A História de Malikah

Resenhas - A história de Malikah

1 | 2 | 3 | 4

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 03/05/2021

Perfeito.
Eu, particularmente, gosto muito de romances com redenção. Quando uma pessoa faz algo ruim e precisa se esforçar para reconquistar o outro, sabem? Acho que é meu clichê favorito e vê-lo em uma forma tão madura, tão bem construída é perfeito.
É um livro um pouco pesadinho, porque trata de escravidão, nossa protagonista, Malikah, é uma ex-escrava e o mocinho, Henrique, é filho de um fazendeiro, branco de olhos claros. Eles sempre tiveram uma amizade que se transformou em amor, porém, quando ela engravida, ele acaba largando ela. No primeiro livro, Amor nos Tempos do Ouro, nós vimos Malikah grávida e prestes a se casar com outro ex-escravo, já aqui, temos ela solteira com um filho de dois anos.
A História da Malikah é dividido entre passado e presente: em um, vemos como começou a relação dela com Henrique, no outro, vemos ele tentando reconquistá-la e tomar seu lugar como pai. Gostei muito dessa forma do enredo, porque é o que o torna bem construído. Nisso podemos acompanhar todas as nuances dessa relação que até então, mesmo tendo um livro antecessor, não tivemos a chance de entender muito bem. Além de poder ver a evolução dos dois protagonistas, que são muito interessantes.
Os dois são complexos, não são o tipo de personagem que você vai concordar com tudo o que faz, mas de uma forma ou de outra, você entende as motivações por trás de suas ações. Também podemos ver mais dos personagens que nos apegamos no volume anterior, o que não adiciona tanta coisa, mas é ótimo.
O fundo histórico é excelentemente explorado e, vale ressaltar, a linguagem dos diálogos é fiel à época, ou seja, é de uma leitura mais difícil.
Eu aconselho a não se assustar com isso, você pode até demorar um pouquinho para pegar o jeito, acostumar-se, como aconteceu comigo no início, mas assim que se adapta, não dá para largar mais o livro. A escrita da Marina Carvalho é maravilhosa, muito pontual e fluida, além de ter um ?quê? poético.
Já é uma das melhores leituras do ano. Tão doce e ao mesmo tempo tão forte, com todos os elementos que eu amo encontrar em qualquer enredo.

Mais resenhas em: meowbooksblog.com
Rafa.Meyer 03/05/2021minha estante
aaaaaa quero mtt ler

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 03/05/2021minha estante
Indico! É uma leitura maravilhosa

Thaís @thanoslivros 01/08/2017

Simplesmente Apaixonante
"Arrebatada pelo desânimo, ela deixou o livro de lado. Em seguida, puxou o lençol para se proteger da brisa fresca, presente da madrugada. Mas antes que conseguisse se cobrir por inteiro, deparou-se com o contraste gritante entre a alvura da colcha e o tom da pele de sua mão.Claro e escuro. Branco e preto.
Certo e errado. Henrique e Malikah."

Ainda menina, Malikah chegou à Fazenda Real, de Euclides de Andrade, e passou a viver separada da mãe. Adana foi ajudar nos serviços da casa-grande e Malikah ficou junto aos demais escravos na senzala. Sozinha e desprotegida se viu obrigada a encarar a realidade do jeito que era possível e cresceu sem entender o porquê dela e de seu povo sofrerem tantos maus tratos. Em meio a tanta disparidade, Malikah encontrou um grande amigo e, alguns anos depois, seu grande amor: Henrique, filho do dono da fazenda. Um amor verdadeiro, mas que as “tradições” da época foi capaz de abalar. Com um filho dessa relação e ainda sofrendo muitos castigos, Malikah, conta com a ajuda de seus grandes amigos, Cécile e Fernão, para fugir da Fazenda Real e tentar construir uma nova vida. Mesmo após a fuga, Malikah, ainda magoada, tem que aprender a aceitar a presença de Henrique. Por perto, ele se mostra cada vez mais decidido a ter a confiança de sua amada de volta e a conquistar o amor de seu filho, Hasan.

