A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Karoline Leandro 08/07/2020

Um livro que é um abraço quentinho.
A força da narrativa da Becky Chambers, acredito, está na deconstrução de muitos temas que, em nossa perspectiva humana preconceituosa e limitada, são vistos como "normais" e "corretos". Os conceitos de gênero, de família e de amor (só para citar alguns) vão sendo, um a um, colocados a prova com uma diferente visão que contradiz (e muito!) os nossos conceitos de hoje. Nos mostrando que eles são puramente construções sociais e não estritamente biológicos.

Por não existir um único protagonista aqui, fiquei com a sensação de que, no fundo, uma das mensagens do livro seja a de que somos todos importantes na construção da narrativa do Universo. Assim, cada um possui a mesma relevância, não importando as suas diferenças físicas, sociais, históricas e culturais. Essas que, na verdade, são exatamente a base principal para que possamos evoluir como seres humanos (no meu caso), ou aeluonianos, ou aandriskanos, gruns, harmagianos, quelins... e por aí vai.
Afinal, somos todos feitos de pó de estrelas e no final de tudo, voltaremos ao mesmo pó. Mesmo que eu seja uma humana e você um akarak (quem sabe).

Vitor Mussi 06/07/2020

Um dos melhores livros de ficção científica que já li.
O que posso dizer sobre A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil? Sinceramente, nem sei muito bem, talvez eu seja até suspeito pra fazer essa resenha, já que criei grande apego aos personagens e ao livro. O ambiente, a contrução dos personagens e as questões abordadas são simplesmente perfeitas. Enquanto lia me senti presente, quando os personagens estavam tensos, eu também estava, quando estavam tristes, eu também estava triste, quando estavam alegres ou rindo, eu também estava. No fim, a Longa viagem, pelo menos para mim, não foi tão longa, tudo passou de maneira tão fluída e rápida. O livro vai deixar falta, estou aguardando a Darkside Books lançar a tradução das continuações.

Emmanuel 06/07/2020

Uma prazerosa viagem a um pequeno planeta hostil.
Peguei o primeiro livro da Becky sem muitas pretensões. Tinha visto algumas resenhas falando super bem da história e de como as personagens eram profundas e tal, entretanto tive receio de começar a ler e me decepcionar com o famigerado hype literário, o que se provou um ledo excesso de zelo ahaha. O livro é tudo o que disseram sim. Não, é mais, é fabuloso, é maravilhoso, é inesquecível. O plot é até simples mas a construção da narrativa, o detalhamento em cada personagem, as relações entres os mesmos, os complexos, os anseios, os sonhos, traumas ufaaa é tudo muito bem feito. Teve momentos em que me vi dando altas gargalhadas com as brincadeiras da Kizzy e em outros chorando com a tristeza do Jenks. Se você for lê-lo não vá esperando encontar um sci-fi no estilo clássico, com enfoque nas descrições científicas e tal, aqui, o ponto central são as pessoas. Enfim, melhor leitura de 2020 sem sombra de dúvidas. Favoritadasso!!

giurassica 05/07/2020

ainda estou conhecendo esse gênero, mas esse livro é simplesmente incrível! me fez pensar sobre gênero, espécies, cultura e a forma como as pessoas se relacionam umas com as outras. o universo é muito bem construído, assim como os personagens, que parecem ser pessoas reais. com certeza um dos meus livros favoritos!

Vick 03/07/2020

Gente, o segundo é melhor, não desanimem, a discussão sobre gênero, cultura, raças e construção familiar e romântica da autora é genial.
Madu.Kobylinski 03/07/2020minha estante
Quais são os casais do segundo livro? Pode me dar spoiler KKKKK

Vick 04/07/2020minha estante
Oh, como ele focado na Lovelace e ela vaza, a gente não vê mais o resto da tripulação. O único casal casal mesmo são a Sálvia (q aparece nesse primeiro, e é o outro foco do livro) e o marido dela, Blue. Mas a história dela praticamente não tem a ver com esse romance...

