Perigosa Amizade Gisela Bacelar

Resenhas - Perigosa Atração

Ana 05/12/2017

Bom, mas poderia ser melhor.
Narrado em terceira pessoa, o livro inicialmente apresenta Roberta, uma menina determinada e com personalidade forte, Denis, conhecido por ser bagunceiro e descontraído, e Melissa, que conquista todos com a sua autenticidade. Os três são melhores amigos desde quando eram crianças. Porém, após a transição da infância para a adolescência, a amizade do trio parece ser improvável, já que Denis está diferente e é mais popular que as duas amigas.
Será que, apesar dos obstáculos, eles conseguirão manter a relação inseparável?

Matheus tem 18 anos e está imerso em um mundo problemático com drogas, álcool e sexo. Gabriel, aos 15 anos, vive com seus conflitos internos e sonha em tocar, como baterista, em uma banda. Os dois são praticamente irmãos e, apesar da diferença de idade, estão sempre juntos em festas, acumulando conquistas. Mas eles irão perceber que precisam parar de viver em suas ilusões e voltar para a realidade.

O problema de livros com vários personagens é que, às vezes, fica difícil para o leitor se envolver com eles. No meu caso, foi isso o que aconteceu: eu não consegui me conectar com os personagens, achei a construção deles pouco desenvolvida, e isso foi um aspecto negativo do livro, já que, para mim, personagens cativantes são decisivos para uma boa leitura.
Acredito que, por ser o primeiro livro de uma série, a autora optou por não abordar profundamente os temas que propôs.

Apesar de tudo, a escrita é fácil e rápida de ler. E eu gostei dos desfechos (não definitivos) dados aos personagens. Eu recomendo para quem gosta de um drama mais adolescente.

Lê Golz 08/12/2017

Perigosa amizade (o título diz tudo)
Perigosa amizade - o começo, da autora nacional Gisela Bacelar, é o volume zero da série de mesmo nome. Confesso que apesar da autora já ser conhecida por seus textos nas redes sociais, esse foi meu primeiro contato com sua escrita, e, portanto, tudo novidade pra mim.

Em uma rede de encontro e desencontros vamos acompanhar a história de vários jovens. Drogas, álcool, relação com os pais, popularidade e sexualidade. Esses assuntos estão presentes na vida de qualquer adolescente, o que muda é a maneira com que cada um lida com os mesmos. São esses temas tão comuns que podem mudar e definir o destino desses jovens, e esse livro está longe de ser um conto de fadas. Segundo as palavras da própria autora: é um livro sobre a vida.

Uma característica importante na escrita da autora é sua forma direta. Em outras palavras, ela vai direto ao ponto, toca na ferida. Gostei de sua narrativa fluída e foi fácil devorar o livro rapidamente.

Poderia descrever cada um dos personagens, que não são poucos, mas o gostinho é descobrir cada um deles ao longo da narrativa. Entre eles, senti um maior foco em Roberta, Melissa e Denis, que são melhores amigos desde a infância. Com a chegada da adolescência e tantas descobertas, tem sido muito difícil manter a amizade de ambos. E imagino que certamente muitos jovens irão se identificar com esses personagens. Outro que também ganhou minha atenção foi o Gabriel, que sonha em seguir carreira com a música, mas é barrado pelo pai que quer escolher a profissão do filho. Quando ele enfim consegue permissão para sair para uma noitada, ele extrapola. Isso me fez pensar em uma realidade cada vez mais presente hoje. Muita droga, álcool e sexo em uma única festa. Até que ponto vale a pena ir para se tornar popular e ser aceito pelos "amigos"?

Ao abordar tantos assuntos da nossa realidade, a autora nos mostra como a adolescência é um período frágil e conturbado. Talvez seja nesse período de nossas vidas em que estamos mais suscetíveis a cometer erros. A presença ou não dos pais é inquestionavelmente impactante para a formação desses jovens. Eu, como adulta, me vi julgando as idiotices que esses jovens cometem. Por exemplo, a ideia que as meninas fazem da virgindade nos tempos atuais e como elas caem fácil na conversa dos "carinhas". Suspeito que fui a adolescente mais careta da minha geração, porque não é possível! (risos). Porém, também me peguei pensando como a história de vida de cada um pode mexer com suas mentes e suas atitudes (embora muitas coisas não possam ser justificáveis). Enfim, quando somos tão jovens estamos começando a encarrar um mundo real e cruel.

