O Curso do Amor

O Curso do Amor Alain de Botton

Resenhas - O Curso do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Agnaldo 05/07/2021

O amor esgota ou nós que deixamos ele ir embora
Esse é mais um daqueles livro pra gente reler de tempos em tempos. O escritor explora muito bem a forma como o amor nos chega e o jeito que ele vai se desgastando com o chegar de situações que todos os casais vão passar. E assim ele mostra formas de contornar situações que parecem banais na nossa mente, mas que na verdade elas não passam de coisas triviais em um casamento. E por fim adorei a forma como o escritor apresentou o ciclo da vida do casal e nós mostrou que mesmo vivendo tanto com uma pessoa isso não é sinal de que conhecemos tudo nela.

Andre.28 31/10/2020

Ambiguidades, amor e uma narrativa entre altos e baixos
Quando um autor se propõe a escrever sobre relacionamento, teoricamente, temos um pressuposto para que ele possa desenvolver suas ideias sobre o assunto na medida em constrói um enredo e desenvolve os personagens. Quando uma narrativa começa bem, fazendo esse “dever de casa”, mas o tom é quase “imposto” como verdade, as coisas ficam meio desagradáveis para quem lê, piora quando os personagens começam a tomar escolhas erradas, tendo atitudes descabidas e movidas pela vaidade e desespero. Em “O Curso do Amor”, livro publicado em 2016, pelo escritor britânico Alain de Botton, nós temos estes elementos evidenciados numa narrativa que se completa numa decrescente.

Antes mesmo de qualquer coisa, esta resenha contém pequenos “spoilers” (entre aspas mesmo, porque são coisas dadas no enredo e nem se configuram tanto como spoiler), e caso quem leia, fique logo ciente disso. O livro conta a história de Rabih, um jovem arquiteto britânico/libanês de 35 anos e sua história de amor, casamento e vida com Kirsten uma jovem mulher de seus 30 e poucos anos, independente e trabalhadora. Da paixão, ao namoro e depois ao casamento. Os altos e baixos do relacionamento do casal, os filhos, as brigas e os comportamentos irritantes da convivência. Um balaio permeado pela narrativa em terceira pessoa, feita por uma espécie de conselheiro amoroso (o autor) que tenta explicar o amor e suas dificuldades.

Quanto as minhas considerações, posso dizer que o livro tem um caráter de “conselheiro amoroso do casamento”, o título é autossugestivo quanto a isso. Os problemas estão no enredo e no tom da narrativa, no começo é perceptível que o autor quer empurrar “verdades”, vendendo uma ideia de "amor ideal". O personagem do Rabih faz muitas burradas, erra e irrita, o mesmo acontece com a Kirsten, que em muitos momentos mais parece que o casamento dos dois é por pura conveniência. Mas a gota d’água foi a traição, que para mim matou a empatia pelo Rabih, sem falar das desculpas esfarrapadas do autor pra manter a família, mesmo com um desconforto latente e as brigas gratuitas. Rabih é muito inconsequente, e a Kirsten indiferente, e ambos em muitos momentos do casamento são inconsequentes, grosseiros e mimados, CARAMBA, o que custa se comportar como adulto e conversar sobre aquilo que tá incomodando? Eu fiquei muito chateado com a forma como esse casal se comporta como adolescentes mimados e sem noção de dialogo. Eu tentei relevar o tom de “verdade absoluta” que o autor tenta descrever toda hora sobre o que é o amor, mas chegou um momento que nem dava mais pra suportar.

Da metade para o final a narrativa cai muito, mas, mais especialmente o enredo e o comportamento dos personagens. O leitor vai perdendo a empatia, e o que resta é uma vaga observação de comportamentos insensatos e a constatação que já nem é tão interessante ver como duas pessoas se perdem numa noção equivocada de casamento. Um livro que posso dizer que foi mediano, entre altos e baixos, porém nem tão atraente assim. A ideia de superar o amor real não exime o comportamento imaturo de pessoas adultas que não sabem estabelecer um canal de dialogo, principalmente se as pessoas se encontram em um casamento, onde o diálogo é parte fundamental, alicerce da convivência e do amor. Não se poderia sublimar isso em nome de uma representação de um suposto “amor real”. Num casamento amor sem diálogo não é amor, e sentimento de conveniência entre duas pessoas.

Léo 12/03/2024

Nesse livro, Alain de Botton se propõe a apresentar o amor de uma forma um tanto diferente; mais como uma habilidade do que como um sentimento. Segundo ele, o romantismo nos prendeu a um ideal de perfeição inalcançável e pernicioso para os relacionamentos. Uma melhor forma de encarar a coisa é como uma jornada de aprendizado que se estende até os fins dos nossos dias. Nessa jornada, contanto que abertos, aprendemos sobre o outro e sobre nós mesmos.