Depois de O Amor Nos Tempos do Ouro, Marina Carvalho traz mais um romance histórico ambientado no Brasil. Em A História de Malikah temos como protagonista uma escrava africana. Como definir Malikah? Heroína? Guerreira? Sábia? Sim! Tudo isso e mais! Amiga, fiel, mãe, protetora... Mulher! Uma mulher cativante e inspiradora. Uma mulher que sofreu como muitos, mas que agiu como poucos. Com toda dificuldade que enfrentou, escolheu não se abater e correr atrás daquilo que se considerava digna. E era! Ao ser abandonada por Henrique, por uma artimanha do pai dele, Malikah só quer dar um futuro melhor para Hasan. A mágoa a acompanha e, mesmo ainda nutrindo amor por Henrique, acredita que não conseguirá voltar a aceitá-lo. Henrique, está decidido que a quer de volta. Percebeu que cometeu um erro e está decidido a mudar a visão que Malikah tem dele. Malikah vai passar um período de grande dúvida, dividida entre ouvir o coração ou continuar deixando que a mágoa prevaleça. Além disso, ainda tem de conviver com a sombra de um passado que insiste em incomodar: Euclides da Cunha, seu algoz. Sabe aquele vilão que você tem vontade de entrar no livro e esganar? Então, é ele!

" O animal enfurecido às vezes também raciocina. E quando o faz, emprega requintes de crueldade, pois não tem apenas a intenção de matar; ele quer ver sua presa padecer, lenta e dolorosamente."

Marina nos leva a acompanhar essa história belíssima onde desenvolve a força da mulher, as relações de grande amizade, o amor incondicional pelo filho e também o que é importante para prevalecer o amor.
O que mais mexeu comigo nesse livro, além da linda (LINDA!) história de amor, foi perceber o quanto as personagens femininas demonstram força mesmo com tudo e todos contra. Mesmo numa época em que as mulheres não tinham voz e as tradições favoreciam os homens, as mulheres dessa história fazem com que sejam as mais fortes. E essa força não é mostrada apenas na hora que encaram um malfeitor, ou um senhor de terra, ou lutam pelo que desejam. Temos essa força até mesmo na mais dura decisão de anular seus próprios anseios em favor de um filho. Esses fatos, tão presentes em todo momento da história, são mais um ponto que engrandece o enredo.

Tá. Você deve estar se perguntando e quanto ao mocinho, não é mesmo? Ok! Vamos lá. O Henrique é lindo. Apaixonante, sim! E, pelo menos pra mim, o que mais chamou atenção é que ele não é um mocinho convencional. Não. Perfeito ele não é. Encantador, sim. Perfeito, não. Errou e feio. Mas, quando percebe que enveredou por um caminho que iria tirar sua felicidade, voltou e foi capaz de se redimir e fazer de tudo para que não perdesse seu amor de uma vez por todas. Não forçou, não impôs sua presença de forma grosseira, apenas demonstrou com atitudes e palavras que não era mais um filho dominado pelo pai e que poderia sim fazer Malikah feliz. E, assim, ganhou meu coração.

"Conforme tuas crenças antigas, somos predestinados, como a noite e a lua, o mar e suas espumas. É mais que amor, Malikah, muito mais."

Outro fato que deixa o leitor ainda mais conquistado por essa leitura é a forma como a Marina desenvolve todo o enredo. Aliás, a escrita da Marina está esplendorosa. Nos conduz àquele ambiente de forma natural e gostosa. Há muitas passagens fortes, impactantes e, principalmente, emocionantes e, com uma escrita fluida somos levados a uma leitura rápida e prazerosa. Envolvente nos momentos doces e extremamente instigante nos momentos de mais tensão. Além disso, o grande levantamento histórico, o aprofundamento nas crenças e nos costumes do povo africano é enriquecedor. Dá um grande brilho à história. Acredito que esta pode ser uma de suas melhores obras, pois está incrível, arrebatadora, apaixonante.