Perigosa amizade é um livro para extrema reflexão, principalmente para os jovens. Ao acompanhar os erros desses jovens na ficção, quem sabe o leitor não questione as próprias atitudes e veja quantas consequências desastrosas virão a seguir. É um volume curto e que deixa a gente com gostinho de quero mais. Estou bem curiosa para ver quais serão os próximos passos dos personagens. Não foi um livro cinco estrelas, mas com certeza vale a pena. Super recomendo!

site: https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2017/12/resenha-perigosa-amizade-o-comeco-de.html

Gabriela.Gokrainre 03/01/2018

Estou curiosa para a continuação
Eu já conhecia os textos da Gisela na internet e acompanhava o trabalho dela no wattpad, a série Perigosa Amizade é de longe o melhor livro jovem que eu li.
Os personagens são muito reais e as tramas superbem desenvolvidas.
Parece que faço parte da estória.
Parece que tô dentro de um seriado tipo THE OC.
eu amei e recomendo.
você vai virar um fã dos personagens e querer saber cada passo deles.

Lara.Lelles 03/01/2018

Aguardo ansiosamente continuações
Quando comecei a ler o livro foi amor a primeira página e até hoje não me canso de ler. Desde o princípio me identifiquei muito com os personagens, as ações deles eram como se fossem minhas. Aprendi bastante também, pois na época em que comecei a ler estava passando por uma fase muito conturbuada.
Acredito que seja o tipo de livro que você chega a última página como uma pessoa mais edificada e ideais mais definidos. É o tipo de livro que dá orgulho dizer que leu. É o tipo de livro que você aprende e se envolve com a vida dos personagens, do início ao fim.
#EuLeioPerigosaAmizade

Alana.Fontes 03/01/2018

Já tô louca pra o novo livro
O livro perigosa amizade é realmente incrível. Minha amiga falava dele o dia todo que eu já o amava antes mesmo de ler. Agora que li, só quero continuações.

Laise Caroline 11/08/2017

Resenha Mundo Sublinhado
A adolescência é o período mais confuso da vida, e é nessa fase que conheceremos os protagonistas de Perigosa Amizade. A história gira em torno de Roberta, seus amigos e as pessoas que em algum momento cruzarão a sua vida. Ela não é a menina mais popular da escola, não é a mais bonita, a mais inteligente, muito menos que vai ter a super festa de quinze anos, ela é só uma garota normal, com problemas normais para a sua idade. Já Melissa, sua melhor amiga, também tem 14 anos, e antes mesmo de fazer 15 anos, elas começam a se deparar com situações que envolvem muitos sentimentos e nem sempre tomarão as melhores decisões.

Roberta ainda não percebeu, e se percebeu nega para si mesma, mas gosta de seu melhor amigo e isso a maltrata tanto que chega a doer. Ela tem uma relação legal com as irmãs mais velhas, mas seus pais negligenciam alguns momentos que para ela seriam importantes e para ela, Denis e Melissa são essenciais, pena que ele vive a decepcionando.

Melissa tem uma dificuldade (gigante) em perceber quando um relacionamento não terá futuro e fica fantasiando o próprio conto de fadas, que por sinal ela acha que tem dia e hora marcados, mas nem sempre é assim tão simples, e o príncipe pode ser um tremendo sapo vagabundo que não é digno dessa menina fofa que tem o coração tão grande quanto sua inocência, e no dia marcado, será que ele vai?

Denis, o melhor amigo das duas garotas, tem um grande sonho, ser jogador profissional de futebol, mas tem outra coisa que seria bem importante para ele? Perder a virgindade. Ele já está andando com os garotos descolados, a galera gosta dele e a garota mais ?gostosa? do ano deles está dando mole, então falta pouco, mas será que isso basta?

Matheus (eu ouvi alguém gritar maravilhoso!?) não tem contato com a mãe, desde que ela abandou ele e seu pai enquanto ele ainda era uma criança e por vezes ele se pergunta se ela estivesse com eles, se a vida dele seria diferente. Após se meter em uma nova confusão, ele terá que passar um tempo na capital, o que ele não acha tão ruim, pois tem um grande amigo que considera praticamente um irmão por lá, então eles poderão passar um tempo juntos e curtir um pouco.

E adivinhem só? Em um certo momento, a vida vai juntar essas pessoas, e mais algumas outras, e você vai perceber que o mundo dá voltas e que a vida de um adolescente pode ser muito mais difícil do que se imagina.

