Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

natalia.contessi 06/05/2024

Policarpo Quaresma é uma figura excêntrica e completamente apaixonado pelo Brasil. Buscava aprender tudo sobre o país e apenas usufruia o que era verdadeiramente brasileiro, seja nos livros, nas roupas, objetos, músicas, dentre outros. As pessoas riam dele pelas costas e consideravam meio louco, e acreditavam que a culpa dessa loucura era porque ele lia muito. Policarpo vivia uma vida bem tranquila com sua própria rotina, até que tudo vira do avesso quando ele publica um texto pedindo que o idioma oficial do Brasil fosse substituído pelo Tupi, por essa ser uma língua verdadeiramente brasileira.

O livro divide a sua vida em três partes e, que no final de cada parte, um pedaço do Policarpo Quaresma morre, até o seu verdadeiro triste fim.

Ao longo da história, surgem várias críticas aos primeiros anos da república. A revolta da Armada, que ocorreu no Rio, foi um dos palcos desta história. Além de ter alguns personagens ilustres, como Olga e Ricardo, o livro conta com a participação de Floriano Peixoto, de quem Quaresma idolatrava bastante (pelo menos, por grande parte do livro...).

Bru_bbs 04/05/2024

Brasil
Eu gostei de como o Policarpo com o decorrer do livro foi percebendo que o Brasil não era um país perfeito como ele pensava, mas ao mesmo tempo fiquei com pena da forma como ele foi descobrindo isso.

Julia.Ramos 03/05/2024

É triste
Fui ler por causa de um seminário e no fim gostei pra caramba, e de fato o fim do Policarpo é triste, chorei

juu 02/05/2024

Triste fim de policarpo quaresma!!
Foi um livro muito interessante,porém gostaria de ter lido ele no futuro para ter um entendimento maior da obra.a escrita de lima barreto é impecável e extremamente descritiva,oque gostei muito.para mim o ponto alto do livro foi que mesmo tendo sido escrito a cerca de 100 anos atrás tem muitas coisas que vemos que acontecem nos dias de hoje.

poly 30/04/2024

Cara, que livro.
Uma das poucas obras que eu li por obrigação e genuinamente gostei. Os personagens são incríveis e você quer sempre saber mais sobre eles. As críticas foram tão bem feitas que às vezes eu demorava páginas para entender o que o autor estava tentando dizer (pq o cara foi muito sutil), mas na maior parte do tempo foi tapa na cara e eu AMEI. Só não dei 5 estrelas pq alguns capítulos foram muito longos e eu achei que não precisava. (Mas quem sou eu para questionar o homem, né? Pq Lima Barreto... você ainda é o momento.)

andrecaztro 29/04/2024

Triste fim?
Eu triste depois de ler Triste Fim de Policarpo Quaresma e descobrir que Policarpo Quaresma teve um triste fim: ?

Dilso 29/04/2024

Dom Quixote Quaresma...
A releitura que fiz trouxe de vola a lembrança desse Quixote brasileiro chamado Policarpo Quaresma. Apesar de, desta vez, ter sido o personagem Ricardo Coração dos Outros que me preferiu mais...
Livro satírico e que denuncia com muito bom humor um Brasil particularmente hipócrita e debilitado, do ponto de vista social, político e militar.

Paulo.Victor 25/04/2024

Legalzinho
Legalzinho por criticar o nacionalismo e gostei do personagem Quaresma, mas foi só isso mesmo. Os outros personagens são bem desinteressantes e o enredo acaba ficando sem impactp

Cailaine.Martins 24/04/2024

O Triste Fim de Policarpo Quaresma
" Como lhe parecia ilógico com ele mesmo estar ali metido naquele estreito calabouço. Pois ele, o Quaresma plácido, o Quaresma de tão profundos pensamentos patrióticos, merecia aquele triste fim? De que maneira sorrateira o Destino o arrastara até ali, sem que ele pudesse pressentir o seu extravagante propósito, tão aparentemente sem relação com o resto da sua vida? Teria sido ele com os seus atos passados, com as suas ações encadeadas no tempo, que fizera com que aquele velho deus docilmente o trouxesse até à execução de tal desígnio? Ou teriam sido os fatos externos, que venceram a ele, Quaresma, e fizeram-no escravo da sentença da onipotente divindade? Ele não sabia, e, quando teimava em pensar, as duas coisas se baralhavam, se emaranhavam e a conclusão certa e exata lhe fugia. "

SSerbS 22/04/2024

Você, Quaresma, é um visionário
Policarpo transparece tudo que havia de hipócrita e que arruinava o Brasil de sua época (e segue arruinando até hoje). Corrupção, intrigas, bajulação para promoção...