Os capítulos tratam de cada estágio de um relacionamento, da paixão inicial, passando pelas primeiras crises, os problemas, os novos ares com a vinda dos filhos, até chegar à maturidade, quando enfim entendemos que somos imperfeitos e que só se aprende amar amando.

O livro mescla a narrativa ficcional de Rabih e Kirsten com comentários filosóficos e psicológicos de Botton. E, de certa forma, o autor faz com que sintamos que estamos sendo analisados, cada parte de nossa vida, do comportamento infantil aos momentos de autosacrifício. Leitura incrível!

MMs 26/10/2017

Amor Real
O curso do amor é aquele livro que faz você ponderar sobre o amor real. Não aquele amor visto em filmes e contos de fadas, mas aquele amor real vivido diariamente dentro de nossos lares. Aquele amor tem desafios e mágoas porém também tem companheirismos, perdão e esperança.

Larissa 06/04/2021

Amor é aceitar o defeitos
Livro muito bom, como já era de se esperar, adoro o modo como Alain de Botton consegue abordar todos os assuntos que envolvem o amor, de forma clara e de fácil entendimento.
Amar é não criar a ilusão da perfeição do outro, é aprender a amar mais do que é ser amado...

Bibi 14/03/2021

As definições de livro preferido foram atualizadas
É isso, galera. Esse é meu livro preferido da vida toda. Não tem pra ninguém.
Esse é daqueles livros que você não vai conseguir não marcar trechos em TODAS as páginas.
Alain de Botton entende muito do ser humano, bem como de suas emoções, medos, angústias, anseios e por aí vai. E adorei o fato do livro contar a história de uma família ao mesmo tempo em que desenvolve uma espécie de estudo sobre eles enquanto seres extremamente complexos.
Me vi em tantas passagens da história... Todo mundo deveria ler esse livro!!! Sério!
Esse livro não vai sair da minha mesa de cabeceira jamais. Estou apaixonada ??

Thati 03/06/2021

O casal é fictício, mas as interações e sentimentos são bem reais!
Um bom romance com pitadas de conhecimento da psicologia sobre as relações modernas e o curso que o amor faz na vida das pessoas

cris.leal 28/04/2018

Esperava mais...
Em “O Curso do Amor”, o escritor e filósofo Alain de Botton lança mão da ficção para discutir, através da história de Rabih Khan e Kirsten McLelland, as complexidades de um relacionamento amoroso duradouro. Ele acompanha o casal desde o momento em que se conhecem e se apaixonam, passando pela vida de casados e pelos altos e baixos que eles encontram ao longo do caminho, como: falta de dinheiro, criação dos filhos, tédio, infidelidade, etc. O autor vai intercalando a história com reflexões filosóficas e dicas perspicazes sobre amor e casamento.

Não posso negar que o livro tem sua importância, na medida em que se empenha em mostrar que o amor é, em essência, uma habilidade que precisamos aprender, principalmente se almejamos investir em um relacionamento de longo prazo. Achei bastante interessante os insights pessoais do autor, e até me identifiquei com muitos deles. Entretanto, achei que a estrutura narrativa do livro, meio distante, meio fria, combina mais com um estudo de caso do que com um romance propriamente dito, e isso me desapontou um pouco.

site: https://www.newsdacris.com.br/2018/04/resenha-o-curso-do-amor-de-alain-de.html

gvnnrs 16/04/2021

PROCURA-SE MAIS LIVROS DESSE TIPO ????

gente eu to apaixonada, nunca tive essa sensação de ter aprendido com tanta coisas sobre a vida que se não fosse por essa leitura eu demoraria anos e talvez até não chegasse a essa conclusão...
me caiu em um momento que conversou muito comigo, me identifiquei em praticamente cada página e entendi muitas coisas que sempre me intrigaram sobre relacionamento, amar e ser amado, ideologias e expectativas... acho que todo mundo deveria ler esse livro um dia! um daqueles que faz diferença na vida (pelo menos na minha, fez)
sério me indiquem mais livros que falem sobre relacionamentos humanos e seus mil mistérios e explicações, to encantanda com esse tipo de conteúdo! ??

"[...] o amor só dura quando não somos fiéis às suas sedutoras ambições iniciais e que, para ter um relacionamento duradouro, precisará abrir mão dos sentimentos que desde o início o levaram a amar. Precisará aprender que o amor é mais habilidade do que entusiasmo."

"O que chamamos de amor, em geral, é apenas o início dele."

"As histórias de amor não começam quando receamos que alguém não queira nos encontrar de novo, mas quando essa pessoa decide que não teria nada contra o fato de estar ao nosso lado o tempo todo; não acontecem quando a pessoa pode sair correndo a qualquer momento, mas quando faz a promessa solene de nos amparar e ser nosso cativo pelo resto da vida. Nossa compreensão do amor foi sequestrada e iludida or esses primeiros momentos de confusa emotividade do sentimento. Permitimos que as histórias de amor que vivemos acabem cedo demais. Aparentamos saber muito sobre como começar o amor e quase nada acerca de como ele pode durar."

"Rabih e Kirsten vão se casar, sofrer, se preocupar muitas vezes com dinheiro, primeiro terão uma menina, depois um menino, um deles trairá o outro, haverá períodos de tédio, às vezes vão querer matar um ao outro e, em algumas oportunidades, se matar. Essa será a verdadeira história de amor."

"Ver quem amamos desanimado e em crise, aos prantos e se sentindo incapaz, pode nos tranquilizar no sentido de que, apesar de todas as virtudes, ele também não é destestavelmente invencível. Muitas vezes também se sente confuso e desorientado, constatação que nos confere uma função de apoio, reduz a vergonha de nossas próprias inadequações e nos aproxima dele com base em uma experiência comum de dor."

Ju Furtado 09/11/2021

Para ser relido
O livro não poderia ter um título melhor. O que acompanhamos ao longo das páginas é o curso de um relacionamento comum a todos nós. O autor é brilhante na condução da história, intercalada com reflexões profundas e complexas. Não sei se é possível absorver todo o conteúdo, não é uma leitura propriamente fácil, identificações com características e falhas das personagens parecem-me inevitáveis. Por essa razão, pode ser uma leitura um tanto sofrida. Mas é um livro dos que valem muito a pena ler, reler e refletir.
Maria 09/11/2021minha estante
Oi, Ju! Tudo bem? Você já leu Ensaios de amor, do mesmo autor? Caso não tenha lido, acho que você iria gostar. Abraços. Boas leituras!

yeahjuliia 18/05/2021

Leitura obrigatória!
Esse livro mudou várias percepções que eu tinha sobre relacionamentos amorosos. Um dos meus romances preferidos da vida! ??

Uma coisa legal é que ele mistura ficção com observações do narrador, e isso deixa o livro mais dinâmico! Refleti DEMAIS!

vifinkler 14/06/2021

Eu tô esgotada
Um grande murrão na ideia de ter um romance de filme, porque a vida real não te da essa possibilidade.
É a história de um casal, desde que se conheceram até a meia idade com filhos. Enquanto a história se desenrola, tem uns comentários do autor sobre relacionamentos que fazem a gente refletir ainda mais.
Acho que não pode ser considerado literatura de ficção por ter esses comentários e talvez pq não é ficção, mesmo os personagens sendo criados. Lembra um pouco normal people, mas menos literário.
Sempre esse tipo de história me deixa desgastada, porque parece que fui eu que passei por um casamento assim, me sinto já fracassando em relacionamento, apesar de ser até bom o final.
Agora, vou pegar qualquer livro clichê de romance pra ver se fico mais animada. Me deixa viajar no amor romântico um pouquinho mais, não tô pronta pra viver romances realistas e cheio de baixos e leves altos.
?Ele sabe que a felicidade perfeita só chega em unidades minúsculas, por acréscimo, talvez não mais que cinco minutos de cada vez.?
Só não dei 4 estrelas, porque eu gosto de me iludir, se fosse pra ver relacionamento real, eu já fico frustrada aqui no Brasil.

Sérgio 07/02/2022

Nunca pensei que fosse ler um livro de Bottom que fosse um misto de auto-ajuda com tom professoral... Apesar de ter um ou outro pensamento interessante e passagens que nos fazem rir, o livro é fraco, uma escrita pobre e nada estimulante. Sinceramente, não perca seu tempo!

eliabxanca 06/01/2022

"O amor é uma habilidade, e não apenas um entusiasmo."
Apesar de ser um livro que foge da minha zona de conforto, fui totalmente fisgada pela escrita poética do Alain. É um livro que aborda o amor de uma forma crua e realista, se torna impossível não se emocionar ou de se identificar em alguns momentos dessa trajetória de amor entre o Rabih e a Kirsten.

Jaque 21/11/2020

Genial
Eu achei simplesmente genial como o autor mescla o desenvolvimento dos personagens na história, com as análises sobre eles. É lindo e profundo! Definitivamente pretendo reler daqui a um tempo. É o tipo de leitura que depois que a gente termina, a gente precisa digerir.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6