Retratos Japoneses

Retratos Japoneses Donald Richie

Resenhas - Retratos Japoneses

Silvio 08/07/2010

Os japoneses pelo olhar de um estrangeiro
Apesar de ser neto de japoneses, nunca me identifiquei com a cultura japonesa. Ao contrário, sempre tive muita dificuldade em entender as atitudes orientais e a sua visão de mundo.

Talvez por isso tenha me identificado tanto com Donald Richie, autor deste livro tão despretencioso mas ao mesmo tempo rico em revelar o modo de ser japonês.

São pequenos perfis e crônicas que o autor juntou ao longo de sua vida (sem saber direito o que fazer com eles, conforme revela, até decidir reuní-los em um livro) formado pelos mais variados personagens que conheceu ao longo de sua vida morando no Japão. Desde astros como os cineastas Akira Kurosawa e Yasujiro Ozu, escritores como Yukio Mishima e Kenzaburo Oe e do mestre zen Daisetz Suzuki, a pessoas comuns que marcaram a vida de Richie de alguma forma.

É o caso, por exemplo da crônica em que ele conta como passou a ficar desconcertado com a atitude de uma florista que nos dias em que vestia vermelho o cumprimentava efusivamente e quando estava de verde o olhava com desdém. De forma graciosa e envolvente, ele descreve como aquele estranho comportamento o deixa cada vez mais inquieto até o ponto em que descobre o motivo.

Um livro indispensável para quem se interessa pela cultura oriental.

Márcia Regina 16/03/2010

"Retratos japoneses"

Um norte-americano descrevendo o mundo japonês com um olhar de quem tenta compreender, ainda que saiba o quanto esse compreender é quase impossível.
Interessante, gostei do livro. São pequenas crônicas sobre pessoas que integram a cultura japonesa mais atual. Perdi muito por não reconhecer algumas pessoas, já que dessa cultura pouco chega até nós. É uma pena.
Recomendo o livro.