Tithe

Tithe Holly Black

Resenhas - Tithe

Mari 06/01/2023

A forma que as escritas da Holly Black me prendem em diversos livros dela é incrível, mas ainda sinto que em algumas partes do livro acabei me perdendo? a história é incrível, o jeito que a autora ainda vem desfrutando esse universo é maravilhoso.
Eu fiquei totalmente apaixonada pela Kaye e o Roiben

Andressa 06/01/2023

Comecei não dando nada, pra variar e pouco depois me vi imersa e sem conseguir parar. Que livro maravilhoso.

A prota é meio burrinha as vezes e me deu nos nervos, mas o Roiben é perfeito.

fpires 04/01/2023

não sei ...
esse livro foi bem confuso, não sei oq achar dele. Mas, apesar de tudo, até que foi uma boa experiência de leitura.
Eu só acho que coloquei expectativa demais nesse livro, por se tratar da mesma autora que escreveu Príncipe Cruel.
O livro tinha tudo para ser perfeito: um plot, acontecimentos marcantes, mortes inesperadas, etc, mas a Holly não soube utilizar muito bem esses elementos.
Eu sinto que os acontecimentos foram muito mal escritos; algumas coisas aconteceram do nada, sem nenhum sentido, oq deixou o livro confuso. Sem contar que fica muita informação para processar de uma só vez.

enfim, espero que melhore nos próximos 2 livros.

flavi 29/12/2022

fui surpreendida
quando comecei Tithe, não conseguia imaginar exatamente o que esperar. agora que terminei essa leitura, posso dizer que fui surpreendida e que amei cada segundo do livro.
ele é bem curtinho. tem só 15 capítulos e, como voltei a ler agora, decidi fazer bem devagar e consegui aproveitar a história ao máximo. o enredo é bem simples, mas é inteligente e divertido. a ambientação é super agradável e meio gótica, então é algo diferente dos outros livros relacionados ao mundo das fadas. o casal principal é bem fofucho, eles tem uma ótima química e da pra ver que se gostam de verdade. tudo no livro faz perfeito sentido, é bem planejado, a escrita é detalhada e um pouco cansativa, mas vale muito a pena.

Krist_Hyna 29/12/2022

É ruim mais é bom.
O que dizer sobre um livro que eu terminei do mesmo jeito que eu comecei, sem entender nada? O livro é ruim, não no sentido ruim, ele é bom. Vou tentar explicar melhor: A história do enredo é boa, mas não tem desenvolvimento e nem explicação ( e quando tem é confusa), a prota é super aleatória, não impulsiva (não que ela não seja, ela é), mas realmente aleatória. Ela não tem linha nenhuma de raciocínio ou justificativa pelos atos. E desse mesmo jeito segue a história, totalmente aleatória com coisas acontecendo do NADA. O livro é muito confuso, você não para pra entender (nem se parar você vai conseguir entender, você tem que deduzir e acreditar que tá certo), você só lê. Os personagens também são meio rasos (eu diria mais do que meio, só que eu consegui gostar de alguns deles. Então vou dizer só meio, mesmo eles sendo MUITO rasos e aleatórios). Dizem que essa é a apresentação do mundo das fadas de Holly Black, mas é tão confuso que não vale nem apena ler ou começar por aqui. A história toda vai se desenrolando enquanto o caos e a confusão queima em volta. Ela podia ter feito um livro maior, onde as coisas fazem sentido para que possamos entender o universo. Se ela queria que essa fosse apresentação ao mundo dos feéricos, ela falhou MUITO. Você termina o livro do mesmo jeito que começou, sem entender nada.

A única parte boa é a escrita da autora (que eu não gosto muito, o mulher que gosta de um "e"), já que ela te faz mergulhar de cabeça na vibe do reino e da magia das fadas. Provavelmente eu só vou ler o resto da série por causa da capa, e eu quero muito ter esse livro na minha estante justamente por causa disso KKKKKKKK

carolknia 29/12/2022

Não é a toa que Holly Black é minha autora fav né, a bixa sabe oq faz. conhecer mais sobre o mundo das fadas é encantador.

