRUPO é simplesmente justificada e o mocinho da história ainda fica do lado do abusador como se a culpa fosse da garota. Tentei me força a ler pq estava ansiosa com o lance da floresta, mas certas atitudes da personagem que sempre se coloca pra baixo não ajudou nem um pouco e eu estou desistindo em 80% do livro.

Julia Simões 07/07/2021

Enraizados
Em Enraizados, há um mago imortal chamado Dragão que protege uma pequena vila de perigos e poderes malignos existentes na floresta. Em troca, ele exige que uma jovem desta vila o sirva e, a cada 10 anos, ele escolhe uma. Duas das moradoras desta vila são Kasia e Agnieszka.

A estória então gira em torno deste tema principal e na sinopse também diz que a autora se baseia no folclore eslavo. Tudo isso me chamou muita a atenção e me fez começar o livro.

Senti que o livro o tempo todo tem seus altos e baixos. Demorava para prender minha atenção e quando prendia, em minutos já tinha acabado. O livro não é tão grande, mas acontece muita coisa.

É como se eu estivesse lendo uma série em um livro só, onde ao mesmo tempo que acontecem coisas demais, parece que a estória não se desenvolve.

Não foi uma boa experiência de leitura, tentei e insisti, estabelecendo pequenas metas diárias para ler até o final. Terminei, mas não gostei, não funcionou para mim.

Karlinha 23/07/2021

Era pra ser mas não foi
Comecei a ler esse livro com a expectativa lá em cima por ter a premissa de fábula e por ter um pezinho no folclore eslavo, mas a realidade foi outra.
O livro começa até bem com um ritmo bom, a história me empolgou e me deixou curiosa pra saber para qual lado iria, só que depois desse início ela desandou, ficou chata, lenta e cheia de enrolação, a autora começou a encher linguiça mesmo ao ponto de ter partes que precisei ler mais de uma vez pra entender o que tava acontecendo (isso me atrasou tanto que passei mais de 1 mês enrolando pra terminar esse livro).
Durante toda a leitura eu senti que sempre ficava esperando por algo acontecer só que sempre que eu achava que enfim iria a autora diminuía o ritmo e cortava a tensão, além de ter passados MUITAS páginas com descrições desnecessárias, a criação e existência de um dos personagens específico e tudo (ABSOLUTAMENTE TUDO) que ele fez foi sem necessidade e deu um peso a história que, na minha opinião, uma fábula não pedia. A parte do desenvolvimento dos poderes da protagonista também achei muito superficial, mas isso não foi algo que me encomendou muito.
Infelizmente, só nos últimos 8% que eu devorei novamente o livro. A empolgação da história voltou com aquele clima mágico de fábulas mesmo.
Um livro de 442 páginas que pareceu ter 900.

Elisama27 19/01/2021

O começo parece muito com a Bela e a Fera, até achei que fosse uma releitura, porém foi indo por um caminho bem diferente.
A atitude do Dragão com a Agnieszka me incomodou um pouco. E com certeza peguei um ranço do Falcão e principalmente do Marek.
Tem descrições desnessarias que poderia passar sem.
O início foi um pouco arrastado pra mim nos primeiros capítulos, mas depois o ritmo é frenético. No geral gostei bastante.

Gabi 12/07/2020

Surpreendente
O que descreve a leitura desse livro pra mim é como eu fiquei feliz no final. Já digo que o final é a melhor parte desse livro, deixa a gente com um quentinho no coração.
Um mundo muito bem construído e descrito. Eu me engajei muito rápido na leitura e isso me deixou animada. Lá pelos 60% foi onde deu uma caída pra mim e fez eu tirar uma estrela inteira. Mas com certeza o meu favorito de 2020 até agora. Esse final é tudo!

Eloisa 06/04/2020

Eu não tenho costume de abandonar livros mas no caso desse parece que tô corrompida pela floresta pq ô livro ruim.