Portanto, essa leitura é mais do que recomendada. Não só para aqueles que apreciam um belo romance, mas também para os que gostam de uma história em que os personagens fazem acontecer. Uma história repleta de amor, valores e muito, muito encantamento. Amei cada detalhe do livro. A história é emocionante, reflexiva e apaixonante. Já entrou pra listinha de livros favoritos e me fez ficar ainda mais fã da Marina.

site: www.instagram.com/thathemi_leitoravoraz
Camila.Oliveira 01/08/2017minha estante
Que resenha maravilhosa.... Aiiii quero esse livro! Já ta na lista

Rafa 02/08/2017

Um presente para o coração
A história de Malikah, pra mim, é um grande presente para o coração. Um livro que fala sobre o puro amor entre duas pessoas que, naquele tempo, não poderiam ficar juntas. Mas não para por aí, Marina vai mais além. É um livro sobre se amar também, sobre saber que a cor não é nenhum empecilho, sobre sonhar e buscar a liberdade que todos deveriam ter, é sobre ter garra para enfrentar a vida diante das dificuldades.
Fora que os personagens são tão reais, tão falhos, tão humanos, que você acaba se apaixonando por eles, entrando mesmo dentro da história, como se estivesse presenciando tudo, sentindo tudo junto com eles.

Bom, só posso dizer: LEIAM! E preparem os corações porque tá MARAVILHOSO.

Mariana 18/08/2017

Arrebatador!
Ano passado tive a oportunidade de ler o primeiro livro dessa série e já me chamava à atenção esse casal mais que improvável. Já no começo percebemos o amor ressentido dos dois, depois de tantos acontecimentos. Henrique, o moço branco de bom coração fraquejou exatamente no momento em que sua alma gêmea Malikah mais precisava. Desde o livro 1, ele começa a resignificar o que tem feito em sua vida. Acredito que aqui é quando o sinhozinho se torna senhor da sua vida e do seu destino.Ele deve lutar uma batalha silenciosa pra mostrar com fatos, mais que com palavras, que mudou e que precisa ter de volta sua mulher e seu filho. Gostei tanto da forma sutil que a autora demostrou essa mudança. Não foi algo inverossímil ou apressado, mas sim, uma prova da própria essencial do Henrique, que terá a oportunidade de se redimir de seus erros.
Que Malikah é guerreira e que teve que juntar os cacos de sua alma quebrada, já era sabido. Aqui ela terá que aprender sobre perdão e sobre a necessidade de amar e se deixar ser amada. É uma luta entre razão e coração.
Antigos personagens participam dessa nova fase da história e somos apresentados a mais alguns. Batalhas visíveis e invisíveis serão travadas com novos e antigos inimigos, sejam eles, pessoas, sentimentos ou situações.Estava bastante apreensiva por essa leitura e não fui decepcionada. Mais uma vez, a composição do texto com fatos históricos foi excelente. A dureza de alguns acontecimentos e sutileza de outros foi bem dosada e me emocionaram muito. Terminei o livro com o sentimento de que o amor tudo pode. Parabenizo a autora pela coragem e audácia de escrever um romance histórico com uma protagonista negra. Somos tão pouco representadas e foi maravilhoso ver isso acontecendo em uma história tão linda dessa protagonista. Que seja um belo exemplo a ser seguido! Obrigada,Marina. Favorito.

"Eu vou até vos encontrar. Sairei feito um bandeirante em busca de ouro, imbuído na causa de encontrar meu próprio tesouro, Malikah, nem que seja necessário dar a volta ao mundo, de caravela ou a nado. - Ele aproximou os lábios no ouvido dela. - Tu não entendes mesmo o que sinto por ti ou apenas finges não saber?"

