A História de Malikah

Resenhas - A história de Malikah

1 | 2 | 3 | 4

Cassia @AmantedeRomances 09/04/2018

Completamente incrível!!
A história de Malikah, segundo livro da série ‘O amor nos tempos de Ouro’, é um romance histórico ambientado no Brasil colônia em plena extração de ouro, em uma época onde o preconceito e a escravidão imperava a autora Marina Carvalho nos apresenta a história de uma heroína negra (quanto orgulho), uma mulher que foi arrancada de seu lar e forçada a viver os horrores da escravidão mas que foi capaz de lutar sua vida e a de seu filho, e reencontrar o amor.

Malikah foi arrancada de sua terra natal e escravizada junto com sua mãe, no Brasil ela encontrou o pior do ser humano, a maldade, a ganância, o preconceito e a discriminação, mas ainda criança conheceu uma amizade sem distinção e preconceitos, encontrou em Henrique um verdadeiro amigo, mas que ao passar do tempo esse sentimento se transformou em uma intensa paixão, porém Euclides não aceitará o envolvimento de seu filho com uma escrava e fará de tudo para tira-la de seu caminho.

❝Vivemos em um mundo injusto e cruel, querida, onde seres humanos subjugam seus semelhantes sem remorso.❞

Abandonada grávida pelo homem que amava, ela está disposta a viver feliz ao lado do filho Hasan, na fazenda de Cecile e Fernão, um lugar seguro e tranquilo, mas a sombra de Henrique a acompanha, ainda magoada está disposta a tira-lo de sua vida, porém Henrique está determinado a qualquer custo reconquistar Malikah e o amor de seu filho. E e fará de tudo para provar seu arrependimento, mesmo que para isso precise ir contra toda a sociedade.

❝Claro e escuro. Branco e Preto. Certo e errado. Henrique e Malikah ❞

Henrique não é um Príncipe encantado, é um homem como todos, que comete erros. Esse é um personagem diferente, onde a autora explora a sua fraqueza, é falho porém teve a humildade de tentar se redimir e resgatar o menino que se apaixonou por uma mulher, sem se importar com sua cor de pele, um menino bom, que se deixou envenenar contra a mulher que amava graças aos caprichos do pai e que assim quase destruiu a vida das pessoas que mais lhe importava no mundo.

Como se todos os tormentos passados pelos mocinhos, esse terrível vilão fará de tudo para se vingar de Cecile, Fernando e principalmente de Henrique e Malikah.

Não tenho palavras para descrever, 'A história de Malikah' é um livro que toca na alma, que apesar de mostrar todas as mazelas da escravidão foca na luta de liberdade, do perdão e do amor.

Malikah é realmente a rainha dessa história, uma mulher de uma força sem igual, uma mãe dedicada e amorosa, uma amiga leal e principalmente uma ótima pessoa. Sem dúvida a melhor leitura de 2018!

Mais uma vez Marina trouxe uma história com muita qualidade, emocionante e reflexiva além de ser rica em detalhes principalmente sobre a cultura Africana, a autora durante meses de estudo procurou se aprofundar no assunto para trazer assim uma trama de pessoas não acreditavam ser inferiores e não acreditavam na distinção de cor de pele.

Estou completamente encantada com a escrita da autora que conseguiu passar todos os sentimentos dos personagens, desde o sofrimento, alegria, tristeza, medo e felicidade.