Marcella Cardoso 06/04/2020

A melhor ficção que já li
Eu ainda não estou acreditando que acabou, devorei cada página nem me lembrando de comer ou beber alguma coisa, uma história tão cativante, com uma mistura de "tudo um pouco", alegria, tristeza, raiva, amor, mistérios, suspense, compreensão, compaixão, tantas emoções....

Eu facilmente faria a leitura novamente, para ter o gosto de novo das emoções, dessa história incrível. Estou triste porque acabei, e ao mesmo tempo feliz por ter finalizado. Estou incompreensível no momento, nunca tinha lido um livro dessa autora, e gostaria de desfrutar os outros. Simplesmente perfeito.

Aimeé 26/09/2021

Clímax tardio
O enredo começa sem prender o leitor, com personagens sem impacto...
Ao longo da leitura segue a trama sem explicações, deixando tudo a mercê do leitor (mesmo sem grande estímulo à imaginação).
O clímax do livro se da 4 capítulos antes do fim e novamente o livro esfria, sem mais nem menos.

Não indico e não leria novamente.

Taty 24/04/2021

Mais um incrível livro do folclore eslavo
Mais um conto incrível enraizado no folclore russo, com personagens como Baba Yaga.
Agnieszka descobre-se uma feiticeira poderosa.
Batalha entre o mal que a Floresta corrompe, batalhas entre reinos, magos entre outras figuras folclóricas russas.
Leitura muito leve e prazeirosa!

Dani do Book Galaxy 27/12/2021

Tinha tudo para ser bom, pena que não foi
Eu adquiri esse livro gratuitamente no início da pandemia em abril de 2020, em que várias editoras disponibilizaram e-books de graça; e esse foi um dos que peguei nessa ação da editora Rocco.

O que mais me interessou neste livro - fora a capa, que acho linda -, é que ele prometia ser uma fantasia pendendo para os contos de fadas, e baseada em elementos da mitologia eslava. Mitologia eslava, aliás… Não conheço absolutamente nada. Até procurei na Wikipeédia, mas de forma bem rasa. Preferi me “jogar” sem buscar referências e mergulhar no conto de fadas.

Bem, resumindo um pouco minhas impressões sobre o livro: muita coisa acontece, mas por conta do ritmo confuso, parece que nada acontece e a história não avança. É um livro que para mim não teve tanto sabor de conto de fadas (como vi outras resenhas dizerem). Mas ele tem sim um sabor de fantasia, especificamente com magia, que é bem legal, pelo menos nas primeiras partes do livro.

O modo como a autora descreve a utilização de feitiços é interessante e bem criativo. Muito mais que um punhado de palavras mágicas, tipo "simsalabim", eu interpretei que a utilização dos feitiços é como os kanjis do idioma japonês, quando o todo significa algo diferente de suas partes individuais.

Só que as coisas que gostei no livro param por aí. Acho que tudo começou a desandar principalmente porque:

Primeiro: A autora quis construir um romance, e isso fica óbvio desde o início. Desde o momento em que ela colocou essas duas personagens juntas, você sabe que em algum momento a autora vai botar um romance gato e rato ali. Não houve surpresa, não houve expectativa e muito menos química entre as personagens. Foi só óbvio.

Segundo: A história é confusa e a linha do tempo se torna maçante depois de certo tempo. Os momentos de ação e tensão quebraram um pouco a monotonia, mas não o suficiente para tornar a história dinâmica. O ritmo do livro se perde com detalhes desnecessários sobre vestidos, os sentimentos irritantes da personagem principal e cenas em que não acontecem absolutamente nada. Tipo, nada mesmo, por parágrafos e parágrafos.

Mas o que tornou a leitura tão chata, pra mim? Afinal, é um livro com magia, romance, encantamentos, até uma batalha.
Bem, acho que o principal problema foi a narrativa mesmo. A protagonista não conta a história com dinamicidade nem imparcialidade. O foco é ela mesma e o que ela sente, e o mundo todo de fantasia e magia fica secundário. Eu queria mais. Fora isso, não consegui me conectar com NENHUM personagem.