Isabel Deschamps 27/08/2017

2 palavras: ABSOLUTAMENTE LINDO
eu já tinha altas expectativas com esse livro por 2 motivos: primeiro, é impossível a marina escrever um livro que não seja cativante e, segundo, essa é a continuação de um outro livro que eu amei demais. No entanto, posso dizer facilmente que esse livro superou - e muito - as minhas expectativas, se tornando o meu livro favorito da autora.
Esse livro traz muitas questão interessantes que, se não forem lidadas com cuidado pelo autor, podem fazer com que o livro perca sua graça. Exemplos disso são o racismo, principalmente em pleno século XVIII e como o amor pode transformar a vida das pessoas, dando importância a dar uma segunda chance. Mas, felizmente, a marina conseguiu utilizar essas propostas de uma maneira tão real que eu não duvido que essa história possa ter acontecido de verdade.
Adorei o fato de que ela não transformou o Henrique em um príncipe encantado, que mudou de uma hora pra outra. Ao contrário, ele é um homem real que percebeu o quanto foi um cretino em relação à mulher que ele ama e que tenta ser alguém melhor, não apenas por ela, mas por saber que tem que ser alguém melhor. E por isso que fiquei tão encantada com ele.
Não posso deixar de destacar o belíssimo trabalho que a marina teve com o contexto histórico. Igual ao primeiro livro, ela nos faz imergir nesse período histórico de uma forma tão simples, mas tão firme, que me senti uma própria dama de época. Esse é uma das coisas que me fez amar ainda mais esse livro.
Algo que totalmente se destaca no livro é o amor da Malikah e do Henrique. Um casal totalmente proibido para a época, mas que, desde novos, possuem uma relação tão bonita que é impossível não torcer por eles dois.
Eu gostei muito também da forma que ela introduziu o amor fraterno entre o Fernão e o Henrique. Desde o primeiro livro, há uma certa animosidade entre os dois, até mesmo depois de descobrirem irmãos, mas, nesse livro, eles se tornam mais íntimos, a medida que Fernão percebe que o irmão realmente está mudado e não é fingimento.
Por fim, é importante ressaltar também que, em diversos momentos, eu tentei duramente segurar as lágrimas. Mas, eu finalmente não consegui mais segurá-las no último capítulo e no epílogo. MEU DEUS MARINA, COMO VOCÊ FAZ ISSO COMIGO???

Dessa forma, deixo aqui a minha SUPER recomendação para essa linda história (óbvio que é preciso ler o primeiro livro antes), que tenho certeza que você não irá se arrepender.

Obs: aquele final deu uma margem para um terceiro livro, procede produção?? (Por favor, marina, nunca te pedi nada - mentira, claro que pedi - escreve mais livros dessa série!!!!!!!)

Fernanda 13/09/2017

Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2017/09/resenha-historia-de-malikah-marina.html

Cris 17/09/2017

Amor prevalece
Que leitura prazerosa, rica em detalhes, apaixonante, em uma época onde o preconceito imperava o amor prevalece.
Fernão e Cecilie continuam encantadores. O que mais gosto na escrita e nos personagens da Marina Carvalho é que, a cada livro tornam-se cada vez mais fortes, cativantes e reais! Amei!!

Paraíso das Ideias 24/09/2017

Um romance histórico na raiz
E
a #MSN2017 já começou a todo vapor, passei um ano esperando por essa obra prima da Marina, e quando ele chegou tive que esconder para conseguir aguentar até Setembro, e enfim me deliciei com essa história linda e emocionante que mais uma vez Marina nos proporciona.

"Claro e escuro. Branco e preto. Certo e errado. Henrique e Malikah."

Quem leu o primeiro volume da série, conheceu muito pouco de Malikah, no primeiro volume ela se tornou uma grande amiga da nossa querida Cécile e estava grávida do filho de Euclides e sendo protegida por Fernão.

A autora dedicou todo um volume para explicar a triste história de vida de Malikah, trazida para o Brasil ainda muito pequena em um navio cargueiro e vendida como objeto em conjunto com sua mãe para o crápula Euclides. Desde de pequena Malikah tinha contanto com Henrique, o filho do Sinhô, e com o passar dos anos aquilo que era uma amizade inocente se tornou um amor intenso que foi destruído pelo preconceito e maldade de Euclides.

Henrique sempre foi uma criança solitária, com um pai monstruoso e uma mãe carinhosa, mas triste, ele achou companhia e alegria onde menos esperava, na Senzala, mas mesmo quando sua amizade virou amor, Henrique ainda estava tentando conquistar a admiração do seu pai, e por esse motivo se deixou envenenar por Euclides, virando as costas para Malikah quando ela mais precisa, mas quando enfim ele descobre todos os podres do seu pai, resolve lutar pela sua família e tentar de alguma maneira se redimir aos olhos de sua família.