site: https://www.instagram.com/amantederomances/

Shirlei | @pazliteraria 25/04/2018

Beleza em forma de livro!
"Esperar que um homem nascido em liberdade possa aceitar ser confinado ou proibido de ir aonde quiser é tão impossível quanto esperar que os rios corram ao contrário"
Pensem em encontros, desencontros, beleza, amor, injustiças, fraternidade e união em forma de livro, acrescente a isso, muita representatividade, empoderamento e conhecimento da história do nosso povo e dos nossos antepassados. Encontramos tudo isso em ?A HISTÓRIA DE MALIKAH, a lindíssima sequência do também belo, ?O AMOR NOS TEMPOS DO OURO.
O livro narra a história de Malikah, que veio traficada da África, como tantos outros negros, para o Brasil, para ser escrava em uma grande fazenda da antiga Minas Gerais. Na verdade a narrativa se alterna entre a infância/juventude de Malikah e sua fase já adulta como ex-escrava. Isso faz com que a leitura fique bem fluída, tanto que apreciei a leitura em uma noite.
Vítima de várias atrocidades, no seu passado, Malikah ainda teve que suportar grávida o abandono de Henrique, seu grande amor.
É quando Henrique, arrependido por não ter acreditado em Malikah, tenta fazer o possível para ter o perdão da ex-escrava e criar Hasan, seu filho, junto com ela.
A história também possui outras provações além dessas, que fizeram meu coração ficar apertadinho. Porém ver a garra e determinação de Malikah diantes das barreiras da vida é de se orgulhar, eu como mulher negra me identifiquei bastante.
Ver a persistência, dedicação e amor de Henrique também foi lindo demais.
Marina mais uma vez arrasa na escrita, que tem uma narrativa espetacular, mostrando uma época que realmente fez parte da nossa história, palmas também para a capa que está lindíssima e a bela diagramação.Enfim amei cada detalhe. Os dois livros da série OANTDO, são de longe os meus queridinhos da estante.
??????

@estantedawan 20/07/2018

Envolvente e surpreendente
E o que tenho para falar dessa história?

“Viver uma tragédia – ou várias – nunca está nos planos de pessoa alguma. Porém, muitas vezes, a ocorrência delas resulta em algo bonito, ainda que à base de muita dor e sofrimento.”

Eu poderia deixar apenas este trecho do livro e finalizar, dizer que amei e que recomendo demais, e pronto. Ele resume perfeitamente a história de Malikah e Henrique.
E que história!
A história desses dois personagens, que teve início no primeiro livro de O Amor Nos Tempos do Ouro, faz nosso coração sofrer um tantão.

O livro se passa no Brasil Colônia, onde os negros não tinham valor algum, onde o que importava era o ouro e toda a riqueza e “respeito” que ele proporcionava a seus senhores.
Ela, uma escrava vinda da África.
Ele, um sinhozinho advogado de sangue nobre, filho de um carrasco mau-caráter.

Quando conheci Henrique, minha primeira impressão é que ele seria uma réplica do pai: asqueroso. E Malikah já me encantou por sua força, coragem e determinação. Mas aos poucos, Marina foi nos presenteando com as reviravoltas na vida desses dois...
Malikah se tornou ainda mais forte e digna de mais admiração e Henrique, minhas amigas, se redescobriu e nos mostrou que não é nada parecido com o pai. E que homem... que homem!

“Meu coração é teu, minha flor, bem como minha alma. Tu és minha vida.”

Como ninguém é de ferro, às vezes, a crença no amor dá aquela balançada, aquela esmorecida, porém, quando um dos dois decide que a história ainda não acabou e vai à luta para reconquistar seu amor, não há coração apaixonado que resista por muito tempo. Mas Malikah resistiu o quanto pôde até entender que merecia se dar a chance de ser feliz ao lado do homem que ama e que diz amá-la.

Entretanto, sabemos que nada é fácil, principalmente quando se tem um pai/inimigo como Euclides de Andrade... ahhhh homenzinho odioso, nãm! Minha vontade era entrar na história e dá umas bofetadas na cara dele – e vocês não fazem ideia do quanto amei quando nossa flor fez isso!
O homem fez o que pôde para atrapalhar a vida do filho. E suas atrocidades nunca afetam somente uma pessoa, ele sempre trama algo grandioso, que envolva o sofrimento de muitos
E é num desses momentos que temos a confirmação definitiva do caráter de Henrique, quando ele abre mão da felicidade ao lado da família que ama para salvar outras pessoas, seus amigos, negros que correm o risco de voltar às mãos de Euclides.
E tome sofrimento.
Imaginem só como fica o coração de Malikah? Que já passou por tantas decepções e sofrimentos. Que não tem mais forças para aguentar uma nova perda, outra vez do homem que escolheu amar.

“Vive, Malikah! Permite que a felicidade faça parte de teus dias.”

A História de Malikah é um livro fantástico. Eu não sei como pude esperar tanto para lê-lo. Ainda mais tendo uma ideia de como seria a trajetória de seus personagens, sabendo tudo que eles já haviam enfrentado e ansiando para rever Cécile e Fernão, personagens do primeiro livro.

