A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Juliana Raasch 03/03/2023

Simples e belo
Sempre fui da máxima que mais é menos, então coisas simples me atraem.

Quando comecei a ler o livro, comecei com bastante receio, pois havia lido bastantes resenhas que falavam que ele era bem sensível e etc. como não gosto mto de coisas fofas e acho que alguns assuntos precisam de ótimos contextos, comecei achando que iria odiar o livro.

Pois agora venho aqui dizer que tive um PRÉ CONCEITO ridículo e que nunca mais vou fazer isso.

O livro trata assuntos como inclusão, xenofobia, e outros tantos de forma simples e bem precisa, sem sair do contexto e sem fazer estardalhaço sobre como somos uns cretinos idiotas.

?Ah, mas não tem história?? a história aconteceu e pra mim foi bem condizente com a realidade ali criada, já que o foco do livro não é ter 1001 aventuras espaciais.

Me apeguei mto aos personagem e no final do livro, fiquei realmente tocada com o sofrimento da nave em torno da perca deles.

Tatisr 01/03/2023

Confesso que não é o tipo de livro que eu me amarro, mas foi indicação então comecei a ler , o livro incialmente demorou para me prender mas depois a história me deixou cada vez mais interessada e curiosa . Não é o melhor livro que já li mas eu gostei, para quem gosta de ficção científica vai amar.

ana 26/01/2021

A melhor parte desse livro são os personagens!! A história em si achei meio lenta, mas os personagens fazem valer a pena.
Ah, e a nota especial da Becky no final me fez chorar hahaha

brendanic 22/07/2021

Às vezes tudo que a gente precisa é um livro assim
Eu não tenho nem palavras pra dizer o quanto amei esse livro. Foi uma leitura revigorante, acolhedora. Tinha acabado de sair de uma leitura pesada e encontrei exatamente o que eu precisava nesse livro. Não é à toa mesmo as comparações que fizeram da escrita da Becky Chambers com a da Ursula K Le Guin seja no foco das relações ao invés de grandes batalhas épicas tiro e bomba ou na sutileza com que ela vai envolvendo a gente numa escrita singela, mas que me deixou quase o livro todo lendo com um sorriso no rosto. Mas não se enganem, temos momentos de tensão e aflição também! rs

É um livro sobre convivência, sobre lidar com diferenças e principalmente - de uma forma fictícia - lembrar que o mundo é muito grande e diverso. Nas representações de diferentes espécies fascinantes e seus modos de vida, Becky Chambers cultiva uma curiosidade por conhecer mais desse universo e todas as vidas que o habitam, resguardando sempre as particularidades das personagens mesmo dentro de suas culturas.

Eu tô morrendo de saudades dessa tripulação, até dos que eu não gostava tanto, mas esse é o poder da autora, fazer a gente compreender todos eles e se apegar rapidamente a suas trajetórias.

Queria muito viver nesse universo, beira uma utopia, não porque não existam problemas (mais um traço que me lembrou a Ursula), mas por ver como as pessoas estão tentando lidar com eles e tudo que já construíram.

Raniel.Bezerra 04/06/2024

Eu viajei e conheci espécies que, em vida, não achei ser possível.
Sou fascinado pelo universo e tudo que pode estar escondido nele. Gosto de pensar na evolução humana, em como somos tão complexos e como temos tanta ambissão em conseguir desvendar seus segredos. Mas, sinceramente, não espero que sejamos capazes de descobrir isso por conta própria e esse livro jogou isso bem na nossa cara. Nesse livro eu pude viver tudo que achei que séria impossível em vida. Conheci espécies inteligentes, seres que jamais poderia imaginar e mundos cheios de culturas distintas. É fantástico. Tudo nos toca como se fosse realmente verdadeiro. 5 estrelas merecidos.

debs.lendo. 02/10/2022

Reflexivo
É um livro lento mas que traz vários questionamentos, do meio pro fim foram acontecendo coisas mais empolgantes.

Você consegue se apegar com os tripulantes e até gerar um respeito por quem vc menos espera.

Eu indico para quem procura uma leitura reflexiva e rica em ambientação ?

Leila.Cavalcante 01/05/2021

Demorei um pouco para entrar no ritmo da leitura, foi apenas lá pra metade que comecei a gostar. Não sei por que, acho que só porque sci-fi não é algo que eu tenha habitude de ler, então a princípio não é muito animador. Porém, a história foi tomando forma e se tornando mais interessante. Teve alguns personagens que eu gostei, Sissix, por exemplo, outros que eu tive uma leve antipatia, Kizzy, e outras que a antipatia foi maior, Rosemary, sério, ela não me conquistou de jeito nenhum. Outros que eu achei que não ia gostar, e gostei como o Corbin, talvez porque ninguém gosta dele, as pessoas apenas o suportam, me senti representada. Ashby também é super gente boa. E Ohan, eu confesso que não o/os entendi em alguns momentos, mas gostei deles/e. A questão é que cada um desses personagens é uma uma espécie diferente; é a convivência e a coexistência deles que serve de certa forma como fio condutor da história. Confesso que eu tive dificuldades de acompanhar as características que distinguem as espécies, fiquei perdida em algum momento, mas o que eu achei bacana é que a autora mostra que dá pra viver de boas e respeitar todo mundo, sim. Outra coisa que eu achei interessante foi que os humanos não foram colocados como os seres mais evoluídos do universo. No geral, achei legal, os personagens são bem construídos e a história evolui de forma bastante coerente.