Ao ler a segunda obra de Marina, abri meus olhos para o real sentido da classificação Romance de Época. Por mais que eu seja uma aficionada em romances desse gênero, poucos deles me transmitiram tanto conhecimento quanto O amor nos tempos de ouro 1 e 2. No primeiro, Marina nos apresenta o ponto de vista da donzela injustiçada, forçada ao casamento sem amor, e nos segundo ela nos apresenta a dura realidade da escravidão, a vida miserável vivida por muitos homens, mulheres e crianças em uma época onde sua cor valia muito mais que seu caráter.

É impossível não se emocionar com a vida de Malikah e por mais que essa mulher em questão seja fictícia, saber que outras de verdade passaram por tudo isso e mais é repugnante e desesperador, saber que esse preconceito ainda existe é vergonhoso.

"-Vivemos em um mundo injusto e cruel, querida, onde seres humanos subjugam seus semelhantes sem remorso. A maioria dos brancos é doutrinada desde cedo a acreditar que pessoas de outras raças são inferiores. Na hierarquia dessa gente, alguns animais têm mais valor do que o homem, especialmente se esse for negro, ou gentio, ou pobre.(...)"

Marina conta a história de Malikah com uma sensibilidade só dela, e apesar de existir romance no enredo, os acontecimentos contra Malikah são bem mais impactantes que a luta de Henrique para conquistar sua família.

Um romance sensível, emocionante, cheio de lições, não só culturais sobre o nosso país, mas também morais, sobre sentimentos, amizades e caráter. Mais um romance da Marina que prova que ela não é minha ídola à toa.

O livro é narrado em terceira pessoa e os capítulos se revezam entre o presente e o passado, nos apresentando a vida de personagens do primeiro livro como Henrique, Euclides entre outros, a escrita da autora e contagiante, a leitura é leve e fluída, quando menos se espera o livro já acabou.

"(...) Esperar que um homem nascido em liberdade possa aceitar ser confinado ou proibido de ir onde quiser é tão impossível quanto esperar que os rios corram ao contrário."

Com uma diagramação impecável, e uma revisão minuciosa, o livro não pode ser classificado com nada menos que lindo, linda obra, linda capa, lindo trabalho editorial. Uma obra prima que merece estar na estante dos apaixonados por literatura.

Se você ainda não conhece a autora se dê uma chance, Marina tem mais de 8 livros lançados sendo 3 deles pela Globo Alt, com acervo com temas como fantasia, YA e Romance de época, pode ter certeza que um desses vai te cativar!!!

site: https://paraisodasideas.blogspot.com.br

Kelly 24/09/2017

Um romance 100% histórico

E

"Claro e escuro. Branco e preto. Certo e errado. Henrique e Malikah."

site: https://paraisodasideas.blogspot.com.br

Michele207 26/09/2017

O amor nos tempos do ouro 2 -Marina Carvalho

Sinopse: Malikah conheceu muito cedo toda a crueldade de que o ser humano é capaz. Escravizada e trazida ainda criança da África ao Brasil, sofreu as mais diversas formas de violência, especialmente depois de ter engravidado de Henrique, o filho do dono da fazenda onde trabalhava. Mesmo sendo resultado de uma relação de amor, estar grávida de um de seus senhores era uma afronta aos homens da casa-grande, por isso Malikah foi duramente castigada e quase morta. Malikah e seu bebê, Hasan, só conseguiram escapar com a ajuda de Cécile e Fernão, que lhes deram abrigo na Quinta Dona Regina, um lugar novo onde todos, brancos e negros, poderiam viver em liberdade. Porém, mesmo com a relutância de Malikah, Henrique continua por perto, arrependido por não ter protegido sua amada e tentando se aproximar de Hasan. Mas como um homem que foi ensinado a cometer tantas atrocidades poderá dar a uma criança o amor incondicional? Apesar de Malikah ainda sentir algo por ele, é possível perdoar alguém que representa para ela tantos anos de injustiça e sofrimento?

Malikah é uma personagem muito forte que já passou por muitos sofrimentos em sua vida como escrava.

Nesse livro somos apresentados a um amor proibido centre uma escrava e o filho do patrão e vivenciamos todos os abusos e sofrimentos que a ex-escrava sofreu ao longo de sua trajetória na história.

Não bastasse as dificuldades apresentadas por conta do amor proibido dos protagonistas da história, Malikah ainda tem um filho de Henrique.

Em um cenário de muitas dores e opressão, Malikah escapou da morte somente por contar com a ajuda de pessoas de bom coração, trazendo esperança para a vida tão castigada da jovem ex-escrava.

Dois anos se passaram desde a história do primeiro livro, e agora Henrique quer a todo custo conquistar o perdão e reconquistar a amada. Mas os dois ainda terão muitos desafios pela frente.

A história é carregada sentimentos, a escrita da autora é um deleite e nos deixa com um gostinho de quero mais. A forma realista de como personagens e eventos são apresentados, destacando todas as emoções é o que mais chama a atenção nessa leitura enriquecedora e primorosa.

Portal JuLund 08/10/2017

A história de Malikah, @globoAlt
Em ‘O amor nos tempos de ouro’, pouco soubemos (a mais) dessa personagem que tão delicadamente a autora desenvolveu em um livro (inteirinho) para nós.

Malikah é uma grande amiga de Cecile, disso eu já sabia e que era sofrida sua vida, com certeza… Mas, Marina Carvalho, felizmente, escreveu toda sua história desde antes dessa amizade e o que li me encantou.

Trazida pequena para o Brasil, junto de sua pobre mãe, foi tratada como qualquer escravo era: um objeto. Euclides, seu senhor, destruiu o amor que ela e o filho dele sentiam. Se no início era amizade infantil, com o passar do tempo, o sentimento evoluiu para a mais profunda paixão. Era lindo o amor desses dois!

Contudo, cabeça fraca, Henrique acabou destruindo essa relação – aqui recordei de partes do livro Orgulho e Preconceito, você vai ler… – para conquistar a estima do pai (que era péssimo).

Resenha completa em

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/historia-de-malikah-resenha

L 16/10/2017

Muita delicadeza dando para sentir a dedicação e amor impregnados a cada capítulo
Sou apaixonada por cada detalhe do livro, então preparem-se para minhas percepções. Merece destaque o texto lindo escrito por Allê Barbosa na parte final do livro nos "Agradecimentos". Trata-se de um texto poético que expressa com todo carinho o sentimento de gratidão e considerei um verdadeiro achado cada frase usada. Marina Carvalho, mais uma vez, presenteia o leitor com a "Nota da autora" e fiquei encantada que no penúltimo parágrafo há as interpretações da criadora da história sobre os seus protagonistas.

Este livro tenho um carinho especial.No grupo de Rede Social da autora, quando ainda estava no processo de escrita do que se tornaria o grande sucesso - "O amor nos tempos do ouro"- várias leitoras davam sugestões e a Marina olhava todas com atenção. Uma das sugestões foi minha de o vilão ter um filho bem bonito. Essa simples sugestão, no futuro, tornou-se o personagem Henrique criado pela autora.

Já tinha lido um pouco em livros de História na época de colégio sobre o triste período da Escravidão, já assisti algumas novelas em que haviam personagens tratando deste tema, contudo, nunca havia lido um romance da temática. Foi algo inédito para mim e que autora tratou com muita delicadeza dando para sentir a dedicação e amor impregnados a cada capítulo.

O livro mostra a triste infância de Malikah quando ela foi retirada de sua terra natal, a África. Descreve alguns detalhes da terrível viagem até chegar ao Brasil e os acontecimentos em sua vida. Os capítulos, inicialmente, são alternados, entre a "Malikah do Passado" e a "Malikah do Presente" fato este essencial para entender cada acontecimento e motivação de cada personagem envolvido nesta trama.

Outro ponto chave nesta leitura é sobre o perdão e a redenção de Henrique, personagem este que foi extremamente bem desenvolvido.

Ah! E quem sentiu saudade de Fernão e Cécile vai poder ter um pouco mais da vida do apaixonante casal.