Carol 19/04/2024

Li pra escola né
Não gostei muito pq achei q a leitura não flui e a história é bemmm sem gracinha parece q não acontece nada e eu gosto livro agitado.Apesar do nome eu achei q teria alguma salvação mas realmente o policarpo fica triste no fim por conta do patriotismo maluco dele,no geral não tem muito oq falar já que li pra um trabalho da escola.

Cyntia44 18/04/2024

Uma ampla (e contemporânea) visão do Brasil
"O triste fim de Policarpo Quaresma" conta a história de um patriota entusiasmado pelas riquezas do Brasil.

Autodidata, amante dos livros e aprendiz de violão - instrumento musical de "malandros" -, Quaresma propõe às autoridades que o tupi passe a ser a língua oficial do país. Por ter esse comportamento de nacionalismo extremado, ingênuo e até mesmo caricato, não era levado a sério por alguns. Entretanto, o "triste fim" vai bem além disso.

A grandeza dessa obra de Lima Barreto repousa em descrever um país que preservou comportamentos e erros ainda presentes na sociedade de hoje.

Leitura obrigatória para quem deseja enxergar o Brasil pelos olhos de um grande visionário que, no frigir dos ovos, estava apenas a descrever a sociedade de seu tempo. Que pena que, de cem anos pra cá, não mudamos tanto assim...

Luciane 16/04/2024

Triste fim de Policarpo Quaresma
Triste fim de Policarpo Quaresma foi publicado pela primeira vez em 1911, ambientado no século XIX no Rio de Janeiro. O romance tem como personagem o major Policarpo Quaresma, patriota ao extremo. Policarpo é funcionário público, um pouco metódico, faz tudo igual todo dia e horário. Não é muito simpático, mas trata todo mundo com educação, não tem inimigos, apenas o médico da cidade que não gosta dele e fala mal de Policarpo, o motivo, porque o major gosta de ler e possui uma grande biblioteca em sua casa. Para o médico, só poderia ser leitor quem tivesse cursado a faculdade ou fosse filósofo. Policarpo um dia envolto em seus livros, reflete sobre a língua brasileira que deveria ser o Tupi Guarani, que está ficando esquecida, entendendo que isso não pode acontecer. Decide então escrever uma carta ao governo a fim de solicitar que a língua fosse reconhecida e estudada nas escolas. Diante dessa atitude, Policarpo foi considerado louco e internado em um hospital psiquiátrico por 6 meses. Após sua alta, resolveu abandonar a cidade e ir morar no campo, vendeu sua casa na cidade e comprou outra no campo no município de Curuzu, a 40 quilômetros do Rio de Janeiro. Lá ele começou a plantar e cuidar dos animais, vivia sossegado junto de sua irmã. Até que um dia tudo começa a mudar e Policarpo recebe intimações como forma de ameaça da administração da cidade. Como forma de tentar resolver os seus problemas e dos demais moradores, voltou ao Rio de Janeiro para lutar na revolta que acontecia. Depois de sua partida, escreveu para sua irmã e recebeu cartas dela também. Até que depois de um importante acontecimento não pode mais escrever, ficando incomunicável, se dando assim seu triste fim.
Essa foi a primeira obra que li de Lima Barreto, mas não deixou dúvida a minha admiração pela escrita do autor, linear, compreensível e com um toque autobiográfico, que encanta e prende. Gostei muito dessa leitura!

Paulo Ricardo 16/04/2024

Triste fim de Policarpo Quaresma
Ler livros clássicos da literatura brasileira, como este, é sempre enriquecedor. Além de a escrita de Lima Barreto ser muito boa, o livro nos traz reflexões pertinentes sobre a condição humana e sobre a história do Brasil.

Só tem uma coisa que não gostei na leitura. Os capítulos são muito longos e tratam de vários assuntos, o que me deixou um pouco perdido em algumas partes. Eu prefiro capítulos mais curtos e focados em determinados acontecimentos. Mas, de forma geral, é uma ótima leitura.

Recomendo!