A própria Agnieshka não é uma personagem interessante. A autora lhe deu alguns atributos que a tornam poderosa e prometia um belo desenvolvimento, mas eu, particularmente, não consegui me conectar com ela nem me importar com seus sentimentos.

Fora que achei o romance totalmente descolado da narrativa. As cenas de sexo - com descrições até bem detalhadas demais para um conto de fadas - foram sem nexo, sem nenhum clima entre as personagens. Não fizeram sentido, fiquei sem entender o porque estavam ali no meio da coisa toda.

Ao contrário do que vi em muitas resenhas positivas, acho que o livro pende mais para fantasia YA do que um conto de fadas. Fui com muita sede ao pote e me decepcionei, infelizmente 😢

Beatriz Kozlakowski 11/01/2022

História cativante!
Fazia muito tempo que eu não ficava presa em um livro como foi com esse. Li em mais ou menos 5 dias (o que pro meu padrão recente de leitura foi bem rápido) e estou triste porque acabou kkk
O livro tem uma história um pouco complicada, mas que não deixa de ser boa e cativante.
Ótimo também o fato de ser história única, sem te fazer ficar preso em continuações! Pra mim é um ponto super positivo.
5/5 ?

Davi 03/02/2021

Cativante
Me senti acolhido por essa história. Recomendo para todos aqueles que curtem fantasia.

Adri 29/12/2020

Escrito por Naomi Novik e inspirado no folclore eslavo "Enraizados" nos é apresentado pelo ponto de vista de Agnieszka, uma jovem que ama o vale em que vive mesmo sendo próximo da Floresta que carrega uma corrupção maligna que consome a vida de todos que entram em contato com ela. Protegidos apenas pelo Dragão, um mago imortal, que a cada 10 anos captura uma jovem e a leva para torre como pagamento pelos serviços ao povo do vale.
O dia da escolha se aproxima e Agnieszka está com medo não por pensar que o Dragão a levará, mas sim por ter certeza que o mago levará sua melhor amiga Kasia: corajosa, linda e graciosa. Como não escolhê-la? Mas Agnieszka estava errada...

Minha opinião: O livro é riquíssimo em detalhes e conteúdo, repleto de magia e suspense. A leitura foi um pouco complexa em alguns pontos, pois a autora adora usar figuras de linguagem como metáfora, sinestesia, personificação e comparação, para descrever as magias e feitiços ou quando a protagonista tenta explicar suas percepções sobre as coisas que estão acontecendo, o que pode ser um problema para alguns. O romance criado foi bem sutil e na medida certa, visto que coisas horríveis estão acontecendo e não faria muito sentido perder tempo com isso no enredo. Por fim, só tenho a dizer que amei essa história apesar de levar uns 9 dias pra concluir, pois o livro é bem denso, digno de 5 estrelas.

Sianyar 15/01/2021

Livro bom, mas com alguns defeitos que me incomodaram.
De pontos positivos, destaco a história em si, a mitologia, a magia, uau! Amei!
Mas poderia ter sido melhor desenvolvida. Cheguei na metade do livro achando que já era o final e daí em diante foi um acontecimento atropelando o outro. Foi uma leitura estranha, pois ao mesmo tempo que eu achava que tava acontecendo tudo muito rápido, também achava que eu estava demorando anos pra ler e não via a hora de acabar! Vai entender...
Gostei do final, mas novamente, tudo poderia ter sido melhor trabalhado nesta história.
Agora esse casalzinho não colou de jeito nenhum e foi totalmente desnecessário viu, tirando que senti uma certa pedofilia no ar, mais alguém?
Enfim, três estrelas. Recomendo para quem gosta de fantasia, mas tenham esses quesitos em mente.