E agora, depois de chegar ao fim dessa linda história, mal posso esperar para conhecer os próximos livros... porque a autora deixou ganchos para, pelo menos, mais duas histórias novas.
Não li muita coisa da Marina, mas digo com toda certeza que já sou muito fã dessa mulher que tem uma escrita impecável e um dom enorme para criar histórias que nos envolvem e nos fazem querer entrar no livro e participar deles.

Dessa (@resenhandocomandressa) 02/08/2018

Malikah e Henrique
Quem leu O amor nos tempos do Ouro deve ter ficado curioso para saber mais sobre Malikah e Henrique.
O livro é narrado em 3° pessoa com capítulos alternados entre passado e presente.
Vemos quando Malikah foi escravizada e trazida da África para o Brasil ainda criança foi separada da mãe e sofreu e viu a crueldade de perto. É em meio todas as barbaridades que ela e Henrique ficam amigos. E aí temos cenas fofas, inocentes e emocionantes. Passados os anos o herdeiro retorna a fazenda e eles acabam se envolvendo novamente só que Malikah acaba ficando grávida provocando a irá de Euclides (que homem horrível) que não aceita ter um negro como parente. Henrique não faz nada pra proteger sua amada e nem seu filho.
Atualmente ela vive na fazenda junto com Fernão e Cécile que se tornou sua melhor amiga. Porém Malikah terá que lidar com um dilema Henrique está arrependido e quer fazer parte da vida do filho. E aí será possível esquecer todo o sofrimento e reconstruir a confiança?
A Marina conseguiu descrever com uma riqueza de detalhes todos os costumes, cantigas, crenças do africanos, fazendo com que a história fique mais real. Apesar de ser difícil ler as cenas em que muitos negros eram maltratados a leitura fluiu bem rápido e fui cativada pelos personagens.
Recomendo leiam ????

Gabi | @ps_gabih 01/09/2018

Antes de mais nada preciso dizer que amo a escrita de Marina Carvalho, e acho que a série O Amor nos Tempos do Ouro só deixou isso ainda mais em evidência. ??.
Esse livro se passa 2 anos após O amor nos tempos do ouro. .

Depois que todos conseguiram fugir da fazenda do The Monio e seguir para as terras de Fernão, tudo vai indo mto bem, obrigada. .

Nesses 2 anos Malikah não conseguiu perdoar Henrique, isso é totalmente justificável. Mas ele quer participar da vida do filho e provar que realmente mudou. .

Só que pra isso, ele vai precisar ter um pouco de paciência e reconquistar a confiança de todos e mostrar pra Malikah que ele é o mesmo Henrique por quem ela se apaixonou na infância.

A carga histórica desse livro é muito incrível. Diversas vezes eu me senti teletransportada para aquela época.
Parecia que a autora estava descrevendo uma história real.
Incrível!!!
Eu amei que o livro trouxe o passado de Malikah e Henrique. A forma como eles se envolveram desde a infância, e como tinham que esconder que se gostavam pelo fato dela ser uma escrava. .

Foi muito perceptível a evolução dos personagens, além da introdução de novos à história.

Super aceito um outro livro dessa série, acho que daria pra escrever um livro de Bibiana, além do das crianças na vida adulta. .

Eu amei mesmo, Marina arrasa ?? .

Karen Silva 13/10/2018

Teria amado se não fosse a minha dificuldade em engolir o Henrique
Malikah conheceu muito cedo toda a crueldade de que o ser humano é capaz. Escravizada e trazida ainda criança da África ao Brasil, sofreu as mais diversas formas de violência, especialmente depois de ter engravidado de Henrique, o filho do dono da fazenda onde trabalhava. ⠀

Mesmo sendo resultado de uma relação de amor, estar grávida de um de seus senhores era uma afronta aos homens da casa-grande, por isso Malikah foi duramente castigada e quase morta.

Malikah e seu bebê conseguiram escapar e se abrigar na Quinta Dona Regina, um lugar novo onde todos, brancos e negros, poderiam viver em liberdade. Porém, mesmo com a relutância de Malikah, Henrique continua por perto, arrependido por não ter protegido sua amada e tentando se aproximar de Hasan.

Mas como um homem que foi ensinado a cometer tantas atrocidades poderá dar a uma criança o amor incondicional?

Como senti saudades da escrita da Marina! Ela consegue transmitir uma delicadeza, uma poesia, mesmo quando trata de assuntos tão desumanos quanto a escravidão. Toda essa sensibilidade torna a leitura leve de uma forma muito necessária para leituras como essa.

Malikah é uma protagonista tão forte! No sentido mais verdadeiro da palavra. Forte de uma maneira que eu diria que ninguém jamais deveria ser obrigado a ser. Mas é lindo acompanhar como ela conseguiu construir uma vida mesmo após tantas cicatrizes - físicas e emocionais.

Já com Henrique, a autora quis mostrar um homem que foi, por muito tempo, apenas um produto da sociedade em que foi criado. Mesmo tendo consciência do quão errado era a escravidão, ele precisou de tempo e coragem para se levantar contra essa realidade.

O único problema aqui foi que o romance não me convenceu. Para mim, o comportamento do Henrique deveria ser bem mais humilde para alguém que cometeu erros tão graves. E teve uma cena em especial que tirou qualquer chance de eu ver beleza no que os dois tinham. Sendo bem sincera, vi uma romantização desnecessária nesse ponto.

Ainda assim, Marina não decepciona ao retratar uma realidade de crueldade contra os negros que durou tempo demais. E, com um trabalho de pesquisa impecável, exalta a cultura africana com todo o respeito que ela merece. A História de Malikah é uma memória viva de uma época difícil de ser lembrada. Mas que jamais deve ser esquecida.

site: https://www.instagram.com/lendodepijamas/

@deborah.mrodrigues 19/01/2019

Incrivelmente Maravilhoso!!!!
Fazia muito tempo que não tinha tanta dificuldade em fazer uma resenha.
A minha dificuldade não foi pela história ser ruim, pelo contrário a história é EXCELENTE, mas ela é tão carregada de sentimentos que acho que não seria capaz de transmitir em poucas palavras tudo o que senti.
A Marina desenvolveu com tanta maestria um enredo que aborda um dos períodos que mais me envergonho do nosso Brasil, a época da escravidão. Ela escreveu de uma forma tão brilhante que foi possível sentir na pele a repulsa pelas atitudes dos senhores de escravos. Mas, ao mesmo tempo trás uma história de amor tão bela, tão bem delineada que me encantou sobremaneira.
O livro é escrito em 3° pessoa com capítulos alternando entre presente e passado. Onde conhecemos a história de Malikah e Henrique. Malikah foi trazida da África, ainda criança, juntamente com tantas outras pessoas para serem escravizadas no Brasil dos tempos do Ouro. Foi abruptamente separada da mãe, sofreu horrores nas mãos de pessoas extremamente cruéis. Mas é nesse ambiente que a amizade surge entre ela e Henrique, ainda crianças, sem as maldades e preconceitos dos adultos. Mas, para Euclides (pai do Henrique e um homem terrivelmente cruel) isso não é visto com bons olhos e ele faz absolutamente de tudo para afastar eles, quando digo de tudo é tudo mesmo, coisas que é difícil até mesmo falar.
Henrique durante muito tempo se permitiu ser envenenado por esse ser asqueroso e não protegeu Malikah quando ela mais preciosou. Mas, o tempo passou, e enfim o véu que encobria os olhos de Henrique foi arrancado e ele pode ver a verdadeira face do seu progenitor. No entanto, Malikah foi ainda mais machucada nesse processo e a última coisa que ela precisa é ter por perto aquele que lhe abandonou.
E é na fazenda da Fernão e Cecile que o futuro começa a se delinear. E é sob as asas desse casal que a história de Malikah e Henrique começa a tomar um novo rumo. Mas, Malikah será capaz de perdoar e esquecer por tudo o que passou?
Essa é uma história forte, em muitos momentos sentimos a crueza, frieza e maldade do ser humano. Não foi uma leitura fácil, porque por mais que seja uma obra de ficção há muito da realidade que os negros viveram na época da escravidão, mas a história de Malikah e Henrique é inspiradora. Eu simplesmente AMEI demais essa história e SUPER RECOMENDO que leiam.
P.S.: Esse é o livro 2 do Amor nos tempos do Ouro, o livro 1 trás a história de Fernão e Cecile. Eu não li o 1°, e se vc for como eu não se preocupe, vc irá entender o contexto, mas tem spoilers do livro 1.

