Condado de Essex

Condado de Essex Jeff Lemire

Resenhas - Condado de Essex

1 | 2 | 3 | 4

Adriana 12/08/2021

História bonita, sensível com um gostinho de melancolia
Três bonitas histórias que se entrelaçam de forma muito sensível, trazendo com elas um ar de melancolia.
Linda obra de Jeff Lemire que fala sobre a solidão, a velhice, o amor e o perdão.
Israel.Berbigier 12/08/2021minha estante
Até Se o Jeff Lemire escrever bula de remédio eu vou curtir?

Adriana 12/08/2021minha estante
Foi minha primeira leitura dele e devo dizer que com certeza virão muitas outras.

Clemente 12/08/2021minha estante
Sempre entra em uma lista de compras essa história, mas esse ?gostinho de melancolia ? sempre me faz deixar para depois. Fica a impressão que vai ser pesada

Adriana 12/08/2021minha estante
Oi Clemente,
A história te faz refletir sobre a vida... pensar em várias coisas...mas não considero pesada não
Mas acho tbm que tudo depende do momento da vida que se está passando

Lliot.0 15/03/2023

Quadrinho sensível
São três histórias que futuramente irão se entrelaçar.

A expressão da solidão, nostalgia, arrependimento, saudade e culpa. Sentimentos notáveis em cada história.
O traço é excelente, consegue te prender a história, a cada capítulo
Lelouch_ph 15/03/2023minha estante
Que massa, me interessei.

Carlos.Santos 12/12/2017

JEFF LEMIRE INTIMISTA
O canadense Jeff Lemire é um dos autores de quadrinhos de super heróis mais conceituado da atualidade, suas passagens em Arqueiro Verde, Velho Logan, Cavaleiro da Lua, etc, deixaram saudade. No entanto, é em suas obras autorais que, de fato, Lemire brilha, como é o caso de Condado de Essex.

Nesse quadrinho, Lemire presta uma singela homenagem ao lugar onde nasceu, uma parte do Canadá mais rústica permeada pela natureza e grandes fazendas. Além do texto, Lemire assume também a arte. Seu traço é bem peculiar, - algumas pessoas não gostam - tanto que ele não desenha super heróis, entretanto suas linhas caem como uma luva nesse quadrinho. A história se divide em três arcos que, aos poucos, se entrelaçam através de seus personagens. Fala de infância, vida adulta e velhice, com bastante emoção mas sem cair no pieguismo. Alguns momentos, de fato, podem até levar as lágrimas devido ao talento narrativo de Lemire e a maneira como ele manipula o leitor. A história é longa, de quase seiscentas páginas - na verdade essa edição compila três graphic novels - facilmente lida de um fôlego só tamanho é a maneira como é envolvente. Eu já era fã do Lemire por conta de seus textos para Marvel e DC, agora, depois de Condado de Essex, sou muito mais. Recomendado é pouco.

Lara 19/12/2017

Genial!Recomendadíssimo!
Li o quadrinho em um folego só.É muito envolvente.Os personagens são muito bem construidos assim como o roteiro.Tb gostei da arte.São 3 histórias que se entrelaçam de maneira muito perfeita.La pelas tantas na HQ tem uma arvore genealogica dos personagens onde tudo fica ainda mais tranquilo de entender, mas recomendo ir lendo até chegar nesta parte sem procura-la antes de começar a ler pq nela tem muitos spoilers.É um quadrinho sensivel e emociona.Esse ano li muitos quadrinhos e tenho certeza que esse foi um dos melhores que li em 2017.Esta em vários vídeos de booktubers especializados em quadrinhos como super recomendado.Vale cada centavo investido.É uma HQ pra ser relida em várias fases da vida.Pode ser lido em qualquer idade.

Cilmara Lopes 03/03/2018

Que petardo, que petardo, meu caros!

Com um traço aparentando fragilidade, não se engane, pois é uma arte tão expressiva quanto àquelas cheias de hachuras e bláblá, Lemire nos presenteia com um enredo fora de série de tão sensível, delicado e intimista.
Ele mergulha em recortes de sua memória no Condado de Essex, no Canadá, tecendo as vicissitudes da vida, os percalços e as alegrias.
As costuras entre as vidas dos personagens é impecável, tudo tão bem feito e tocante!
Sou muito suspeita para falar Lemire, compro até papel de lá o assinado por ele. Hahaha
Foi uma leitura intensa, ficará na memória e vale releituras!

Julio Martinez 08/03/2018

Amazing
Só conhecia o Jeff Lemire de ouvir falar, e depois de muita resistência eu adquiri o Condado e posso dizer que não me arrependi nenhum em nenhum momento de ter dispensado o meu tempo em ler essa obra que é emocionante. São três contos que vão mexer com suas convicções sobre laços familiares, amizade e lembranças. Super recomendo e não vejo a hora de comprar o Soldador Subaquático.

Jeferson 22/07/2018

Simplesmente sensacional!!!!
Que obra fantástica nessa HQ, roteiro todo amarrado, uma narrativa que prende o leitor e as três histórias contidas na HQ são conduzidas de forma perfeita pelo Jeff Lemire. Esse seria apenas o 2º trabalho dele com quadrinhos independente. Se não leu....leia agora!!!

Vinny Britto 10/08/2018

Simples Porém Marcante
Uma HQ com arte simples mas com uma história marcante. Os 3 contos por si só já são excelentes mas quando percebemos as ligações tudo fica simplesmente perfeito.