Xabriel 30/06/2020

Um estágio no espaço!
Vai deixar saudade. Que universo incrível! Não esperava muita coisa desse livro, mas fiquei feliz por está equivocado.
Personagens bem construídos com profundidade e relevância, uma leitura fácil que não prende você em termos e conhecimentos complicados obrigado você entender.
A história segue direto ao ponto, mostrando nas camadas um reflexo em paralelo com a atualidade, a qual nos encontramos, tendo uma abordagem orgânica, que não tenta forçar sua real motivação, fortalecendo sua narrativa com todas as possibilidades propostas na história, formando para o leitor uma imaginação de outra escala, tornando tudo bem próximo da realidade.
Anne 30/06/2020minha estante
Tá na minha lista ?

Xabriel 01/07/2020minha estante
Recomendo ???

Fanny 01/07/2020minha estante
Que bom que gostou!!!! Achei que não iria ver nem tão cedo a recomendação! Hhahha Eu amei o segundo mais ainda!

Fanny 01/07/2020minha estante
Esse livro é muito perfeito ? ?A vida compartilhada em uma admirável orbita fechada? foca na história de lovelace a IA. Nesse ela foca bastante na construção das personagens no livro! Mas é muito incrível a criatividade dessa mulher!!!! ???

Wardson 02/07/2020minha estante
É um livro pra vida!

Xabriel 02/07/2020minha estante
Concordo com você.

mel 29/06/2020

Um mundo do qual você não quer mais sair
Quando eu comecei esse livro, já tinha em mente todas as coisas que os booktubers que eu acompanho falavam sobre. E sinceramente, eles não poderiam estar mais certos.

"A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil" é um livro com um universo e personagens tão bem construídos, mas tão bem construídos, que cada capítulo deixa você mais preso e curioso. Não, não tem nenhum "grande acontecimento" ou nenhuma grande revelação, o que você vê aqui é mais uma história "character driven", o que não é problema nenhum para mim. Todos os personagens são únicos e interessantes, e ver eles, que são de todos os lugares diferentes do universo, interagindo e passando por aventuras juntos é maravilhoso. Não tem nenhum personagem "NPC", que não faz diferença para a história, literalmente todos são importantes e têm sua própria personalidade e história.

E todas as metáforas para problemas atuais... Ah. *chef's kiss*

O único empecilho que tive, mesmo que poucas vezes, foi o de ter que lembrar de todos os nomes difíceis de planetas e espécies, mas isso acabou ficando impregnado na minha mente depois de alguns capítulos.

Acho que qualquer leitor que adora um sci-fi (assim como eu) vai adorar esse livro e tudo que ele tem a oferecer. Não poderia dar uma nota melhor do que 5 estrelas.

Obs.: Darkside, minha filha, quantos erros de português. Quem que vocês contrataram pra traduzir esse negócio?

vi 28/06/2020

Em uma realidade onde os humanos vivem em marte e a terra ficou arruinada; onde os seres de outros planetas são comuns; onde a guerra está em muitos lugares; onde é preciso superar as diferenças para aprender a viver em harmonia.
Esse livro conta a história de Rosemary, que embarca para trabalhar em uma nave com o objetivo de esquecer o seu passado e construir um novo futuro; criada em uma colônia marciana, agora ela precisa sair do lugar onde foi criada e se aventurar entre as galáxias.
Uma história que fala sobre a família, a perda, a amizade, a empatia, e as nossas diferenças. Apesar do livro não ser longo, a narrativa é bem lenta, mas, a história é bem gostosa, narra o cotidiano dessas pessoas, de modo que nós nos colocamos no lugar delas.