Você irá acompanhará experiencias amorosas desastrosas, corações partidos, amizades verdadeiras, amizades desfeitas, desilusões, decepções, novas oportunidades, o primeiro contato com drogas, álcool? E se surpreenderá com atitudes de adolescentes maduros e outros que são tão inconsequentes que você acabará sentindo a dor deles.

Minhas considerações

Quem não passou por alguma dificuldade na adolescência, que dê o primeiro dislike nesta renha. ? haha ? Quem nunca se arrependeu de nada que fez que levante a mão. Viu, até agora ninguém levantou! rs

Em Perigosa Amizade sentimos a intensidade que os personagens estão sentindo. Eles tem tanta sede de se sentirem vivos, de terem experiências, que acabam se entregando (as vezes por vontade, em outras por ingenuidade), experimentando e sofrendo consequências. E o que acontece com nós leitores? Vivemos e sofremos junto com eles!

Quando li os outros dois livros de Perigosa Amizade, eu queria ser amiga da Roberta, para dar um abraço nela e estar lá quando ela precisasse, hoje, continuo com a mesma sensação, mas fico feliz por ela ter a Melissa. Sei que amizades verdadeiras vão ser sempre postas a prova, e espero que elas passem por todas e que realmente possam rir no futuro, das coisas que às estão fazendo chorar hoje.

Esse livro é para quem já foi adolescente, mas já se esqueceu de como é, e para quem está na fase de tomar decisões e de viver novas experiências. Esses jovens fizeram algumas escolhas e viveram as consequências, sejam elas boas ou ruins, assim como eles, você também pode escolher o que fazer, mas nunca poderá escolher quem irá esbarrar na sua vida, mas poderá escolher quem ficará? eu já escolhi, espero que a escolha da Roberta seja a mesma que a minha e que Deus nos ajude. Amém!

Robert.Santiago 03/01/2018

o livro realmente parece ser muito bom, sempre ouço falar sobre a autora e pelo que estou percebendo nesse livro ela combina uma história muito bem elaborada com uma escrita impecável.

Ranielly.Santana 03/01/2018

Ótimo ??
O livro perigosa amizade é incrivelmente maravilhoso. Minha prima me apresentou e até hoje não canso de ler. Super indico para todos!

Gabriel.Santana 03/01/2018

Tolice

umalivraria 25/02/2018

Resenha @umalivraria - #resenhasdaelay
❝Nós teremos sorte se nos encontrarmos outra vez...
Era uma questão de tempo e de vários desencontros.❞

A adolescência é uma fase difícil pra todos, os jovens precisam lidar com vários questionamentos como: relacionamento familiar, amizades e a vida nas redes sociais. Sabemos que a geração atual está cada vez mais ligada neste mundo e, na maioria das vezes, o deixando influenciar completamente em suas vidas.

No início da série “Perigosa Amizade” temos a realidade desta fase. Na narrativa, conhecemos alguns adolescentes, participamos de suas rotinas, conhecemos seus receios, desejos e dúvidas sobre a vida adulta.

A obra retrata os dilemas de cada um, alguns simples como: primeiro beijo e outros preocupantes como: sexo e drogas.

Roberta, Denis e Melissa são amigos de infância, compartilham tudo. Há um tempo Roberta e Denis perceberam que o que era somente amizade, está virando algo mais sério entre os dois. O problema é o garoto e sua imaturidade, ele não quer viver um relacionamento e prefere aproveitar sua popularidade. A menina, por outro lado, não aguenta mais viver neste meio termo. Melissa é uma doce garota que lida com a frustração de sua primeira vez e torce para que os amigos se entendam.

Existe também outros três personagens que serão bastante importantes na série: Matheus, Gabriel e Sara. A garota possui uma família bem desestruturada, Gabriel é protegido pelos pais e Matheus, um belo badboy.

Eles possuem seus problemas e todos têm um jeito de lidar com os mesmos. Gisela soube dosar exatamente isso. Todos trazem uma personalidade e, como sempre falo, as melhores histórias são as reais.

Nós, adolescentes ou não, já passamos por alguma destas situações. É importante para refletir e traz temas polêmicos, pouco abordados no mundo da literatura.

Um grande Young adult, de uma autora que me surpreendeu bastante.

site: https://www.instagram.com/umalivraria/

Fran @paginasdafran 03/03/2018

Perigosa Amizade
Todos os adultos já passaram pela adolescência e de uma forma ou outra, é esta fase, tranquila ou conturbada, pacífica ou rebelde, que define os rumos que a vida dos jovens seguirá.