Não sou um leitor tão assíduo de HQ's e nem tão conhecedor assim, mas é sempre bom fugir de vez em quando das historias de super heróis. Condado de Essex não é uma história que vá fazer chorar mas com certeza é tocante e o roteiro é muito bem amarrado. Mexe muito com os laços familiares, com lembranças e consequências de alguns erros.

Com certeza já tem um lugar especial na minha estante.
RECOMENDO!

Pedro 19/11/2018

Lester é um jovem órfão que busca refúgio dos afazeres da dura vida no campo nas aventuras dos quadrinhos. Mas os gibis, comprados de Jim, um ex-jogador de hóquei que vive dificuldades devido às lesões da carreira, levam a um impasse entre o garoto, seu tio Kenny e Jim. O conflito traz à tona segredos do passado que atravessam gerações e remontam a um silêncio de 25 anos entre irmãos, uma trinca irreparável que fraturou toda uma família. Com seu traço delicado, que expressa como poucos o silêncio e o espanto diante da vida, Jeff Lemire cria uma galeria de personagens vencidos pelo tempo e pela mágoa, sempre à espera de redenção. Cavando fundo nos laços insuspeitos que unem uma comunidade inteira, o quadrinhista canadense cria uma devastadora narrativa sobre memória, família e perdão.

22/01/2019

Jeff Lemire tá entrando fácil para o hall de melhores quadrinistas de todos os tempos, pelo menos pra mim. Que HQ incrível!

A história é separada em três partes, mas que se conectam entre si. Você acha que a história será sobre um menino que acabou de perder a mãe para o câncer e de como ele lidará com isso, mas não. A gente vai se aprofundando cada vez mais naquela cidadezinha e seus moradores. Achei incrível e inesperada essas conexões, que vão muito além do simples fato de um personagem conhecer o outro. O que liga todos eles é um sentimento em comum, o da solidão.

Dá pra perceber que é um quadrinho muito mais pessoal. O autor cresceu no Condado de Essex no Canadá, e assim como os seus personagens, adorava hóquei. Tem até uma foto dele quando criança na página final, todo equipado.

Quanto aos traços, eles são bem característicos desse autor, e não me incomoda nem um pouco. Acho que casa bem com as histórias melancólicas dele.

Mais uma HQ do Jeff Lemire indo direto para os favoritos da vida! =)

Whebson 30/06/2019

Uma história que toca a alma.
Ao ler essa obra maravilhosa, posso dizer que me enriqueci de personagens maravilhosos e seus sonhos e decepções. Com o youtube rodando em background, escrevo isso escutando uma música de "John Cale - Do Not Go Gentle Into That Good Night" indicada por um desses personagens fascinantes. Se você busca uma leitura cheia de emoção, recomendo fortemente o "Condado de Essex".

Arthur Guizelini 29/12/2023

Te faz pensar
A Hq é muito boa, e como toda obra do Lemire, ela te prende na história, porem sinto que nessa obra em específico, o desenvolver da história deixa o leitor um pouco confuso em relação ao vínculo dos personagens e a ligação que uma história tem com a outra.
Li com uma expectativa alta esperando pelo romantismo que as obras de Lemire trás, é o livro é muito bonito, não me entenda errado, mas eu esperava sentir um apego maior aos personagens.
Dos trabalhos de Lemire esse foi o que menos me agradou.

Gabriel 13/08/2019

Um condado de não falas
O não dito em sua essência e seus problemas

Matheus 23/12/2019

A perfeita HQ que foi nota 9
O Condado de Essex é uma aula de roteiro, é perfeito no que se propõe. História fechada, cheia de nuances, instigante, surpreendente, emocionante. Mais do que tecnicamente nota 10, ela é perfeita porque não transparece nada do técnico. A história flui, ela te abraça e a leitura passa sem nem você ver. O quadrinho conta a história de alguns personagens da cidade de nascimento de Jeff Lemire, esse gênio roteirista que acabei de citar.

Mas não é 5 estrelas e aqui, vou ter atrás de mim, milhares de fãs que vão dizer o contrário e isso se torna mais um dos motivos para querer indicar a leitura dessa pérola. Atenção, o traço do Jeff é simplista, preguiçoso e muitas vezes confuso. Diversos rostos são iguais e não é só algo pitoresco do autor, ao prejudicar o entendimento da obra ele tira pontos.sim do que poderia ser uma obra prima. É um traço nota 8 talvez, mas se entregasse a uma coprodução talvez teríamos aqui A lenda dos quadrinhos mais recentes.

A experiência é ótima e indicada! Vai adiante e depois me fala se concorda com a minha avaliação do traço.

DaniBooks 30/03/2020

O Condado de Essex
Uma HQ delicada e emocionante, sobre relações familiares. Pais e filhos, irmãos, relações de amor, mas que sofrem abalos por conta de ações impensadas e de escolhas mal feitas.

Jeff Lemire conseguiu construir uma história de reencontros, de perdas, de perdão, de remorso, com extrema sensibilidade. É tocante acompanhar esses personagens.

A forma como as histórias de todos os personagens se entrelaçam, formando um todo e fechando um ciclo é construída brilhantemente.

Foi uma experiência maravilhosa e tocante a leitura dessa HQ. Com um texto primoroso e com uma parte gráfica marcante, O Condado de Essex se tornou uma das melhores HQs que eu já li na vida.

1 | 2 | 3 | 4