A Mulher de Pilatos

A Mulher de Pilatos Antoinette May

Resenhas - A Mulher de Pilatos

PolyFlores 26/01/2010

Gostei muito!
Este livro retrata uma época em que as mulheres, mesmo vivendo submissas e oprimidas, tiveram um papel fundamental para definição da história.
O livro traz uma riqueza em detalhes de toda a Judeia. A autora, estudiosa deste cenário, nos proporciona uma leitura fácil, onde a realidade e a ficção se misturam de uma forma adorável.
Emma.Ashelley 29/06/2023minha estante
Exatamente

Aline Maziero 12/11/2009

A mulher de Pilatos não é uma história pra quem quer saber mais da vida de Jesus. Embora se diga que este foi o acontecimento mais importante da história, o contato de Cláudia com Jesus é minímo. É um prato cheio para se saber de costumes romanos. Uma das partes que mais gosto no livro, mas da qual depois Claudia tanto se recrimina, são os primeiros meses de casamento, quando ela amava (ou julgava amar) Pilatos e o que ela faz para manter esse amor. Cláudia vive uma vida de perdas, de tudo que lhe é caro. Só encontra afeto em uma escrava e em uma prostituta. Isso até o momento em que ela encontra (ou reencontra) Holtan, um ex-escravo dácio, gladiador, a quem se entrega. Mas dessa parte eu gosto mens. Engraçado como gostei da figura de Pilatos neste livro. Era um cara ambicioso, mas não ruim. E o erro dele foi se deixar ficar quieto ante a turba que pedia a morte de Jesus. Bom, espero que vocês leiam e gostem tanto quanto eu da leitura

Universo Ao Inverso 20/06/2020

A icônica Claudia e o poder feminino
A autora Antoinette May resgatou a história de uma das mulheres mais sensacionais e incríveis de toda a história do mundo, Claudia a mulher de Pilatos.
"Lavo minhas mãos" disse Pilatos durante o julgamento de Jesus Cristo, tornando-se uma das figuras mais conhecidas mas poucos sabiam da existência de sua esposa chamada Claudia, que tentou ajudar Jesus Cristo, que teve sua biografia desconhecida, assim como outras mulheres excepcionais.
No livro acompanhamos a evolução da Claudia, desde sua infância até um dos maiores acontecimentos da história, e percebemos que ela é diferente das outras mulheres com quem convive, pois desde jovem ela teve que fazer sacrifícios pra poder seguir as regras patriarcais da época e como ela foi descobrindo sua "voz" ao longo do tempo. Claudia vai se descobrindo ao longo da narrativa e é lindo poder ver os acontecimentos na visão dela e acompanhar a trajetória.
Recomendo a todos lerem esse livro e "ouvirem" a voz da Claudia, a forma como a autora trouxe a vida dela pro livro e o desenrolar dos fatos é algo que prende do começo ao fim.

rezinhanit 25/03/2011

Grande Mulher !
A maioria de nós já ouviu falar pelo menos em algum momento de nossas vidas, em Pilatos. Os mais religiosos, possuem uma visão aprofundada sobre o que realmente ocorreu, já outros não possuem opiniões formadas, pois não levantam bandeiras sobre religião. Mas é inegável o quanto esta mulher lutou em prol de um objetivo e o quanto Pilatos foi medroso. Pra quem acredita na bíblia, o livro torna-se um complemento ao conhecimento, já para os que não acreditam, mais uma leitura sobre história.Agregador !

Mágda 01/08/2010

A Mulher de Pilatos é uma obra que vale a leitura.

Não porque tenha uma nova teoria, ou apresente documentos históricos contundentes sobre esse ou aquele fato, mas, simplesmente, porque, ao contrário, não pretende possuir respostas, e sim apresentar possibilidades.

A história remonta a Roma antiga, já em decadência, prestes a ser governada pelo Calígula acima, marcada pelo jogo de poder, intrigas e traições. Narra a vida nas áreas conquistadas pelos romanos, o dia-a-dia das pessoas de uma época efervescente, cheia de misticismo, e contrastes, e deixa entrever as mudanças trazidas pela moral cristã.

A autora traz à vida uma mulher, como outra qualquer, que presenciou inúmeras mudanças em seu mundo, teve sua família massacrada, casou com um homem, o amou, odiou, traiu, foi traída, e por fim perdoou! Uma mulher cuja vidência levou a infinitos sofrimentos, pois não conseguia mudar o que o destino traçara, e que, levada por essa vidência, tentou salvar um homem, que iria marcar profundamente a humanidade.

Mone 12/08/2010

Tem que ser lido como ficção... É um romance interessante, pela descrição detalhada que nos teleporta para os primeiros anos da era cristã. Maaaas, sinceramente a falha foi estupenda quando falou de Jesus Cristo e claaaaaaaaro de Nossa Senhora. Achei isto desprezível. Ignorância pura, só continuei a leitura pra ver até onde ia parar.

Helaine 05/03/2012

Gostei muito.
Não conseguia parar de ler. Tirando as partes meio "viagem" sobre a história de Jesus (ele se casa com Maria Madalena, e aquelas baboseiras que muitos ficam repetindo por aí... as tradicionais "polêmicas" criadas para vender livros ), a leitura vale super a pena.