Quanto ao final, ele é fechado. Mas, abre um espaço para que tenha um futuro livro com o foco em outro casal.

A capa é linda e representa muito bem a protagonista. A seguir, alguns trechos para deixar aquele gosto do que pode-se esperar desta bela história:

"Branco, pardo,negra.
E que importância tal variedade tinha? Exceto, como a indicadora de pluralidade, mas nenhuma.Eram somente pessoas." - Página 138

"[...] a mente dela produzia histórias que Malikah gostaria muito de viver, como ser chefe guerreira de uma tribo selvagem na África, comandar um navio de corsários e lutar contra monstros marinhos ou, a melhor de todas: protagonizar uma linda história de amor. [...]" - Página 142

" E um sentimento, que extrapolava os limites do desejo, consumiu seus sentidos, avisando a eles que nunca mais seriam os mesmos."- Página 144

" [...]Para o verdadeiro amor, não há erros." - Página 196

"O amor costuma se vestir com diferentes trajes e ter comportamentos distintos, apresentando-se em diversos aspectos que raramente são compreendidos à primeira vista. [...]" - Página 222

site: https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/2017/10/livro-historia-de-malikah-marina.html

Malucas Por Romances 08/11/2017

Melhor nacional do ano
Oie gente! Hoje vou falar desse livro nacional que estava ansiosa para ler e quando chegou fiquei com medo de dar fim a essa história que comecei a amar já no primeiro livro. Marina Carvalho escrevendo romances históricos se supera, e notável a entrega dela e cuidado com toda a escrita. Vamos parar com a rasgação de seda e vamos logo para resenha. Vou tentar contar para você porque achei desse livro maravilhoso.

"Vivemos em um mundo injusto e cruel, querida, onde seres humanos subjugam seus semelhantes sem remorso. A maioria dos brancos é doutrinada desde cedo a acreditar que pessoas de outras raças são inferiores. Na hierarquia dessa gente, alguns animais tem mais valor do que o homem, especialmente se este for negro, ou gentio, ou pobre."

A História de Malikah é o segundo livro da série O Amor nos Tempos do Ouro, da autora Marina Carvalho, publicado pela Globo Alt. O primeiro livro se chama O Amor nos Tempos do Ouro que conta a história de um explorador e uma francesa, Fernão e Cecilie (resenha aqui ) Esse casal passou poucas e boas e até ficarem juntos e nesse livro conhecemos Malikah, uma escrava amiga de Cécilie e Henrique filho do noivo de Cécilie com quem ela ia se casar. Muita coisa ficou no ar sobre esses dois e nesse livro todas suas dúvidas e seus anseios serão enfim sanados nesse livro. Não me responsabilizo a partir daqui por algum spoiler do primeiro livro, então é por sua conta risco agora a leitura da resenha rsrs.

Malikah depois de tanto sofrimento na fazenda de Euclides consegue fugir junto com Fernão e Cecile para um novo lugar onde negros e brancos vivem pacificamente (olha o spoiler aí). Longe de seu maior algoz ela vai tentar ser feliz, só que Henrique filho do seu ex patrão e também pai do seu filho tem outros planos. Quer conquistar ela e mostrar que pode ser uma melhor para ela e seu filho Hassan. Pouco a pouco Malikah vai percebendo que Henrique esta mudando, mas só que ela tem medo de mais uma vez ser largada e de mais uma vez ficar sozinha com sua dor, sem contar que naquela época casamento com escravos e brancos era praticamente zero. Um amor que tem tudo para dar errado, mas que uma vez juntos você vai querer que tudo dê certo.

Quando terminei O Amor nos tempos do Ouro eu fiquei aos prantos por causa de Malikah e por tudo que ela sofreu em uma época onde escravos não eram ninguém. Terminei a leitura amando o personagem e querendo tirar da autora qualquer spoiler que pudesse, então foi aí que tive a ideia de fazer a entrevista com ela ( para ler a entrevista clique aqui), mas adianto que ela não soltou muita coisa. Malikah é aquela personagem que você sabe que tem que ter um livro para contar sua história, aquele personagem secundário que está gritando para também ser visto. Sorte a nossa que a autora escreveu essa linda história de Malikah.