Patrícia Carla 26/06/2020

Quero mais!!!
Uma história de ficção científica que fala de um futuro onde a raça humana se relacionada com muitas outras em diversos planetas diferentes. E justamente, através dessas diferenças, a história do livro nos traz de maneira muito leve e gostosa questões sobre preconceito, relações interraciais, interespécies e homoafetivas, espírito de equipe, amizade, lealdade... Enquanto ambienta muito bem tudo isso num cenário futurístico muito convincente. Termina-se querendo logo devorar o segundo livro!! Obs: uma pena que o segundo livro ainda não tenha em formato de ebook para ler em meu Kindle :(

Bia Alper 23/06/2020

Esse livro é um grande abraço
Não existem palavras para descrever meu sentimentos reais com esse livro, até porque foi tudo muito abstrato e lá pela página 100 eu já nao me imaginava existindo sem esses personagens. Uma narrativa que te convida e entender e conhecer esses personagens em suas rotinas nessa nave cheia de tantos sentimentos. Tudo é muito real mas ao mesmo tempo existe uma mágica que envolve a relação desses seres. Eu gostei tanto de como ela usa alegorias para discutir temas profundos e enche de significados relações de um jeito muito natural levando em consideração que estamos lidando com espécies diferentes.

Eu terminei o livro chorando e eu nao sabia porque eu estava chorando, se era por tudo que havia acontecido até ali, se era porque eu não sabia me despedir. Eu acho que nunca vou me esquecer desse livro e com toda certeza minha nova leitura compulsiva nasceu quando eu virei a última página.

19/06/2020

Eu fiquei apaixonada, como disse em um comentário, o livro trás um universo bem expandido e cheio de novidades, e amei ver em meio a ficção, diversos recados sobre as falhas humanas reais com nosso planeta e com nós mesmos. Eu me apeguei por cada detalhe da história e estou curiosa para ler a continuação.

Marcos @elfoliterario 18/06/2020

Esse livro é simplesmente incrível! E talvez muitos não saibam mas ele faz parte de uma trilogia, o que me deixou muito contente quando descobri. A longa viagem é um livro bem introdutório, no qual vamos aprender bastante sobre esse universo, as várias culturas e várias espécies com suas particularidades aprendendo a conviver com outras. Também traz muitas questões éticas que vão te remeter a nossa sociedade. Os personagens são bem desenvolvidos e é possível saber o ponto de vista de cada um, pois a autora intercala entre eles no decorrer dos acontecimentos, e isso ocorre de uma forma muito sutil. O que mais gostei foi que há muita representatividade (implícita e explicita) ao longo do livro e tudo é trabalhado de maneira muito natural. Sem defeitos!!

Bart 14/06/2020

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil
*Beck Chambers*
Editora: DarkSide Books
352 pág, 2017.
Eu digo logo que na época em que vi esse livro, a capa me ganhou logo de cara! Kkkkkkkk não vou mentir! E o livro é uma surpresa, a autora tem uma criatividade absurda, e não é uma coisa desmedida, ela se fundamenta nos padrões de comunicação entre espécies isso é o mais incrível, os costumes, a intercomunicação de raças alienígena diferentes, com certeza ela também assistiu muito ao National Geographic, fora os pais os pais dela (vide foto).
Na trama Rosemary conseguiu uma vaga na tripulação da nave Andarilha, (calma) a função dessa nave é criar pontes interspaciais, p/viagens intergalaticas muito distantes (buracos de minhoca). Até que aparece a chance de um trabalho muito rentável nesse planeta hostil, criar uma ponte p/navegação nesse sistema que passa por tensões de conflitos.
O livro é o título ?, e através de Rosemary vamos conhecendo a tripulação (multi espécie), e como ela lida com um segredo que ela traz de seu passado em Marte... basta ler p/saber!!
De novo, como as comunicações são descritas, p/mim foi "o recheio de doce de leite do bolo"!!
Livrão, gostei muito e vou p/continuação!!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Luan.Medeiros 11/06/2020

Impressionante
Ficção científica impressionante. Não li muitos livros de sci-fi, mas depois desse me empolguei bastante e quero ler mais livros do gênero, inclusive o livro seguinte desse que se passa no mesmo universo.

Sssa_silvia 06/06/2020

Linguagem fácil e envolvente
Ótimo livro! Sem sombra de dúvidas a linguagem desse livro fez uma super diferença. Certeiro quanto a objetividade dos personagens, tanto nas características quanto nas ações! Fico imaginando de onde veio tanta criatividade... Adorei!