Triste fim de Policarpo Quaresma

Triste fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1246 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Barbar@ 28/03/2024

Triste vida, Policarpo!!
Um livro que li por curiosidade em saber o porquê do título, visto que eu usava a frase e não sabia a origem e enfim descobri, mas com uma frustração enorme.

O que dizer de policarpo? Um sonhador patriota que se tornou frustrado, que deixou de viver uma vida por um sonho, não impossível, mas não para o seu tempo, Início do século 20.

Traduzindo o que senti ao ler: desânimo, frustração e confusão.

Para mim houve muita confusão na escrita, na história, nas informações. Apesar de ter um vocabulário poético, descritivo e sensível para o nosso atual, não me agradou a leitura.

Só digo uma coisa: eu não gostei da história apesar de trazer muito pontos importantes sobre o Brasil e elementos da época, mas que precisaria de uma revisão na coerência da escrita. Pode ser que alguém goste, eu não! Leiam para formar sua opinião sobre.
Fabio 02/04/2024minha estante
Apesar da nota, eu amei a resenha!!!
Concordo contigo em número, gênero e grau!!!!


Barbar@ 03/04/2024minha estante
Se estivesse mais coerente o texto ficaria mais fácil compreender o que o autor quer tanto destacar com a história, mas isso não ficou claro, aí eu poderia te ter gostado se assim fosse pois até compartilho de algumas ideias dele. Kk só não teria hoje, o mesmo fim dele por isso.




Bruno Oliveira 27/03/2024

O FIEL RETRATO DE UM PAÍS QUE AMARELA E NÃO SE ALTERA
O que dizer deste Triste fim de Policarpo Quaresma, do carioca Lima Barreto? Dizer que é triste, é pouco, é deveras desolador... Como não se identificar com esse personagem tão único, tão singular e tão miseravelmente humano (brasileiro)? Meio patriótico, meio ufanista, tolo, ingênuo e tão gente como a gente mesmo, né? Quaresma é um pouco de nós, classe média, que sabe o que tem de ser feito para melhorar as coisas e, com o que pode, com o que dispõe, tenta-o fazer. Mas este mundinho (brasileiro) capitalista, tirano, atrasado e mesquinho o mina, o destrói por todos os lados. A ironia de Lima Barreto é implacável na obra, nem o seu herói, tragicômico herói, se salva dela; aliás, poucos personagens passam incólumes por ela. Este Triste fim... ainda é o fiel retrato de um país que não se leva a sério.
comentários(0)comente



Jonatas65 27/03/2024

Triste fim do povo brasileiro.
Triste fim do povo brasileiro, pois, Policarpo infelizmente nos representa. Uma vida de tentativas falhas de fazer algo útil para sociedade, uma sociedade que sequer reconhece seus esforços e seus trabalhos "visionários". Um Brasil dominado pelas elites, seja a elite política, econômica, militar, oligárquica, qualquer que seja... Se és você um humilde orgulhoso, nada conquistará.
Um livro deveras melancólico que tecnicamente tem alguns problemas, mas nada que faça com que queira pensar em abandonar tal maravilha. Início e fim concerteza esplêndidos, mas seu miolo deixa a desejar na falta de dinâmica.
Lima Barreto aqui, numa de suas obras mais complexas, consegue criticar e observar diversos núcleos da "identidade brasileira", ele é feminista, antirracista, revolucionário... Claro, de forma anacrônica.
comentários(0)comente



user2222 26/03/2024

Li só pra ter repertório pra redação do enem, mas gostei.
Um divo injusticado esse policarpo
Taxado de louco por causa de sua obsessão pelo patriotismo, em específico pela língua tupi-guarani.
comentários(0)comente



Gabi 26/03/2024

Triste Fim de Policarpo Quaresma
"Triste Fim de Policarpo Quaresma", é uma obra do renomado autor brasileiro Lima Barreto. Através da história do protagonista Policarpo Quaresma, um idealista ingênuo e patriota fervoroso, somos confrontados com questões cruciais sobre identidade nacional, burocracia estatal e os conflitos entre modernização e tradição.

Minha experiência com este livro foi de altos e baixos. Inicialmente, confesso que encontrei dificuldade em me conectar com a narrativa, pois achei a primeira metade do livro extensiva e um tanto arrastada. O detalhamento minucioso das situações e o ritmo mais lento da trama não me cativaram completamente.