É o momento que conhecemos o primeiro amor e temos as primeiras decepções, a adolescência é plano de fundo de histórias tristes e emocionantes, mas não apenas desses momentos ela é constituída.

Perigosa Amizade aborda algo extremamente simples e ao mesmo tempo, muito complexo para os adolescentes: seu próprio dia-a-dia.

Escola, primeiro amor, sexo, virgindade, drogas, álcool, família e amizades. São mais de dez jovens, cada um deles lidando com seus próprios demônios.

Nem todos são amigos, mas ao longo da história suas vidas se entrelaçam, se cruzam e se separam, e enquanto alguns se preocupam com coisas banais, outros carregam fardos pesados demais para suas vidas.

Roberta, Melissa e Denis são amigos desde crianças e essa amizade começa a mudar quando Roberta começa a gostar de Denis e percebe que o amigo, tentando perder a virgindade, só quer pegação e curtir com as garotas da escola.

Melissa idealiza a perda da virgindade e pode ter uma grande decepção, enquanto Gabriel, Matheus e Guilherme descobrem as noites de festa, drogas e sexo.

A história ainda relata a vida de dois irmãos gêmeos, Sara e Jonas. Ela, super dedicada aos estudos, ele, tenta a todo custo entrar para o grupo dos populares.

São histórias comuns, que todos nós já vivemos e por isso é muito fácil se identificar com um ou outro personagem.

Este é o primeiro livro da série, uma abertura bem tranquila que deixa o leitor curioso pra ver onde esses caminhos os levarão.

Grazielle 19/03/2018

Terminei de ler este livro em dois dias.
Isso mesmo, migos, dois dias. Isso porque eu ainda dei uma enrolada, para não engolir o livro. Sério! A história dele super faz com a gente queira engolir as palavras para saber quais personagens serão citados, o que acontece com cada um deles e quem vai se encontrar com quem no meio desse caminho de 234 páginas, escritas por Gisela Bacelar. E QUE personagens, meu povo. Este volume zero, traz uma galera que eu não lembrava que existia nas outras histórias e explica muitas ações de personagens que virão na sequência (oremos) do livro II (Amigas Para Sempre).

Para quem não está entendendo, este é o primeiro livro inédito da série Perigosa Amizade, lançado por Gisela Bacelar. Porém, alguns volumes foram escritos inicialmente, em um blog e no Wattpad (já retirados para serem reescritos e relançados pela editora Outro Planeta), desde que a autora ainda era adolescente. A série fez tanto sucesso, que me lembro de ter visto a Maísa (aquela do Bom Dia & Cia) com um exemplar do livro, lançado também de forma independente, na mão.

Deixando de lado todo esse blá, blá, blá, e a minha admiração pela autora, que conseguiu realizar o sonho de publicar o livro com uma editora, vamos ao dito cujo.

Começo comparando o livro com a série elogiada Gossipi Girl. E é brasileiro (mais um viva para nossa literatura). É um livro, como bem diz a escritora, em suas páginas iniciais, sobre a vida. É sobre jovens, sobre pais, filhos, amigos, romance e muito choque de realidade. Não tenho como categorizar esta obra em uma caixinha de gênero. É um livro que recomendo para pais e filhos, para que cada um entenda mais o conflito do outro.
Este primeiro livro retrata a vida de vários personagens e seus dilemas particulares: brigas entre amigos, desentendimento de pais e filhos, namoro, virgindade, primeiro beijo, relação entre álcool e drogas - sim, essa realidade existe e precisa ser falada, por favor! Chega de tabus implícitos ou nem mesmo citados. Acredito que este seja o primeiro nacional que leio, que trata o mundo dos jovens e das drogas da forma como realmente é e isso não é, de forma alguma, algo ruim. É uma chance de mostrar aos adolescentes o que certas escolhas acarretarão e uma maneira, ao meu ver, de ajudar a evitar tanto abuso.