Larissa 05/12/2012

Nova visão feminina
Adorei este livro - leitura fluída, rica em detalhes, transporta o leitor para o Império Romano, demonstrando uma nova face tanto de Cláudia - personagem central - como de seu marido Pilatos.
Não se trata de uma biografia maçante, enjoativa, mas sim muito sutil e delicada. Recomendo!

Rosana 25/02/2014

Além de apresentar uma bela personagem da Roma antiga, uma mulher à frente de seu tempo, que desde cedo questionou dogmas e padrões, sem nunca perder sua essência feminina, a história também apresenta outra versão de fatos e personagens bíblicos, mais lógica e verossímil do que aquela que a Igreja Católica nos empurra goela abaixo há séculos. Excelente leitura!

Luana 04/11/2012

O começo do livro é meio entediante, mas depois a história vai se desenvolvendo e faz com que valha a pena a leitura.
Apesar de ser uma ficção, fiquei decepcionada com a forma como a autora descreveu Maria, mãe de Jesus. Mas isso não faz com que o livro seja menos apaixonante.

Cláudia é uma grande guerreira!

Dessa 13/11/2011

A Mulher de Pilatos
A Mulher de Pilatos vai te transportar para o poderoso e questionável Império Romano.
Apesar de ficção, A Mulher de Pilatos retrata com detalhes a vida dentro desta sociedade extremamente machista, corrupta e promiscua.
A estoria de Claudia Procula, nos mostra a crucificação de Jesus por um angulo diferente, através dos olhos de uma dama do Império Romano, a esposa de Pôncio Pilatos. Uma mulher que conheceu o destino de Jesus e poderia modifica-lo, mas não conseguiu mudar o curso do destino, nem o de Jesus, nem o seu próprio. Tao poderosa e ao mesmo tempo tao fraca; Claudia nos faz questionar se poderia ter interferido no curso dos acontecimentos caso não tivesse nascido mulher nesta sociedade comandada por homens incoerentes e inflexíveis.
Antoinette May soube misturar religião, romance e Historia com maestria. Por um momento você não vai ter certeza onde a ficção começa e termina. A Mulher de Pilatos vai com toda certeza te absorver, chocar e emocionar.

Digão Livros 13/08/2010

O livro retrata os meandros do império romano próximo ao marco zero da contagem de anos ocidental. O interessante é que, apesar de misturar ficção com história, o livro apresenta uma versão interessante e diferente da versão bíblica, do que pode ter acontecido para que Jesus fosse crucificado, dentro de um contexto histórico e social e conquista daquela região pelo império romano. Ótimo livro.

Laurinha 06/10/2010

Surpeendente!
O livro é magnífico, desde o processo de pesquisa até o resultado final. Conta a história literal da mulher de Pilatos, desde seu nascimento até sua velhice. Todos os outros citados, realmente fazem parte so contexto de suas escolhas, dos episódios graves e defíceis que enfrentou, porém são quadjuvantes na história de vida dessa mulher que realmente foi muito especial, mas perdeu-se demais no emaranhado de sua posição, numa época onde a mulher não tinha muitas escolhas e se rebelando com isso e reagindo a sua maneira, foi capturada pelas dores e perdas violentas que infelizmente acabavam por minarem todas as suas iniciativas tão corajosas que sempre buscaram captar mais e mais opções femininas, mas ruiam. Um livro dramático, porém instigante, com um estilo detalhista, mas não em excesso, que nos coloca em muitos ambientes e situações realmente mágicas ou repugnantes. Adorei e Recomendo.

Ester 30/08/2012

Vale a pena
O começo é meio enjoativo, parece que não vai ter progressão na história, mas as coisas logo começam a acontecer e você começa a entender a facilmente.

Começa com Cláudia (mulher de Pilatos)pequena explicando quem é quem na família e como era a vida dela antes de a irmã dela cometer umas burrices (dorme com Cláudio). Depois a família dela é bastante perseguida pela imperatriz, Lívia. Cláudia se apaixona e casa com Pilatos. Mas, depois ela passa a delirar por ciúmes, achando que está sendo traída e vive um romance, às escondidas, com um gladiador (Holtan) que era recordista de batalhas. No final, o romance dos dois acaba sendo descoberto, mas no meio de tanta ambição e tratos falados, ela acaba escapando da punição por conseguir mentir sobre uma visão relacionada ao seu dom de premonição. O livro é imprevisível e muito bom.

No final, além de ser um livro ótimo para quem gosta de história, é muito interessante por apresentar não só aspectos de Roma tais como na religião, culinária, política entre outros, mas também ser uma leitura leve. Quem ler não irá se arrepender.

Lu 26/02/2021

A mulher de Pilatos
Recomendo esse livro não só pra católicos mas para todos que acreditam em algo é fazem de tudo para alcançar o seu objetivo.
Lindo livro, narra as consequências de nossas escolhas e como ela afeta todos que nos cercam.
Trama maravilhosa, narrativa fluente, uma história a muito conhecida contada pelo ponto de vista nunca visto.