Stepolydoro 13/05/2021

Um livro que me surpreendeu, trata de assuntos extremamente relevantes nos dias de hoje, além de ter um casal sáfico interespecies nele. Vale muito a pena ler, prende muito fácil na história e em seu desenvolvimento.

Davllyan 17/05/2021

Um sci-fi incrível.
Nossa, esse livro é incrível. Acredito que só tem um pequeno erro no começo. A narrativa é lenta, mas não é algo tão lento. O desenvolvimento dos personagens é muito bom, e você consegue ter empatia por todos. Seu universo é fantástico. Becky Chambers acertou muito nesse livro.

Larissa 28/10/2021

Outra camada da ficção científica
Se o objetivo da autora é fazer os leitores se identificarem com os personagens, deu super certo! Meu sonho nesse exato momento é fazer parte da tripulação da Andarilha, nave que abriga o grupo de sapientes (tem humanos, uma aandriskana, um sianat par e um grum). A gente acompanha a chegada de Rosemary à nave para iniciar seu trabalho de guarda-livros, apesar de não ser a protagonista da história, o protagonismo é do grupo, com ela aprendemos sobre a vida no espaço compartilhada com espécies diversas, para além da Andarilha, claro. O grupo vai visitar alguns planetas e receber visitas não tão desejadas, serão poucos os momentos de tensão e conflito, 80% (cálculo provavelmente impreciso) da narrativa vai desenvolver os personagens e suas relações complexas. Complexas mesmo, complexas ao ponto de me fazer pensar durante minutos sobre a falta de afeto nas relações humanas, sobre a falta de demonstrações palpáveis, tudo graças a parada na casa de Sissix (aandriskanos), que vai render o maior surto (uma garrafa de vinho e dois copos) ao leitor. Outro ponto é o respeito a culturas e pessoas diversas: IA's devem ter direitos? Até que ponto as crenças são mais nocivas que benéficas? Qual o limite para as modificações genéticas e corporais? Comer salgadinho no local de trabalho é boa ideia? Até quando interesses políticos vão ameaçar milhares de vidas? Você pode fugir da sua família do ninho por estar ferida e encontrar conforto na família das penas, ok?. Nessa história, os humanos não estão entre as 3 espécies mais influentes da CG, a Terra entrou em colapso devido às suas decisões, afinal. A gente não teria a menor chance perto dos aeluonianos...

leticia |@littletobook 18/06/2022

no começo eu fiquei super resistente, por não tem muito o costume de ler ficção científica achei que ia terminar de ler ?por obrigação? mas no meio do livro eu já n conseguia mais parar de ler, os personagens são muito diferentes e amigáveis

lice 06/07/2022

Uma experiência indescritível!!
Ao longo do livro senti muitas emoções.
No começo foi um pouco difícil me envolver e entender o universo (literalmente!) em que se passava a história, mas pouco depois, toda vez que parava de ler, eu sentia uma imensa vontade de me afundar na história de novo o mais rápido possível.

Consegui ligar vários ponto desse universo ao nosso mundo atual e isso me fez refletir bastante.
A construção de todos os personagens é impecável, eu consegui compreender todas as emoções, pensamentos e motivação de cada um e isso tornou tudo ainda mais envolvente!

Vou sentir saudade da tripulação, espero que todos eles sejam felizes e saudáveis na Andarilha

Dutra 02/06/2021

Ficção científica para todas as espécies interplanetárias
Delícia de livro! Emoção na medida certa com aquilo que mais me faz apreciar a leitura: Bons personagens! Não teve um sequer que não tenha me conquistado, até alguns que tem atitudes bem questionáveis me causaram empatia e desejo de entendê-los melhor! Bom do início ao fim, dica imperdível!

Debs @DeboraMaryn 03/06/2021

Perfeito
Esse para mim é um guia do mochileiro das galáxias melhorado. Ele é perfeito! Agradável de ler e personagens cativantes.

¿pami? 22/10/2021

Interessante!
Eu gostei bastante dese livro, e me apeguei bastante aos personagens. Como eu amo coisas relacionadas ao espaço, como a astrobiologia, acabei gostando bastante dele. Foi bom acompanhar a evolução dos personagens, e são personagens bastante exóticos e conquistaram meu coração!