Beta Oliveira 20/11/2019

A jornada da menina arrancada da terra natal, que perdeu parentes, irmãos. Que foi despida de toda a dignidade e que foi escravizada ainda criança. Que sofreu a ponto de desejar ser invisível ou mesmo não existir. Que confiou e foi traída pelo homem que amou, Henrique.
Creia, você vai perceber cada sentimento deste na voz da criança, da jovem e da mulher que se tornou. Agora, ela se confrontava com o passado recente e com as decisões sobre o futuro dela e do filho, Hasan.
Romances como A história de Malikah permitem que a gente amplie nossos questionamentos sobre como precisamos rever a História do Brasil e dar vozes a muitas pessoas que foram silenciadas.
O texto completo está no Literatura de Mulherzinha:

site: https://livroaguacomacucar.blogspot.com/2019/11/cap-1637-historia-de-malikah-o-amor-nos.html

@livrosmundofantastico 06/12/2019

Encantador
“Claro e escuro. Branco e preto. Certo ou errado. Henrique e Malikah. Ela poderia passar a noite inteira encontrando antônimos plausíveis para aquela discrepância, todos velhos conhecido de seus anos de escravidão”

Depois da belíssima história de Cécile e Fernão conhecemos a graciosa e cheia de obstáculos o amor quase impossível entre Malikah e Henrique.

Depois de terem conseguido fugir do impiedoso Euclides, Malikah agora com seu filho Hasan precisa superar todo o seu sofrimento e esconder o que ainda sente por Henrique que a todo custo tenta aos poucos se aproximar dela e do filho, que agora já tem 2 anos.

Henrique mudou bastante ele amadureceu, foi morar na fazenda Quinta Dona Regina com o irmão Fernão e passou a ajudar com trabalhos braçais mas Malikah ainda não confia nele, no passado Henrique lhe decepcionou muito quando deixou ela sozinha com um filho na barriga a mercê do terrível Euclides, que queria mata-lá.

A história se passa em 1737 na época da escravidão e é intercalada com o passado dos dois protagonistas, como é difícil e vergonhoso o Brasil ter esse passado que foi muito sofrido, a autora trabalhou muito bem e construiu uma história encantadora.

site: https://www.instagram.com/p/B5tD3HhDHsu/

Rosana Barros 27/02/2020

Arrancada de suas terras, Malikah chegou ainda criança ao Brasil junto com a mãe e milhares de negros para serem escravizados. Ao chegar a fazenda que haviam sido vendidas, as duas são separadas e a pobre criança se vê sozinha em um local cruel.
Depois de ter o cabelo cortado a força pelos feitores é que a menina conhece Henrique, o herdeiro das terras. Sem maldades, os dois iniciam uma linda amizade, que se fortaleceu ainda mais depois que os dois perdem as mães por conta das maldades de Euclides, pai de Henrique.
A amizade evoluiu para amor e logo Malikah engravida. Euclides consegue separar os dois e ainda fazer Henrique duvidar da paternidade da criança.
Traída e sofrendo nas mãos do fazendeiro, a moça só consegue visualizar um futuro quando foge com Cecília e Fernão e alguns escravos. Dando uma nova chance ao amor, Malikah se aproxima de Hassan, mas ele é morto em uma emboscada de Euclides.
Henrique descobre seu erro muito tarde e consegue salvar seu irmão Fernão, com quem passa a morar. Mas seu desejo mais profundo é conseguir o perdão de sua amada e ser um pai de verdade para seu filho.
Se aprofundando na História do Brasil na época do ouro, a autora Marina Carvalho nos faz refletir e ter consciência do sofrimento dessa população que foi forçada a vir para o nosso país. A protagonista representa a força da resistência dos negros e vive um grande dilema, perdoar ou não o amor de sua vida. A história é envolvente, apesar de ter um leitura um pouco lenta. Recomendo a leitura dos dois volumes. Pois muito da segunda história se encontra no livro " O amor nos tempos do ouro".

1 | 2 | 3 | 4