Naju 29/12/2022

bom
o livro é bom, as tramas na história são impressionantes e me deu até vontade de ler a sequencia do livro, porém abandonei pois achei muito chata kkjkkk, vou fingir q só existe esse livro aqui mesmo e vou finalizar a história na minha cabeça kkk

Yass 27/12/2022

??????????????
MUITO BOM ADOREI MIL ESTRELAS só n gostei da trouxice dela principalmente a ingenuidade no começo de achar que as fadas se interessaram por ela por nenhum motivo em especial kkkkkkk mas acho q a Holly gosta muito de protagonistas que cometem atos fatais de burrice irritante
MAS O LIVRO É MUITO BOM!!! não deixem isso impedi-los de ler

Ley 22/12/2022

comecei pensando ser levinho, mas holly black sempre surpreende
Holly Black é bem conhecida pela trilogia O Povo do Ar, com suas histórias sobre fadas e suas intrigas políticas. No último livro, A Rainha do Nada, há algumas menções de personagens que participam da história, mas não são tão relevantes para o núcleo do enredo. Entretanto, alguns deles têm suas histórias. É provável que quem tenha lido O Povo do Ar possa ter topado com alguns spoilers, mas como disse, as referências são tão rápidas que muitos leitores podem ignorar e acabar nem pegando tais spoilers.

Em Tithe, a leitura acompanha Kaye, uma adolescente com uma vida bastante precoce. Ela não frequenta a escola, acompanha sua mãe em shows adultos, e pratica várias outras ações que podemos considerar bem problemáticas para sua idade. Apesar de ter pouca idade, e muitos pensarem que seja um livro adolescente, não creio que seja o caso. Esse é o primeiro livro da autora ambientado nesse universo, mas já possui fatos bem chocantes, como a realidade da personagem e acontecimentos futuros.

Após alguém tentar matar a mãe de Kaye, as duas voltam para a cidade de sua avó e decidem ficar por um tempo. Esta foi a cidade em que Kaye cresceu, e ainda lembra das criaturas que falavam com ela e lhe faziam companhia. Parecia histórias de uma criança com imaginação fértil para quem ouvisse, mas para a protagonista sempre foi real.

Em sua volta para a cidade, ela procura seus antigos amigos, e se depara com outra pessoa. É possível que esse encontro possa lhe proporcionar algumas respostas sobre os seres que aparentemente apenas ela vê, e talvez mais perguntas sobre o que mais está escondido dela. Seu retorno é como uma chave para novos acontecimentos, reencontros e até novas amizades.

A familiaridade com o universo da autora não me fez estranhar o modo como a história foi desenvolvida. Meu maior choque foi sair de livros juvenis (O Príncipe Cruel), e me deparar com essa história, onde a protagonista era precoce e a escrita mais crua. Há mais sangue e de certa forma, possui um enredo mais cruel. Contudo, esse é um livro rápido e não deixa de ser muito bom.

Após entender mais sobre a protagonista, o estranho que encontrou e todos os acontecimentos que a cercam, até sua realidade fica mais aceitável, assim como sua conduta. Ela é uma jovem que experimenta de tudo, então foi estranho me adaptar com essa visão e sua impulsividade.

Essa apresentação do universo das fadas já apresenta uma boa dose de intrigas, o que mostra que mesmo no início, nos anos 2000, Holly Black já tinha um bom domínio de construir seus personagens e tecer uma trama convincente de outro mundo. A história acontece tanto no mundo mortal quanto no mundo das fadas, a partir de certo ponto, é um plano bem moldado tanto para quem está começando a ler as histórias quanto para quem está voltando à ela.

Pode ser um livro mais difícil para alguns, mas para mim foi bem rápido e com uma história muito boa. Não há tantos vislumbres de romance, mas a autora entrega merecidas migalhas. A narrativa tem um fim ainda nesse volume, o que é ótimo para quem gosta de histórias independentes e rápidas.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/10/resenha-contos-de-fadas-modernos-tithe.html

Cams 20/12/2022

Eu amo a Holly Black....mas me decepcionei com esse livro
Eu amo a escrita da Holly Black, ela é a minha autora de fantasia favorita. Mas não sei o que rolou com esse livro, parecia tudo sem sal, não sei se fui eu que li errado ou o que, mas odiei

clara 19/12/2022

Achei a ideia incrível, mas não acho que foi bem desenvolvida pela autora principalmente alguns dos personagens, deixaram alguns detalhes, visto do meu ponto de vista, bastante importante e que completariam bem a história de lado.