"Se devolvesse minha alma a Henrique e ele voltasse a pisar nela, jamais me recuperaria novamente."

Malikah sofreu bastante, mas agora só quer ser feliz. Depois daquele final babado que foi o primeiro livro você vai fica torcendo para que ela seja feliz. Malikah é uma escrava forte, e que apesar de sofrer tanto acredita em Deus e acredita que um dia será feliz. Não teve como eu não me identificar com Malikah, não porque já passei que por ela já passou, mas imagino eu sendo uma negra tendo que aturar tudo aquilo. Foi um livro que me deixou com o coração na mão e que me fez para pra pensar. Não sei o que seria da minha vida no tempo da escravidão e em pensar que meus decendentes passou por isso é de ficar angustiada e com o coração apertado.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2017/11/resenha-historia-de-malikah-o-amor-nos.html#axzz4xrmAZ8mL

Wilza.Mary 16/11/2017

PERFEITA
Leitura concluída.
Encantada!!! Esse é o sentimento que me define hoje. Terminei a leitura era meia noite. Isso mesmo, não conseguia largar esse livro. Eu sabia que isso ia acontecer porque os livros da @marinacarvalhoescritora me prendem de um jeito que só Jesus na causa. .
O livro é perfeito, de uma descrição e sutileza ímpar. A escrita leve, apaixonante, os termos utilizados na língua africana foi a cereja do bolo.
.As partes forte do livro onde falam da escravidão, do meio de transporte dos escravos, as chibatadas, foi de acabar com minha caixinha de lenços. Super tocante. .
Os capítulos intercalados foi tudo. Ora presente, ora passado. Revelando em cada época os seus acontecimentos e não só lembranças. Foi demais!!! E que mudança no Henrique?! Eu tinha uma leve esperança que o amor ia prevalecer só que não esperava esse tsunami chamado Henrique.
E o que falar sobre Malikah? Sem palavras. Força, coragem, determinação, amor são palavras chaves para a definir.
Cecile e Fernão continuam sendo meu casal favorito. Eles são o máximo. .
Venham conhecer esse livro divino. Já quero o próximo. Imagino que deva vim um livro da Bárbara e do Hassan.
"Vivemos em um mundo injusto e cruel, querida, onde os seres humanos subjugam seus semelhantes sem remorso."

Doug 03/12/2017

Sequência de "O Amor Nos Tempos do Ouro", o romance "A História de Malikah" se consagra de forma tão sublime quanto o primeiro!

Sem dúvidas, uma das melhores surpresas que tive em 2017 foi conhecer as obras de Marina Carvalho. Embora acredite que tudo em nossa vida tem o momento certo para acontecer, eu lamento bastante não tê-la conhecido antes.

Após quase dois meses do término da leitura de "O Amor Nos Tempos do Ouro", resolvi me aventurar no segundo volume da série, "A História de Malikah", que, como o próprio título sugere, nos dá a oportunidade de conhecer intimamente a personagem que no romance anterior destacou-se como coadjuvante da trajetória da jovem Cécile.

"O Amor Nos Tempos do Ouro" terminou de forma tão empolgante, que eu dificilmente deixaria de ler sua sequência. Só levei um pouco de tempo para iniciar a leitura de "A História de Malikah" porque sou um tipo de leitor que me canso fácil de uma série e de seus personagens, caso leia seus livros em sequência. E para não correr esse risco, resolvi adiar a leitura.

Embora seja a protagonista da vez, e não apenas por esse motivo, Malikah foi a personagem que mais se destacou para mim, mais até do que a Cécile no primeiro livro. A sua força diante de tentas experiências ruins que vivenciou ao longo da vida é admirável e fez crescer em mim um apreço muito forte pela personagem, que pra mim é uma heroína como poucas que já conheci.

(Confira a resenha completa, direcionando o link abaixo)

site: https://blogventonorte.blogspot.com.br/2017/12/resenha-historia-de-malikah-marina-carvalho.html

1 | 2 | 3 | 4