O livro se passa, dentre alguns cenários, principalmente na escola, relatando quem são esses jovens, como são estereotipados em uma instituição de ensino e em como isso afeta a vida deles fora da sala de aula. Como amigos desde a infância podem quebrar promessas por não pertencerem a mesma “classificação” adolescente. E o mais triste, é saber que isso realmente acontece.
A escrita é simples - e não de um jeito ruim, de uma maneira que conversa com os jovens - e fluida (muuuuuito fluida. já falei que é fluida? haha) prende o leitor, como dito anteriormente, para uma descoberta dos acontecimentos sequentes e ainda deixa alguns mistérios em aberto – o que aconteceu com o pai de Jonas e Sara? Por que Monique é tão diferente de seus pais e seu irmão? Duda e Monique são realmente amigas? Eu tenho certeza que você irá se conectar com algum personagem; porque de Roberta, Melissa, Denis, Matheus, Gabriel e companhia limitada, cada um de nós tem um pouco. Ninguém é 100% certinho, ninguém é 100% porra loka e irresponsável e ninguém é completamente feliz com a vida que leva, independente de como ela seja; sempre restam lacunas a serem preenchidas.
E o mais importante: como o caminho de todos esses jovens se cruzarão?
E eu fico aqui, ansiosa pelo segundo volume da série (que deve ser lançado ainda no fim deste ano), que promete mais e mais emoções.

site: http://wp.me/p7MKQF-1kM

Alex - @cretinoliterario 10/04/2018

Perigosa Amizade
"Este não é um livro de ficção, um romance, um suspense ou um conto de fadas. É um livro sobre a vida."

Adolescente é um bicho esquisito, com as suas inseguranças, seus sonhos, e sua imaturidade. Eles querem desbravar o mundo, querem sentir o ar fresco da liberdade em seu rosto. Eles estão começando a fase dois da vida. A fase do descobrimento.

E nesse livro você irá se envolver nesse mundo perigoso da adolescência, onde não existe apenas um protagonista e sim dez, que irá fazer você morrer de amores por uns e morrer de ódio de outros.

"-Porque melhores amigas são pra isso"

Roberta e Melissa são duas melhores amigas, ambas com quinze anos. Enquanto Roberta é mais decidida e realista e tem que lidar com uma família esquisita. Melissa é mais tagarela e sonhadora e tem o que quer ao seu alcance.

Denis é amigo das duas e sempre acompanhava as meninas na infância, onde quer que fosse, mas agora ele mudou e começou a colocar outras prioridades acima da amizade.
Matheus é um jovem de 18 anos que não pensa no futuro. Ele mora com um pai que dá a liberdade que todos querem.

Gabriel sonha em ser baterista, mas seu pai é um ditador e impede que o filho sonhe, e apenas estude.

Jonas e Sara são irmãos gêmeos, e diferentes um do outro. Enquanto Sara só pensa em estudar, Jonas quer chamar atenção da turma da escola de qualquer jeito.

O livro aborda vários temas interessantes. Virgindade, crise familiar, drogas e amizades perigosas e entre outros que você só saberá se ler.

Este livro foi uma surpresa para mim, o gênero teen me conquistou. Eu relembrei muito da minha adolescência. A escrita da Gisela é descomplicada, uma leitura que flui e uma historia que conquista. Ri e chorei junto com os personagens.

Este livro é o primeiro de uma série de livros.

site: https://www.instagram.com/cretinoliterario/

Marina Mafra 11/04/2018

Sobre o "Universo Adolescente"
"Quantas vezes nos isolamos por achar que isso dói menos do que lutar pelo que nos enche de vida, pelo que faz a alma saltitar e o coração bater, mostrando-nos que estamos vivos?"

A história nos apresenta alguns jovens, que como adolescentes, estão na fase de descobertas e de fazer escolhas que podem marcar as suas vidas para sempre.

Traz todas as emoções que envolvem a escolha dos amigos, do primeiro beijo, da primeira vez, o relacionamento com os pais e principalmente as consequências das escolhas que farão.

Com personagens cativantes, em um cenário que alterna entre a escola, as casas dos jovens e muitas festas regadas a bebidas, drogas e sexo.

A escrita é em terceira pessoa, a narrativa te prende do começo ao fim.

"Para não chorar por causa do desgaste emocional, apanhou um livro na estante e começou a ler. Os livros tinham o poder de levá-la a qualquer lugar. Davam a ela pequenos intervalos de paz, em que conseguia se libertar dos conflitos da vida e viver as experiências de outras pessoas. Seria mágico se, ao virar a última página, não tivesse que retornar para a realidade."

Recomendo para jovens que precisam fazer escolhas ou para quem curte esse universo adolescente.

Yaya 11/04/2018

Um livro sobre a vida
O livro mostra como lidamos com situações que são "difíceis " na vida
O livro nos mostra como ser .
O que fazer quando tá mal ou precisa de ajuda até mesmo resolver um triângulo amoroso que soa coisas de nossa adolescência
O livro e maravilhosooooo