No entanto, à medida que avançava na leitura, percebi um crescimento notável na trama. A partir da segunda metade do livro, fui envolvida por reviravoltas surpreendentes e reflexões profundas sobre a sociedade e a condição humana. O enredo ganhou ritmo e intensidade, despertando minha curiosidade e me fazendo refletir bastante.

O retrato que Lima Barreto faz da realidade brasileira da época é vívido e impactante, revelando as contradições e injustiças presentes na estrutura social e política. A crítica à burocracia e a corrupção é feita de maneira atemporal, ressoando ainda nos dias de hoje.

Em suma, é uma obra que, apesar de apresentar algumas dificuldades iniciais, revela-se uma leitura enriquecedora. Recomendo-a especialmente para aqueles interessados em explorar as complexidades da sociedade brasileira e em refletir sobre as lutas individuais em meio a um contexto adverso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



jacksgf 25/03/2024

Revoltante
Um final triste, e bem revoltante, não só pelo que acontece com Policarpo, mas também pelo que representa sobre a sociedade brasileira, especialmente no período histórico em que o livro foi escrito. Policarpo é um personagem muito idealista, a ponto de acreditar em uma possível redenção para o Brasil, mas tudo acaba indo em vão.
comentários(0)comente



Vitdixon 24/03/2024

Uma importante obra da nossa literatura brasileira, acho importante o modo que aborda o protagonista ?Policarpo Quaresma? como um estudioso e o fato dos livros e o conhecimento serem tão negligenciados nesse século, e como pessoas sem estudos se consideram capazes de julgar o Major por possuir livros em vossa casa. O livro aborda o fanatismo, a corrupção política, decepção amorosa , etc?
A obra deveria ser abordada com frequência nas escolas, e acho importante ressaltar o fato da escrita e o racismo em obras do século XX e anos anteriores, uma abordagem para uma redação.
comentários(0)comente



Elly.KP 20/03/2024

Sla
Cara, demorei pra ler esse livro, pra no final o cara só ter tomado 🤬 #$%!& o livro inteiro, ódio.
O Policarpo queria que o Brasil fosse mais patriota e só se ferou. Então aí temos uma dica, calar a boca pra viver.
comentários(0)comente



Daniel 19/03/2024

Lima Barreto é sem dúvida um escritor importantíssimo tanto pela sua visão crítica deixado nesse livro quanto na sua representatividade de um tipo de Brasil.
comentários(0)comente



Eder 18/03/2024

Soco no estômago
A leitura dessa clássica obra brasileira é um verdadeiro soco no estômago, pois ao mesmo tempo que têm sua beleza e sua comédia presente possui também grandes doses de sofrimento, crítica e reclusão. Policarpo Quaresma fala muito sobre as pessoas que são extremamente inteligentes, porém acabam taxadas como "loucas" por pessoas ignorantes, quais orgulham-se de estarem 40 anos sem pegar num livro. ( E sim, acreditem se quiser, ainda existem pessoas com esse pensamento por aqui, um século depois!).
Certo que Policarpo perdeu-se no seu patriotismo exagerado, ele realmente iludiu muito a si mesmo com a idéia que o Brasil era tão incrível assim. Se ele tivesse sino menos extremista, seu final poderia não ter sido tão triste assim.
O último capítulo é MUITO melancólico. O quanto que essa leitura me fez pensar não está escrito; Certamente tornou-se junto com Memórias Póstumas ( Machado de Assis) e Contos Gaúchescos (Simões Lopes Neto), uma das minhas obras brasileiras prediletas.
comentários(0)comente



Ingrid.Medeiros 14/03/2024

Um clássico
Esse livro é definitivamente um clássico da literatura, um patrimônio para nossa nação.
A leitura é bem difícil mas vale muito a pena tentar :)
Pra quem quer prestar vestibular é uma ótima leitura!
comentários(0)comente



Flah 11/03/2024

O livro trata sobre um personagem que é patriota e tenta mudar a visão da sociedade sobre o verdadeiro patriotismo. Ele é um personagem que não desiste de seus ideais e até se envolve em uma guerra para provar seus ideais. Eu não gostei muito do estilo de escrita, o livro é muito descritivo e não considerei uma leitura que me prende. Também tive dificuldade com o vocabulário. Mas vale a leitura por se tratar de um clássico e apesar de ser uma sociedade com costumes muito diferentes dos atuais é perceptível que na política pouco mudou ou evoluiu.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alexandre.Melo 06/03/2024

O livro retrata com um grande toque de humor a sociedade da época, focando principalmente nas hipocrisias dos militares. Um clássico, vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



1246 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |